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Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 30 de abril de 2022

Acrobacia Aérea

CBA promove curso para juízes e treinamento de pilotos acrobatas
O Comitê Brasileiro de Acrobacia Aérea (CBA) promoverá, simultaneamente, um curso para formação de juízes e treinamento para pilotos. Os eventos ocorrerão nos dias 25 e 26 de junho de 2022, no aeroporto de São João da Boa Vista (SP), em parceria com o Aeroclube local.

Informações: acrobaciaCBA@gmail.com ; +55(19)9-8114-9767


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sexta-feira, 29 de abril de 2022

KC-390 Millennium

KC-390 da FAB faz primeiro lançamento de carga pesada por extração
Um avião cargueiro KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) efetuou, no dia 20 de abril de 2022, o primeiro lançamento de carga pesada por extração (Heavy). A tripulação foi composta por instrutores da Embraer, militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus e pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo.
A aeronave com matrícula FAB 2857 decolou da Base Aérea de Campo Grande (MS) e se deslocou para a Zona de Lançamento (ZL) Metelo, onde a carga que pesava aproximadamente 1,5 tonelada foi arremessada.

Lançamento automatizado
O KC-390 possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, o que proporciona a um único mestre de carga gerenciar todas as atividades, reduzindo, assim, o trabalho e aumentando a segurança e a consciência situacional. Para os pilotos, um sistema chamado Ponto de Queda Calculado Continuamente (CCDP, do inglês, Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, resultando em melhor precisão no cumprimento da missão. Dessa forma, a aeronave apresentou desempenho dentro dos aspectos qualitativos esperados e com excelente precisão, a 40 metros do alvo. Após o voo, o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, Major Aviador Daniel Souza, descreveu a importância deste momento para a Força. “A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa mais uma capacidade para cumprir a Ação de Ressuprimento Aéreo da FAB, ampliando nossos horizontes para atuar nos mais diversos cenários”, concluiu.

Fotos: 1° GTT

NR: Em oportunidade anterior, o modelo KC-390 já havia feito um lançamento semelhante, com carga pesada, por extração, porém, no processo de certificação. Também já fez um lançamento por gravidade. 

Saiba mais: Blog do NINJA de 30/12/2019 (Clique aqui)  e de 07/03/2022 (Acesse aqui

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quinta-feira, 28 de abril de 2022

Datas Especiais

28 de Abril
Dia da Travessia do Atlântico pelo "JAHÚ"
28 de abril de 1927, 4:30 hs da manhã. O JAHÚ se prepara para o salto de 2.400 km sobre o Oceano Atlântico. Isso por si só já seria um grande feito pra época, já que o JAHÚ, sendo um hidroavião todo feito em madeira,  sem nenhum tipo de aparelho para comunicação e possuindo apenas sistemas básicos de orientação e navegação, mas ainda enfrentariam muitas dificuldades e sabotagens para concluírem a façanha. O hidroavião JAHÚ, um Savoia Marchetti modelo S-55 de fabricação italiana foi adquirido pelo piloto civil João Ribeiro de Barros, para realizar a travessia do Atlântico sem que fosse necessário dispor de outros meios e apoios que não fosse a própria aeronave. Alguns já  tinham realizado a travessia, mas sempre com apoio de navios dispostos ao longo do trajeto e se utilizando de várias aeronaves. Barros batizou a aeronave com o nome de sua cidade natal e resolveu realizar a travessia contando com uma tripulação exclusivamente brasileira. Para isto, chamou seu amigo e mecânico civil Vasco Cinquini, o navegador Newton Braga e o copiloto Athur Cunha, ambos do Exército Brasileiro sendo que Cunha foi posteriormente substituído por João Negrão, piloto da Força Pública Paulista. Superando todas as dificuldades técnicas, sabotagens e falta de apoio governamental, o JAHÚ cumpriu seu objetivo pousando em águas brasileiras e sendo recebido sempre por uma grande multidão  nas cidades por onde passou, até finalmente silenciar seus motores na Represa de Santo Amaro, em agosto de 1927. Após muito tempo abandonado e tendo grande parte da estrutura  consumida por cupins o JAHÚ foi inteiramente restaurado para a preservação da memória da Aviação Brasileira, sendo o único exemplar existente no mundo todo. Lembrando que os brasileiros foram os primeiros das 3 Américas a realizar a Travessia do Atlântico e que Charles Augustus Lindbergh fez a travessia do Atlântico Norte, 23 dias após os brasileiros! O Governo Estadual Paulista, através da Lei Estadual nº 9.933/98, instituiu a data de 28 de abril, como comemorativa da Travessia do Atlântico pelo JAHÚ.

Para saber mais:
Contato: colecionadorjahu@gmail.com

Publicação da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro - 2010: 

Exposição ocorrida em Junho/Julho de 2012, no Museu TAM:
Foi vista por cerca de 20.200 pessoas, neste período:

Entrevista, sobre o Hidroavião JAHÚ:
Programa “INFORME-SE” da “TV UNISA” da Universidade de Santo Amaro - 2012.
Entrevista dividida em 2 blocos:

Exposição no Colégio Dominique em Ubatuba – SP - 2014:

Especial de Domingo: NINJA: Especial de Domingo (ninja-brasil.blogspot.com) 

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Indústria Aeronáutica

Embraer promove seus produtos em evento nas Filipinas
Em Manila, capital das Filipinas, a Embraer promove seu portfólio de produtos e soluções para os mercados de defesa e segurança no Asian Defense & Security (ADAS), que ocorre de 27 e 29 de abril de 2022. O segmento de Defesa e Segurança da Embraer possui o portfólio mais moderno em produtos e soluções do setor, incluindo a aeronave de transporte multimissão C-390 Millennium e a aeronave de ataque leve e treinamento A-29 Super Tucano, além de amplas soluções para os segmentos aéreo, terrestre, marítimo, espacial e cibernético.

