NINJA - Saiba mais:

sábado, 31 de dezembro de 2022

Retrospectiva FAB 2022

A Força Aérea, em vídeo, faz uma retrospectiva de suas ações em 2022
O ano de 2022 foi robusto de novidades em prol da defesa aérea e soberania da Nação. O calendário da Força Aérea Brasileira (FAB) foi marcado por exercícios operacionais, superações e serviços prestados à sociedade. Entre os destaques estão a Operação Repatriação, ocorrida em março, quando o KC-390 Millennium decolou para repatriar brasileiros na Polônia e transportar donativos; a participação da FAB em feiras internacionais; o primeiro lançamento de cargas do KC-390 na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF); a incorporação do KC-30, maior avião da história da FAB; a incorporação das duas primeiras aeronaves de caça F-39 Gripen ao 1° Grupo de Defesa Aérea (1° GDA) – Esquadrão Jaguar; além de muitos outros importantes eventos. 

Fonte: FAB, em 31/12/2022

Ninja-Brasil: versão para a web

Esquadrilha da Fumaça

Vídeo traz a retrospectiva 2022 da Esquadrilha da Fumaça   

Relembre os melhores momentos da Esquadrilha da Fumaça no ano de 2022. A retrospectiva traz detalhes das missões, entrevistas com ex-integrantes, entre outros assuntos. É o informativo "Fumaça... Já!" em novo formato, lançado dia 24 de dezembro de 2022.

Ninja-Brasil: versão para a web

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Biblioteca Ninja

XAVANTE - O Guerreiro da FAB
“Xavante – O Guerreiro da FAB”, de Mauro Lins de Barro, Editora Adler Books,  com apresentação de Juniti Saito, é um livro sobre esta histórica aeronave da FAB.

O AT-26 Xavante é um dos aviões mais significativos já empregados pelas forças armadas brasileiras. Em suas asas foram formados mais de metade dos pilotos de caça da FAB em todos os tempos.

O Xavante contribuiu para a criação da Embraer, gigante industrial e orgulho do país e o desenvolvimento do parque nacional de fabricantes de componentes aeronáuticos.

Este livro é uma edição histórica especial da Revista Zoom do 1°/4° Grupo de Aviação, unidade que por mais tempo empregou o Xavante.

Baseou-se em documentos oficiais e entrevistas com muitos dos personagens-chave nas fases de projeto e operação. São apresentados os antecedentes que levaram à criação da moderna indústria aeronáutica brasileira.

As características técnicas do Xavante são discutidas, bem como a sua produção e a carreira em cada uma das unidades que o operaram, com detalhes das marcas e insígnias de cada uma delas.

O volume é fartamente ilustrado com fotos, muitas das quais inéditas, oriundas de coleções particulares e oficiais, além de perfis especialmente preparados pelo conhecido artista aeronáutico Flávio Lins de Barros. 


Saiba mais: Blog do Ninja de 05/12/2010

Ninja-Brasil: versão para a web

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Videoteca Ninja

Raposa do Espaço
Com suas cenas eletrizantes de batalhas aéreas e elenco excelente, Raposa do Espaço é um filme imperdível baseado no livro de sucesso do veterano piloto aviador James Salter. Ambientada no auge da Guerra da Coreia, a história destaca o Major Cleve Saville (Robert Mitchum), um mestre na pilotagem dos recém-lançados caças F-86 Sabre. Mas apesar de sua perícia como piloto, a vida pessoal de Saville mergulha rapidamente para um choque com o solo quando ele se apaixona pela linda esposa (May Britt) de seu companheiro de esquadrilha (Lee Philips). Para piorar as coisas, Saville tem que aguentar um novato respondão (Robert Wagner) em uma perigosa missão de resgate que ameaça a vida de todos neste bem-elaborado drama de guerra.

Título Original: THE HUNTERS
Tempo: 107 minutos
Elenco: ROBERT MITCHUM, RICHARD EGAN, ROBERT WAGNER, MAY BRITT
Direção: DICK POWELL
Recomendação: Livre
Legendas: Português, Espanhol, Inglês
Estúdio: FOX FILM

Ninja-Brasil: versão para a web

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Pioneiros

Nero Moura, o Patrono da Aviação de Caça Brasileira
O Brig do Ar Nero Moura nasceu na Cidade de Cachoeira do Sul - Rio Grande do Sul - no dia 30 de janeiro de 1910. Filho de fazendeiros, fez o curso primário no próprio município indo depois cursar o Colégio Militar de Porto Alegre.

Em 1927 foi admitido como Cadete na Escola Militar do Realengo no Rio de Janeiro. Por ter escolhido a Arma de Aviação, foi então transferido no ano seguinte para Escola de Aviação Militar, localizada no Campo dos Afonsos, onde completou os estudos de Oficial Aviador do Exército. Declarado Aspirante em 22 de novembro de 1930, foi promovido a Segundo Tenente em janeiro de 1931.

Suas primeiras missões como piloto e oficial foram no Correio Aéreo Militar. Com a explosão da Revolução de 1932, Nero Moura participou do lado das forças legais executando voos de reconhecimento, bombardeio e ataque ao solo na região do Vale do Paraíba, chegando a completar 100 horas de voos em missões reais. Com o fim da Revolução foi designado instrutor de voo na Escola de Aviação Militar.

Promovido a Primeiro Tenente em 1933, e em 1934 deixa a Escola de Aviação para fazer o Curso de Aperfeiçoamento na École d'Aplication de L'air em Verssalles - França. Ao regressar da França, participou do combate a Intentona Comunista de 1937. No dia 28 de novembro realizou uma missão real de bombardeio ao Terceiro Regimento de Infantaria na Praia Vermelha no Rio de Janeiro.

Após ser promovido a capitão em 1937 é designado Subcomandante e Comandante substituto do Terceiro Regimento de Aviação em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Tinha ordens de, se necessário, combater um possível levante do governo estadual.

Com a criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira, em 1941, Nero Moura participou de sua organização já como Major Aviador, tendo sido instrutor do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.

Em 28 de dezembro de 1943 foi designado Comandante do Primeiro Grupo de Aviação de Caça com a missão de organizá-lo para combater na Segunda Guerra Mundial. Seu desempenho como comandante foi excepcional e, apesar de inúmeras dificuldades, conseguiu que o seu Grupo fosse um dos mais eficientes e destacados no teatro de operações do centro sul europeu. Nero Moura cumpriu sessenta e duas missões de combate na Itália e várias outras de patrulha no Atlântico Sul.

