ICEA sedia seminário sobre emprego da língua inglesa em aviação
Um seminário sobre temas relacionados ao ensino de Inglês Aeronáutico será realizado a partir de segunda-feira, 7 de outubro de 2019, prosseguindo até dia 11, no ICEA – Instituto de Controle do Espaço Aéreo, sediado no campus do DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos (SP). O evento - VI Seminário do GEIA - Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico - proporcionará integração da audiência por meio do emprego de dispositivos móveis de dados. No programa de atividades haverá apresentações a respeito de realidades virtual e aumentada, ferramentas computacionais para análise de linguagem aeronáutica e emprego, por professores, de recursos de busca na rede mundial de computadores.
Além da aplicação da língua inglesa no serviço de controle de tráfego aéreo, o evento discutirá a capacitação também entre mecânicos de aeronaves e comunicação de atividade relativa à elaboração de um glossário de terminologia inglesa em Meteorologia. Haverá, ainda, lançamento de livros relacionados ao ensino de inglês para o setor aeronáutico.
Nos dois primeiros dias do seminário, a programação é exclusiva para a equipe de capacitação e avaliação de inglês no SISCEAB – Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Nos dias seguintes, os trabalhos são abertos para profissionais interessados em inglês aeronáutico.
Temas
Nas apresentações, serão abordados os seguintes temas:
O uso de critérios autóctones no desenvolvimento de escalas de avaliação de línguas, pela professora Beatriz Faria Aragão, do ICEA;
A importância da conversação no desenvolvimento de habilidades produtivas no aprendizado do inglês, por Gabriela Fróes;
O ensino de inglês para alunos do curso de mecânica de aeronaves na EEAR, por Edwilton Moreira e Herbert Luis Tirelli;
O que ensinar? A dificuldade do professor de inglês ao escolher o conteúdo para a aula, por Daniela Terenzi;
Progressão de Gêneros Textuais – uma motivação espiral à Leitura em Inglês para Técnicos em Manutenção de Aeronaves, por Risleide Lúcia dos Santos;
“Aviation English”: considerações terminológicas e implicações para o ensino e o desenho de exames de proficiência no contexto de aviação, por Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva;
Nas asas da tradução: elaboração de um glossário da subárea de meteorologia aeronáutica, por Rafaela Araújo Jordão Rigaud Peixoto;
A pragmática do inglês aeronáutico: dos estudos descritivos à aplicação na sala de aula, por Malila Carvalho de Almeida Prado;
O uso de realidade virtual e realidade aumentada na capacitação de profissionais da aviação: o estado da arte, por Márcio Amaral e Francisco Person Villas-Bôas Franco Andrade;
Perspectives and Implications of language issues of non-native English speakers: a more specialized analysis of ab initio pilots learner language, por Aline Pacheco;
Inglês para mecânicos de aeronaves: estratégias além da leitura, por Daniela Terenzi e Maria Claudia Bontempi Pizzi;
Inovação nas práticas educacionais com ferramentas Google, por Alice Turibio, Carolina Arai e Leonardo Savoia.
Saiba mais: Clique aqui