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sábado, 12 de abril de 2025

Aerodinâmica

Forças básicas que atuam no avião
São quatro as forças básicas da aerodinâmica que atuam numa aeronave: sustentação, peso, empuxo e arrasto.

Para um avião voar em linha reta e nivelado o empuxo deve ser igual ao arrasto e a sustentação igual ao peso. Se o empuxo aumentar e superar a força de arrasto, o avião acelera.

Se a sustentação for maior que o peso, o aparelho sobe.

SUSTENTAÇÃO - Sustentação é a força aerodinâmica que mantém um avião no ar. Ela é conseguida, basicamente, pelo vento relativo, provocado pelo movimento da aeronave.

PESO – Peso é a força gravitacional sofrida por um corpo. Dos livros e aulas de Física temos a relação que peso é igual a massa pela aceleração da gravidade (P = m.g). Esta força em um Boeing 747 de 395 toneladas pode ser anulada, se a sustentação for igual ou maior e, em consequência, ele voa.

EMPUXO - O empuxo é uma força aerodinâmica que deve ser criada para que o avião supere o arrasto Os aviões geram empuxo usando hélices, motores a jato ou foguetes.

ARRASTO - O arrasto é uma força de resistência ao movimento de um objeto num fluido, como o ar ou a água. Por exemplo, para reduzir o arrasto, logo após a decolagem, um avião com trem de pouso retrátil o recolhe para dentro da fuselagem.

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sexta-feira, 11 de abril de 2025

FAB em Destaque

Revista eletrônica da FAB com as notícias de 4 a 10 de abril
O FAB em Destaque desta sexta-feira (11/04) traz as principais notícias da Força Aérea Brasileira (FAB) de 04 a 10 de abril. Esta edição destaca a realização da Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM) e o lançamento do primeiro episódio do documentário “LINCE: Controlar para Defender”, em comemoração ao Dia do Controlador de Operações Aéreas Militares, ambos realizados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). A edição desta semana destaca, ainda, a 1ª Reunião de Gestores da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), que tem como objetivo promover orientações e instruções relacionadas ao Programa de Trabalho Anual de 2025, e o intercâmbio internacional realizado pelo Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica (CDCAER) que reuniu especialistas em Operações de Defesa Cibernética das Forças Armadas do Brasil e a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Fonte: FAB

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quinta-feira, 10 de abril de 2025

Biblioteca NINJA

Livro “Vou Ali. Já volto” narra a histórica travessia do Atlântico em voo com o avião Jahú
A espetacular jornada do voo do avião Jahú, em 1927, com a primeira tripulação 100 % brasileira a cruzar o Atlântico Sul, é o tema do livro “Vou ali. Já volto: o voo transatlântico do avião Jahú”. Preparado por Cesar Rodrigues e editado pelo Instituto Salerno-Chieus, o livro foi lançado em 2017 para comemorar os 90 anos da travessia “da grande lagoa” (como os pilotos, de ontem e de hoje, tratam o traslado sobre o Oceano Atlântico) pelos pioneiros: João Ribeiro de Barros (comandante), João Negrão (copiloto), Newton Braga (navegador) e Vasco Cinquini (mecânico). A bordo do Savoia-Marchetti S-55 chamado de Jahú, em homenagem à terra natal de Ribeiro de Barros, Jaú (SP), o histórico voo dos brasileiros foi marcado por festas, expectativas, dificuldades, sabotagens, panes e até pela doença malária de Ribeiro de Barros. O título do livro remete à declaração do comandante ao deixar o Brasil para buscar o S-55 em fábrica da Itália e iniciar o reide em Gênova: “Vou ali. Já volto”. As frases do seu lema foram ostentadas nos dois botes formadores da fuselagem do avião Jahú.