Pelos seus feitos na guerra recebeu as seguintes condecorações: Medalha da Campanha da Itália, Medalha da Campanha do Atlântico Sul, Cruz de Aviação fita "A" com três estrelas, Distiguished Fying Cross (E.U.A.), Air Medal With Two Stars (E.U.A.), Legion du Merit (França), Croix de Guerre Avec Palm (França), Order of the British Empire (Inglaterra).

Em setembro de 1945, como Tenente Coronel, foi designado Comandante do Primeiro Regimento de Aviação em Santa Cruz. Esta função, à época, era mais abrangente do que um comando de Base Aérea. Nero Moura, então com trinta e cinco anos de vida, passou para a reserva, dedicando-se então à aviação civil, tendo sido fundador e organizador da Aerovias Brasil e do Loide Aéreo.

Getulio Vargas ao ser eleito para Presidente da República, em 1951, o convidou para ser Ministro da Aeronáutica. Nero Moura com sua personalidade congregadora e perfil profissional invejável, conseguiu fazer uma administração excelente, apesar do fato inusitado de ser o oficial general mais moderno e mais jovem da Força Aérea. Devido aos acontecimentos políticos de agosto de 1954, pediu demissão do Ministério da Aeronáutica e voltou a dedicar se às atividades civis.

Nero Moura sempre manteve estreita ligação de amizade com todos os seus subordinados da Campanha da Itália, sem qualquer distinção. Após a Revolução de 1964, em solidariedade a alguns desses subordinados que foram proibidos de entrar em unidades militares, Nero Moura não compareceu mais a nenhuma festividade cívico-militar até o ano de 1979. Sua reprovação silenciosa teve grande influência na revogação deste ato.

No dia 22 de abril de 1979, o então Tenente Brigadeiro Délio Jardim de Mattos, Ministro da Aeronáutica foi a sua casa e pessoalmente o convidou e o conduziu a Base Aérea de Santa Cruz, onde junto com todos os seus companheiros, foi reverenciado e assistiu as solenidades do Dia da Caça.

As tradicionais e concorridas reuniões mensais em sua residência no Bairro de Copacabana no Rio de Janeiro continuaram acontecendo até o fim de sua vida.

Nero Moura faleceu aos 84 anos, no dia 17 de dezembro de 1994 e permanece, em espírito, junto a todos os pilotos de caça brasileiros.

"Cumpri as missões para que fui designado com satisfação, sem heroísmos, sem exageros. Se, por acaso, deixei transparecer alguma coisa além do normal, foi no entusiasmo com que me fizeram falar. Mas quero declarar que sou uma pessoa normal e nada fiz de excepcional. Só cumpri o meu dever e estou satisfeito com minha vida por ter permanecido como sou até os dias de hoje." Nero Moura

Ninja-Brasil: versão para a web

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Indústria Aeronáutica

Projeto de carro voador da Eve terá financiamento do BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento à Eve Soluções de Mobilidade Aérea Urbana (Eve), companhia independente fundada pela Embraer, para a primeira fase do desenvolvimento de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL da sigla em inglês).

Carro voador
Conhecido também como carro voador, o eVTOL da Eve será projetado para realizar voos urbanos e proporcionará baixos níveis de ruído e maior sustentabilidade em relação aos veículos tradicionais. Com zero emissões locais, o veículo deverá estar disponível no mercado a partir de 2026. O BNDES financiará R$ 490 milhões dos investimentos, o correspondente a 75% do total investido nesta fase do desenvolvimento do projeto, voltada à pesquisa e desenvolvimento (P&D), que é de R$ 652 milhões. Desse valor R$ 80 milhões serão oriundos do Programa BNDES Fundo Clima (subprograma Mobilidade Urbana) e R$ 410 milhões serão provenientes da Linha Finem – Incentivada A/Inovação.

O veículo
O eVTOL da Eve será 100% elétrico à bateria e inicialmente capaz de transportar quatro passageiros e mais o piloto, por uma distância de até 100 quilômetros. Os ruídos emitidos pela aeronave serão em até 90% inferiores aos de helicópteros. O mercado de mobilidade aérea urbana será impulsionado nas próximas décadas por fatores como crescentes populações urbanas, limitações de espaço terrestre e altos custos de aperfeiçoamento de infraestrutura, bem como altos índices de poluição local dos meios de transporte tradicionais. Com uma tecnologia inovadora, os eVTOLs possibilitarão viagens curtas mais rápidas que os meios tradicionais.

Fonte: Embraer, em 23/12/2022

Ninja-Brasil: versão para a web

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Indústria Aeronáutica

Embraer produziu três E190 de primeira geração para empresa egípcia
A Embraer informou que entregou, dia 22 de dezembro de 2022, três novas aeronaves E190 à CIAF Leasing, em cerimônia realizada em São José dos Campos. A CIAF Leasing tem sede na cidade do Cairo, no Egito. “Os três novos E190 são uma excelente aquisição para nossa crescente frota de E-Jets da Embraer”, afirma Salah Hashem, Presidente e CEO da CIAF Leasing.

Retomada de produção
A Embraer havia paralisado a produção dos E190 e E195 de primeira geração, já que a demanda de mercado passou toda para os novos modelos E2, porém, sempre se manteve aberta à retomada dos E1 se houvesse demanda. Com isso, a CIAF Leasing, que já possuía a reserva para esses aviões, deu andamento à conclusão da fabricação das três unidades após receber o pedido de arrendamento da Air Cairo.

Fonte: Embraer

Ninja-Brasil: versão para a web

domingo, 25 de dezembro de 2022

Especial de Domingo

Neste Domingo de Natal, novamente, reproduzimos um texto do blog Velha Águia que traduz bem o espírito deste dia e, como veremos, pode ser reproduzido sempre, bastando nunca descuidar de estar atento ao próximo, exercendo boa vontade, solidariedade e generosidade.
Boa leitura.
Bom domingo!
Feliz Natal!


História de um soldadinho que queria ser aviador 

Quando eu era Tenente-Aviador, num daqueles dias frios na minha linda cidade das flores, tirando serviço de Oficial-de-Dia na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, fui procurado por um “soldadinho”.

Um soldadinho desses “bem mineiros”, que ingenuamente veio-me perguntar quando começaria a voar, pois “ouvira dizer” que servindo na FAB como soldado, poderia se tornar um “grande aviador”, seu grande sonho na vida.

Sem acreditar muito no que me dizia; sem acreditar na sua santa inocência, disse-lhe que ele estava um pouco “enganado”, pois, para ser aviador como ele tanto desejava teria que, primeiro:
- ser aluno da Escola; depois Cadete-do-Ar na Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos; depois Aspirante-Aviador em Natal; e só depois de muitos “depois” é que poderia chegar a ser o que queria - isto se não topasse pela frente com algum desses enormes CB’s, que costumam cortar a carreira da gente...

