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terça-feira, 31 de dezembro de 2019
segunda-feira, 30 de dezembro de 2019
KC-390 Millennium
KC-390 obtém sucesso em teste ao lançar cargas pesadas
A aeronave de transporte multimissão de nova geração Embraer KC-390 Millennium concluiu com sucesso a campanha de testes de lançamento de cargas por gravidade e de cargas pesadas por extração com emprego dos métodos CDS (do inglês Container Delivery System) e LVAD (Low Velocity Air Drop), respectivamente.
O KC-390 Millennium possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo no compartimento de carga totalmente automatizado, em que um único mestre de carga (loadmaster) pode executar todas as atividades, reduzindo a carga de trabalho e incrementando a consciência situacional. Para os pilotos, um sistema chamado CCDP (Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento de carga para melhor precisão no cumprimento da missão. Ambos os sistemas foram desenvolvidos pela Embraer.
Cooperação
Os testes, conduzidos pela Embraer em cooperação com a Força Aérea Brasileira e o Exército Brasileiro, foram realizados nas instalações do Exército dos Estados Unidos, em Yuma Proving Ground, no Arizona (EUA). As principais realizações da campanha de testes foram o lançamento em voo de uma plataforma com peso máximo de 19 toneladas (42.000 libras), bem como o lançamento sequencial em voo de duas plataformas com peso total de 24 toneladas. Com base nesses resultados, o KC-390 Millennium torna-se o único avião de transporte de médio porte capaz de realizar tal operação.
Durante a campanha de lançamento de cargas em voo em 2019, o KC-390 Millennium lançou diversos contêineres por gravidade, com até 24 contêineres em uma única passagem, assim como diversas plataformas Tipo V utilizando paraquedas de extração, totalizando 330 toneladas de cargas lançadas.
Testes adicionais
Destaques adicionais da campanha de testes:
Lançamento aéreo sequencial por extração com até quatro plataformas em uma única passagem;
Lançamento por extração utilizando dois paraquedas de extração de 28 pés (8,5 metros) de diâmetro com o piloto automático acoplado;
Sistema CCDP (Continuously Computed Drop Point) testado com sucesso para lançamentos por gravidade e extração em voo, demonstrando excelente precisão.
O manuseio da aeronave foi excelente em todas as condições de lançamento em voo, com os comandos de voo fly-by-wire extremamente eficazes no controle das mudanças de atitude de inclinação da aeronave durante e após cada liberação de carga. As situações mais exigentes de lançamento foram realizadas sem intervenção do piloto (sidesticks fly-by-wire na posição neutra). Os comentários extremamente positivos dos pilotos da Embraer e da Força Aérea Brasileira confirmam o desempenho superior dessa aeronave durante as operações de lançamento de cargas em voo.
Fonte: Embraer
domingo, 29 de dezembro de 2019
Especial de Domingo
As magníficas fotos do Sargento Johnson Barros e sua trajetória profissional são o destaque de hoje.
Boa leitura.
Bom domingo!
Fotografia feita por sargento da FAB é eleita entre as melhores do mundo
A fotografia noturna de um avião RV-8, pertencente a Esquadrilha Fox, produzida pelo Sargento Johnson Barros, da Força Aérea Brasileira (FAB), está entre as três melhores do mundo na categoria Aviação Geral, segundo a revista especializada Aviation Week, uma das mais conceituadas da área. A imagem intitulada "Ciranda Estrelar" foi produzida em julho de 2019, em Brasília (DF).
O Sargento Johnson explica que, para que ocorresse o clique, foi necessário o planejamento da composição da imagem. Começou com um desenho e para que ela se tornasse realidade foi feita com uma mistura de técnicas - light painting (pintar com a luz), exposure stacking (empilhamento de fotos para aproveitar as partes iluminadas) e astrofotografia, um tipo especializado que envolve gravar imagens de corpos celestes e grandes áreas do céu noturno.
Movimento das estrelas
Segundo o militar, tudo começou pelo planejamento que envolveu o estudo do mapa da região, da meteorologia e da carta celeste do dia mais favorável. Colocando todos os elementos em seus respectivos lugares, a câmera começou a registrar o movimento das estrelas no céu, juntamente com a impressão das luzes de flash e lanterna, com as quais o fotógrafo revelava o avião invisível aos olhos humanos naquela situação. "A única coisa que não foi prevista foi uma estrela cadente que apareceu na fotografia", comenta.