KC-390
Desde a primeira entrega à Força Aérea Brasileira (FAB), em 2019, a aeronave multimissão KC-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e excelente desempenho em missões domésticas e no exterior. A FAB opera atualmente com uma frota de cinco KC-390. Essas aeronaves já ultrapassaram 5 mil horas de voo em operação, o que significa mais de 600 horas de voo por ano por cada aeronave, com uma taxa de cumprimento de missão de 97%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria. A aeronave já foi selecionada por duas nações da OTAN, em Portugal e na Hungria.

Fonte: Embraer

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quarta-feira, 27 de abril de 2022

Carreiras na Aviação

FAB tem primeira instrutora de voo no helicóptero H-50 Esquilo
A Tenente Aviadora Maria Luisa Michelon Silveira tornou-se a primeira mulher a ser qualificada como instrutora de voo na aeronave H-50 Esquilo. O helicóptero é utilizado para forjar os futuros pilotos de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Curso de Especialização Operacional em Asas Rotativas (CEOAR), ministrado no Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião, sediado em Parnamirim (RN). A instrutora é natural de Santa Maria (RS) e ingressou na FAB em janeiro de 2012, perfazendo quatro anos de formação na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Em 2016, a então Aspirante a Oficial Maria Luisa concluiu o CEOAR e foi classificada para o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, servindo de 2017 a 2021. Além da aeronave H-50, foi homologada à Instrutora de Voo nas aeronaves H-60 Black Hawk e C-98 Caravan. Nesse período, realizou diversas missões operacionais, bem como contribuiu para a elevação operacional de outros pilotos.

Missão
Para ela, retornar ao ninho dos Gaviões e poder passar toda experiência adquirida ao longo desses anos tem um significado distinto. “Sou muito grata de ter voltado para o Esquadrão Gavião e ter a oportunidade de contribuir com a formação da nova geração de pilotos de Asas Rotativas. Hoje tenho um pouco mais de experiência e posso retribuir à Força Aérea todo o esforço que, um dia, meus instrutores dedicaram à minha formação como piloto de H-50”, conta. A missão do Instrutor de Voo apresenta-se como uma das atividades mais nobres da Instituição, e desde a criação do Ministério da Aeronáutica, os conhecimentos adquiridos são aprimorados e retransmitidos por mais de oito décadas de história. “Sentimento de muito orgulho em ser a pioneira e espero que isso possa abrir caminhos e incentivar outras mulheres a lutarem por seus espaços e alcançarem seus objetivos, independe da área de atuação”, finaliza a Oficial.

Fotos: Sargento Carlos Eduardo (do 1º/11º GAV)

Fonte: FAB, em 26/04/2022

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terça-feira, 26 de abril de 2022

Gripen F-39

FAB terá mais quatro caças supersônicos Gripen
Durante a cerimônia de comemoração do Dia da Aviação de Caça, em 22 de abril de 2022, na Base Aérea de Santa Cruz (RJ), o Comandante da Aeronáutica anunciou que a FAB recebeu autorização para ampliar em mais quatro o número de aquisição de caças supersônicos Gripen F-39. A encomenda passa de 36 para 40 aeronaves. Isso possibilitará início de estudos para que mais uma base, além de Anápolis (GO), opere o avião. Além disso será avaliada a compra, em momento oportuno, de mais um lote de F-39, para substituição de jatos F-5 mais antigos.

Batismo operacional
Durante a cerimônia, com a presença do Presidente da República Jair Bolsonaro, os F-39 Gripen FAB 4101 e FAB 4102 receberam o batismo operacional, marcando a incorporação das aeronaves à Aviação de Caça brasileira. Os dois aviões multimissão de produção em série chegaram ao Brasil no dia 1º de abril. O ponto alto da celebração foi o anúncio feito pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior da aquisição de mais unidades do F-39 Gripen para a FAB. "Agradeço ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, pela autorização para que o contrato de aquisição das aeronaves F-39 Gripen seja alterado no sentido de serem acrescidas mais quatro aeronaves que nos possibilitará iniciar estudos para implantação desses vetores em mais uma base aérea. Em paralelo iniciamos estudos preliminares para aquisição de um segundo lote dessas aeronaves a fim de garantir que a desativação das aeronaves de Caça mais antigas não acarrete perda da capacidade de cumprirmos nossa missão de defesa da pátria”, discursou.

Nova era na FAB
Para o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida a incorporação dos F-39 Gripen marca o início de uma nova era para a Força Aérea Brasileira. “Desde a sua criação a Aviação de Caça brasileira esteve em um patamar muito elevado e em função de dificuldades a gente não conseguia mais manter o mesmo nível das outras forças aéreas. Com a incorporação dos Gripen na sua configuração de combate, isso nos coloca novamente no mesmo patamar das melhores forças aéreas do mundo voltando à modernidade”, destacou.

