Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 18 de maio de 2014

Especial de Domingo

Cesar Rodrigues da Costa, grande colaborador do Núcleo Infantojuvenil de Aviação, lançou ontem, 17/5/14, em Lorena-SP, mais um livro ligado a história do setor. Sua dedicação e profissionalismo têm contribuído para o registro de importantes fatos históricos da cultura aeronáutica, garantindo uma fonte segura para pesquisadores e estudiosos. Confira abaixo.
Boa leitura.
Bom domingo!

Lançado livro com a história da aviação em Lorena - SP
Já está em circulação o livro "A Aviação em Lorena: Traços Históricos", escrito por Cesar Rodrigues. O lançamento ocorreu no dia 17 de maio de 2014, em sessão da Academia de Letras de Lorena-SP, com presença de interessados em História e Aviação.
O livro apresenta imagens e fatos da atividade aérea naquela cidade, desde 1932, quando um campo de pouso foi construído no Horto Florestal, hoje denominado Floresta Nacional, para apoiar as operações da Aviação Constitucionalista. No decorrer dos anos, o aeródromo serviu para manobras das aviações Militar e Naval; recebeu a visita de dois presidentes da República, Getúlio Vargas e Gaspar Dutra; foi escala de linha aérea regular da TAL - Transportes Aéreos Limitada; sediou a escola de pilotagem do Aeroclube de Lorena; e, serviu como aeródromo de apoio na rota Rio-São Paulo, com operações de aeronaves civis e militares, como a Esquadrilha da Fumaça, quando empregava os aviões NA-T6. Atualmente, o local do que já foi chamado "aeroporto de Lorena" converteu-se numa trilha histórico-ecológica dentro da Flona - Floresta Nacional. 
Assim, além da publicação de "A Aviação em Lorena: Traços Históricos", uma das atividades derivadas do projeto ocorreu em 30 de novembro e 01 de dezembro de 2013, através de uma Ação Cívica de Voluntários (foto acima), para preparar marcos históricos nas ruínas do antigo aeroclube, que passaram a ser atrativo na trilha histórico-ecológica estabelecida na FLONA - Floresta Nacional de Lorena, o antigo Horto Florestal, atualmente vinculada ao ICMBio do Ministério do Meio Ambiente. O trabalho de nove voluntários visou preparar e construir marcos que registram a presença, no extinto aeródromo de Lorena, de dois presidentes da República: Getúlio Vargas e Gaspar Dutra. Além desses assuntos narrados, o livro traz muitas outras informações factuais, até a desativação do aeródromo nos primeiros anos da década de 70. Para o autor, Cesar Rodrigues, "A Aviação em Lorena: Traços Históricos" quer contribuir para o registro de histórias de aviação, especialmente da cidade de Lorena-SP, de modo a servir de informações para as futuras gerações.

A Aviação em Lorena: Traços Históricos
JAC Editora
Apoio Cultural: Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA