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Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Tráfego Aéreo

Militares da FAB trabalham abaixo de 0ºC em Urubici (SC)
Em Urubici, na serra catarinense, militares do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Morro da Igreja, trabalham com temperaturas abaixo de zero grau

Os termômetros marcaram -8.6°C e nevou na madrugada do dia 21 de agosto de 2020, em Urubici, na serra catarinense, onde está localizado o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Morro da Igreja (DTCEA-MDI), organização subordinada ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II). Cerca de 40 militares têm a missão de prover os meios necessários para o controle, a segurança e a defesa do espaço aéreo no sul do Brasil.

A unidade conta com radares de vigilância e de meteorologia e também sistemas de telecomunicações. “Foi a menor temperatura registrada neste ano [2020]. A sensação térmica foi de -11°C. Apesar de todos os invernos que já passei tirando serviço no Destacamento, enfrentar as baixas temperaturas nunca é fácil”, relatou o Sargento Paulo Jefferson da Silva Inácio, que serve no Destacamento.

Funcionamento contínuo
A equipe técnica trabalha em sistema de plantão 24 horas para garantir o funcionamento dos equipamentos. "O serviço técnico permanente no Destacamento é de suma importância, pois, uma parcela significativa da malha aérea da região sul do Brasil é abrangida pelo radar do DTCEA-MDI, sendo assim, o técnico de serviço garante através de manutenções preventivas, e por vezes corretivas, o funcionamento permanente dos equipamentos”, afirmou o Sargento Inácio. No inverno, as condições climáticas severas e adversas tornam o trabalho desses militares um grande desafio. "Nesta época do ano, é necessário ainda utilizar roupas especiais sobre a farda.

Os militares usam o abrigo polar que resiste até uma temperatura de -25°C e botas canadenses para suportar o frio extremo”, explicou o Suboficial Joelson Oliveira Rocha Melo, encarregado da Seção Técnica.

Importância estratégica
A complexidade da estrutura se justifica pela importância estratégica da região: além de ser rota do tráfego aéreo de voos internacionais da América do Sul, no trecho entre as cidades de Buenos Aires, na Argentina, e São Paulo, no Brasil, atende a um grande fluxo de aeronaves menores, como táxis aéreos entre outros.

Fonte: FAB

Saiba mais: Blog do NINJA de 26/07/2013 

domingo, 30 de agosto de 2020

Especial de Domingo

Confira hoje o conteúdo sobre as asas rotativas da Força Aérea Brasileira no Exercício Operacional Tápio 2020.
Boa leitura.
Bom domingo!

O empenho dos helicópteros Sabre, Black Hawk e Caracal na manobra Tápio 2020
As decolagens diárias dos helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) AH-2 Sabre, H-60L Black Hawk e H-36 Caracal para realizar missões conjuntas já são rotina no Exercício Operacional Tápio 2020, que teve início no dia 17 de agosto e acontece até 04 de setembro de 2020 na Ala 5 - Base Aérea de Campo Grande. São cerca de 10 surtidas por dia para missões que incluem Busca e Resgate em Combate (CSAR), Infiltração e Exfiltração. Todos os esquadrões operacionais de Asas Rotativas da Força Aérea Brasileira (FAB) participam do Exercício Operacional Tápio 2020, que é um dos principais treinamentos realizados pelo Comando de Preparo (COMPREP). O objetivo é alinhar a doutrina e aperfeiçoar procedimentos das Ações de Força Aérea nos cenários similares aos encontrados nas missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), em que as tropas inimigas são países insurgentes, guerrilheiros ou paramilitares. Nesse contexto, os helicópteros são empregados de forma furtiva, em conjunto com militares de Operações Especiais.

Navegar entre obstáculos
“As aeronaves de asas rotativas possuem a característica de poder voar o mais próximo do solo, utilizando a técnica de navegação entre obstáculos. Nesse caso, o terreno e os obstáculos são utilizados literalmente para se esconder do inimigo”, explica o Comandante do Esquadrão Harpia (7°/8° GAV), Tenente-Coronel Aviador Leonardo Ell Pereira. No Exercício Operacional Tápio 2020, em voos de formatura, uma aeronave H-60L Black Hawk e uma aeronave H-36 Caracal decolam para realizar as missões de resgate, em conjunto com dois AH-2 Sabre, os quais possuem alta capacidade bélica, para realizar a missão de escolta. As quatro aeronaves se complementam para concluir uma tarefa comum.

AH-2 Sabre
O AH-2 Sabre possui características essencialmente ofensivas, com elevado poder de fogo e blindagem. De acordo com o Oficial de Operações do Esquadrão Poti (2°/8° GAV), Major Aviador Carlos Vítor Palhão Machado, quando a aeronave atua em conjunto com outras que possuem características mais relacionadas ao resgate em combate, a importância reside em alinhar procedimentos doutrinários e buscar a sinergia das equipagens no cumprimento da missão. As preparações, os briefings e os voos realizados na Tápio permitem que os Esquadrões avancem juntos no desenvolvimento doutrinário da FAB nas Ações de CSAR e Escolta com os AH-2. "No caso do AH-2 Sabre, as tripulações treinam a proteção das aeronaves do pacote CSAR durante toda a rota e aplicam as TTP (Táticas, Técnicas e Procedimentos) treinadas em sede, consolidando a doutrina ou registrando os fatos observados para propor estudos e mudanças se necessário", ressaltou o Major Vítor.

H-60L Black Hawk
Já o H-60L Black Hawk é uma aeronave com a concepção voltada para realizar CSAR, infiltração e exfiltração. “O H-60 possui características de voo e robustez bastante alinhadas com o tipo de missão encontrado na Tápio, o que dá uma segurança operacional bastante elevada para as tripulações”, explica o Tenente-Coronel Ell.

