Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Aeronaves

Piper anuncia o avião M600 SLS capaz de realizar pouso automático
A Piper anunciou, dia 30 de outubro de 2019, em Vero Beach, Flórida (EUA), o novo avião M600 SLS. É a primeira aeronave GA de série a ser equipada com o sistema de segurança HALO ™ e capacidade de pouso automático.

Segurança
O sistema de segurança HALO ™ é uma compilação de tecnologias inovadoras exclusivas do M600 SLS e do conjunto aviônico Garmin G3000. O sistema inclui aceleração automática, modo de descida de emergência, estabilidade e proteção aprimoradas, inspeção de superfície, táxi seguro e conectividade de fluxo de voo. A importância do modelo está na adição do Garmin Autoland - tecnologia digital que pousa com segurança a aeronave no aeroporto adequado mais próximo, caso o piloto esteja incapacitado.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Espaço

NASA quer enviar robô para procurar água na Lua
Um robô do tamanho de um carrinho de golfe será enviado à Lua pela NASA em 2022. O objetivo da Agência Espacial americana é buscar por depósitos de água sob a superfície lunar. Pesquisadores avaliam um possível uso do recurso como bebida para astronautas e na produção de combustível de foguetes antes do planejado retorno do homem ao satélite natural da Terra em 2024. O robô Viper percorrerá quilômetros na superfície lunar para observar bolsões subterrâneos que poderiam ajudar a tornar a Lua em um ponto de partida para Marte. No dia 25 de outubro de 2019, no Congresso Internacional de Astronáutica, em Washington, o administrador da NASA, Jim Bridenstine, declarou: “O Viper vai avaliar onde o gelo está. Poderemos caracterizar o gelo e, em última análise, realizar perfurações. Por que isso é importante? Porque o gelo representa algo significativo. Suporte à vida.” O robô deve chegar à região polo sul da lua em dezembro de 2022, carregando quatro instrumentos para explorar o solo lunar em busca de traços de hidrogênio e oxigênio.

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Ubatuba 382 Anos

Núcleo de Aviação e paraquedistas fizeram a parte aérea nas festividades do aniversário de Ubatuba (SP)
A cidade de Ubatuba (SP) comemorou ontem, 28 de outubro de 2019, seu aniversário número 382. O desfile cívico-militar, com cerca de 2500 participantes, alusivo à data contou com representações da Marinha do Brasil (Delegacia da Capitania dos Portos), do Exército Brasileiro (5º Batalhão de Infantaria Leve), de unidades policiais, de organizações governamentais e privadas e de escolas municipais e particulares. Além de contingentes da rede municipal de ensino, participaram do desfile antigos alunos da extinta escola do SESI em Ubatuba, que reviveram seus tempos de estudante nos anos 1970 e 1980.

Aviação

O evento começou com a descida de dois paraquedistas, trazendo as bandeiras do Brasil e de Ubatuba. No dispositivo do desfile, alunos do Colégio Dominique mostraram aspectos do conteúdo cultural desenvolvido na escola. Integrando-se ao trabalho do Dominique, que dá suporte ao NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação, uma equipe do projeto composta por voluntários e alunos de escolas públicas e particulares apresentou, pela primeira vez em público, sua aeronave Teenie Two empregada como ajuda à instrução. É um avião experimental, que mede 3,91 metros de comprimento e 5,49 metros de envergadura. Tem peso vazio de 140 Kg. É um monumento cultural e objeto de apoio à instrução dos alunos do NINJA. Na área de dispersão do desfile, foi atração como ponto de fotografias para dezenas de crianças em sua nacele.

Fumaça
A aeronave que o Núcleo Infantojuvenil de Aviação levou para a avenida Iperoig, em comemoração ao aniversário de Ubatuba, é um aparelho em processo de reconstrução, com participação de alunos e voluntários. O avião experimental Teenie Two Modificado exibe pintura que homenageia a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, com o padrão de cores do Esquadrão de Demonstração Aérea, relativo à época, até 1976, em que empregava a aeronave T-Meia.

