SEMANA DA ASA - 2019
Aprovado acordo para o Brasil explorar lançamento comercial de foguetes
Com 329 votos a favor e 86 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou o acordo entre Brasil e Estados Unidos que permitirá o lançamento comercial, por qualquer país, de satélites e foguetes, mesmo que tenham componentes americanos,a partir da base de Alcântara (MA).
Atualmente, os EUA dominam o mercado mundial do setor aeroespacial. 80% deste tipo de equipamentos possuem tecnologia patenteada pelos americanos.
Comercialmente, a base localizada na região Nordeste é atrativa porque fica próxima à linha do Equador. Estimativas de técnicos indicam que os lançamentos a partir dessa região consomem, em média, 30% a menos de combustível.
Em texto encaminhado à Câmara, o ministro da Ciência e Tecnologia, astronauta Marcos Pontes, disse que com a aprovação do acordo é esperado que o Brasil seja “inserido no mercado mundial de lançamento de foguetes passando a deter, no mínimo, um por cento desse mercado mundial, o que representaria ganhos estimados de 10 bilhões de dólares a partir de 2040, consolidando o País como um forte protagonista do segmento de lançamentos”.
Os dois países negociam há quase 20 anos um acordo de salvaguardas tecnológicas, que permite o uso comercial do local.
Fonte: www.renovamidia.com.br em 23/10/2019
Saiba mais: Blog do NINJA de 10/10/2019.