H-36 Caracal
O H-36 Caracal possui emprego similar aos do H-60, pois, ambos são empregados primariamente como veículos de resgate pela FAB. “O treinamento conjunto é importante para que os elementos possam operar de forma coordenada e eficiente, aproveitando as vantagens e cobrindo as desvantagens que cada um possa ter”, explica o Comandante do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), Tenente-Coronel Aviador Délcio Claudio Santarém Junior. Ele explica que participar do Exercício Operacional Tápio é determinante para a manutenção da capacitação operacional dos tripulantes, “Os treinamentos fazem parte de uma das etapas da progressão operacional dos pilotos. Os pilotos adquirem habilidades como saber operar coordenadamente com os diversos elementos que podem cumprir uma missão de CSAR, como identificar, autenticar, prover suporte e resgatar os evasores em meio a possíveis ameaças”, complementa o Tenente-Coronel Santarém.

Fonte: FAB

sábado, 29 de agosto de 2020

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Aeroportos

Governo busca crédito para obras em aeroportos
O presidente da república, Jair Bolsonaro, enviou, dia 25 de agosto de 2020, dois projetos de lei ao Congresso Nacional. Os textos solicitam a abertura de crédito especial de R$ 575 milhões para os setores aéreo e naval. A primeira medida pede um aporte suplementar de R$ 500 milhões neste ano para a Infraero e para as Companhias Docas do Ceará, Espírito Santo, Bahia, Pará e Rio Grande do Norte. A segunda medida solicita a abertura de crédito de R$ 75 milhões para conclusão de obras de infraestrutura, como o Porto de Maceió, e reparos para a concessão dos aeroportos de Confins (foto) e Galeão.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Empregos na aviação

Nella Linhas Aéreas oferece vagas para gerentes

A Nella Linhas Aéreas publicou ofertas de vagas de trabalho para funções de lideranças administrativa e operacional. As vagas são para Gerente Geral de Tripulação, Gerente Geral de CCO e Gerente Geral de Manutenção e estão divulgadas no Linkedin e Facebook. Todas as posições exigem experiência prévia no cargo. A Nella operará aeronaves ATR no segmento de aviação regional.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Meio Ambiente

FAB apoia combate a queimadas no Pantanal
Uma aeronave H-60L Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB) cumpre missões de Transporte Aéreo Logístico em apoio ao combate às chamas que atingem a região do Pantanal, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. O helicóptero operado pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, transporta homens que atuam na defesa daquela área. Na manhã de sexta-feira, 21 de agosto de 2020, o helicóptero levou brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para combater queimadas na região de Porto Jofre, uma localidade no município de Poconé (MT). Na parte da tarde e no sábado pela manhã, a aeronave transportou bombeiros militares do Mato Grosso até a região de Barão de Melgaço, no sul do estado. No local, foi feita a fiscalização e autuação de pontos suspeitos de propagação de incêndios. Um dos tripulantes do H-60L Black Hawk, o Sargento Drumon dos Santos, falou da experiência de colaborar para o combate às queimadas. “Fico muito satisfeito em poder ajudar o Brasil nesse momento, principalmente nas áreas mais isoladas. O apoio da FAB nessas ações é uma grande realização para minha carreira e para minha vida pessoal”, acrescentou.

Operação Pantanal
A Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa, conta com a atuação das Forças Armadas, empregando aeronaves no combate a incêndios e atuando em parceria com agências federais e estaduais, por conta das queimadas na região. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da FAB responsável pelo emprego das aeronaves, realiza a coordenação junto ao Ministério da Defesa (MD), que atendeu à solicitação dos governos estaduais. Para cumprir a demanda, o MD estabeleceu um Centro de Coordenação no Comando do 6º Distrito Naval, na cidade de Ladário (MS). Também participam das ações helicópteros da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

Fonte: FAB

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Aviação Naval

Marinha inaugura monumento com a aeronave A4 Skyhawk
No dia 23 de agosto de 2020, em que se comemorou o 104º aniversário da Aviação Naval, o Comando da Força Aeronaval inaugura o monumento expondo uma aeronave Mc Donnel-Douglas A-4 Skyhawk, na orla da praia do centro da cidade de São Pedro da Aldeia (RJ). A iniciativa reforça os vínculos históricos com a cidade, considerada a morada da Aviação Naval, despertando e reforçando o orgulho da população aldeense por abrigar a única Base Aérea Naval do Brasil, desde 1961. A aeronave exposta, denominada AF-1 na Marinha e operada pelo 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1), já teve importante papel para a segurança do país, atuando em áreas oceânicas, nos 5,7 km² da nossa Amazônia Azul, com a missão de interceptar alvos aéreos, localizar, acompanhar e, se necessário, atacar eventuais alvos de superfície, reconhecimento, defesa de área marítima restrita, além de defesa de plataformas de exploração e explotação de petróleo.

Fonte: Marinha do Brasil

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Aviação Naval

Marinha qualifica operação com Óculos de Visão Noturna no porta-helicópteros Atlântico
O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico (A 140) encontra-se, desde 18 de agosto de 2020, no mar realizando Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) e qualificação de pilotos para operação com Óculos de Visão Noturna (OVN). Diversos exercícios são conduzidos pela Comissão de Vistoria do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM), em conjunto com o Comando da Força Aeronaval, a fim de certificar a segurança das operações aéreas diurnas e noturnas. Expansão da capacidade A campanha, que conta com aeronaves as SH-16 Seahawk, do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarinos (HS-1), e UH-15 Super Cougar, do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral ( HU-2), representa um marco operativo para Marinha, permitindo, com o uso do OVN, a expansão da capacidade de operações aéreas noturnas no mar e sobre terra.