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segunda-feira, 25 de abril de 2022

Indústria Aeronáutica

Embraer entrega 14 jatos no primeiro trimestre de 22
A Embraer informou ter entregue 14 jatos no primeiro trimestre de 2022, dos quais seis comerciais e oito para a aviação executiva (seis leves e dois médios). As vendas dos jatos executivos seguem um ritmo de crescimento. No segmento de Defesa, foram assinados dois contratos com o Exército Brasileiro, sendo o primeiro para a aquisição de quatro unidades adicionais de radares SABER M60, em sua versão 2.0, e o segundo para o desenvolvimento e a implantação da Fase Dois do Programa Estratégico do Exército para o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).

Suporte
No segmento de Serviços e Suporte, assinou um amplo acordo de serviços de longo prazo com a Air Peace para apoiar a frota de jatos E195-E2 e ERJ 145 da companhia aérea. O contrato inclui acesso ao Programa Pool, para troca de componentes e serviços de reparo em centenas de itens das aeronaves da Embraer da Air Peace, e a instalação do Ahead-Pro (Aircraft Health Analysis and Diagnosis - PROgnosis, em inglês) na frota de E195-E2 da companhia. A Embraer, no primeiro trimestre de 2022, também assinou uma extensão de contrato de longo prazo para o Programa Pool com a German Airways.

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domingo, 24 de abril de 2022

Especial de Domingo

Hoje, selecionamos conteúdo da Força Aérea Brasileira sobre Busca e Salvamento.
Boa leitura.
Bom domingo!

Como a FAB opera o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico
O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Brasília (ARCC-BS), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável por coordenar as operações de buscas aéreas, no dia 14 de abril de 2022, foi acionado para encontrar uma aeronave – de matrícula PR-AAM, utilizada para realizar a pulverização de campos agrícolas – que desapareceu próximo ao município de Mineiros, interior do estado de Goiás. Em um trabalho conjunto, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização Militar da FAB, responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou, também, o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande (MS), que localizou a aeronave na manhã do dia 15/04.
Neste sentido, cabe ressaltar como ocorrem as operações de busca e salvamento realizadas pela Força Aérea, uma vez que este é um trabalho que, por trás de toda operação para encontrar e resgatar vidas envolve um complexo sistema coordenado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA): o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR).

O que é o SISSAR?
O SISSAR foi implementado pela Portaria nº 99/GM3. Em 2020, a Portaria nº 106/GC3, de 28 de janeiro, alterou o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico estabelecendo sua constituição, suas competências, e delimitações. Com atuação em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados, grande parte sobre o Oceano Atlântico e a Amazônia, o SISSAR tem por objetivo a localização e o socorro de ocupantes de aeronaves ou de embarcações em perigo, o resgate e o retorno com segurança de sobreviventes de acidentes aeronáuticos e marítimos, conforme previsto na Portaria 106/GC3, de 28 de janeiro de 2020. Para cumprir sua missão, o SISSAR tem como órgão central o DECEA, a quem cabe capacitar recursos humanos e treiná-los, bem como, normatizar, gerenciar, controlar, apoiar e supervisionar tecnicamente os Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáuticos (ARCC), conhecidos como SALVAERO. Estes são os responsáveis por averiguar as informações acerca de uma emergência, planejar todas as ações a serem desenvolvidas e solicitar o apoio dos recursos aeronáuticos ao COMAE, que disponibiliza as aeronaves para o cumprimento das missões SAR (do inglês, Search And Rescue).
Os SALVAERO coordenam as Operações de Busca e Salvamento até que estas tenham sido consideradas encerradas, ou seja, quando o objeto da busca tenha sido localizado e todos os seus ocupantes resgatados. Entretanto, caso os esforços empregados não tenham obtido sucesso na localização do objetivo, a missão é considerada suspensa, mas pode ser reiniciada desde que novos fatos justifiquem sua continuação. Além dos militares capacitados e vetores com recursos de ponta, há ainda muita tecnologia sendo empregada para o cumprimento da nobre missão de salvar vidas. Um dos destaques do SISSAR é a utilização de satélites que captam sinais provenientes de balizas de emergência e que são transmitidos para as antenas de recepção do Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), que faz parte do Programa Internacional Cospas - Sarsat, e está localizado no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I).
É importante ressaltar que o Sistema Cospas - Sarsat é gratuito e é utilizado mundialmente para fornecer dados de localização e alerta de socorro precisos, oportunos e confiáveis para que as autoridades de busca e salvamento possam salvar pessoas em situações de perigo. Assim sendo, o BRMCC distribui sinais de emergência transmitidos por aeronaves, embarcações ou por pessoas em situações de perigo aos Centros de Coordenação de Salvamento, que terão por incumbência coordenar as operações de busca e salvamento.

Pelicano: Esquadrão de Busca e Salvamento
Especialmente treinado para cumprir missões SAR, o Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) está apto para atender a qualquer situação de emergência, seja na terra ou no mar. Seguindo as normas internacionais de busca e salvamento, a aeronave SC-105 Amazonas é utilizada para cumprir este tipo de missão, com capacidade de fazer busca visual e noturna. Segundo o Oficial de Operações do 2º/10º GAV, Major Aviador Gustavo Gomes Canedo, a aeronave SC-105 Amazonas é um vetor novo, adquirido pela FAB que tem capacidade de realizar esse tipo de missão. “O SC-105 possui um sistema eletro-óptico infravermelho, que detecta o contraste termal, ou seja, a diferença de temperatura, assim, consegue-se gerar uma imagem independente de luz ambiente, tendo ainda a versão mais recente da câmera FLIR (Forward Looking Infra-Red), que registra imagens coloridas, aproxima em 18 vezes e opera em ambiente de baixa luminosidade. Dessa forma, pode-se fazer decolagens à noite, sem a necessidade de se aguardar a luz do dia. Com isso, ganha-se tempo, que em casos de busca e salvamento, são essenciais, uma vez que lidamos diretamente com vidas humanas”, explica. Neste sentido, o Major Canedo destaca ainda outras funcionalidades do SC-105, como o radar com abertura sintética, imageamento por infravermelho e integração de sistema. Tendo ainda capacidade de monitorar, em 360 graus e simultaneamente, até 640 alvos em um raio de 200 NM (370 km), podendo detectar alvos pequenos e acompanhá-los em movimento na superfície com até 75 kts (139 km/h). Para missões de busca e salvamento, os militares contam ainda com o auxílio de óculos de visão noturna (NVG, sigla em inglês para Night Vision Goggles).