Mas notei que o soldadinho ficou triste, muito triste, com um olhar perdido no espaço frio, infinito e azul de Barbacena. E senti pena, muita pena do soldadinho, quase um soldadinho de chumbo...

Levei o caso ao comandante da Escola, um Brigadeiro com B maiúsculo, mais conhecido como Brigadeiro Camarão. Conversamos muito sobre o caso, como também rimos muito...

Dias depois, conversando com o soldadinho, que era muito humilde, mas muito inteligente, disse-lhe que havia resolvido ajudá-lo a conseguir realizar o seu “sonho impossível”...

Arranjei um jeito de colocá-lo na Seção de Aviões da Escola. E lá, nas minhas horas vagas, fui lhe ensinando os rudimentos da aviação. Rudimentos de regras de voo, regras de tráfego aéreo, navegação aérea, regras de voo por instrumentos, e muitas e muitas e muitas outras coisinhas de aviação.

E sempre que podia levava o soldadinho, como “Segundo piloto mecânico ajudante de reabastecimentos” nos voos de Regente, nos “meus” T-6, nos célebres “Beech-Mata-Sete” - e assim ele foi aprendendo os “mistérios” da aviação.

Arranjei-lhe um cursinho “Wallita” de piloto privado no aeroclube.

Assim ele foi indo, foi indo, foi indo, deu baixa da FAB e se tornou um grande comandante de aviação executiva.

Até hoje o ex-soldadinho nunca se esqueceu da “ajuda” que lhe demos. Eu, o Camarão, e a sua grande força de vontade. 

Texto: Coronel Maciel (Blog Velha Águia)

Ninja-Brasil: versão para a web

sábado, 24 de dezembro de 2022

FAB em Destaque

Revista eletrônica com as notícias de 17 a 22/12 na FAB 
A edição da revista eletrônica FAB EM DESTAQUE da sexta-feira, 23 de dezembro de 2022, traz as principais notícias da Força Aérea Brasileira (FAB), no intervalo de 17 a 22 de dezembro. Entre elas, a formatura dos 105 novos Engenheiros do ITA, a incorporação dos primeiros F-39 Gripens à frota do Esquadrão Jaguar, a certificação ISO 9001 do GITE e o Selo de Modernização do Governo Federal para as Iniciativas tecnológicas da FAB.

Ninja-Brasil: versão para a web

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Indústria Aeronáutica

Embraer entrega os primeiros E-195 E2 da canadense Porter
A Embraer informou, dia 21 de dezembro de 2022, que entregou à companhia aérea canadense Porter Airlines suas primeiras duas unidades do E195-E2, em cerimônia realizada em São José dos Campos (SP), onde fica a linha de produção da fabricante brasileira. É a primeira entrega do total de 50 unidades. Na véspera do Ano Novo, a Embraer entregará mais três aeronaves à Porter.
A Porter, cliente-lançador do E195-E2 na América do Norte, está iniciando suas operações, incluindo a costa oeste e o sul dos Estados Unidos, o México e o Caribe. A aeronave voará inicialmente a partir do Aeroporto Internacional Pearson, em Toronto, com operações previstas também em Halifax, Montreal e Ottawa, todas cidades no Canadá.

Fonte: Embraer

Ninja-Brasil: versão para a web

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Espaço

FAB adiou o lançamento do foguete HANBIT-TLV
O foguete sul-coreano com carga brasileira que seria lançado ontem, 21 de dezembro de 2022, teve sua partida ao espaço adiada. Uma questão de ordem técnica impediu a realização do lançamento experimental do foguete HANBIT-TLV, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Nova data
O foguete passou em todos os testes de segurança e recebeu a aprovação para a fase final do voo. Os profissionais da empresa sul-coreana Innospace e do Centro de Lançamento de Alcântara conduzem uma avaliação técnica detalhada para manter a segurança e realizar o lançamento em nova data a ser definida. 

Sistema brasileiro para navegação de foguetes
O HANBIT-TLV é um lançador de satélites que mede 16,5 metros e pesa 8,4 toneladas. O foguete, desenvolvido pela empresa Innospace, utiliza um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia híbrida, ou seja, com propulsores à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas, o que proporciona composição química estável, fabricação mais rápida e de menor custo. O veículo é equipado com a carga útil denominada Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvida pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da estrutura do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), localizado em São José dos Campos (SP). O SISNAV é um experimento tecnológico brasileiro essencial para a navegação autônoma de foguetes, permitindo ao Brasil um grande passo em direção à independência no desenvolvimento de veículos para lançamentos de satélites de todos os tipos.

Fonte: FAB

Ninja-Brasil: versão para a web

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Carreiras na Aviação

FAB forma novos engenheiros e pilotos de combate
A Força Aérea Brasileira (FAB) encerrou, nos dias 15 e 16 de dezembro de 2022, a capacitação de mais de 200 profissionais para atuação em diversos segmentos da aviação. Na Base Aérea de Natal, 100 oficiais oriundos da Academia da Força Aérea concluíram o programa de cursos operacionais para voos em helicópteros, aviões de caça, de transporte e vigilância. No Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), 105 novos engenheiros foram formados para exercerem a carreira em diferentes setores de interesse da aviação.

Engenheiros pelo ITA
A Força Aérea Brasileira (FAB), no dia 16 de dezembro de 2022, formou mais 105 novos Engenheiros da Turma 2022, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição universitária pública especializada nas áreas de Ciência e Tecnologia no Setor Aeroespacial e que está ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). A cerimônia de formatura aconteceu na sede do ITA, em São José dos Campos (SP). O ato foi presidido pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. Ele agradeceu, em nome da FAB, o trabalho realizado pelo ITA e pelo DCTA . “Hoje entregamos ao Brasil mais 105 dos melhores Engenheiros desse país. Agradeço a cada um de vocês por terem chegado até aqui. Parabéns pela escolha do local: aqui nasceu a Indústria Aeronáutica Brasileira; foi aqui que nasceu, na década de 60, aquele avião Bandeirante que está desenhado na parede que é o mesmo que está estacionado lá fora, voando até hoje, mostrando a excelência do produto que foi desenvolvido por nossos engenheiros", disse. O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, disse em seu discurso: “Obrigado Comandante. O ITA foi criado pela FAB e se está funcionando há 72 anos é porque a Força Aérea aplica os recursos na sociedade brasileira de forma inteligente, em primeiro lugar no DCTA e também no ITA. A reputação que o ITA alcança é resultado dos formandos e do investimento capaz da FAB na nossa escola”.