Fonte: Marinha do Brasil

domingo, 23 de agosto de 2020

Especial de Domingo

Hoje, relembramos conteúdo de 2010, sobre a despedida do Xavante.
Boa leitura.
Bom domingo!

A despedida do guerreiro alado AT26 Xavante


Chuva fininha no céu de Natal (RN). “Não choveu nenhum dia desses.Deve ser por causa da despedida”, dizia um mecânico do avião. Chovia também um pouco dos olhos dos pilotos. A chuva, a dos céus, parou. Abriu o sol definitivo e os homens vestidos de macacão, de alegria e de saudade andaram em direção ao guerreiro alado com olhares fixos. Dez aeronaves AT-26 Xavante da FAB – Força Aérea Brasileira - foram pouco a pouco sendo acionadas, decolaram e tomaram os céus da capital potiguar. O dia 2 de dezembro de 2010 ficará na mente dos dez pilotos do Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação, e de outros militares da ativa e da reserva, que voaram na posição de segundo piloto. Era o voo de despedida do caça, depois de 39 anos a serviço ao Brasil. Trinta minutos depois pousaram. Os pilotos desciam e tocavam na aeronave. Sorriam e celebravam a nostalgia. Era uma profusão de sentimentos díspares, mas compreensíveis para quem entende o que significa dizer adeus a um amigo.


Depois do pouso de nove aeronaves, começou a solenidade presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito. Ele foi acompanhado por membros do Alto-Comando da instituição, por antigos comandantes do esquadrão, de um dos heróis brasileiros na Segunda Guerra, Major-Brigadeiro José Meira de Vasconcelos, além de representantes da sociedade civil do Rio Grande do Norte. Todos puderam assistir à chegada da última aeronave que ainda estava nos céus, pilotada pelo comandante do esquadrão, Tenente-Coronel Fernando Mauro Medardoni, na qual voou também o Comandante da Terceira Força Aérea, Major-Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez. A tropa, em posição de sentido, contemplava o momento histórico. “Missão cumprida, guerreiro alado”, disse o oficial-general depois do pouso.


Um monumento alusivo à data da desativação dos AT-26 foi inaugurado pelo Comandante da Aeronáutica. Na homenagem, estão duas placas com as ordens do dia relativas ao evento e o símbolo do Esquadrão Pacau. O Comandante Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro Gilberto Antonio Saboya Burnier disse: “Hoje é um dia para olhar para os céus, para a história, para nossas próprias razões e emoções de piloto”, e enfatizou ser o Xavante o “glorioso Treinador de várias gerações de caçadores”. Nas palavras do Comandante da Terceira Força Aérea, o Xavante também foi homenageado. “A história deste guerreiro que se despede hoje da sua vida operacional ficará registrada em nossas mentes, no contumaz e inesquecível barulho, no som que atravessou o tempo, deixando imagens vivas em todos aqueles que voaram com ele”. As palavras definiam o estado de espírito.


Um dos primeiros pilotos de AT-26, o Tenente-Brigadeiro Ivan Frota, aos 80 anos, também participou do último voo da aeronave que entra para a história. “É um dos momentos mais importantes da minha vida”. Ele foi a Itália no início da década de 70 para fazer o relatório que indicava o avião para ser montado sob licença no Brasil pela Embraer e assim propiciar mais um grande passo para a indústria aeronáutica no Brasil. O Major-Brigadeiro Lauro Ney Menezes, antigo comandante do Pacau, também enfatizou o valor do momento. “As pessoas e as aeronaves passam. Ficam as atitudes, a experiência e o estado de espírito”, disse.

Nova geração
A solenidade contou ainda com a formatura de novos pilotos de caça do 2º/5º GAV e de helicópteros do 1º/11º GAV e após um ano de especialização com o avião Super Tucano A-29 e da aeronave H-50. “Foi uma solenidade muito especial mesmo porque tivemos tanto a despedida do Xavante como a formatura desses novos pilotos”, disse o Comandante da Aeronáutica em entrevista ao site da FAB. O Comandante ainda acrescentou a importância da transferência do 1º/4º GAV para Manaus.


Ao fim da solenidade, os AT-26 foram sendo retirados, um a um, do estacionamento de aeronaves. Permaneceram os A-29 Super Tucano. Como num encontro de épocas, de histórias fortes e vívidas. A despedida do Xavante em alto estilo teve a companhia do sol, que acabou por secar as lembranças da chuva do início da manhã. O céu se abriu e a alegria tomou conta da saudade. Alguns AT26 Xavante remanescentes voarão somente no GEEV - Grupo Especial de Ensaios em Voo, unidade do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, sediado em São José dos Campos, SP, servindo ao curso de capacitação de pilotos de prova e de engenheiros de prova.

Fonte: Agência Força Aérea

Pesquise: Blog do NINJA-Núcleo Infantojuvenil de Aviação dos dias 02/12/10 e 03/12/10

sábado, 22 de agosto de 2020

Transporte Aéreo

ITA Transportes Aéreos iniciará atividades em 2021 com Airbus 320
A ITA Transportes Aéreos, do mesmo grupo societário da Itapemirim, confirmou, dia 19 de agosto de 2020, que utilizará o Airbus A320 para seus voos no Brasil, e começa, em breve, a seleção de funcionários. Segundo o executivo Tiago Sena, em entrevista ao canal ASA Aviation, a empresa já teria assinado a Carta de Intenção para o leasing das aeronaves, que seriam 10, com início dos serviços em 2021. Dentre as aeronaves, “temos alguns aviões na Europa e um par de aviões na Índia. A Índia está fechada, está em lockdown, então estes estão complicados de buscar”, afirmou o CEO. Ele completou que os aviões na Europa estão disponíveis, mas só serão trazidos após concluídas as definições de configuração de interior e pintados e prontos.