Meios
Segundo o Chefe da Divisão de Busca e Salvamento (DSAR) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major Aviador Bruno Vieira Passos, as missões de busca e salvamento devem ser realizadas com rapidez e muito cuidado, dessa forma, os melhores meios sempre serão empregados. “Para operações dessa natureza, contamos ainda com o apoio das aeronaves de asas rotativas H-60L Black Hawk, do 2°/10°GAV, que fazem resgates de sobreviventes de forma mais ágil e segura. Para isso, conta com experientes paraquedistas do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) que, altamente treinados, conseguem chegar ao local com maior rapidez", relatou. Para concluir, deve-se salientar a atuação do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), também conhecido como Para-Sar, nas missões de busca e salvamento. Assim, o Major Canedo esclarece que sempre que o 2°/10°GAV é acionado para realizar missões – seja no SC-105 Amazonas ou no H-60L Black Hawk – a equipe de resgate é mobiliada por militares do Para-Sar (paraquedistas), que irão descer para fazer o resgate da vítima (por rapel ou guincho). “Então, percebe-se que as missões de busca e salvamento resumem-se em operações complexas, evidenciando a cooperação existente entre as organizações militares da FAB, como ocorre neste caso, no qual a equipe de resgate é composta por militares do 2°/10°GAV e do Para-Sar”, complementa.

Esquadrões de busca e salvamento
É importante evidenciar o trabalho desenvolvido em operações de salvamento e resgate pela Força Aérea em todo o Brasil. De tal modo, a FAB conta com Esquadrão que opera a bordo do P-3 AM Orion, como o Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) – Esquadrão Orungan e do P-95 Bandeirulha, como os Esquadrões Phoenix e Netuno - Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAV) e Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º - GAV), respectivamente. Além do Esquadrão Pelicano, o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º - GAV) – Esquadrão Pantera e o Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º - GAV) – Esquadrão Hárpia também cumprem missões com o H-60L Black Hawk. Ademais, o Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma e o Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º - GAV),utilizam a aeronave H – 36 Caracal. Há ainda o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º - GT) – Esquadrão Gordo que é especializado em operações a bordo da aeronave C-130 Hércules.

Fonte: FAB

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sábado, 23 de abril de 2022

FAB em Destaque

Revista eletrônica traz as últimas notícias da FAB de 15 a 21/04/22
A edição da revista eletrônica FAB EM DESTAQUE, de 22 de abril de 2022, traz as principais notícias da Força Aérea Brasileira (FAB), de 15/04 a 21/04. Entre elas, o Exercício Operacional de Busca e Salvamento e a realização do resgate a bordo e navio. O programa fala, também, sobre a assinatura do contrato para aquisição de duas aeronaves A330-200 e a conclusão do Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento.

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sexta-feira, 22 de abril de 2022

Datas Especiais

22 de abril:
Dia da Aviação de Caça
Celebrado neste 22 de abril, o Dia da Aviação de Caça relembra o esforço dos brasileiros do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), o Esquadrão Jambock, que, no auge da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a bordo dos caças P-47 Thunderbolt, cumpriam missões de combate contra alvos nazistas no norte da Itália.
Em 22 de abril de 1945, o norte da Itália foi local de um momento histórico para o Brasil: o Grupo de Aviação de Caça teve seu dia mais bem-sucedido, em termos de missões cumpridas e alvos atingidos, e mostrou ao mundo o valor do povo brasileiro.
Naquele dia houve uma grande ofensiva dos Jambocks. Foram contabilizadas 44 decolagens em 11 missões. O Grupo destruiu mais de 100 alvos.
Foi o dia com o maior número de missões de combate despachadas, durante a participação da FAB na Segunda Guerra Mundial.

2022: Solenidade em SantaCruz (RJ)
A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, neste 22 de abril de 2022, na Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro, a cerimônia do Dia da Aviação de Caça. A solenidade marca a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura e a incorporação das aeronaves F-39 Gripen, recém-chegadas ao Brasil, à FAB. É prevista a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Batismo operacional dos Gripen
Durante a cerimônia, os Gripen FAB 4101 e FAB 4102 receberão o batismo operacional, marcando o início da integração das aeronaves à Aviação de Caça brasileira. Os dois aviões multimissão de produção em série chegaram ao Brasil no dia 1º de abril. A solenidade na Base Aérea de Santa Cruz contará com voo de esquadrilha com as aeronaves F-39 Gripen, F-5 Tiger e A-29 Super Tucano. Será realizada uma demonstração operacional pelos caças da FAB, além de visitação aos F-39 Gripen.