Pilotos de combate
Com a formação de 12 pilotos especializados em Aviação de Asas Rotativas, 21 em Aviação de Caça, 55 em Aviação de Transporte e 12 em Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, a Base Aérea de Natal (BANT), realizou, dia 15 de dezembro de 2022, a cerimônia alusiva ao encerramento do Programa de Especialização Operacional (PESOP), do ano de 2022. O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, presidiu a sessão solene e foi recebido no local pelo Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes. "O PESOP tem a oportunidade ímpar de transformar pilotos militares formados na Academia da Força Aérea em pilotos de combate. É um programa árduo e longo e, nesse período, tivemos a oportunidade de voar 12 mil horas na formação de nossos estagiários", disse o Comandante da BANT, Brigadeiro Cólen. Aos formandos aconselhou: "Estudem, acreditem e sejam responsáveis e líderes no cumprimento das missões que lhe serão atribuídas em defesa da soberania do espaço aéreo".

Fonte: FAB

Ninja-Brasil: versão para a web

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

F-39 Gripen

FAB incorpora os dois primeiros caças supersônicos Gripen
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, no dia 19 de dezembro de 2022, a incorporação das duas primeiras aeronaves de caça F-39 Gripen ao 1° Grupo de Defesa Aérea (1° GDA) - Esquadrão Jaguar. A cerimônia militar foi realizada na Base Aérea de Anápolis (GO) e presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. Ele destacou o salto operacional que a aeronave trará para a FAB. “Preparar a Base Aérea de Anápolis levou de seis a oito anos, visto que essa aeronave exige uma infraestrutura diferente dos aviões que nós operávamos até hoje. A partir de agora, o Brasil aumenta e muito sua capacidade de defesa e de manutenção da nossa soberania nacional, que é a principal missão da Força Aérea”, destacou.

F-39 Gripen
Nesse importante marco para a Aviação de Caça fez parte o Comandante do Esquadrão Jaguar, Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto. Na solenidade, ele e o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Forneas realizaram o primeiro voo operacional da aeronave. O F-39 Gripen é um caça supersônico que substituirá, ao longo do tempo, as aeronaves F-5M e A-1M, padronizando a frota, diminuindo o custo de operação e aumentando a capacidade de respostas a ameaças externas.

Fonte: FAB

Ninja-Brasil: versão para a web

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Carreiras na Aviação

Garoto de 14 anos é o mais jovem aprovado no vestibular do ITA
Caio Temponi, de apenas 14 anos, tornou-se o vestibulando mais jovem a ser aprovado na história do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediado em São José dos Campos, SP, uma das instituições de ensino mais requisitadas do Brasil e com um exame de seleção dos mais difíceis. O adolescente passou em 14º lugar de uma lista com 150 aprovados. Quem informou, em primeira mão, foi o próprio reitor do instituto, Anderson Correia. Foi ele também quem fez questão de ligar pro menino, assim que viu o resultado. "Anunciamos os aprovados na segunda fase do vestibular do ITA e com prazer informamos que Caio Temponi, com apenas 14 anos de idade, é o mais jovem aprovado na história do ITA", escreveu o reitor, no Twitter. "Receber a ligação do reitor foi a coisa mais especial que eu poderia imaginar. Todo meu estudo e minha dedicação valeram a pena, é um momento de muita felicidade", disse o novo iteano.

Outros vestibulares
A vitória, todavia, não é novidade no "currículo" do prodígio. Ele vem sendo aprovado em vestibulares desde que tem 13 anos. Ele já passou em Direito na UFRJ; em Administração na UECE, em Engenharia na UFCA, duas vezes em Medicina na Unifor e duas vezes em Medicina na Unipê. Fora isso, foi o único brasileiro a concorrer com outros estudantes de outros países na 28ª Olimpíada Internacional de Matemática, em maio, e ganhou o Ouro, na categoria até 13 anos. Os pais do garoto se mudaram para Fortaleza, a fim de apoiar o filho nos estudos. Caio terminou o segundo ano do Ensino Médio em 2022. Quem quiser "gabaritar" a prova, como ele mesmo diz, pode acessar o canal do estudante no YouTube: "Gabaritando com Caio Temponi". Ele já tem mais de 30 mil inscritos.

Fonte: Jornal da Cidade Online, em 16/12/2022

Ninja-Brasil: versão para a web

domingo, 18 de dezembro de 2022

Especial de Domingo

Visita ao Espaço Cultural da Aviação do Exército
A equipe do Espaço Cultural da Aviação do Exército recebeu, para uma visita ao seu acervo, no dia 15 de dezembro de 2022, um grupo de voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA). O ambiente temático dedicado à história do que ficou conhecido como Aviação Militar e, mais recentemente, como Aviação do Exército retrata a aplicação de balões pelo Brasil na Guerra da Tríplice Aliança, passando ao emprego de aeronaves de asa fixa, desde o primeiro piloto no Exército, Capitão Ricardo Kirk, até criação, em 1941, do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira. Segue com a reativação, em 1986, do segmento aéreo na Força Terrestre com a operação de helicópteros, até os dias atuais com as atribuições do Comando de Aviação do Exército, cuja sede fica em Taubaté (SP), onde se situa, também, o Espaço Cultural, local que pode ser visitado de segunda a sexta-feira, por entusiastas de aviação, estudantes e interessados em História e uso de tecnologia na defesa da Pátria.
Boa leitura.
Bom domingo!

Espaço Cultural mostra em painéis, objetos e miniaturas a história da Aviação do Exército
Localizado em Taubaté (SP), no Forte Ricardo Kirk, o Espaço Cultural da Aviação do Exército (ECAvEx) mantém seu acervo em um "casarão" construído provavelmente em 1948, quando a Prefeitura Municipal de Taubaté adquiriu parte da fazenda Cembranelli e a doou ao Ministério da Agricultura, para a instalação do Posto Agropecuário. O prédio foi mostrado numa cena do filme "Meu Japão Brasileiro", de 1965, do cineasta Amácio Mazzaropi. A partir de 1977, a gleba abrigou a 12ª Bateria de Artilharia Antiaérea e, a partir de 1986, com a reativação da atividade com aeronaves na Força Terrestre, as diversas unidades do Comando de Aviação do Exército. O Espaço Cultural seleciona, resgata, preserva e divulga o acervo histórico material e imaterial da Aviação do Exército.
É o guardião da história das Asas da Força Terrestre. Suas salas de exposições têm o objetivo de mostrar, por meio de informações em painéis e objetos, a história do emprego de engenhos aéreos pelo Exército, desde seus primórdios, com o uso de balões cativos por Duque de Caxias na Guerra da Tríplice Aliança (1867), o emprego inédito de aviões, pelo então tenente Ricardo Kirk na Guerra do Contestado (1915), a Aviação Militar (1919 a 1941) e a Aviação do Exército (desde 1986).