Seleção de funcionários
Informações mais detalhadas sobre a abertura do processo seletivo serão divulgadas oficialmente pela empresa, para que os candidatos não sejam prejudicados por terceiros que se passem pela empresa para se aproveitar do momento. As rotas não foram reveladas ainda, mas Sena afirmou que não terá primeira-classe ou executiva nos voos domésticos, ao contrário do divulgado anteriormente por alguns portais de notícias. As principais bases de operação serão nos Aeroportos de Guarulhos, Galeão e Brasília, voando em rotas densas. O mercado regional foi descartado pela empresa, que focará em voos entre as capitais. O serviço de bordo não será algo premium ou fora da curva, mas dentro dos padrões atuais e condizente com a empresa, com oferecimento de lanches. Não foi comentada a questão do perfil de tarifa a ser praticada pela empresa, mas Sena enfatizou que o Presidente da companhia faz questão de ter o conforto do passageiro como prioridade. Outro ponto falado por Tiago Sena e bastante questionado pelo público, é a questão da seleção de funcionários, e de qual maneira seria feita.

Requisitos
Segundo o CEO, o inglês será obrigatório para todas as vagas, sem exceção. Inicialmente serão contratados 600 funcionários, sendo em torno de 170 pilotos e 300 comissários. Os mínimos para pilotos são 200 horas para copilotos, 5.000 para comandante (sendo 1 mil em comando), além de Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido. Foi citada a questão da habilitação (CHT) válida para o A320, mas o CEO não confirmou se será mínimo obrigatório. Já para comissários de voo, será necessário apenas o Certificado de Capacidade Técnica (banca da ANAC) e CMA válido. Também não foi citado o mínimo sobre a habilitação válida do Airbus A320. A seleção será feita por um sistema a parte (estilo do portal VAGAS), e será divulgada nas redes sociais da empresa e enviada para a imprensa na próxima semana, e nós divulgaremos aqui. “Perfil de pessoa que acreditem na empresa e no projeto da empresa, com colaboradores que realmente vistam a camisa da empresa”, afirmou o CEO, que diz que a ITA será uma “empresa aérea feita pela família do setor aéreo”

Fonte: www.aeroin.net em 19/08/2020

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Gripen F-39

Piloto da FAB voa o primeiro F-39 Gripen brasileiro
O Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de provas da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, na quinta-feira, ontem, 20 de agosto de 2020, na Suécia, o primeiro voo de um piloto brasileiro no novo caça F-39 Gripen E. A aeronave decolou do aeródromo da SAAB, empresa responsável pelo desenvolvimento do vetor, em Linköping, na Suécia, e sobrevoou o mar Báltico por aproximadamente 50 minutos. A atividade faz parte da verificação das qualidades de voo e pilotagem da aeronave.

O voo do FAB 4100
O militar explica que a preparação para o seu primeiro voo no Gripen brasileiro foi intensa. Ele está desde janeiro de 2020 em Linköping e tem passado por uma série de treinamentos que o qualificaram para a pilotagem. Entre eles, o estudo da documentação técnica do F-39 Gripen e muitas horas de treinamento em simuladores.

Para o Major Cristiano, realizar o voo foi uma grande responsabilidade dada a importância do projeto para a Força Aérea Brasileira. “O Gripen E FAB 4100 ainda é um protótipo e demandou muito tempo de preparação para esse voo. Mas quando eu ouvi da torre de controle a autorização para o pouso, tive a certeza que todo o esforço valeu a pena. Foi para isso que eu decidi me tornar piloto de ensaio em voo. Agradeço à FAB por ter confiado a mim a missão de levar ao alto a nossa bandeira em céus suecos”, acrescentou.

Transferência de tecnologia
As atividades conjuntas iniciaram em 2014 com a assinatura do contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas embarcados, suporte e equipamentos. As plataformas são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Essa integração faz parte da transferência tecnológica e visa a proporcionar o conhecimento necessário para a continuidade das atividades no Brasil.

IPEV
O Major Cristiano faz parte do efetivo do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP). O IPEV tem por finalidade prestar serviços tecnológicos especializados na área de ensaios em voo, instrumentação de aeronaves e telemetria de dados para apoio à pesquisa, ao desenvolvimento e à certificação de produtos aeronáuticos, bem como formar pessoal especializado em ensaios em voo. Realiza, ainda, pesquisas e desenvolvimento de técnicas e meios de ensaios em voo além de métodos de planejamento e apoio à decisão nas atividades de ensaios em voo, buscando soluções inovadoras e mais eficientes e eficazes.

Fonte: FAB

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Ação Cívico-Social

FAB leva 10 toneladas de materiais para a região Norte na operação Covid-19
A Força Aérea Brasileira (FAB), em apoio à Operação COVID-19, realizou, no dia 16 de agosto de 2020, missões de Transporte Aéreo Logístico. A aeronave KC-390 Millennium, pertencente ao 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, com 10,8 toneladas de carga, com destino a Manaus (AM) e Boa Vista (RR). Os itens transportados serão utilizados no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. As missões foram coordenadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde. Há, ainda, a participação do Comando de Preparo (COMPREP), que atua no desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.