Extimbater
Para ilustrar a passagem do avião do NINJA no desfile, uma equipe da Extimbater, loja de equipamentos contra-incêndio em Ubatuba, instalou um dispositivo, com o qual a piloto acionou uma sequência de jatos de fumaça durante o desfile, precedidos da tradicional expressão "fumaça, já", pronunciada pela empolgada aluna-piloto.

O desfile da equipe do NINJA, fechando a apresentação do Colégio Dominique, foi pontuado por uma faixa marcando a derradeira manifestação relativa aos 150 anos de nascimento do inventor ubatubense e pioneiro da aviação, Gastão Madeira, e pela Bandeira Nacional.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Datas Especiais

28 de outubro:
Dia da Engenharia da Aeronáutica
A Força Aérea Brasileira (FAB) celebra, em 28 de outubro, o Dia da Engenharia da Aeronáutica. Na FAB, as atividades de engenharia são realizadas nos mais diversos segmentos e abrangem especialidades como Civil, Agrimensura, Cartografia, Computação, Elétrica, Eletrônica, Infraestrutura, Mecânica e Telecomunicações, entre outras. Os engenheiros também se destacam nos exercícios de campanha, em que são responsáveis por organizar e preparar o terreno, fornecer e instalar água e energia elétrica, disponibilizar saneamento básico, coordenar a manutenção de equipamentos, dentre outras atividades.

ITA e universidades
Esses profissionais são oriundos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Há, ainda, os que são formados nas universidades brasileiras e prestam concurso para o Quadro de Oficiais Engenheiros (QOENG).

domingo, 27 de outubro de 2019

Especial de Domingo

Hoje, um pouco mais da cobertura de Oshkosh AirVenture 2019, por voluntários do NINJA.
Boa leitura.
Bom domingo!

Oshkosh 2019
Waco CSO: um clássico na Oshkosh AirVenture
Entre milhares de aeronaves que voaram para a AirVenture 2019, em Oshkosh, estado de Wisconsin (EUA), de 22 a 28 de julho, havia uma raridade, cujo modelo tem significado para a história da aviação brasileira: um preservado Waco CSO. No gramado dedicado aos clássicos (“vintages”) lá estava ele, entre outros exemplares da primeira metade do século XX.

O aparelho, em perfeitas condições de voo, possui a matrícula NC656N e foi fabricado em 1930.

O Waco CSO leva três pessoas, sendo dois passageiros na nacele dianteira e o piloto no assento posterior; mede 6,85 m de comprimento e 9,32 m de envergadura; originalmente era impulsionado por um motor radial de sete cilindros Wright Whirlwind R-760 com 250 hp, suficiente para voar até 210 quilômetros por hora.

O exemplar de Oshkosh ostenta placa informativa constando motor de 285 hp.

Museus
No Brasil, o Waco CSO foi utilizado durante a Revolução Constitucionalista de 1932, tanto pelo Grupo Misto de Aviação, no lado legalista, quanto pela aviação paulista. Após o conflito, foi empregado nas linhas dos correios aéreos Militar e Naval, entre 1932 e 1941. E permaneceu ativo, na condição de avião de transporte na Força Aérea Brasileira, até 1948. 

Hoje, pelo menos dois exemplares, apenas para exposição estática, lembram a utilização do modelo em solo brasileiro: um está no Musal – Museu Aeroespacial, no Rio, pintado na cor vermelha; e outro no acervo do ora fechado Museu Asas de um Sonho, em São Carlos (SP), com pintura verde com faixas brancas , conforme o padrão adotado, em São Paulo, pela aviação constitucionalista.

Saiba mais sobre a Revolução Constitucionalista de 1932: Blog do NINJA de 8/07/12.