Recortes temporais
As instalações do Espaço Cultural apresentam, na sua parte externa, além do estilo arquitetônico original da década de 40, doze painéis confeccionados pelo artista Mauro Godoy, em arte bico de pena, abordando recortes temporais da Aviação Militar e da Aviação do Exército. Na parte interna, ocupando uma área com mais de 200 metros quadrados, há um salão de exposição abordando a Aviação Militar, quatro salas de exposições sobre a Aviação do Exército, reserva técnica, biblioteca, escritório, além de entrada com rampa de acesso e banheiros adaptados a portadores de necessidades especiais.
O acervo é composto por painéis explicativos, maquetes, miniaturas, objetos diversos de valor histórico, uniformes, partes de helicópteros, obras de arte e livros, além de projeções audiovisuais.
Óleo sobre tela por Ten. Valdemar Francischetti
Bico de pena por Mauro Godoy
Entre as obras de arte figuram pinturas: com a técnica de óleo sobre tela, do Tenente Valdemar Francischetti; e, com a técnica de bico de pena, do artista plástico Mauro Godoy.

Visita de voluntários do NINJA
O grupo de voluntários, ao visitar as instalações do Espaço Cultural da Aviação do Exército, conheceu de perto os fatos e elementos da história da aplicação de meios aéreos em apoio à missão do Exército Brasileiro.
Na oportunidade, foi ofertado para a biblioteca do ECAvEx um exemplar do livro “A Jornada Aérea: dos Andes ao Atlântico”, produzido no âmbito do NINJA, retratando o reide Santiago do Chile - Rio de Janeiro, em 1922, conduzido pelo capitão do Exército chileno Diego Aracena e que resultou no primeiro pouso de um avião em Ubatuba (SP), sede do Núcleo, um projeto social promotor de cultura aeronáutica para crianças e jovens . Além disso, os voluntários foram orientados sobre detalhes a serem observados no projeto de otimização do Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba, implantado pelo Núcleo e que deverá ser incrementado com a participação de educadores e entusiastas de aviação.
Após a visita às salas de exposição do ECAvEx, os visitantes foram conduzidos à Alameda dos Pioneiros, onde há o memorial ao Capitão Ricardo Kirk, patrono da Aviação do Exército, integrado inclusive por três helicópteros que remetem à formação dos primeiros pilotos da atual fase de operações de aeronaves no Exército, em unidades da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira.

Saiba mais sobre o ECAvEx: Clique aqui 

Horário de visita:
De segunda a quinta, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Sexta, das 08h30 às 11h30

Ninja-Brasil: versão para a web

sábado, 17 de dezembro de 2022

FAB em Destaque

Mídia da FAB mostra as notícias de 09 a 15/12/22
A edição do FAB EM DESTAQUE de sexta-feira, 16 de dezembro de 2022, traz as principais notícias da Força Aérea Brasileira (FAB), do período de 09 a 15 de dezembro. Entre elas, o primeiro voo de um Comandante da FAB com a Esquadrilha da Fumaça; a cerimônia militar da AFA, que formou 149 novos Aviadores, Intendentes e Infantes; o Dia da Infantaria da Aeronáutica e a passagem de Comando do DECEA. A edição mostra, também, o concerto da Orquestra Sinfônica da FAB, realizado em Brasília (DF) e a formatura dos 100 pilotos na Base Aérea de Natal (BANT).

Ninja-Brasil: versão para a web

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Indústria Aeronáutica

Aviões Embraer E195-E2 e E190-E2 são certificados no Canadá
Os jatos E195-E2 e E190-E2, da família E2 de aviões comerciais da Embraer, receberam a Certificação de Tipo da agência de Transportes e Aviação Civil do Canadá (Transport Canada Civil Aviation – TCCA, na sigla em inglês). As aeronaves já haviam recebido as certificações da ANAC, no Brasil, da FAA, dos Estados Unidos, e da EASA, da Europa, emitidas respectivamente em 2019 e 2018.

50 unidades
A entrega da primeira das cinquenta unidades do jato E195-E2 encomendadas pela Porter Airlines, com sede em Toronto, ocorrerá na sede da Embraer, em São José dos Campos, nos próximos dias. A Porter será também a primeira a operar o E195-E2 na América do Norte. A Porter Airlines encomendou 100 aviões E195-E2 da Embraer, sendo 50 pedidos firmes e 50 direitos de compra. Em 2021, a Porter encomendou 30 unidades do E195-E2, com direitos de compra para mais 50 aeronaves no valor de US$ 5,82 bilhões, a preço de lista, com todas as opções sendo exercidas. Neste ano, a companhia aérea realizou um novo pedido firme para mais 20 aeronaves, avaliado em US$ 1,56 bilhão.

Fonte: Embraer, em 15/12/2022

Ninja-Brasil: versão para a web

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Aviação Civil

Alunos já podem registrar voos como pilotos em comando
Alterações realizadas nos sistemas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) possibilitaram a configuração dos pilotos alunos como possíveis pilotos em comando nos planos de voo de seus voos solo local e de navegação. A alteração começou a vigorar em 1º de dezembro de 2022.

Voo solo
Agora, no momento em que o instrutor de voo do Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC) conceder o endosso de voo solo (local ou navegação), durante o programa de formação de Piloto Privado (PP), o piloto aluno fica automaticamente autorizado a atuar como piloto em comando em seus voos solo. Com essa alteração, o Sistema Decolagem Certa (DCERTA) não irá identificar pendência nos planos de voo dos voos solo de formação de Piloto Privado (PP) quando se definir os pilotos alunos como os pilotos em comando desses voos. Portanto, torna-se obrigatório que, quando da submissão dos planos de voo solo, os pilotos alunos sejam definidos como os pilotos em comando.

Fonte: Anac, em 09/12/2022

Ninja-Brasil: versão para a web

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Amazônia

FAB acompanha voos de pesquisa na Amazônia
A Força Aérea Brasileira (FAB) acompanha um experimento científico inédito na Amazônia, o chamado CAFE-Brazil – Chemistry of the Amazonian Atmosphere-Field Experiment in Brazil. Por dois meses, dezembro de 2022 e janeiro de 2023, a atmosfera amazônica será analisada em detalhes, com um avião especial, um barco da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), medidas na torre ATTO (Amazon Tall Tower Observatory), e um novo radar em Balbina, localizada a cerca de 150 Km ao Norte de Manaus. O experimento CAFE-Brazil é uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a Universidade de São Paulo (USP), e a UEA, tendo do lado alemão a coordenação do Instituto Max Planck de Química.