Carga
A aeronave pousou na Ala 8 – Base Aérea de Manaus, transportando aventais, máscaras, toucas e álcool em gel, totalizando 5,4 toneladas em carga. Para a Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista (RR), o KC-390 transportou mais 5,4 toneladas de carga, com macas, medicamentos e kits de capnografia. O Comandante da aeronave, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, destacou a grata satisfação em poder ajudar a população neste momento de enfrentamento ao novo Coronavírus. “Conseguir levar grande quantidade de material, com uma aeronave brasileira, é um momento ímpar e faz parte da história do Brasil e da Força Aérea cumprindo a missão de integrar o território nacional”, disse. O Mecânico da Aeronave, Sargento Paulo Victor de Castro Ribeiro, também destacou a importância da missão. “Participar de um grupo seleto de mantenedores e tripulantes que auxiliam a população neste momento de combate à COVID-19 transportando materiais, equipamentos e alimentos é gratificante”, finaliza.

Operação COVID-19
A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Fonte: FAB

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Defesa Aérea

FAB instala mais radares na fronteira oeste
Peça importante no combate ao tráfico internacional de drogas na região de fronteira do Brasil, a partir de Corumbá (MS), a Força Aérea Brasileira (FAB) reforçará o seu sistema de radares, para detecção de voos irregulares envolvidos em ilícitos. Em 2020, já foram interceptadas mais de 3,5 toneladas de cocaína em voos clandestinos da Bolívia para o Brasil. O resultado faz parte de ações de unidades de caça juntamente com outros segmentos do sistema de segurança

Corumbá
Para aperfeiçoar a sua malha de equipamentos de controle, dia 18 de agosto de 2020, em Corumbá, e em continuidade ao processo de modernização da rede de radares de vigilância do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab), a FAB, com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro, inaugurou uma nova estação de radar composta de radares primário e secundário.

Radares
A FAB adquiriu três sistemas de radar, para ampliar a vigilância na fronteira do Brasil com países vizinhos. Os sistemas, com raio de alcance de centenas de quilômetros, são para instalação nas cidades de Corumbá, Ponta Porã e Porto Murtinho. Cada sistema de radar é composto de duas unidades: um radar primário LP23SST-NG e um radar secundário RSM970S. O radar primário ou alvo é aquele que capta qualquer aeronave no espaço aéreo, por meio de uma onda eletromagnética que atinge a aeronave e retorna à antena, apresentando os dados na tela do operador. O radar secundário funciona associado ao radar primário e faz a comunicação com o transponder do avião. Troca informações eletrônicas com o transponder possibilitando dados como altitude, velocidade, direção de deslocamento, entre outros informações .

Interceptações
As interceptações de voos clandestinos, muitos deles envolvidos com o narcotráfico, são feitas por aeronaves de caça, como o A-29 Super Tucano, com o apoio da aeronave radar E-99.

Fonte: FAB

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Espaço

Plano de Negócios para Alcântara viabilizará lançar satélites a partir de 2021
Decreto publicado, dia 14 de agosto de 2020, no Diário Oficial da União, institui uma Comissão de Desenvolvimento Integrado (CDI) para discutir e propor o planejamento para a operação comercial do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão. Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, esse é o início da criação do Plano de Negócios que vai viabilizar o lançamento de satélites e foguetes por Alcântara em 2021. “Esse plano significa o trabalho conjunto de vários ministérios, com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) e o Comando da Aeronáutica para o desenvolvimento de planos para o Centro e para a infraestrutura local da região. Isso vai envolver o governo federal, governos locais e comunidades da região. Agora é o momento do Plano de Negócios para que o CEA comece a ter suas primeiras operações a partir do ano que vem. Esse projeto vai ser muito importante para o país, para o Programa Espacial Brasileiro e os brasileiros que vivem nos arredores do CEA”, destaca.

Desenvolvimento
Com participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério da Defesa, Agência Espacial Brasileira (AEB), Comando da Aeronáutica e outros órgãos da Administração Federal, a Comissão também vai promover a coordenação entre as iniciativas do governo para o desenvolvimento do CEA e a infraestrutura da região. De acordo com o presidente da AEB, Carlos Moura, a atividade espacial tem o potencial de gerar um polo tecnológico e de desenvolvimento na região. “Alcântara é apenas uma das possibilidades que temos de nos desenvolver na área espacial. Não é apenas a atividade de lançamento, mas todo o potencial que ela tem de gerar um polo de desenvolvimento tecnológico e também desenvolvimento socioeconômico. Foi essa tônica que o ministro Marcos Pontes utilizou ao defender a aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) com os Estados Unidos para que o Brasil pudesse entrar de forma integral no mercado espacial”, afirma.

Objetivos
O Plano de Desenvolvimento Integrado a ser proposto pela Comissão tem como objetivos propor a estratégia para implantação do CEA; projetos e iniciativas para o desenvolvimento socioeconômico e de infraestrutura em Alcântara e entorno; firmar acordos e parcerias para garantir os recursos institucionais para a consecução dos planos; entre outras medidas.

Fonte: MCTIC

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

KC-390 Millennium

Força Aérea Portuguesa aprova seu primeiro KC-390
O primeiro Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa foi aprovado na revisão preliminar do projeto no início de julho de 2020, um ano depois de o país se tornar o primeiro cliente de exportação do tipo. Portugal encomendou cinco exemplares do transporte militar. A Embraer está montando atualmente a primeira aeronave para o país, disse a fabricante no dia 5 de agosto. Anteriormente, a empresa disse que planeja entregar a primeira aeronave em fevereiro de 2023, com as outras quatro seguindo a uma taxa de uma por ano até fevereiro de 2027. O outro cliente firme do KC-390 é a Força Aérea Brasileira, que encomendou 28 unidades. O primeiro KC-390 foi entregue à Força Aérea Brasileira em setembro de 2019, com um segundo transferido em dezembro passado. O terceiro exemplar foi entregue em junho.