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quarta-feira, 9 de abril de 2025

Carreiras na Aviação

Inscrições abertas para o Exame de Admissão à Academia da Força Aérea

AFA terá oportunidade para mulheres na Infantaria
pela primeira vez

As inscrições para o Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria (CFOAV-INT-INF/2026) da Aeronáutica para o ano de 2026 estão abertas no período de 07/04/2025 a 28/04/2025 (até as 9h do último dia, horário de Brasília) e deverão ser realizadas no site (←clique). São 50 vagas no total, destinadas a candidatos de ambos os sexos, incluindo também, pela primeira vez para as candidatas, o Curso de Infantaria (CFOINF). Para participar do Exame de Admissão, o candidato deve ser voluntário e estar ciente de todas as condições previstas nas Instruções Específicas (←clique) do Exame. Para ser habilitado à matrícula no Curso, o candidato não pode ser menor de 17 (dezessete) anos e nem completar 23 (vinte e três) anos de idade até 31 de dezembro de 2026 e ter concluído, na data da Concentração Final do Exame, o Ensino Médio, além de outras exigências previstas nas Instruções Específicas. O processo seletivo é composto de Provas Escritas (língua portuguesa, língua inglesa, matemática, física e redação), Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar (para candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas aos negros) e Validação Documental.
Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), no dia 11/01/2026, para matrícula e início do Curso, que tem duração de 4 anos. Após a conclusão do Curso com aproveitamento serão nomeados Aspirantes a Oficial da Aeronáutica e designados para Organizações Militares do COMAER.

Fonte: Agência Força Aérea

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terça-feira, 8 de abril de 2025

Mulheres na Aviação

ANESIA PINHEIRO MACHADO

Anesia Pinheiro Machado nasceu em 5 de junho de 1902, em Itapetininga, interior de São Paulo, e foi a primeira mulher a trabalhar como aviadora no Brasil.

Aos 19 anos começou a estudar para voar.

Em abril de 1922 recebeu o seu brevet internacional Nº 77, da Federação Aeronáutica Internacional(FAI), pelo Aeroclube do Brasil.

Aos 20 anos, Anesia realizou seu primeiro voo, São Paulo/Rio de Janeiro, como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil.

A viagem foi realizada em um monomotor Caudron G.3, batizado de Bandeirante, o mesmo em que aprendeu a voar.

Ela viajou por quatro dias.

Anesia voava, no máximo, uma hora e meia por dia, quando tinha que pousar para reabastecimento e revisão da aeronave.

Chegando à cidade maravilhosa foi recebida por Santos Dumont.

Ele presenteou Anesia com uma medalha de ouro, réplica de uma que ele próprio havia recebido da Princesa Isabel.

Anesia se afeiçoou ao presente e carregava sempre consigo ao longo de toda sua vida, era seu amuleto de boa sorte.

Durante a guerra, em 1943, convidada pelo governo dos Estados Unidos, Anesia para lá se mudou, realizando um curso avançado de aviação, tornando-se a primeira e única aviadora brasileira a receber tal convite.

Fez ainda, com sucesso, viagens como a travessia da Cordilheira dos Andes e uma transcontinental pelas três Américas.

Morreu aos 97 anos, em 10 de maio de 1999, em Brasília.

A urna com suas cinzas está depositada no Museu de Cabangu, na cidade de Santos Dumont, MG.

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segunda-feira, 7 de abril de 2025

Aviação Militar

Reunião anual reúne controladores militares para simulações de defesa aérea em São José dos Campos (SP)
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) realizam, de 6 a 11 de abril, a Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM), no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

Coordenada pela Divisão de Operações Militares (DOPM) do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, a reunião tem como objetivo treinar os militares no cumprimento das ações de defesa aeroespacial, em um cenário tático, fictício e dinâmico, com foco na vigilância do espaço aéreo e em situações de conflito.

O exercício operacional também tem como finalidade proporcionar que o controlador de tráfego aéreo aplique todo o conhecimento, as táticas e as técnicas em um ambiente com diversos eventos necessários para sua atuação em prol da defesa aérea.

Participam do treinamento os Centros de Operações Militares (COpM) dos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III e IV), o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), com seus esquadrões subordinados, e o Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAv – Esquadrão Guardião).

Durante a programação, serão realizados exercícios operacionais que incluem interceptação de tráfego ilícito, treinamento de conflito e simulação de voo, além de maratona intelectual e competição esportiva.