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quinta-feira, 21 de abril de 2022

Aviação Naval

Embraer conclui modernização de sete caças Skyhawk da Marinha do Brasil
A Embraer realizou, dia 20 de abril de 2022, a entrega do último dos sete caças modernizados AF-1B à Marinha do Brasil. A cerimônia foi realizada na unidade industrial da Embraer em Gavião Peixoto (SP). No programa AF-1 (designação da Marinha para o McDonnell Douglas A-4 Skyhawk) foram modernizados sete caças subsônicos, dos quais cinco AF-1B monoposto e dois AF-1C biposto.

Defesa da Esquadra
O AF-1 é um avião de interceptação e ataque operado a partir de aeródromos ou de porta-aviões como vetor para a defesa aérea da esquadra. As aeronaves modernizadas da Marinha do Brasil receberam novos sistemas de navegação, armamentos, geração de energia, computadores, comunicação tática e sensores, incluindo um radar multimodo de última geração e um novo sistema operacional. Além da modernização foi realizada a revitalização da célula aumentando a vida útil de utilização das aeronaves. A modernização propicia aos pilotos uma consciência situacional e uma familiaridade com as operações dos sistemas de uma aeronave de combate moderna, critérios imprescindíveis e relevantes para o cenário de combate atual.

Simulador de voo
No programa de modernização também foi desenvolvido um simulador de voo de alta fidelidade, para que a Marinha do Brasil possa realizar treinamentos de pilotos aumentando, assim, a segurança em suas operações. Foram também fornecidas estações de briefing e debriefing empregadas no treinamento e na proficiência dos pilotos, possibilitando um melhor aproveitamento, redução de custos e maior eficácia no planejamento e execução das missões.

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quarta-feira, 20 de abril de 2022

Aeronaves

FAB adquire dois A330-200 para as funções de abastecimento em voo e transporte
A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou, dia 18 de abril de 2022, o contrato referente à aquisição de duas aeronaves modelo A330-200, compatíveis com a versão militar A330 MRTT (do inglês Multi-Role Tanker Transport). A empresa Azul foi declarada vencedora por atender a todos os requisitos do certame, apresentando uma oferta no valor global de aproximadamente US$ 80 milhões, o equivalente a R$ 375 milhões de reais, na cotação atual. O processo foi encerrado no dia 07 de abril. A empresa aérea apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508, adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

Entregas
Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato. Ambas, que já estão com suas matrículas definidas (FAB 2901 e FAB 2902), receberão o designativo KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) - Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).

Operacionalidade
Em sua história, a FAB teve somente um vetor capaz de cumprir esta variedade de missões estratégicas: o Boeing KC-137, que voou pela última vez em 2013. Hoje, as maiores aeronaves da FAB são os KC-390 Millennium, que têm um papel importante nas missões de transporte aéreo de carga e pessoal, lançamento de paraquedistas, assalto aeroterrestre, dentre outras, em um cenário tático. Com a nova aquisição, a FAB une as possibilidades do KC-390 às características de emprego estratégico do KC-30, resultando em um significativo incremento em sua operacionalidade. Sendo o Brasil um País de dimensões continentais, torna-se imperativo possuir a capacidade de desdobrar seus meios aéreos, tropas e equipamentos para qualquer lugar, a qualquer hora. Uma aeronave estratégica, carregada com cerca de 110 toneladas de combustível, é um fator multiplicador de capacidades de qualquer força aérea, pela possibilidade de apoiar uma grande quantidade de aeronaves de caça, em suas missões de emprego. Além disso, as demais características da aeronave são essenciais para cumprir missões de logística e de transporte.

Outros operadores
Diversos países já operam o A330 MRTT, a exemplo da França, Reino Unido e Austrália, dentre outros. A negociação com a empresa Airbus para conversão das aeronaves comerciais em plataformas MRTT será iniciada nas próximas semanas, a fim de que a primeira aeronave com esta configuração entre em operação em 2024.

Vetor multimissão
Um vetor multimissão estratégico de transporte e REVO (Reabastecimento em Voo) se caracteriza por ser capaz de transportar passageiros, em uma cabine comercial convencional, e um grande volume de carga nos porões, em voos de longo curso. A mesma cabine pode ser reconfigurada rapidamente para cumprir missões de evacuação aeromédica, ou seja, moldar-se de acordo com as necessidades operacionais, com grande flexibilidade. Assim, com a junção das potencialidades das duas aeronaves, a Força Aérea Brasileira realiza um salto operacional extraordinário na Aviação de Transporte e garante, ainda mais efetivamente, a manutenção da soberania do espaço aéreo e integração do território nacional, com vistas à defesa da Pátria.

Fonte: FAB

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terça-feira, 19 de abril de 2022

Brevê de Tereza de Marzo - 100 anos

Há 100 anos, o primeiro brevê para uma brasileira

Quando a mulher se decide a preterir as funções domésticas pela atividade fora do lar, quase sempre consegue destacar-se, elevando-se além do nível de boa profissional. Mas, quando ela se dedica a uma atividade inusitada para a época, essa ascensão mais se acentua. E, então, vêm as perguntas:

Quem foi a primeira brasileira a voar sozinha?
Qual a primeira brasileira a ser brevetada?

E logo sobrevém a resposta:

Tereza de Marzo!