Processos químicos
Os cientistas pretendem compreender os processos químicos naturais na interação entre a floresta, a atmosfera e o intenso ciclo hidrológico que são acoplados por processos ainda não conhecidos totalmente. Os resultados devem ajudar a explicar como, por exemplo, a floresta influencia no clima da região e os impactos das mudanças climáticas no funcionamento do ecossistema amazônico.

Sobrevoo
Com isso, a FAB recebeu solicitação do Ministério da Defesa para autorizar o sobrevoo, em território nacional, da aeronave alemã HALO (High Altitude and Long Range Research Aircraft). Após análise minuciosa do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), assessorou-se pela continuidade dos aspectos operacionais, relacionados à atividade aérea. Os voos, que cobrirão toda a Amazônia, seguirão padrões definidos para medir perfis verticais do solo à alta atmosfera e com extensos transectos horizontais. O plano também inclui os chamados voos em hélice, durante os quais o HALO irá espiralar de baixas altitudes até uma altitude de 15 quilômetros. As medições de aeronaves serão fundamentais para descobrir como os processos de oxidação atmosférica ocorrem na troposfera acima da floresta amazônica e como eles influenciam a formação e o crescimento de partículas de aerossóis, que são de importância central como núcleos de condensação de nuvens.

Acompanhamento
Para acompanhar o experimento, o COMAE enviou o Major Especialista em Fotografia Edinelson Ferreira de Sena, Doutorando em Geociências Aplicadas, para participar como observador aéreo e analista dos sistemas sensores aeroembarcados, com o propósito de proporcionar a segurança necessária ao cumprimento dos planejamentos e execução dos voos em território nacional. “Ter a oportunidade de conhecer o projeto e vivenciar esse experimento é algo único, pois a ciência é fundamental para definição de estratégias de preservação e conservação da Floresta Amazônica. Além disso, como especialista em Sensoriamento Remoto, considero justo e perfeito colocar em prática metodologias inovadoras de coleta e análise de dados, em prol da ordem e do progresso do Brasil”, finaliza o Major Sena.

Fonte: FAB, em 11/12/2022

Ninja-Brasil: versão para a web

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Aviação Agrícola

Embraer vende mais de 60 aviões agrícolas em 2022
A divisão de aviação agrícola da Embraer atingiu a marca de 63 aeronaves Ipanema 203 vendidas, de janeiro a novembro de 2022, superando o número de 62 aeronaves comercializadas no mesmo período do ano anterior. Lançado em 2015, a nova geração da aeronave acumula alta de pedidos a cada ano. Em 2020 foram vendidas 28 unidades.

Safra de grãos
Um dos fatores impulsionadores da aviação agrícola em 2022 foi a produção recorde de grãos na safra 2021/22, que produziu 271,2 milhões de toneladas, um acréscimo de quase 14,5 milhões de toneladas na comparação ao ciclo anterior, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com a forte atividade de vendas em 2022, a empresa solidifica a posição de liderança do mercado, que encontra no Ipanema 203 a eficiência, produtividade, economia e robustez que o transforma em uma ferramenta essencial para o agronegócio do País. Ao longo de 2023, a aeronave trará ainda novos aprimoramentos em aspectos como ergonomia, manutenção e durabilidade, atendendo às sugestões dos clientes.

Ninja-Brasil: versão para a web

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Carreiras na Aviação

AFA forma 149 novos oficiais Aviadores, Infantes e Intendentes
Momento único! Repleto de emoção, alegria e sensação de dever cumprido. Foi com esse sentimento que após quatro anos de formação, a Academia da Força Aérea (AFA) formou 149 Oficiais, sendo 86 cadetes Aviadores (CFOAV), 45 Intendentes (CFOINT) e 15 de Infantaria (CFOINF) da Força Aérea Brasileira (FAB) e também militares do Peru, de Cabo Verde e de Senegal. A sessão solene foi realizada, no dia 8 de dezembro de 2022, no Pátio de Formaturas da AFA e contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro; do Ministro de Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Oficiais-Generais do Alto Comando e Oficiais da FAB; além de parlamentares e autoridades da cidade de Pirassununga (SP). 

Valores
Ao reforçar valores da Força Aérea Brasileira, como Coragem, Lealdade, Honra, Dever e Pátria, o Comandante da FAB, Tenente- Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, também destacou a esperança e a fé em um futuro melhor para o Brasil, por meio do trabalho que cada um dos oficiais irá desempenhar na instituição. "Para vocês, jovens vitoriosos do Esquadrão Anúbis, é chegada a tão sonhada hora de deixar o Ninho das Águias, para alçar voos cada vez mais altos em busca de novos desafios”, pontuou. Considerado um dos momentos mais especiais realizados pela AFA, a formação de novos oficiais representa, acima de tudo, esperança e a certeza de que a Força Aérea e a população brasileira terão sempre militares treinados e dispostos a manter a missão da Instituição de Defender, Controlar e Integrar. Evidenciando, que, para isso, se faz necessária a formação de Aviadores, Intendentes e Infantes, uma vez que, juntos, aliando conhecimentos, poderão formar a Força Aérea do Futuro.

Esquadrilha da Fumaça
Para encerrar a cerimônia, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) realizou um show de acrobacias pelo céu de Pirassununga! E, em especial, a acrobacia intitulada “break”, foi executada em homenagem à Turma Anúbis.

Fonte: FAB

Ninja-Brasil: versão para a web

domingo, 11 de dezembro de 2022

Especial de Domingo

Um dos fatos marcantes para o setor aeronáutico em 2013 foi a decisão do país de optar pelos caças suecos Saab Gripen NG para equipar a Força Aérea Brasileira. Passados 9 anos desta importante ação, relembramos a cobertura da notícia, com a seleção de conteúdo (2013) do portal G1. 
Boa leitura.
Bom domingo!