Saiba mais sobre Oshkosh 2019: 18/8/2019

Programe-se para Oshkosh 2020: Clique aqui 

sábado, 26 de outubro de 2019

Transporte Aéreo


SEMANA DA ASA - 2019
 

Preços de passagens aéreas diminuem até 23% com as "low costs"
As companhias aéreas de baixo custo — low cost — estão operando voos internacionais no Brasil, desde novembro de 2018. Para baratear o preço das passagens, este tipo de empresa oferece um serviço simples, sem refeições, bagagens ou marcação de assentos inclusos em seus preços de base. Segundo um levantamento feito pelo portal Kayak, foi registrada uma queda de até 23% nos preços médios de passagens nas rotas em que a chilena Sky Airline e a norueguesa Norwegian Air começaram a operar. Em setembro de 2019, também começaram a operar outras duas companhias de baixo custo: a chilena JetSmart e a argentina Flybondi. As rotas atendidas por estas "low costs" também podem apresentar quedas em seus preços médios ao longo dos próximos meses.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Espaço


SEMANA DA ASA - 2019
 

Aprovado acordo para o Brasil explorar lançamento comercial de foguetes
Com 329 votos a favor e 86 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou o acordo entre Brasil e Estados Unidos que permitirá o lançamento comercial, por qualquer país, de satélites e foguetes, mesmo que tenham componentes americanos,a partir da base de Alcântara (MA). Atualmente, os EUA dominam o mercado mundial do setor aeroespacial. 80% deste tipo de equipamentos possuem tecnologia patenteada pelos americanos. Comercialmente, a base localizada na região Nordeste é atrativa porque fica próxima à linha do Equador. Estimativas de técnicos indicam que os lançamentos a partir dessa região consomem, em média, 30% a menos de combustível. Em texto encaminhado à Câmara, o ministro da Ciência e Tecnologia, astronauta Marcos Pontes, disse que com a aprovação do acordo é esperado que o Brasil seja “inserido no mercado mundial de lançamento de foguetes passando a deter, no mínimo, um por cento desse mercado mundial, o que representaria ganhos estimados de 10 bilhões de dólares a partir de 2040, consolidando o País como um forte protagonista do segmento de lançamentos”. Os dois países negociam há quase 20 anos um acordo de salvaguardas tecnológicas, que permite o uso comercial do local.

Fonte: www.renovamidia.com.br em 23/10/2019

Saiba mais: Blog do NINJA de 10/10/2019

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Mercado de Aviões


SEMANA DA ASA - 2019
 

Embraer vende frota de jatos executivos para a Flexjet
A Embraer fechou, dia 21 de outubro de 2019, um negócio com a Flexjet, empresa dos Estados Unidos que oferece leasing e propriedade compartilhada de jatos particulares. O acordo inclui uma frota de jatos executivos fabricados pela Embraer, como o Praetor e o Phenom 300. O valor total da negociação pode chegar a até US$ 1,4 bilhão, conforme os preços de lista das aeronaves. “Temos orgulho em introduzir os jatos Praetor no mercado de propriedade compartilhada e oferecer aeronaves tecnologicamente avançadas das categorias supermédio e médio aos nossos clientes”, afirmou, em nota, o diretor executivo da Flexjet, Michael Silvestro.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Datas Especiais


SEMANA DA ASA - 2019
 

23 de outubro:
Dia do Aviador
Dia da Força Aérea Brasileira



Em 23 de outubro comemora-se o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Nesta data, no ano de 1906, Alberto Santos Dumont, grande inventor brasileiro, levantou voo com o seu "14 bis".


Foi o primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar. Com seus próprios meios, sem ajuda externa, decolou e voou no campo de Bagatelle, nas imediações de Paris, França. O fato histórico foi testemunhado por muitas pessoas e registrado pela imprensa. Um marco extraordinário para a aviação, o meio mais rápido e arrojado de locomoção conseguido pelo homem.