Tereza de Marzo nasceu em 6 de agosto de 1903, na Praça da Sé, em São Paulo. Filha de industrial, muito cedo se apaixonou pela Aviação. Tratava-se de uma aspiração surpreendente para a época, pois ainda predominavam aqueles ultrapassados princípios de que lugar de mulher era no lar. Poucas eram as que ousavam exercer profissão fora de casa. Ainda não haviam surgido os primeiros sinais da emancipação feminina. Como é natural Tereza jamais poderia praticar a pilotagem sem contar com o apoio dos pais, a menos que assumisse a atitude drástica de sair de casa. O pai era radicalmente contrário à sua pretensão. Entretanto, ardilosamente, trabalhou para conquistar o apoio de sua mãe, sempre mais fácil de conseguir. Vencida a resistência materna, abriu-se caminho para a aceitação paterna e, assim, pôde iniciar seu aprendizado com os Irmãos Robba. Quando estes emigraram para o interior do estado, ela encontrou Fritz Roesler, que era outro fanático pela Aviação, como ela. Com apenas vinte e poucas horas de treinamento, em março de 1922, habilitou-se perante a Banca Examinadora do Aero Club Brasileiro, tendo sido aprovada com distinção no Aeródromo Brasil, campo de aviação existente no Jardim América, pilotando um Caudron, modelo G-3, de 120 HP, motor rotativo e extremamente barulhento. Estavam presentes os Irmãos Robba, Antonio Prado Júnior, o engenheiro da Prefeitura de São Paulo Domício Pacheco e Silva e o Instrutor Fritz Roesler. Tereza de Marzo tinha apenas 19 anos quando realizou a façanha. No dia 8 de abril de 1922, recebeu o brevê nº 76 de Piloto-Aviador da Fédération Aeronautique Internacionale. Mas aconteceu o imprevisto; uma circunstância não imaginada, e que cortou uma carreira promissora.


Voando sob orientação de Fritz Roesler, acabaram por se casar, em 25 de setembro de 1926. Após o casamento, dedicada ao marido, dizia ela, quando lhe perguntavam:

“Depois que nos casamos, ele cortou-me as asas. Disse que bastava um aviador na família. Mas nem por isso perdi meu interesse pela Aviação.”

Muito grande deve ter sido a colaboração do casal na divulgação das alegrias da Aviação Civil, mesmo porque Tereza de Marzo aliava a sua habilidade de aviadora a um perfeito trabalho de publicitária. Num avulso existente no Museu Aeroespacial, lê-se:

“Depois de magnífico exame em que foi aprovada com distinção, por vários anos puderam paulistas e brasileiros ver nos céus de nossa terra a Condor dos Ares, que apregoava a todas as mulheres uma mensagem luminosa e sublime de valor e coragem. Inaugurou um novo capítulo na História brasileira. Ninguém jamais esquecerá o São Paulo, um minúsculo Caudron, incipiente como era a própria Aviação, tripulado por uma intrépida jovem que ainda hoje é o símbolo da mulher brasileira.”


Além das 329 horas e cinquenta e quatro minutos de voo anotadas em sua Caderneta , Tereza de Marzo realizou dezenas de horas não computadas. Antes de seu casamento com Fritz Hoesler, trabalhou com ele nos hangares, nas oficinas e em topografias aéreas, ganhando muita experiência na mecânica de motores a explosão de aviões e planadores. Vale lembrar que, em setembro de 1922, Tereza realizou um ousado reide aéreo São Paulo-Santos, como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil. Em 1976, recebeu do então Ministério da Aeronáutica a Medalha de Honra ao Mérito. Em 1986, falecia Tereza de Marzo, uma mulher que tinha no sangue a liberdade de voar e que, aos dezessete anos, na Ladeira Dr. Falcão, onde morava, de frente para o Vale do Anhangabaú e Viaduto do Chá, olhando a tarde pela janela, ao avistar um avião, disse de estalo:

“Vou voar também!”

Saiba mais: Blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA em 17/3/11, 5/1/12, 14/9/10 e 10/7/10.

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segunda-feira, 18 de abril de 2022

Busca e Salvamento

FAB resgata marinheiro doente em navio português a 220 Km de Fernando de Noronha
O Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), sediado na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), resgatou, no dia 15 de abril de 2022, um homem vítima de ataques convulsivos que estava a bordo de um navio português (NM Harbour Progress) que seguia da Nigéria para Trindade e Tobago. O Comando de Operacões Aeroespaciais (COMAE), organização da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou o Esquadrão após contato do Salvaero Recife. Os primeiros contatos do navio com os órgãos do sistema de busca e salvamento foram realizados na quinta-feira (14/04/22), quando a embarcação estava navegando a cerca de 380 milhas náuticas (NM) - o que equivale a 700 quilômetros - à nordeste de Fernando de Noronha.

Pouso técnico
Para viabilizar o resgate, a aeronave H-36 Caracal decolou de Parnamirim (RN) para Fernando de Noronha (PE), onde realizou pouso técnico e pernoite da tripulação. Após as coordenações necessárias, a aeronave voou até a posição do navio para realizar o resgate, que ocorreu às 6h27 (horário de Brasília), da sexta-feira, dia 15. Resgate O helicóptero manteve o voo pairado enquanto os homens de resgate SAR (do inglês, Search And Rescue - Busca e Salvamento) desceram até o convés do navio e içaram a vítima com uso de um triângulo de resgate. Esse procedimento ocorreu em uma posição situada a 120 NM (milhas náuticas - aproximadamente 220 Km) de Fernando de Noronha. Ao final, o Esquadrão abasteceu a aeronave em Fernando de Noronha e transportou o paciente para a BANT e após, para o Hospital Memorial São José em Natal (RN), onde recebeu atendimento médico especializado. A tripulação do helicóptero era composta por dez militaresda Força Aérea Brasileira, sendo três pilotos, dois operadores de equipamentos, três homens de resgate, uma médica e um enfermeiro.