Reconhecimento
Para o Sargento Johnson, mais importante que um prêmio e uma fotografia, o trabalho é a expressão de paixões que cultiva desde a infância, iniciada com desenhos de aviões nos cadernos. "Ao longo dos anos, a fotografia se tornou minha maneira de me comunicar e, por isso, acabei somando o time do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER). Na FAB, quando penso em uma fotografia, imagino milhares de jovens que podem se empolgar ao ver uma imagem e se ver futuramente vestindo o azul", opina.
Carreira
Outras fotografias do Sargento Johnson já receberam o reconhecimento de diversas publicações, entidades e sites. A própria Aviation Week já o colocou como um dos melhores do mundo outras vezes (2009, 2013, 2014, 2015). Há cinco anos, a foto de um A-29 Super Tucano da FAB apareceu na lista das 25 melhores imagens do mundo, selecionadas a partir da rede social Flickr.
Em 2017, a foto do helicóptero Bell H-13 da FAB foi escolhida entre as quinze melhores do Flickr Brasil.
Em sua formação, o militar fez o curso Seeing Through Photographs, no Museu de Arte Moderna de Nova York, no Estados Unidos. Também se capacitou nas áreas de Criação e Elaboração, Direção de Fotografia e Tecnologia em Processamento de Dados.
Com 20 anos de serviço ativo na FAB, o Sargento Johnson é especialista em Manutenção de Aeronaves. Sua carreira de fotógrafo começou quando servia no 1° Grupo de Defesa Aérea, em Anápolis (GO), onde registrava os Mirage III que operavam naquela Unidade. Atualmente, ele trabalha no CECOMSAER.
Fotos:
Sargento Johnson Barros (FAB)
Fonte: FAB
sábado, 28 de dezembro de 2019
Transporte Aéreo
Flybondi, companhia de baixo custo, fez seu primeiro voo de Buenos Aires para Florianópolis
A Flybondi, primeira linha aérea de ultra baixo custo (low cost) da Argentina, inaugurou sua nova rota entre Buenos Aires e Florianópolis (SC) no Brasil. Serão quatro voos semanais entre o Aeroporto Internacional El Palomar (EPA) e o Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz.
De acordo com informações da empresa argentina, o voo inaugural partiu, no dia 26 de dezembro de 2019, às 17h com 100% dos lugares ocupados.
Outras cidades
Florianópolis é o segundo destino operacional da Flybondi no Brasil. Em outubro, a companhia aérea começou a voar para o Rio de Janeiro.
Em janeiro de 2020, a empresa incluirá São Paulo em suas rotas. Em março, será a vez de Porto Alegre.
Fonte: www.renovamidia.com.br
sexta-feira, 27 de dezembro de 2019
Ajuda Humanitária
FAB acolhe refugiados venezuelanos em Salvador
Cinquenta e um venezuelanos refugiados desembarcaram na Base Aérea de Salvador (BASV), no início da noite de 23 de dezembro de 2019, como parte da Operação Acolhida. Entre os refugiados, havia crianças.
Os venezuelanos foram recepcionados e conduzidos para o jantar no refeitório da BASV e, em seguida, foram levados a abrigos para que pudessem descansar.
Segundo informações da BASV, as famílias serão encaminhadas para as cidade de Conde (PB), Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Caruaru (PE) e Jaboatão de Guararapes (PE), onde poderão fixar residência, trabalhar e estudar.
Em 2018, foi sancionada a Lei n° 13.684, que estabelece as medidas de assistência emergencial para acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado por crise humanitária.
Fonte: Notimp FAB
quinta-feira, 26 de dezembro de 2019
Mercado de Aviões
Embraer entrega primeiro Praetor 500
A Embraer entregou, dia 23 de dezembro de 2019, o primeiro jato executivo Praetor 500 ao mercado, pouco mais de um ano após seu lançamento.
O modelo entregue e o Praetor 600 representam as aeronaves tecnologicamente mais avançadas em suas categorias.
Flexjet
O primeiro Praetor 500 foi entregue à Flexjet, uma das líderes globais no mercado de transporte via jatos particulares.
“Como primeiro cliente frotista dos jatos executivos Praetor, a Flexjet, mais uma vez, estará à frente no mercado de propriedade compartilhada com a introdução do mais moderno jato médio existente”, afirma Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva.
quarta-feira, 25 de dezembro de 2019
Tecnologia
Embraer faz primeiro teste de motor elétrico aeronáutico da WEG
A Embraer realizou, no dia 19 de dezembro de 2019, o primeiro teste estático com o motor elétrico da WEG, após concluir com sucesso a integração do novo sistema que será usado no avião de demonstração da tecnologia de propulsão aeronáutica 100% elétrica.