Relembrando a escolha brasileira, em 2013, dos caças suecos Gripen
Depois de 15 anos de negociações, o governo brasileiro anunciou na quarta-feira (18/12/13) a compra de 36 caças supersônicos do modelo sueco Gripen, que farão parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com a Aeronáutica, o preço total da aquisição será de US$ 4,5 bilhões, a serem pagos até 2023. Segundo o ministro da Defesa, Celso Amorim, que fez o anúncio, a decisão "foi objeto de estudos e ponderações muito cuidadosas". Outras duas empresas – a norte-americana Boeing e a francesa Dassault – disputavam com a Saab, fabricante do Gripen, o fornecimento dos caças ao Brasil. "A escolha, que todos sabem, foi objeto de estudos e ponderação muito cuidadosa, levou em conta performance, transferência efetiva de tecnologia e custo, não só de aquisição, mas de manutenção. A escolha se baseou no melhor equilíbrio desses três fatores", afirmou o ministro da Defesa, Celso Amorim. Segundo o ministro, a aquisição dos caças não terá "nenhuma implicação" no orçamento da União de 2013 nem no de 2014. Segundo ele, a etapa de discussão do contrato pode demorar entre 10 e 12 meses, e a transferência dos recursos para a empresa sueca só será feita após essa etapa. "[A negociação do contrato] é algo demorado. Implica garantias contratuais de que aquilo que foi ofertado efetivamente ocorrerá", justificou Amorim. Segundo a assessoria de imprensa da Aeronáutica, ainda será negociado no contrato quando será feito o primeiro pagamento. O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, informou que os primeiros aviões chegarão 48 meses depois da assinatura do contrato, prevista para o final de 2014. Assim, o Brasil deverá começará a receber as aeronaves a partir de 2018. Segundo Saito, serão entregues 12 aviões por ano. Saito disse que a transferência de tecnologia será completa e feita diretamente à Embraer, que participará da montagem das aeronaves. "Quando terminar o desenvolvimento, nós teremos propriedade intelectual desse avião, isto é, acesso a tudo", disse Saito. Segundo ele, a brasileira Embraer e a Saab vão atuar em conjunto na transferência de tecnologia e na produção do caça. Segundo ele, outras empresas poderão, posteriormente, participar do projeto.

'Vamos pechinchar'
O comandante da Aeronáutica informou que 80% da estrutura do avião será construída no Brasil. As asas, por exemplo, já estão sendo produzida por uma empresa de São José dos Campos e, segundo o comandante, já com padrão supersônico. Segundo ele, serão mais de 15 empresas envolvidas. Saito esclareceu também que os US$ 4,5 bilhões equivalem a proposta feita pela empresa sueca, mas que, durante a negociação do contrato, o valor pode ser revisto. "Nós vamos pechinchar ao máximo". Ele contou que a presidente Dilma Rousseff o informou da escolha somente na terça-feira (17). "Presidenta, muito obrigado. Eu acho que a Força Aérea e o Brasil ganharam muito com isso", ele relatou ter dito à Dilma quando recebeu a notícia. Ele contou que participa do processo de escolha dos caças desde 1995. "Estou muito feliz de ter perseguido esse objetivo", disse. Segundo ele, todas as empresas foram avisadas ao mesmo tempo da escolha.

Aviões 'à altura'
O ministro Celso Amorim disse que, com a decisão do governo, "em breve, teremos aviões à altura da necessidade de defesa do país". O ministro ressaltou – dentro do acordo de transferência de tecnologia – a abertura do código-fonte de armas, que, segundo ele, permitirá adicionar ao avião armamentos brasileiros. De acordo com o brigadeiro Marcelo Damasceno, chefe da comunicação social da Aeronáutica, os caças Gripen “vão atender às necessidades operacionais da FAB pelos próximos 30 anos”. Segundo ele, as aeronaves ajudarão na defesa aérea do Brasil e serão capazes de promover ataques no solo e no mar. “Ele [o Gripen] permitirá à FAB enfrentar ameaças em qualquer ponto do território nacional com carga plena de armas. O conjunto de conhecimentos e capacitação tecnológicos contribuirá para que a indústria nacional se capacite para a produção de caças de última geração em médio e longo prazo”, disse Damasceno. Em entrevista ao Jornal da Globo, em 2009, o presidente-executivo da Saab, Äke Svensson, explicou porque, para ele, o Gripen é o melhor caça para o Brasil. "Na comparação com os concorrentes, é o mais barato, tem o armamento mais completo, os sistema de controle, detecção e combate mais avançados e – o que só ele faz – pousa até num pedaço de estrada qualquer, de 500 metros, se for preciso", disse.


Estados Unidos
Celso Amorim afirmou que o governo brasileiro tentará, na negociação do contrato final, obter da Suécia o máximo de transferência de conhecimento tecnológico. “Há uma disposição efetiva de transferir essa tecnologia”, afirmou. Amorim foi questionado sobre o fato de a turbina do avião Gripen ser produzida nos Estados Unidos. Como o contrato é feito com a Suécia, essa parte da tecnologia de produção do avião não passaria ao Brasil. O ministro destacou que a turbina é “importante”, mas não é o “coração” da aeronave. “Sabemos que a turbina é norte-americana, mas não é tão sensível em matéria de conhecimento como outras partes do avião. [...] Embora seja uma parte importante, não é do ponto de vista tecnológico o coração do avião”, afirmou. De acordo com o ministro, o fato de o Brasil ter optado por um contrato com a Suécia não prejudica as relações comerciais com os Estados Unidos. “Temos uma boa relação com os Estados Unidos. Diariamente compramos partes para outros aviões. Não há nenhum temor.”

A disputa
A notícia de que a compra seria anunciada na tarde desta quarta (18), foi dada pela presidente Dilma Rousseff em discurso durante almoço com oficiais das Forças Armadas no Clube Naval da Marinha, em Brasília. Três países disputavam a venda das aeronaves ao Brasil – Estados Unidos, com caças de modelo F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing; Suécia, com o Gripen, da empresa Saab; e França, com os jatos Rafale, da companhia Dassault. Na semana passada, o presidente da França, François Hollande, chegou a conversar com a presidente Dilma Rousseff sobre o andamento das negociações, em visita de Estado que fez ao Brasil. O presidente da empresa francesa Dassault compôs a comitiva de Hollande. No entanto, segundo fontes do governo, o preço das aeronaves francesas foi considerado elevado. Já as negociações com os Estados Unidos ficaram estremecidas após as notícias de que o governo norte-americano teria espionado comunicações da presidente Dilma Rousseff, ministros e assessores. Dilma chegou a cancelar uma visita de Estado que faria a Washington, em setembro deste ano, após as denúncias. A notícia dos atos de espionagem foi divulgada pelo jornalista Glenn Greenwald com base em documentos vazados por Edward Snowden, ex-agente da NSA, agência norte-americana de inteligência.