Fonte: FAB, em 15/04/2022

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domingo, 17 de abril de 2022

Especial de Domingo

O Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - contou em sua Coordenação Geral com o trabalho voluntário do professor Lemar Gonçalves, falecido ontem, 16 de abril de 2022, aos 90 anos. No texto de hoje, uma singela homenagem ao saudoso mestre.
Boa leitura.
Boa Páscoa!

Adeus ao Lemar

Lemar Gonçalves, inspirador e primeiro Coordenador do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação, contribuiu como voluntário em nosso projeto, reiterando para a garotada a importância do estudo como prática para despertar vocações e revelar talentos.

Nós dizíamos que ele próprio era um bom exemplo dos frutos da dedicação aos estudos. 

Lemar foi o aluno com melhor desempenho da Turma de 1952 da então Escola de Aeronáutica, do Campo dos Afonsos - RJ, recebendo, por isso, os cumprimentos do Presidente da República, Getúlio Vargas.


O "Seu" Lemar, como o chamávamos, integrou o Esquadrão Pelicano - Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação - unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) exclusivamente dedicada ao SAR (Search and Rescue), criada em 6 de dezembro de 1957.

Lemar Gonçalves foi o "Pelicano Nº14", deste conceituado núcleo de Busca e Salvamento da FAB.

No Esquadrão Pelicano dirigiu, com o saudoso oficial aviador José Mariotto Ferreira, a equipe responsável pelos trabalhos de montagem e testes das primeiras aeronaves entregues ao 2º/10ºGAV: os helicópteros H-19D.


Lemar, que generosamente compartilhou com os participantes do NINJA as histórias e conhecimentos que colheu em seus tempos de piloto, contou que o primeiro helicóptero chegou a Cumbica no início de março de 1958.

Como na ocasião o hangar e o pátio já estavam desimpedidos e prontos para a ocupação, foi possível iniciar imediatamente as operações, mantendo uma tripulação em alerta SAR vinte e quatro horas por dia. 


Esquadrão Pelicano: "Para que outros possam viver"
A simbologia em torno do pelicano é uma história de dedicação e abnegação. A ave costuma sofrer de uma doença que deixa uma mancha vermelha em seu peito. A partir daí surgiu uma lenda medieval em que, ao perceber que seus filhotes estão famintos e que não há nada para alimentá-los, a ave bica o próprio peito, tirando de lá alimento necessário para a sobrevivência deles. Deste tipo de atitude, surgiu o lema e ideal de vida dos integrantes do Esquadrão Pelicano: “Para que outros possam viver”, remetendo ao fato de estarem sempre prontos para ajudar, nem que para isso seja necessário doar do próprio sangue. 

Quem teve a alegria de conviver com o professor Lemar Gonçalves sabe que o lema do esquadrão coincidia integralmente com a postura deste cidadão exemplar.

Fernanda Liberal
Com sua esposa, Fernanda Liberal, falecida no início de 2013, formou uma linda família e teve nos filhos Fernando, Ricardo, Henrique e Patrícia a inspiração para seguir em frente na missão de amar ao próximo e fazer o bem.

Ao Lemar Gonçalves, que por coincidência nasceu num 23 de Outubro, Dia do Aviador,  deixamos uma mensagem encaminhada por um de nossos mais dedicados voluntários:

Que Deus o receba no reino de luz, para o voo eterno.

Obrigado por tudo, professor Lemar Gonçalves!

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sábado, 16 de abril de 2022

Indústria Aeronáutica

Embraer divulga o jato E190-E2 no Vietnã
O E190-E2 da Embraer, com pintura de tubarão, acaba de realizar uma turnê de demonstração de três dias para representantes da comunidade do Vietnã. O E190-E2 é uma opção conveniente para aeroportos regionais, incluindo aqueles com pistas curtas e pavimento mais leve, as quais não podem receber aeronaves de grande porte.

TechShark
A capacidade do E190-E2 oferece uma oportunidade única de melhorar a conectividade no país, o que, por sua vez, oferece uma ampla gama de benefícios aos clientes, bem como à economia em geral. A turnê, iniciada em 12 a abril, contou com oficiais da CAAV, a autoridade de aviação civil do Vietnã. O avião que esteve em turnê no Vietnã tem a pintura do TechShark e foi recentemente apresentado no Singapore Airshow. O design exclusivo da TechShark reflete a inovação de engenharia e eficiência simplificada dos mais recentes E2 da Embraer.

Fonte: Embraer, em 15/04/2022

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sexta-feira, 15 de abril de 2022

Aeroportos

Rede Voa comemora gestão de 16 aeroportos com show de acrobacias
Para comemorar a gestão de 16 aeroportos no estado de São Paulo, a Rede VOA promoverá um show aéreo em Ribeirão Preto, no Aeroporto Leite Lopes, amanhã, dia 16 de abril de 2022. A demonstração será comandada pela piloto e paraquedista Mônica Edo, uma das pioneiras em acrobacia aérea no país. Aos 60 anos, Mônica comemora seus 44 anos dedicados à aviação, pilotando um Texan NA T6. Aos 16 anos, ela já era uma paraquedista. “É uma honra ter uma mulher pilotando nossa homenagem às 16 cidades em que a Rede VOA está presente”, afirma o presidente da Rede VOA, Marcel Moure. Também participa do show aéreo o piloto Paulo Bergin.