Fonte: AEROIN / Por Juliano Gianotto, com informações do DECEA

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domingo, 6 de abril de 2025

Especial de Domingo

Em abril de 1943 saía da linha de montagem o primeiro avião Paulistinha, que tanto contribuiu para a formação de muitas gerações de pilotos. O Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA registra novamente a síntese desta grande história.
Boa leitura.
Bom domingo!

O avião Paulistinha


O interesse do empresário paulista Francisco Pignatari pela aviação data do final da década de 1930, quando ajudou o projetista italiano L. Bresciani na construção de dois protótipos.

Em fins de 1940, a Laminação Nacional de Metais, uma das empresas do Grupo Pignatari, criou uma divisão de aviação e passou a produzir planadores. A boa recepção dos planadores no meio aeronáutico encorajou Pignatari a criar uma empresa de construção de aviões.

Assim, em agosto de 1942, surgiu a Companhia Aeronáutica Paulista - CAP. Além de toda a estrutura industrial herdada do Grupo Pignatari a CAP associou-se ao IPT de São Paulo e passou a trabalhar no projeto do avião IPT-4, renomeado CAP-1 "Planalto" e nos seus derivados, o CAP-2, o CAP-3 e o CAP-3A. Mas o projeto de maior sucesso comercial foi o CAP-4 "Paulistinha".

O projeto do Paulistinha baseou-se na aeronave EAY-201 Ypiranga (foto abaixo), cujos direitos de fabricação, pertencentes à Empresa Aeronáutica Ypiranga, foram adquiridos.


Novamente com a ajuda de técnicos do IPT, o projeto foi revisto e em 2 de abril de 1943 o primeiro exemplar deixou as linhas de montagem.

O Paulistinha foi produzido em três versões, sendo que o modelo CAP-4A era a versão de instrução com 777 unidades produzidas. As outras duas versões eram o CAP-4B, capaz de transportar uma maca (somente dois protótipos produzidos), e o CAP-4C "Paulistinha Rádio" para regulagem de tiro de artilharia (um protótipo construído).

Além das suas boas qualidades aeronáuticas, o sucesso comercial do Paulistinha deveu-se também à Campanha Nacional de Aviação, um movimento criado em 1941 para levantar recursos para a compra de aeronaves de instrução de fabricação nacional, visando sua distribuição aos diversos aeroclubes do Brasil.


O Paulistinha era robusto, de pilotagem simples e manutenção fácil. Por ser de construção simples, a CAP chegou a fabricar um Paulistinha por dia em 1943, no auge de sua fabricação, que encerrou em 1948. Com exceção dos motores, que vinham dos EUA, praticamente todos os demais itens eram de fabricação nacional.

Em 1955 a Sociedade Construtora Aeronáutica Neiva adquiriu os direitos de fabricação do Paulistinha, bem como alguns gabaritos e todas as plantas do modelo CAP-4. O projeto foi ligeiramente modificado e rebatizado de Paulistinha 56. Mais de 240 exemplares foram fabricados nessa "segunda vida".

A Marinha do Brasil adquiriu apenas uma única aeronave para emprego geral e instrução em 1962. Não se conhecem maiores detalhes da aeronave, mas acredita-se que a mesma tenha sido uma das fabricadas pela Neiva da década de 1950. Passou para a FAB em 1965, onde não recebeu matrícula.



O esquema de cores e indicativos visuais mostrado acima baseia-se no padrão adotado pela MB no início da década de 1960 para aeronaves de instrução.


A FAB usou 20 aeronaves Neiva 56C Paulistinha para reconhecimento e observação com a designação L-6 e O-6 e foram utilizadas no período de 1959 até 1974.

E s p e c i f i c a ç õ e s


Origem: Brasil (Companhia Aeronáutica Paulista)

Dimensões:
Comprimento: 6,71 m; Envergadura: 10,67 m; Altura: 2,10 m; Superfície Alar: 17,00 m².

Pesos:
Vazio: 320 kg; Máximo na decolagem: 535 kg.

Motores: um motor ContinentalA-65-8 de 4 cilindros em linha, desenvolvendo 65 HP, refrigerado a ar.

