Embraer e Ufes fazem o primeiro teste de aeronave autônoma no Brasil
Uma cooperação científica e tecnológica entre a Embraer e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), nas áreas de direção autônoma, robótica e inteligência artificial, resultou
no primeiro teste de uma aeronave autônoma no Brasil . A iniciativa bem sucedida possibilitou que uma aeronave Legacy 500 realizasse sozinha uma operação de taxiamento, movendo-se em solo por um período estabelecido
e sem interferência humana. O conjunto de navegação por sensores e imagem conduziu uma aeronave por intermédio de tecnologia de sistemas autônomos pelas pistas de decolagem e de táxi e pátio, de forma totalmente
independente, sem auxílio externo. Um piloto acompanhou a operação da cabine de comando, caso houvesse alguma intercorrência.
Teste
O teste ocorreu na última semana de agosto de 2019,
na Unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP).
Nos últimos seis meses, os pesquisadores da Embraer e da Ufes trabalham
juntos em modelos matemáticos e computacionais de automação, desenvolvimento de softwares, hardwares, kit de sensores a laser, GPS e câmeras, bem como na integração de sistemas na plataforma aérea.
O sistema autônomo de navegação terrestre foi testado em um simulador
durante testes preliminares, antes da operação real. “Nossa estratégia
de desenvolvimento tecnológico em sistemas autônomos busca posicionar o País na vanguarda dos processos de inteligência artificial em diversas aplicações”, disse Daniel Moczydlower, vice-presidente executivo de Engenharia e Tecnologia da Embraer.
“Alcançar esse marco tecnológico no mês de celebração dos 50 anos da
Embraer, demonstra não apenas a importância da aproximação da indústria
com a universidade, mas também como as pessoas estão preparadas e engajadas para uma jornada de excelência que precisa para as expectativas.” O sistema integrado de inteligência artificial monitora as condições externas e internas da aeronave, atuando de forma
independente nos comandos de aceleração, direção e frenagem e executa com precisão a movimentação pelo trajeto indicado.
A plataforma aeronáutica de teste - a mesma criada para o desenvolvimento
de executivos modernos Legacy 500 e Praetor 600 -, integra as funcionalidades do sistema IARA (Automóvel Robótico Autônomo Inteligente), resultado de uma pesquisa na área de carros autônomos que teve início em 2009, no Laboratório de Computação de Alto Desempenho
(LCAD) da Ufes. “Este sucesso demonstra a excelência do desenvolvimento
de Ufes nestes últimos 10 anos nas áreas de veículos autônomos e de inteligência artificial.
Ele nos coloca mais uma vez na vanguarda científica nessas áreas no nível
mundial. Fazer tudo isso em parceria com a Embraer nos Estados de orgulho
e satisfação”, afirmou o professor Alberto Ferreira de Souza, coordenador do projeto.