Intenções de compra
Em agosto de 2020, mais quatro aeronaves encomendadas do Brasil estão em montagem, uma das quais está programada para ser entregue antes do final de 2020. Além de pedidos firmes para Portugal e Brasil, a Embraer tem cartas de intenções para mais 33 aeronaves. A Colômbia manifestou interesse em 12 aeronaves, a Argentina e o Chile em seis, a República Tcheca em duas e a empresa de serviços de aviação SkyTech em seis. Em julho, a Embraer disse à FlightGlobal que nenhuma das cartas de intenções do KC-390 havia sido convertida em venda.

Fonte: www.defesaaereanaval.com.br em 12/08/2020

domingo, 16 de agosto de 2020

Especial de Domingo

Reproduzimos, mais uma vez, conteúdo do excelente "Vencendo o Azul", de João Alexandre Viégas.
Boa leitura.
Bom domingo!

José do Patrocínio e o Dirigível Santa Cruz

Nascido em Campos, Estado do Rio de Janeiro, a 9 de outubro de 1853, José do Patrocínio tornou-se conhecido por sua participação na campanha abolicionista. Jornalista, orador de talento e político, Patrocínio dedicou os últimos anos de sua vida ao projeto e construção de dirigíveis.


Aos 15 anos de idade deixou sua cidade natal seguindo para a Capital do Império. Uma vez no Rio de Janeiro, conseguiu um emprego na Santa Casa de Misericórdia e graças a sua vivacidade, tornou-se aprendiz de farmácia. Em 1872, aos dezenove anos de idade, entrou para a Faculdade de Medicina, onde, dois anos mais tarde, formou-se em farmácia. Mas, por falta de capital para abrir um estabelecimento próprio, ingressou no jornalismo, profissão que exerceria até a morte.


Como jornalista, tomou posição a favor de Júlio César Ribeiro de Souza, quando este contestou a originalidade do projeto do dirigível La France, concebido pelos militares franceses Renard e Krebb. Patrocínio lembrou que o inventor brasileiro não tivera mais do que uma centena de contos de réis para efetuar suas experiências, enquanto os franceses haviam podido contar com quantias mais de 10 vezes superiores.


Proclamada a República, inicia-se um período de dificuldade para Patrocínio, que se opunha ao novo regime. Em 1892, ele foi deportado para o Amazonas, sendo anistiado meses mais tarde. No ano seguinte, irrompendo a Revolta da Armada, Patrocínio escondeu-se para fugir à prisão. Durante esse retiro, deteve-se sobre uma idéia que o assaltava desde o primeiro ano da faculdade: voar num balão.

Desenhos acima integram o memorial descritivo do aeróstato Santa Cruz(1902). 
 Fonte: Arquivo Nacional 

Em 1897, a normalidade política já voltara ao país, e Patrocínio dedicava-se ao projeto de um dirigível. Com a ajuda de um amigo, Magalhães Viégas, chefe de fundição do Arsenal da Marinha, trabalhava nos fins de semana no projeto. Na virada do século, o balão era o principal preocupação de Patrocínio. Em 1901, o projeto estava pronto. O inventor batizou sua aeronave de Santa Cruz. O aparelho traria algumas inovações: a estrutura seria de alumínio e a barca e o invólucro formariam um todo rígido e integrado.

O Presidente da República Campos Salles visita o hangar onde José do Patrocínio tentava construir o dirigível Santa Cruz. 
 Fonte: Museé de L`Air Le Bourget 

No projeto, Patrocínio pretendia utilizar simultaneamente conceituais dos aparelhos mais leves e mais pesados do que o ar. O balão contaria com asas e um invólucro contendo hidrogênio ou gás de iluminação bem como balonetes de ar quente para provocar a ascensão do aparelho. Em meados de 1901, Patrocínio instalava um hangar no bairro de São Cristóvão para a construção do aparelho. Mas em 12 de dezembro uma violenta tempestade se abatia sobre o Rio de Janeiro, destruindo o hangar e deixando um saldo de dois mortos e cinco feridos. Em 1902, Patrocínio voltava ao trabalho decidido a concluir o balão e anunciando para 7 de setembro, data nacional, o seu primeiro voo. O inventor sonhava uma viagem do Rio de Janeiro a Santos, terra de Bartholomeu de Gusmão, levando consigo seu amigo o poeta Olavo Bilac. Mas os meses passavam e a construção do dirigível não evoluía. Nem mesmo a visita ao hangar do Presidente da Republica, Campos Salles, resultou em recursos financeiros para a construção do balão. Uma emenda de autoria de Nilo Peçanha era apresentada no Congresso, propondo um auxílio de 40 contos de réis a Patrocínio e Augusto Severo dessem continuidade a suas experiências. Mas a emenda recebeu violenta oposição de Barbosa Lima, que lembrou as posições de Patrocínio contrárias a Floriano Peixoto. A realidade caminhava em sentido diverso dos planos do inventor que, naquele ano, contraía tuberculose. Doente e sem recursos, Patrocínio recebeu a visita do poeta e amigo Olavo Bilac, que o encontrou vivendo em extrema penúria. Para tentar realizar seu projeto, Patrocínio havia vendido sua casa e seu jornal, e morava num pequeno cômodo ao lado do hangar. Bilac o descreve “magro, esquelético, com olhos encovados no fundo das órbitas”. Consciente da gravidade de sua doença, Patrocínio tinha esperança de viver mais um ano para concluir o balão e "voar longe! Respirando o ar de Deus, o grande ar virgem das alturas”. Mas a morte chegou primeiro, aproximando o inventor do perfil trágico dos poetas românticos de sua época, muitos deles seus amigos, na sua obstinação solitária de construir um dirigível.

