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domingo, 31 de janeiro de 2021

Especial de Domingo

Hoje, com o apoio de imagens especiais, vamos relembrar fatos da história da atividade aérea regular em Ubatuba,  município do litoral norte paulista onde funciona a sede do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA, nas instalações do Colégio Dominique.
Boa leitura.
Bom domingo!

Imagens semelhantes mostram dois momentos da aviação comercial em Ubatuba (SP)
A volta das operações de aviação comercial no aeroporto de Ubatuba (SP), realizadas pela Azul Conecta, na temporada de verão entre 18 de dezembro de 2020 e 31 de janeiro de 2021, possibilitou relembrar fatos da história da atividade aérea regular na cidade. Assim, foi possível cotejar, por meio de imagens, dois momentos semelhantes, em épocas distintas. Essa possibilidade partiu do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) ao sugerir um desafio, para a voluntária Beatriz Rocha, a fim de obter tomada de imagens no avião Cessna Caravan C-208 da Azul, de tal forma que o enquadramento fosse parecido com o que fora executado em Ubatuba, entre 1967 e 1970, numa aeronave Douglas DC-3 da Vasp, empresa aérea existente no período de 1933 a 2005. Desta forma, no dia 28 de janeiro de 2021, fez-se, com a direção de Beatriz e execução de Hugo Goulart, a fotografia do Caravan da Azul Conecta (ainda com as cores da antiga operadora da aeronave, a Two Flex), com a mesma visada obtida com o DC-3 da Vasp. Para tanto, com a mostra da antiga imagem e mobilização de funcionários do aeroporto e tripulantes foram obtidas as imagens que remetem à história da aviação em Ubatuba (SP), cujo aeroporto administrado pelo consórcio Voa-SP homenageia Gastão Madeira, ubatubense e pioneiro da aviação brasileira.

Imagens confrontadas

A imagem de 1970 com o avião da VASP  (Viação Aérea São Paulo) mostra tripulantes e funcionários do aeroporto Gastão Madeira, animados por Lia de Barros (na foto, de branco) que comandou a área de turismo na cidade, a partir de 1965, a convite de Ciccillo Matarazzo Sobrinho, respeitável industrial, mecenas e político ítalo-brasileiro que foi prefeito de Ubatuba. Lia permaneceu por mais dois mandatos de prefeitos, com presença marcante e saldo expressivo. Ela foi a destacada batalhadora pela viabilização da linha área da VASP entre São Paulo e Ubatuba. A principal imagem de 2021 com a aeronave da Azul Conecta apresenta (da esquerda para a direita) o comandante Tiago Baldasso; a senhora Neusa Sabino, prestadora de serviços no aeroporto; Daiana da Silva, auxiliar de operações aeroportuárias; o comandante Carlos Guedes; Beatriz Rocha, agente de solo da Azul Conecta; e, João Paulo Mendroni, gerente do aeroporto.

Com outras duas fotografias atuais do avião da Azul Conecta, embora em ângulos diferentes, é possível também marcar dois tempos históricos, comparando-as com imagens da época da Vasp operando em Ubatuba.

As operações da Azul Conecta
Como noticiado pelo Blog do NINJA, um grupo de cidades turísticas, incluindo Ubatuba, no litoral de São Paulo, teve - até este domingo, 31 de janeiro de 2021 - voos regulares na temporada de verão 2020-2021. As operações foram realizadas com os aviões Cessna Caravan - de nove assentos - da companhia Azul Conecta, desde 14 de dezembro de 2020. Além de Ubatuba e Itanhaém, no estado de São Paulo, a malha especial abrangeu as cidades de Paraty, Angra dos Reis e Búzios, no estado do Rio; Guarapari, no Espírito Santo; Canela e Torres, no Rio Grande do Sul; e, Jericoacora, no Ceará. Os 38 voos diários da temporada ligaram as cidades turísticas às capitais São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza. Os trechos foram: Congonhas-Ubatuba; Congonhas-Itanhaém; Congonhas-Angra dos Reis; Santos Dumont-Paraty; Santos Dumont-Angra dos Reis; Santos Dumont-Búzios; Belo Horizonte-Guarapari; Belo Horizonte-Búzios; Fortaleza-Jericoacoara; Porto Alegre-Canela; e, Porto Alegre-Torres.

Verão Azul Conecta
Chamado de “Verão Azul Conecta”, o projeto da Azul teve por objetivo incentivar os turistas a utilizarem a via aérea. Conforme declarou o diretor de marketing da Azul, Daniel Bicudo, a iniciativa pioneira e inovadora na aviação brasileira permitiu que muitas pessoas repensassem como otimizar ainda mais suas viagens a lazer para um fim de semana, feriado, férias e também para o travel office, aproveitando o home office em qualquer lugar. O "Verão Azul Conecta" ofereceu voos de curta duração, a partir de aeroportos de grande movimento, abreviando o tempo de viagem, em relação ao período, caso fosse de automóvel. Os voos da Azul Conecta ligando a capital São Paulo (aeroporto de Congonhas) a Ubatuba (aeroporto Gastão Madeira), entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, foram programados para serem diários e duração de aproximadamente 55 minutos. O Caravan partia de São Paulo às 08 horas e decolava do litoral às 09h20.

Momentos da aviação comercial em Ubatuba
Foi a quarta vez que a cidade de Ubatuba (SP) passou a contar com voos regulares. Conforme o livro "Sobre o Mar de Iperoig: a Aviação em Ubatuba", a primeira experiência de voos comerciais entre a cidade e a capital ocorreu com pequenos aviões Stinson 108, para três passageiros, da empresa Valpar, nos anos 1950. Depois, Ubatuba foi servida pelos voos dos DC-3 da Vasp, entre 1967 e 1970. A localidade voltaria a ter voos comerciais com os aviões Bandeirante da Rio-Sul, entre outubro de 1980 e dezembro de 1982.

Fotos: Beatriz Rocha (direção), Hugo Goulart e acervo do NINJA.

Saiba mais: Blog do NINJA de 18/11/2020 (Clique aqui),  de 19/12/2020 (Clique aqui)  e de 20/12/2020 (Clique aqui).