Visite: www.fab.mil.br, Santos Dumont Vida, Santos Dumont de Próprio Punho, Cabangu.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Tráfego Aéreo


SEMANA DA ASA - 2019
 

FAB ativa projeto piloto e testa conceito de torre de controle remota
A metodologia de prestação do serviço de controle de aeródromo ativada pela FAB na Ala 12 - Santa Cruz (RJ) é um projeto piloto que visa testar a substituição da arquitetura tradicional de torre de controle - na qual os controladores ficam em cabines no topo da edificação, com visão direta do movimento de aviões em voo nas imediações e de aeronaves e veículos no solo - por sala em edifício baixo, e eventualmente em outra cidade, dotada de monitores que exibem imagens do espaço aéreo em torno do aeródromo captadas por câmeras.

Ideal em área inóspita
Tendo em vista ser um empreendimento de testagem de conceito, a sala que exibe as imagens do aeroporto Santa Cruz fica no próprio aeroporto e cancela o emprego da torre elevada. Em localidades de outros países nos quais foi implantada essa metodologia de serviço remoto, o objetivo foi prover o controle de aeródromo em áreas inóspitas para ser residência de operadores (exemplo, inverno rigoroso), mas onde era requerida tal facilidade de proteção ao voo. De forma que o operador presta o serviço a distância, com a sala de controle instalada em outra localidade, onde as imagens e mensagens de rádio chegam por uma rede de dados e voz.

Torre Remota de Santa Cruz: a primeira da América Latina
O dia 18 de outubro de 2019 fica marcado para a história do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, com a entrada em operação no aeródromo de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), da primeira Torre de Controle Remota da América Latina. Para o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, o DECEA vem desenvolvendo projetos voltados para a qualidade e segurança dos usuários. “O objetivo é tornar o transporte aéreo mais rápido, eficiente e econômico”.

Imagens
Neste método de operação, a visualização do controlador de tráfego aéreo da Torre de Controle convencional é substituída pelo acompanhamento em monitores que reproduzem imagens oriundas de um conjunto de câmeras posicionadas próximas da pista, proporcionando ao controlador uma visão abrangente. A estrutura, instalada em Santa Cruz, na Ala 12, é composta por 16 câmeras fixas, sendo duas com a tecnologia Pan Tilt Zoom (PTZ), a partir da qual será possível a mudança de enquadramento, ou seja, o aumento da imagem até 24 vezes, para dar mais nitidez a objetos localizados a quilômetros de distância. O Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Cruz, Major Aviador Bruno Michel Marcondes Alves, explica que as câmeras PTZ podem, ainda, acompanhar aeronaves, automaticamente, ou bandos de pássaros e animais nas pistas de táxi e de pouso e decolagem, o que contribui para a redução do risco de colisão com a fauna. "O sistema permite, ainda, a realização de vistorias sobre as pistas, além da visualização de posições estratégicas, como, por exemplo, pontos de espera", acrescenta o Major. As câmeras, fixadas na área externa, estão interligadas a 14 monitores de 55 polegadas de altíssima definição, que proporcionam uma visão de 360 graus da área a ser controlada.

Novo conceito
Um dos benefícios com a utilização da torre será o conhecimento operacional que será agregado à Força Aérea Brasileira, ou seja, o conjunto de habilidades e conhecimentos do sistema e da tecnologia será o suporte técnico para o processo de estruturação normativa. Na torre remota serão realizadas as mesmas atividades de controle de uma torre convencional: informação de voo, prestação do serviço de alerta, autorização para pousos, decolagens e cruzamentos, orientação para o taxiamento de aeronaves, além da disponibilização de quaisquer informações necessárias à condução segura das operações aéreas, como dados meteorológicos e informações aeronáuticas. No futuro, o novo conceito tornará possível o gerenciamento e controle de tráfego aéreo em regiões de difícil acesso, como nos Estados e Municípios da Região Norte do país. “Não devemos julgar nossos dias pela colheita, mas sim pelas sementes que foram plantadas. Hoje, com a inauguração da primeira torre remota do Brasil, temos a plena convicção de que uma bela semente foi plantada, que renderá excelentes frutos para o futuro do SISCEAB, em termos de economicidade e eficiência nas operações”, disse o Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Espaço


SEMANA DA ASA - 2019
 

NASA apresenta trajes para futuras missões à Lua
A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou imagens oficiais dos trajes que serão usados a partir da Missão Artemis III. A agência apresentou dois modelos de vestimenta.