Fonte: Vencendo o Azul

sábado, 15 de agosto de 2020

Ajuda Humanitária

Aviões da FAB chegam ao Brasil, após ajuda humanitária ao Líbano
Os aviões da FAB KC-390 Millennium e o VC-2 (Embraer 190), da missão humanitária brasileira de ajuda ao Líbano, deixaram Beirute ontem, sexta-feira, no início da tarde, horário de Brasília, e chegarão ao Brasil neste sábado, 15 de agosto de 2020. Antes de pousar em Anápolis(GO) e Brasília(DF), as aeronaves fazem paradas técnicas para abastecimento na Ilha do Sal, em Cabo Verde, em Valência, na Espanha, e em Fortaleza, no Ceará.

Parlamento libanês
Ainda na sexta-feira, a delegação brasileira esteve no Parlamento Libanês e reuniu-se com o Primeiro Ministro do Líbano, em exercício, Hassan Diab. O chefe da missão humanitária brasileira, ex-Presidente da República Michel Temer, ofereceu apoio ao Presidente do Parlamento do Líbano, Nabih Berri. “Estive reunido com as autoridades libanesas e com representantes das comissões religiosas do Líbano, colocando o Brasil, naturalmente, à disposição para ajudar na composição do Estado libanês”, afirmou Temer. Além de ter doado seis toneladas de alimentos e medicamentos, na quinta-feira (13), e mais 4 mil toneladas de arroz, que chegarão ao Líbano por via marítima, a missão humanitária brasileira não para por aí. O Encarregado de Negócios do Brasil em Beirute, Jandyr Ferreira dos Santos, explicou como continuará o auxílio do Brasil ao Líbano.

Apoio continuado
O governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde, e a comunidade libanesa doaram medicamentos e insumos básicos de saúde, como antibióticos, corticoides, analgésicos, ataduras, seringas e cateteres. Cerca de 100 mil máscaras cirúrgicas, 300 ventiladores pulmonares e alimentos também foram entregues no Líbano. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) continuam colaborando na elaboração de mapas com imagens satelitais de Beirute, utilizando o novo satélite brasileiro CBERS-4A. Além das capacidades dos CBERS anteriores, esse novo possui mais uma câmera, com resolução de dois metros por pixel, que será muito útil nas atividades de mapeamento emergencial pós-desastres. “Essa primeira equipe, que se deslocou agora com a missão humanitária, é composta por técnicos em explosões e incêndios. Eles vão permanecer em Beirute até o dia 30 deste mês, fazendo ligação com o Ministério da Defesa local e identificando as possíveis necessidades do Líbano”.

Fonte: Ministério da Defesa

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Ajuda Humanitária

Aviões da FAB já chegaram a Beirute com ajuda aos libaneses
Os aviões KC-390 e Embraer 190 (VC-2), da missão humanitária brasileira de ajuda ao Líbano, pousaram, ontem, quinta-feira,13 de agosto de 2020, em Beirute, capital do Líbano. A delegação do Brasil foi recebida no Aeroporto Internacional de Beirute por autoridades locais, lideranças religiosas e por integrantes da Força-Tarefa Marítima (FTM) UNIFIL, missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). No mesmo local, o ex-Presidente da República Michel Temer, chefe da missão brasileira, presidiu a Cerimônia de Entrega Oficial da Ajuda Humanitária ao Líbano e proferiu palavras de esperança. “O povo brasileiro está muito empenhado em ajudar o Líbano. Estamos trazendo, agora, seis toneladas de alimentos e medicamentos. Mais 4 mil toneladas de arroz virão por via marítima. Além disso, a comunidade libanesa me comunicou, hoje pela manhã, que ainda há mais 20 toneladas arrecadadas”, disse.

A Marinha do Brasil, por meio da Fragata Independência (F 44), com tripulação de cerca de 200 militares, é responsável por treinar a Marinha do Líbano e coibir a entrada de armas e drogas naquele país, juntamente com os países Bangladesh, Grécia, Alemanha, Turquia e Indonésia, que também compõem essa missão de paz da ONU. O Contra-Almirante Sérgio Salgueirinho, comandante da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL, falou sobre a importância da presença brasileira no Líbano. “O Brasil entrou na missão em 2011. Nós estamos aqui, consecutivamente, desde essa época. Então, vamos completar 10 anos de missão. É um orgulho e um privilégio estarmos aqui”, afirmou.

Em seguida, a delegação brasileira deslocou-se para o Palácio Presidencial de Baabda, onde se encontrou com o Presidente da República do Líbano, Michel Naim Aoun.

Fonte: Ministério da Defesa

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Ajuda Humanitária

FAB leva ajuda ao Líbano com duas aeronaves
A Força Aérea Brasileira (FAB) emprega duas aeronaves – o KC-390 Millennium e o Embraer 190 VC-2 – na missão especial humanitária brasileira a Beirute, na República Libanesa. Cerca de seis toneladas de carga, que inclui medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde, doados pelo Ministério da Saúde e pela comunidade libanesa no Brasil, são transportadas para Beirute. nesta quarta-feira (12). A decolagem ocorreu da Base Aérea de São Paulo (BASP), quarta-feira, dia 12 de agosto de 2020, rumo a Fortaleza (CE), onde o primeiro pouso técnico foi realizado. A chegada em Beirute. Cada aeronave fará cerca de 30 horas de voo.