Demonstrações
Os aviões decolam de Jundiaí às 9h30 com evoluções, por 20 minutos, sobre o aeroporto . Seguem para Sorocaba, com demonstrações às 10h30 e chegam em Ribeirão Preto, às 13h, para o show aéreo. A data, 16 de abril, foi escolhida por força dos 16 aeroportos. Nos aeroportos de Jundiaí e Ribeirão Preto, os pilotos Mônica Edo e Paulo Bergin irão ser recebidos por 16 funcionários. “A intenção é levar nossa alegria e entusiamo para os cidadãos que nos receberam de braços abertos nos últimos meses”, afirma Marcel. A Rede VOA é concessionária de 16 aeroportos no Estado – 11 deles adquiridos em leilão em julho do ano passado. Desde o dia 1º de abril, a Rede VOA é gestora integral destes novos aeroportos, em todas as regiões do Estado, garantindo 60% da malha viária de São Paulo.

Fonte: Rede Voa

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quinta-feira, 14 de abril de 2022

Curso Grátis

Anac tem inscrições para curso grátis de inglês técnico aeronáutico
Inscrições até 18/04/2022

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) oferece duas mil vagas para o curso Aviation English Level 3 for Civil Aviation Professionals. As aulas acontecerão a distância, no período de 28 de abril a 27 de maio de 2022. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no portal de capacitação da Anac, até o dia 18 de abril, ou até que todas as vagas sejam preenchidas. Com a carga de 40 horas, o objetivo do curso é possibilitar o conhecimento do vocabulário técnico da aviação, contribuindo para uma comunicação mais precisa e eficiente, garantindo, assim, a segurança das informações transmitidas.

Ingresso
Para ingressar no curso, será preciso obter nota igual ou superior a 80 pontos no Placement Test, que deverá ser realizado entre os dias 18 e 25 de abril, no Portal de Capacitação da Anac. O teste é composto por 100 questões de múltipla escolha a respeito de gramática, vocabulário, leitura e interpretação.

Áreas
O curso abrange diversas áreas, tais como Aviation Jobs, Safety, The Aircraft, Aerodrome Traffic Circuit, Meteorological Conditions, Emergencies, Aviation Instruments, The Airport e Phraseology. A capacitação é reconhecida pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) como um dos cursos mais realizados no mundo na metodologia Trainair Plus. O treinamento já formou mais de 3.500 participantes em 26 países, com destaque para os países-membros da Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (CLAC) e Comunidade das Autoridades de Aviação Civil Lusófonas (CAACL). 

Inscrições: Clique aqui 

Fonte: Anac

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quarta-feira, 13 de abril de 2022

Aeronaves

Frota mundial de A-29 Super Tucano chega a 500 mil horas de voo
A Embraer anunciou durante a edição 2022 da FIDAE (Feria Internacional del Aire y del Espacio), no Chile,dia 6 de abril de 2022, que a frota mundial de aeronaves A-29 Super Tucano alcançou a marca de 500 mil horas de voo.
Com mais de 260 unidades entregues, a aeronave já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), além de vários países da América Latina, incluindo Chile, Colômbia, Equador e República Dominicana e Brasil, primeiro operador da aeronave no mundo.

O avião
Desenvolvido para atender aos exigentes requisitos da Força Aérea Brasileira (FAB), o A-29 pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência. Robusto e versátil, o A-29 tem a capacidade de operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas em ambientes hostis e com pouco suporte, tudo isso aliado a baixos custos operacionais e alta disponibilidade (superior a 90%). Além das funções de combate, a aeronave é amplamente utilizada como treinador avançado. Sua capacidade de simular missões de combate e fazer upload e download de dados de voo o tornaram uma plataforma de treinamento altamente eficaz.
Como uma verdadeira aeronave multimissão, o A-29 é flexível o suficiente para fornecer às forças aéreas uma única plataforma para ataque leve, reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado e treinamento avançado, otimizando assim suas frotas.

Fonte: Embraer

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terça-feira, 12 de abril de 2022

FIDAE 2022

Como foi a participação da FAB na feira aeronáutica do Chile
Foi encerrada no domingo, 10 de abril, a edição 2022 da Feira Internacional de Aeronáutica e Espaço (FIDAE), realizada desde o dia 5 de abril em Santiago, no Chile. A exposição estática do KC-390 Millennium operado pelo Esquadrão Zeus levou cerca de 2.000 pessoas a entrarem na aeronave para fazer fotos e tirar dúvidas.

Esquadrilha da Fumaça
A Esquadrilha da Fumaça encantou e surpreendeu o público com suas manobras e, em especial, com a escrita "FIDAE 2022" formada por fumaça no céu azul do domingo. Após quatro anos de pausa em sua trajetória de 42 anos desde a criação, a edição 2022 da FIDAE reuniu mais de 400 empresas e instituições ligadas à aviação militar e civil e ao setor de Defesa de 45 países.
"As principais interações do mundo aeronáutico acontecem nesse tipo de feira e isso ficou muito prejudicado com os dois anos de pandemia. Por isso, poder voltar à FIDAE é de muita importância", destaca o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que esteve em Santiago ao longo da semana visitando estandes e reunindo-se com representantes de empresas. A FIDAE é considerada a maior feira do setor aeroespacial da América Latina e é realizada normalmente de dois em dois anos.

Fonte: FAB

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