Tropas de ação aeromóvel do Brasil e dos EUA farão a Operação CORE em SP e RJ
Helicópteros da Aviação do Exército participarão da Operação CORE (Combined Operations and Rotation Exercise - Operações Combinadas e Exercício de Rotação). A manobra ocorrerá de 6 a 16 de dezembro de 2021, nas cidades de Lorena (SP), Cachoeira Paulista (SP) e Resende (RJ) e envolverá cerca de 750 militares do Exército Brasileiro e 240 do Exército dos Estados Unidos. O exercício anual, até 2028, faz parte de um programa de adestramento militar dos EUA. O Brasil é o primeiro país da América Latina a sediar essa manobra combinada e objetiva interagir a Estratégia Nacional de Defesa com a política externa brasileira.
Chegada
O CORE 21 é um exercício executado por uma força tarefa com efetivo de batalhão da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, comandada pelo 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL, de Lorena), e terá participação de uma subunidade da 101ª Divisão de Assalto Aéreo (101st Airborne Division) do Exército dos Estados Unidos. Os militares americanos chegaram ao Brasil, no dia 30 de novembro de 2021, a bordo de um cargueiro C-17 Globemaster III, operado pela 105th Airlift Wing (105 AW), a partir da base Stewart Air National Guard.
Programação
Na programação consta o emprego de helicópteros da Aviação do Exército, para uma ação de assalto aeromóvel em Cachoeira Paulista e demonstrações de tiro defensivo em Resende, na Academia Militar der Agulhas Negras – Aman. Dia 06, solenidade de abertura no 5º Batalhão de Infantaria Leve, em Lorena; Dia 07, briefing e embarque da tropa para o Assalto Aeromóvel, em Cachoeira Paulista; Dia 08, atividades de infiltração e conquista da Cabeça de Ponte Aeromóvel no Campo de Instrução da AMAN, em Resende; De 09 a 15, atividades no Campo de Instrução da AMAN; Dia 16, solenidade de encerramento na AMAN, em Resende.
Ninja-Brasil: versão para a web