Desempenho:
Velocidade máxima: 160 km/h; Razão inicial de subida: 240 m/min; Teto de serviço: 3.800 m; Autonomia: 4 h.

Tripulação: dois tripulantes em tandem

Fonte: Café Modelismo

Saiba mais: Blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação-NINJA em 2/5/10, 3/5/10, 23/5/10, 4/7/10.

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sábado, 5 de abril de 2025

FAB em Destaque

Revista eletrônica da FAB com as notícias de 28/3 a 3/4 
O FAB em Destaque desta semana traz as principais notícias da Força Aérea Brasileira (FAB) de 28 de março a 03 de abril. Nesta edição você confere a abertura do Processo Seletivo para profissionais de nível superior que desejam prestar serviço militar voluntário temporário em 2025/2026 e o início das inscrições, no dia 07/04, para o Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria, com início em 2026. Pela primeira vez, mulheres poderão concorrer ao curso de Infantaria. A revista digital traz ainda a participação da FAB na LAAD Defence & Security 2025, a maior e mais importante feira de Segurança e Defesa da América Latina, que aconteceu de 1º a 04/04 no Rio de Janeiro (RJ).

Fonte: FAB

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sexta-feira, 4 de abril de 2025

Notaer

Confira a nova edição do Jornal Notaer!
Nesta edição do Notaer, é celebrado o Dia do Especialista de Aeronáutica, comemorado em 25 de março, e o protagonismo feminino na instituição, que tem conquistado cada vez mais espaço. Registra-se, também, os 60 anos do Esquadrão Gordo, referência em missões de transporte e reabastecimento, além do Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (EXOP IVR 2025), que aprimorou a interoperabilidade das tropas das Forças Armadas. Outro marco importante foi a mudança de subordinação da Base Aérea de Florianópolis para o DECEA, reforçando sua atuação estratégica. Por fim, a celebração dos 50 anos do caça F-5 Tiger II, uma aeronave fundamental para a defesa do espaço aéreo brasileiro. Confira essas e outras notícias aqui. Boa leitura!

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet

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quinta-feira, 3 de abril de 2025

Embraer

Força Aérea Portuguesa se junta aos estudos da Embraer e Força Aérea Brasileira para equipar KC-390 com IVR
A Força Aérea Portuguesa (FAP) acordou oficialmente sua intenção de se juntar à Embraer, líder global na indústria aeroespacial, e à Força Aérea Brasileira (FAB) em estudos colaborativos para identificar possíveis adaptações ao atual transporte aéreo tático multimissão KC-390 Millennium para realizar missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR). O anúncio ocorreu em 1/4/2025, numa cerimônia durante a LAAD Defence & Security e contou com a presença do General João Cartaxo Alves, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa; o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira; Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer; e Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. Durante a cerimônia, foi apresentada uma imagem conceitual do sistema modular de missão IVR roll-on/roll-off atualmente em desenvolvimento. Esta solução permitirá que o KC-390 execute missões IVR, mantendo todas as suas capacidades multimissão. "O trabalho colaborativo com a Embraer está evoluindo de forma eficiente e estruturada, permitindo uma avaliação abrangente do KC-390 Millennium para as necessidades atuais e futuras da Força Aérea Brasileira. Vemos um grande potencial da aeronave para missões IVR e de patrulha marítima. A Força Aérea Brasileira dá as boas-vindas à Força Aérea Portuguesa por participar deste estudo, trazendo seu conhecimento e experiência para aprimorar a solução potencial", disse o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira. "Estamos muito satisfeitos com a decisão da Força Aérea Portuguesa de participar nos estudos para esta nova aplicação do KC-390 Millennium. Desde o início do programa, nossos parceiros brasileiros e portugueses têm sido cruciais para tornar o programa KC-390 um sucesso operacional e técnico inegável", disse Bosco da Costa da Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. Apoiados em características já presentes no KC-390 Millennium, como sua flexibilidade, robustez, equipamentos de comunicação e autoproteção de última geração, os estudos apontaram diversas possibilidades e soluções para a integração de novos sistemas de missão, sensores, estações de trabalho e armas, além de atender às expectativas operacionais das Forças Aéreas Portuguesa e Brasileira. Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o KC-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação acumula uma taxa de conclusão de missão de mais de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional em sua categoria. Esta aeronave revolucionária foi selecionada por 10 forças aéreas em todo o mundo, incluindo muitos membros da OTAN. Mais recentemente, Suécia e a Eslováquia escolheram o KC-390 Millennium como sua nova aeronave de transporte tático. Até agora, o KC-390 foi escolhido pelo Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não revelado.