O programa
Iniciado em 1998 no governo Fernando Henrique Cardoso, o projeto FX previa a compra de 12 supersônicos com a transferência de tecnologia do fabricante para a Força Aérea Brasileira (FAB), que culminaria em um total de 120 unidades fabricadas no Brasil. Devia ser assinado até 2004, quando terminava a validade das propostas. Mas a decisão foi adiada para o governo Luiz Inácio Lula da Silva, que, no lugar do FX, lançou o programa FX-2. O projeto de compra e transferência de tecnologia chamado FX-2 foi lançado em 2008. O custo estimado no mercado é de até US$ 6,5 bilhões. Os novos aviões substituirão os Mirage, cuja aposentadoria está prevista para o próximo dia 31. Em 2009, Brasil e França chegaram a anunciar a compra dos caças Rafale, da francesa Dassault. Depois, o governo brasileiro voltou atrás. O programa FX-2 prevê a compra de 36 aeronaves de combate, domínio do sistema de armas, parcerias com empresas brasileiras, acordos de cooperação técnico-operacional e a transferência de tecnologia para que o Brasil ganhe condições de produzir pelo menos parte do avião no país.

Fonte: G1 (dezembro/2013)

Ninja-Brasil: versão para a web

sábado, 10 de dezembro de 2022

FAB em Destaque

Vídeo traz as notícias da FAB entre 02 e 08/12/2022
A edição da revista eletrônica FAB EM DESTAQUE de sexta-feira, 09 de dezembro de 2022, traz as principais notícias da Força Aérea Brasileira (FAB), do período de 02 a 08 de dezembro. Entre elas, o vídeo em homenagem ao Dia do Serviço de Saúde da Aeronáutica; a publicação da nova edição da revista Aerovisão, com reportagens especiais; a promoção de Oficiais-Generais, que se apresentaram ao Presidente da República e, ainda, a participação da FAB na 7ª Mostra BID Brasil, que aconteceu em Brasília (DF).

Ninja-Brasil: versão para a web

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Espaço

FAB lançará foguete sul-coreano com carga brasileira
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e a empresa sul-coreana INNOSPACE assinaram, no início de 2022, um acordo de parceria com o objetivo de realizar o lançamento do foguete HANBIT-TLV e o ensaio em voo da carga útil SISNAV, operação que demonstra a capacidade nacional em desenvolver tecnologias espaciais e lançar foguetes, endossando o compromisso do Brasil com a manutenção da soberania do espaço aéreo. A campanha de lançamento, nomeada Operação Astrolábio, ocorrerá a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), unidade subordinada à FAB. O HANBIT-TLV é um lançador de satélites que mede 16,5 metros e pesa 8,4 toneladas. O foguete, desenvolvido pela empresa INNOSPACE, utiliza um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia híbrida, ou seja, com propulsores à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas, o que proporciona composição química estável, fabricação mais rápida e de menor custo.

Experimento brasileiro
"A INNOSPACE está muito orgulhosa de todo o trabalho realizado até aqui, pois foram muitos meses de estudo, planejamento e preparo das equipes. Essa Operação será marcada pela sinergia, esforço e pioneirismo. Entraremos para a história do Programa Espacial”, comentou o Diretor de Negócios da INNOSPACE do Brasil, Élcio Jeronimo de Oliveira. O veículo é equipado com a carga útil denominada Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvida pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o qual faz parte do DCTA. O SISNAV é um experimento tecnológico brasileiro essencial para a navegação autônoma de foguetes, que permitirá ao Brasil um grande passo em direção à independência no desenvolvimento de veículos para lançamentos de satélites de todos os tipos. O Projeto SISNAV está inserido dentro do Sistema de Navegação e Controle (SISNAC), previsto para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) da FAB, focado em órbitas baixas no chamado New Space.

New Space
Antigamente, os satélites eram maiores e, ao serem lançados, ficavam em órbitas altas durante longos períodos. A chegada do New Space revolucionou o mercado espacial. Trata-se de um conceito que prioriza o lançamento de satélites menores e mais leves, planejados para orbitarem por períodos mais curtos em órbitas mais baixas, o que diminui a necessidade de grandes áreas e ainda permite o uso de foguetes menores para realizar a operação.
Neste sentido, o CLA emerge com um grande potencial, tendo sua agenda à disposição das empresas do mundo todo. Outra vantagem do New Space é a participação de pequenas empresas de inovação, sendo muitas startups, potencializando o desenvolvimento de pesquisas espaciais devido à constante atualização das tecnologias envolvidas e o seu baixo custo.

Operação Astrolábio
“A Operação Astrolábio é o resultado de uma integração inédita extremamente relevante para o nosso país e para o mundo. Por meio dessa parceria, fortaleceremos e capacitaremos a indústria nacional em tecnologias aeroespaciais e de defesa com valor agregado e de alto nível”, explicou o Diretor do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar, Maurício Augusto Silveira de Medeiros. No que se refere à segurança da Operação, o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal, reforça que a trajetória do veículo não passará por áreas habitadas e os pontos de impacto do propulsor e da carga útil, que caem no Oceano Atlântico, ocorrerão a mais de 50 km da costa, não oferecendo perigo à população ou prejuízos ambientais.

Oportunidade ímpar
“A área de impacto é interditada para navegação por meio de aviso aos navegantes e notificações para as aeronaves, evitando assim o sobrevoo. Além disso, a FAB também presta suporte com aeronaves de patrulha, desenvolvendo um trabalho de esclarecimento da área de impacto para certificar que não exista nenhuma embarcação em risco. A Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira, por meio do CLA, também orientam os pescadores das vilas próximas, bem como os navios que transitam no porto, sobre a existência da operação. Toda e qualquer atividade relacionada ao lançamento (manuseio do lançador, preparação, montagem e testes do veículo, bem como seu lançamento) é executada de acordo com normas internacionais de segurança, como descrito no Manual de Segurança Operacional do Centro e com planos de emergência associados”, pontuou o Diretor do CLA. Além do IAE, outros institutos do DCTA também foram envolvidos na missão, como o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsável pela análise da conformidade do veículo às regras de operação definidas pelo Regulamento Espacial Brasileiro, além da conferência de todos os elementos críticos do projeto, de modo a garantir a segurança operacional em solo e segurança de voo (trajetória e dispersão do ponto de impacto) sem a ocorrência de danos. "Estamos diante de uma oportunidade ímpar, pois essa missão promove o desenvolvimento técnico e operacional das equipes envolvidas no que tange à tecnologia de propulsão híbrida, avaliação do desempenho em voo do SISNAV e sistemas de rastreio, transmissão e recebimento de dados. Dessa forma, fortalecemos o Programa Espacial Brasileiro, mostrando ao mundo a capacidade do Brasil de desenvolver tecnologias aeroespaciais, valorizando a indústria nacional”, concluiu o Coordenador Geral da Operação, Coronel Aviador Rodrigo José Fontes de Almeida.

Fonte: FAB, em 07/12/2022

Ninja-Brasil: versão para web