Orion Crew Survival System
O traje na cor laranja será usado durante a decolagem e a reentrada na atmosfera terrestre pela espaçonave Orion.

Exploration Extravehicular Mobility Unit
Projetado para os astronautas explorarem a Lua.

A NASA também compartilhou um vídeo exibindo como os uniformes serão usados na prática: os astronautas poderão se agachar, mover os quadris com maior facilidade e levantar os braços e deslocar objetos de maneira mais simples. A tecnologia ajustável é uma das maiores vantagens dos novos uniformes. Eles também são adaptáveis a determinadas condições.

domingo, 20 de outubro de 2019

Datas Especiais


SEMANA DA ASA - 2019
 

20 de outubro:
Dia do Controlador de Tráfego Aéreo


Neste dia 20 de outubro é comemorado o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo. A data tem como origem o 1º Encontro Internacional de Controladores de Tráfego Aéreo, realizado em 20 de outubro de 1960, na Grécia. Formado e capacitado tecnicamente no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e capacitado em gestão sistêmica no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), o profissional de controle do espaço aéreo desempenha múltiplas funções. Atua principalmente como operador em Torres de Controle, Controles de Aproximação e Centros de Controle de Área.

Também pode atuar em busca e salvamento, gerenciamento de navegação aérea, pesquisas, gestão de unidades de proteção ao voo e instrução. Tudo dentro do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro), cujo órgão central é o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

Especial de Domingo


SEMANA DA ASA - 2019
 

Dois dias de Festa Aérea em São José dos Campos (SP)
Começou ontem e segue ainda hoje, 20 de outubro de 2019, uma festa aérea no aeroporto de São José dos Campos (SP). O evento Portões Abertos do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) tem, entre outras atrações, a demonstração da Esquadrilha da Fumaça e a exposição do maior cargueiro militar já construído no Brasil, o Embraer KC-390. Hoje, ao final da tarde, haverá a demonstração, pela primeira vez em São José dos Campos, da Esquadrilha Fox.
Saiba mais, a seguir.
Boa leitura.
Bom domingo!

Esquadrilha da Fumaça
A Esquadrilha da Fumaça, time de acrobatas aéreos da Força Aérea Brasileira, com sete aeronaves do tipo Super Tucano A-29 fechou a programação de ontem com suas tradicionais acrobacias, sendo aplaudida pelo público principalmente nas manobras em que os aviões em voo ascendente chegavam à “velocidade zero” e nas que havia “cruzamento” de trajetórias. Com a demonstração da Esquadrilha, como enfatizado pelo oficial encarregado da narração do espetáculo, o objetivo da FAB é incentivar crianças e adolescentes e mostrar os caminhos possíveis para ingresso na aviação militar, além de enfatizar a perícia dos pilotos brasileiros e a excelência e a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica do Brasil. Após a demonstração, os pilotos da Esquadrilha distribuíram material informativo à população e atenderam ao público, distribuindo autógrafos e posando para fotografias.

Hangares
Nos estandes montados em dois hangares o público tem à disposição informações acerca de produtos e organizações de serviço, cultura e educação referentes ao setor aeronáutico. No hangarete do DCTA, foram instaladas posições para oferta de alimentação.