Fonte: Embraer

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quarta-feira, 2 de abril de 2025

Veteranos

Veteranos da Turma Contacto 1965 retornam à EPCAR

A Turma Contacto 1965 é a maior turma de veteranos da `Nascente do Poder Aéreo`. Os ex-alunos voltaram à instituição em Barbacena para celebrar 60 anos de ingresso

Sessenta anos após ingressarem na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), veteranos da maior turma da "Nascente do Poder Aéreo" voltaram à instituição em Barbacena (MG) entre os dias 27 e 29/03/2025. A Turma Contacto 1965 iniciou o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) com 491 alunos. Destes, 17 alcançaram o Generalato.
O retorno à EPCAR foi um momento de nostalgia e celebração. "Eu costumo dizer que minha turma teve o melhor segundo grau que se poderia ter no Brasil naquela época. Com os métodos de ensino da EPCAR, tivemos uma verdadeira high school", afirmou o Oficial-General mais antigo presente no encontro, Tenente-Brigadeiro do Ar Cleonilson Nicácio Silva.
A qualidade do ensino da EPCAR permanece um destaque nacional. Em 2023, a escola conquistou o primeiro lugar entre as instituições públicas de ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Durante uma palestra aos veteranos, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, enfatizou a permanência dos valores da instituição. "Formamos aqui os líderes de uma Força pujante", concluiu. Para o representante do Encontro da Turma Contacto 1965, Coronel Rosa dos Santos, rever as instalações e reencontrar amigos foi emocionante. "Amizades de 60 anos se confundem com a própria vida. Não há como separar uma da outra, nem como separar um do outro. A cada instante, relembramos memórias que marcam nossa trajetória", destacou.
O nome "Contacto" foi inspirado no refrão do Hino dos Aviadores: "Contacto! Companheiros! Ao vento, sobranceiros!". A turma formou centenas de Oficiais Aviadores, bem como Oficiais de Infantaria e Intendência da Força Aérea Brasileira (FAB), além de integrantes da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e das Forças Auxiliares.
O próximo encontro está marcado para a comemoração dos 65 anos de ingresso na EPCAR. "Nosso ingresso na Escola Preparatória foi o momento mais importante de nossa trajetória. Foi a base não apenas de nossa profissão, mas de nossas vidas. Nós, militares, somos diferentes porque temos a missão de servir ao País", disse o Tenente-Brigadeiro Nicácio.

Ato Histórico
Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a homenagem ao Capitão Aviador Vanderlei Leão Taketani, realizada durante a parada diária dos alunos no dia 27/03. Ex-aluno da turma 65/362, ele pilotou um helicóptero da FAB no resgate de vítimas do incêndio do edifício Joelma, em São Paulo (SP), em 1974. Ao lado de outro Aviador, salvou mais de 240 pessoas em três horas de operação. "Ao chegarmos, encontramos um caos. Não sabíamos o que ia acontecer. Sobrevoei a área e notei que o prédio da Câmara Municipal, ao lado do Joelma, tinha quatro para-raios. Pousei lá e usamos o helicóptero da FAB para retirar as pessoas e levá-las para o heliponto da Câmara, pois helicópteros menores não poderiam operar devido às altas temperaturas", relatou o Capitão Taketani. Apesar das condecorações recebidas pelo feito, ele destacou que a maior honraria foi o reconhecimento de seus antigos colegas da EPCAR, que lhe entregaram uma placa de homenagem. "Recebi a Medalha Santos Dumont, mas nada se compara à emoção deste momento, 60 anos após iniciar minha vida militar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar", afirmou emocionado.