Ajuda
O Governo brasileiro, conforme decisão do Presidente Jair Bolsonaro, enviou ajuda em resposta às devastadoras explosões que atingiram o porto de Beirute, no dia 4 de agosto. A decisão foi anunciada no domingo, 9, pelo Presidente da República, em videoconferência com Chefes de Estado e de Governo para tratar das ações internacionais de apoio ao Líbano. O trabalho está sendo coordenado pelos Ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e da Saúde, no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, cuja secretaria executiva cabe ao Itamaraty.

KC-390
A aeronave multimissão KC-390 Millennium, maior aeronave militar fabricada no hemisfério sul, resultado da parceria entre a FAB e a Embraer, participa de sua primeira missão internacional com tripulação composta, exclusivamente, por militares da Força Aérea. Já a aeronave Embraer 190 VC-2 transporta a delegação da missão ao Líbano, chefiada pelo ex-Presidente da República Michel Temer, por convite do Presidente Jair Bolsonaro. Fazem parte da delegação, ainda, Senadores, Autoridades Federais, Representantes da Comunidade Libanesa no Brasil e especialistas em assistência humanitária. Nesta missão, o Ministério da Saúde envia medicamentos e insumos básicos de saúde como antibióticos, corticoides, analgésicos,ataduras, seringas e cateteres. Além disso, são transportadas mais 100 mil máscaras cirúrgicas, 300 ventiladores pulmonares mecânicos e alimentos, doados pela comunidade de origem libanesa no Brasil.

Trajeto das aeronaves
Ida: Guarulhos – Fortaleza – Ilha do Sal – Valência – Beirute

Fonte: FAB

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Tecnologia

Aeronáutica cria simulador de voo com realidade virtual
O Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) realizou, na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), dia 3 de agosto de 2020, a instalação dos primeiros Dispositivos de Treinamento de Voo baseados na tecnologia de Realidade Virtual (RV), intitulados de T3000RV pela AFA. Essa tecnologia, adotada por Forças Aéreas de diversos países, permite maior imersão em ambiente tridimensional nas situações de voo. O treinamento nesse tipo de dispositivo, explica o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Rainer Ferraz Passos, pode proporcionar aos Cadetes Aviadores ambientação às áreas de instrução da AFA, ao voo por referências visuais e aos vários tipos de tráfego normal e de emergência. “Os usuários identificam rapidamente a aplicabilidade de dispositivos de treinamento, com uso de RV, na visualização de referências e atores externos à cabine da aeronave, com a vantagem de custo menor e de ocuparem menos espaço do que simuladores com projeção de imagens”, completa o Oficial. A equipe do CCA-SJ acredita que, por meio do aprimoramento pelo uso e identificação de possibilidades, o sistema poderá evoluir seu emprego para situações como acrobacias, voo em formação e percepção do pouso e decolagem.

Custo reduzido
Os dispositivos desse tipo são montados com equipamentos de prateleira (COTS, do inglês, Commercial Off-The-Shelf), o que facilita a aquisição de itens comuns aos mercados, além de implicar em custos mais reduzidos em relação aos componentes de hardware próprios da indústria de simulação. Ainda sobre o uso de soluções comerciais, o software utilizado para a simulação da aeronave T-27, com base no Simulador X-Plane 11, foi customizado pelo CCA-SJ para melhoria da representatividade do desempenho em voo e da instrumentação virtual completa da cabine, além da otimização do desempenho geral da simulação. Tanto esse software quanto o cenário de voo nele carregado são compartilhados para os demais dispositivos de treinamento em implantação na AFA.

Desenvolvimento
Para a realização do trabalho, o CCA-SJ contou com a AFA, que disponibilizou seus Instrutores de Voo. Esses profissionais forneceram informações a respeito da aeronave e permitiram que o CCA-SJ gravasse, de voos reais, alguns parâmetros essenciais à simulação em RV, além de proporcionarem constante feedback a respeito do desenvolvimento e evolução dos trabalhos. A previsão é que, em 2021, ao final do processo de implantação dos dispositivos para o treinamento de voo no Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea, a AFA terá, em seu projeto de Sistema de Treinamento Sintético, quatro dispositivos de RV que permitirão aos Cadetes Aviadores treinarem, repetidas vezes, o que seja recomendado por seus Instrutores de Voo num ambiente seguro, imerso, característico e tridimensionalmente apurado.

Fonte: FAB

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Ajuda Humanitária

Avião KC-390 leva ajuda humanitária do Brasil ao Líbano
O Brasil enviará ao Líbano, nesta quarta-feira, 12 de agosto de 2020, uma aeronave KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB). A decolagem será do Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), com 5,5 toneladas de medicamentos, insumos e equipamentos médico-hospitalares e alimentos. O avião transportará material doado pelo Ministério da Saúde, além de medicamentos e alimentos oferecidos pela comunidade de origem libanesa radicada no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro convidou para chefiar a missão brasileira a Beirute o ex-presidente Michel Temer, que é filho de libaneses. De acordo com nota do governo, “mesmo em meio à pandemia, também foi possível ao Brasil enviar ao Líbano 300 ventiladores pulmonares e 100 mil máscaras cirúrgicas. Além disso, o Brasil oferecerá reforço para o atendimento das vítimas, por meio de 16 médicos, entre ortopedistas e anestesistas. Cada kit desastre doado conta com medicamentos como antibióticos, corticóides, analgésicos e insumos como ataduras, seringas e cateteres.”

Ajuda humanitária
O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na manhã do dia 9, a missão de ajuda humanitária do Brasil ao Líbano, cuja capital, Beirute, foi atingida por uma forte explosão na semana passada, que deixou mais de 150 mortos e 3 mil feridos. O comunicado foi feito durante uma videoconferência internacional, com a participação de outros chefes de estado, entre eles os presidentes do Líbano, Michel Aoun, da França, Emmanuel Macron, e dos EUA, Donald Trump.