Aeronaves
Entre as atrações expostas, ainda hoje, o público pode ver de perto e entrar em várias aeronaves de asa fixa e de asa rotativa, como os helicópteros Fennec, Pantera e Jaguar da Aviação do Exército. Ontem havia filas para entrada nos aviões. Além dos helicópteros do Exército, era possível entrar na cabine de um Brasília da Força Aérea e na nacele de dois Super Tucano. A FAB ainda franqueou macacões de voo para que as pessoas os vestissem para tirar fotografias, em cenário composto pelo veterano jato AT-26 Xavante. Completando a exposição estática estavam aviões do Aeroclube de São José dos Campos e um helicóptero Esquilo da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

No pátio próximo à Torre de Controle, está exposta uma coleção de aeronaves produzidas pela Embraer, como o cinquentão Bandeirante, o Brasília, vários A-29 Super Tucano, dois jatos E-Jet e um Legacy 450. E a imponência do espaço é dominada pelo jato cargueiro KC-390, cuja produção está em franca atividade, com o início das primeiras entregas do aparelho multimissão.

Esquadrilha Fox estreia em São José dos Campos
Continuam hoje, 20 de outubro de 2019, as atrações dos Portões Abertos do DCTA. Fará parte da programação, às 15h30, a Esquadrilha Fox, que faz sua primeira demonstração no aeroporto de São José dos Campos. A equipe de show aéreo é equipada com três aeronaves do tipo RV (7 e 8), conduzidas por experientes pilotos de caça, todos antigos comandantes do Esquadrão Pampa sediado em Canoas (RS). Os pilotos, oficiais da reserva da FAB, são Bianchi, Kersul e Áttila, criadores da equipe de demonstração de acrobacias aéreas em 2017, sediada em Brasília (DF). Ainda ontem, logo após a chegada, os pilotos da Fox, trajando macacões de voo na cor bege, já receberam manifestações de carinho do público. As atividades da Fox podem ser acompanhadas pelo instagram @esquadrilhafox.

sábado, 19 de outubro de 2019

Embraer

Empresa boliviana Amaszonas passa a voar com o jato E190
A Amaszonas Linha Aérea da Bolívia é a nova operadora dos E-Jets da Embraer, empregando um E190 na rota entre o Aeroporto Viru Viru de Santa Cruz da Serra e La Paz. A Amaszonas está adicionando um total de seis E190 à sua frota. Os aviões voarão para destinos domésticos e internacionais. “Trabalhamos com Amaszonas há muito tempo. E190 voando nos núcleos da companhia aérea é sinceramente gratificante para a Embraer”, disse Reinaldo Krugner, diretor da América Latina e Caribe da Embraer Aviação Comercial. “O E190 é o avião ideal para apoiar o crescimento da capacidade da companhia aérea de maneira disciplinada", acrescentou. Os dois primeiros E190 foram alugados pelo GECAS e configurados com 112 assentos em classe única. Outras quatro aeronaves serão alugadas pelo CDB Leasing com 110 assentos configurados na classe única.

1.800 pedidos
A Embraer registrou mais de 1.800 pedidos de E-Jets e 1.500 aeronaves já foram entregues. Atualmente, os E-Jets voam na frota de 80 clientes em 50 países.

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Aeronaves

Maior avião comercial já fabricado no Brasil, Embraer 195-E2 inicia operações
A companhia aérea Azul operou, no dia 16 de outubro de 2019, o primeiro voo do mundo com passageiros no maior avião comercial já fabricado no Brasil. A aeronave é o Embraer E195-E2, com capacidade para transportar até 136 passageiros. A empresa encomendou outras 51 unidades do modelo. O voo de inauguração, que foi feito entre São Paulo e Brasília, embarcou apenas convidados. A aeronave só começará a operar voos regulares com passageiros a partir do fim do mês de outubro. “Queremos apresentar esse avião ao governo porque somos a companhia aérea que mais investe no Brasil, comprando aeronaves feitas no Brasil e gerando empregos”, declarou o presidente da Azul, John Rodgerson.