Fotos: Sargento Domingos / EPCAR

Fonte: EPCAR, por Aspirante Amanda

Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

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terça-feira, 1 de abril de 2025

Efemérides Aeronáuticas - Abril

O INCAER - Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica destaca uma frase do Ten.-Brig.-do-Ar Joelmir Campos de Araripe Macedo, ex-Ministro da Aeronáutica e ex-Conselheiro do INCAER, falecido em 12 de abril de 1993: “A História não é um somatório de fatos, mas, antes, um legado de experiências. Conhecê-la é reunir dados que os números não contam, é entender os erros para não repeti-los, é, enfim, uma forma de preparar-se para o futuro”. Com este pensamento, mais uma vez, o Blog do Ninja reproduz as datas marcantes de ABRIL, estimulando o estudo, a pesquisa.

1709
O Padre brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão dirigiu uma petição ao Rei D. João V, contendo uma extraordinária visão do futuro da navegação aérea. (20 de abril)

1911
Foi brevetado na pilotagem de aviões, na Escola Militar de Aviação de Étampes na França, o primeiro aviador militar brasileiro, o Primeiro-Tenente de Marinha Jorge Henrique Möller. (29 de abril)

1912
O aviador brasileiro Edu Chaves fez a primeira tentativa para realizar o reide aéreo São Paulo-Rio de Janeiro, utilizando um avião Blériot. Nesse dia, Edu Chaves decolou de São Paulo e pousou em Guaratinguetá para reabastecer o seu avião. Prosseguindo no voo, no mesmo dia, teve uma pane na altura de Mangaratiba e desceu no mar. (28 de abril)

1913
Pela primeira vez um presidente da República do Brasil voou. O Presidente Marechal Hermes da Fonseca realizou um voo sobre a Baía de Guanabara num pequeno hidroavião Curtiss pilotado pelo aviador norte-americano David H. Mc Cullogh. (15 de abril)

1917
O Presidente Wenceslau Brás visitou a Escola de Aviação Naval, na companhia de Alberto Santos-Dumont. O Presidente voou num hidroavião pilotado pelo Tenente Antonio Augusto Schorcht e Santos-Dumont num outro hidroavião pilotado pelo Tenente Virginius De Lamare. (2 de abril)

1919
Aprovado pelo Aviso nº 71 o primeiro Regulamento da Escola de Aviação Militar. Na ocasião, dois aviões da Escola realizaram o reide Rio de Janeiro (Campo dos Afonsos)-São Paulo, tendo descido no Campo de Guapira, no bairro de Sant’Ana. Um dos aviões, um Sopwith, era pilotado pelo aviador francês Étienne Lafay, e tinha como passageiro o Coronel Magnin; o outro, um Nieuport, era pilotado pelo aviador francês Edouard Verdier e levava como passageiro o Tenente Bento Ribeiro. (28 de abril)

1922
Brevetadas as primeiras aviadoras brasileiras: Thereza di Marzo e Anesia Pinheiro Machado. (8 de abril)

1931
Foi criado no Ministério de Viação e Obras Públicas, pelo Decreto nº 19.902, o Departamento de Aeronáutica Civil. (22 de abril)

1934
Pelo Decreto Estadual nº 6.375, foi criado, em São Paulo, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que realizou estudos sobre madeiras para a Aviação e construiu alguns protótipos de aviões e motores. (3 de abril) 

1936
Chegou ao Rio de Janeiro (Santa Cruz) o dirigível alemão “Hindenburg”, realizando sua primeira viagem à América do Sul. (4 de abril)

1939
O primeiro radiofarol para a Navegação Aérea começou a funcionar no Aeroporto Santos-Dumont.

1943
Saiu das linhas de montagem da Companhia Aeronáutica Paulista, em Utinga, São Paulo, pertencente ao “Grupo Pignatari”, o primeiro avião “Paulistinha” CAP-4. Entre agosto de 1942 e o encerramento das atividades da Companhia Aeronáutica Paulista, em 1949, 777 aviões “Paulistinha” foram construídos. (2 de abril)

1945
O Decreto-Lei nº 7.454 criou, na Força Aérea Brasileira, as Medalhas “Cruz de Bravura”, “Cruz de Aviação”, “Cruz de Sangue” e “Medalha da Campanha da Itália”. (10 de abril)

O 1º Grupo de Aviação de Caça Brasileiro, no auge de sua atividade na Campanha da Itália, cobriu-se de glórias e obteve o máximo de resultados. Todos os anos, nesse dia, a Força Aérea Brasileira comemora o "Dia da Aviação de Caça". (22 de abril)

1946
Decolou do Rio de Janeiro um avião quadrimotor Lockheed “Constelation” da Panair do Brasil, inaugurando a primeira Linha aérea transatlântica da Aviação Comercial brasileira para a Europa. Os pontos de escala eram: Recife, Dakar, Lisboa, Paris e Londres. (3 de abril)

1947
Foi formada, com sede em Montreal, Canadá, a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), de que o Brasil é membro. (4 de abril)

1948
Pelo Decreto nº 24.749 foi aprovado o Regulamento para o “Serviço de Investigação de Acidentes Aeronáuticos”. (5 de abril)

1949
Foi aprovado o Regulamento para concessão da medalha de "Campanha no Atlântico Sul", por meio do Decreto nº 26.550. (04 de abril)

1951
Foram aprovadas as Instruções para a organização e o funcionamento do Curso de Tática Aérea, pela Portaria nº 165. (03 de abril)

1952
Duzentos e setenta e cinco aviões de turismo brasileiros, sob o patrocínio da “União Brasileira de Aviadores Civis”, realizaram a grande “Revoada Ministro Salgado Filho”, partindo de vários pontos do Brasil e voando até Uruguaiana e daí até ao Aeroporto de San Juan, na cidade de Buenos Aires. (13 a 15 de abril)

1954
Foi concedida à "Swissair" Sociét Anonyme Suisse pour La Navegation Aérenne, com sede em Zurique, Suíça, autorização para funcionar na República, por meio do Decreto nº 35.322, como também ficou entendido que o exercício efetivo de qualquer atividade relacionada com o serviço de transporte aéreo dependerá de concessão prévia do Ministério da Aeronáutica, de acordo com o que prescreve o Decreto-lei nº 2.961, de 20 de janeiro de 1941. (5 de abril)

Foi permitido o uso da medalha Marechal Thaumaturgo de Azevedo nos uniformes militares, por intermédio do Decreto nº 35.326.(05 de abril)

1956
O Ministro da Aeronáutica autoriza o funcionamento da Escola de Aperfeiçoamento e Preparação da Aviação Civil (EAPAC), pela Portaria nº 199. (12 de abril)

1958
Foi criada a Seção Coordenadora de Programa de Assistência e Defesa Mútua para a Aeronáutica (Sec PADM-Aer), pela Portaria nº 378 GM-2. (07 de abril)

1961
Foi ativado o Comando do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), através do Aviso nº 23-GM3. (27 de abril)

1983
Criação do Grupo Executivo para Implantação do Campo de Provas de Cachimbo (GEICAMP), por meio da Portaria nº C-024/GM3, à época subordinado ao Centro Técnico Aeroespacial (CTA). (06 de abril)

1986
O presidente norte-americano Ronald Reagan homenageou o Primeiro Grupo de Aviação de Caça da FAB, conhecido como “Senta a Púa”, que participou da Segunda Guerra Mundial, com a mais alta condecoração dos Estados Unidos para atos de bravura, conhecida como: Citação Presidencial de Unidade (Presidential Unit Citation). (mês de abril)

1995
Foi implantado o Sistema de Educação Física e Desportos da Aeronáutica (SISEFIDA), criado pela Portaria Ministerial nº 413/GM-3, que estabeleceu a estruturação de um plano de condicionamento físico da Força Aérea Brasileira, culminando com a melhoria do bem estar do efetivo militar e da sua operacionalidade. (19 de abril)

Fonte: INCAER

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