Nessa fase da campanha de ensaios, o protótipo utilizou-se de uma fonte externa de energia para alimentar o sistema elétrico de alta tensão e acionar o Powertrain (motor e inversor) que foram instalados na plataforma do avião. O ensaio ocorreu na unidade da Embraer em Botucatu, interior de São Paulo, onde a aeronave está sendo fabricada.
Pesquisa
As equipes de pesquisa da WEG, com sede em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, e da Embraer avançaram na fase do desenvolvimento da aeronave. Está prevista para o início de 2020 a chegada do conjunto de baterias de alta voltagem que permitirá os avanços dos ensaios em condições de operação real e primeiro voo do protótipo, um Ipanema.
Cooperação tecnológica
A proposta de desenvolvimento tecnológico para eletrificação aeronáutica, formalizada num sistema de cooperação entre Embraer e WEG, anunciado em maio de 2019, é um instrumento eficaz e eficiente para a capacitação e maturação das tecnologias antes da aplicação em produtos futuros.
Saiba mais: Blog do NINJA de 30/05/2019. Clique aqui
terça-feira, 24 de dezembro de 2019
Espaço
Brasil celebra sucesso ao lançar o satélite CBERS 04A
O governo brasileiro, por meio do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, astronauta Marcos Pontes, celebrou o sucesso do lançamento do satélite CBERS 04A, desenvolvido pelo Brasil em parceria com a China.
Em órbita
O satélite foi lançado e colocado em órbita no dia 20 de dezembro de 2019, do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, localizado na província de Shanxi, por meio do veículo Longa-Marcha 4B (LM-4B).
Em mensagem no Twitter, o ministro Pontes disse que a operação do satélite será “de grande utilidade para as atividades de monitoramento” dos recursos naturais do Brasil.
“Ao reafirmar a disposição do Brasil em seguir fortalecendo a colaboração com a China em diversas áreas de interesse mútuo peço que aceite, senhor presidente, os votos de minha mais alta estima e consideração“, disse Pontes ao mandatário chinês Xi Jinping.
Outros oito satélites, de pequeno porte — 1 deles brasileiro, o FloripaSat-1, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina –, foram ao espaço de no mesmo lançador chinês.
segunda-feira, 23 de dezembro de 2019
Concurso de técnicos para a FAB
Aeronáutica seleciona técnicos para serem sargentos
Inscrições de 13/1 a 12/2/2020
A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou as Instruções Específicas para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS), para ingresso em janeiro de 2021.
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 13 de janeiro a 12 de fevereiro de 2020 pela internet. No site também podem ser encontradas todas as informações relativas à seleção. O valor da taxa é R$ 60,00.
As 156 vagas são destinadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que atendam aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas nas Instruções Específicas, para serem habilitados à matrícula no EAGS /2021.
Especialidades
As vagas serão distribuídas as seguintes especialidades: Eletrônica (BET), Administração (SAD), Enfermagem (SEF), Eletricidade (SEL), Informática (SIN), Laboratório (SLB), Obras (SOB), Pavimentação (SPV), Radiologia (SRD) e Topografia (STP). Das vagas abertas, 20% ficam reservadas para os candidatos negros.
Para serem habilitados à matrícula, os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio (para todos os candidatos) e Curso Técnico de Nível Médio.
Provas
O processo seletivo é composto por provas escritas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados (relativos à especialidade a que concorre o candidato), além de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prática da especialidade, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental. As provas escritas estão previstas para ocorrer em 26 de abril de 2020.
Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), em 10 de janeiro de 2021, para habilitação à matrícula no curso.
Após a formatura na instituição de ensino, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.
Foto: NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação, 2019.
Instruções: Clique aqui
domingo, 22 de dezembro de 2019
Especial de Domingo
Uma exemplar iniciativa de uma estudante brasileira é o destaque de hoje.
Boa leitura.
Bom domingo!
Jovem brasileira pede ajuda para os estudos e ser astronauta
Aos 21 anos de idade, Maria Gisllanny Bezerra Silva, acadêmica de Física da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), tem o sonho de representar o Brasil no espaço.
Maria Gisllanny conseguiu aprovação na universidade Sweet Briar College, na Virginia, nos Estados Unidos, para o curso de engenharia e física, mas diz estar precisando de ajuda financeira com “passagens e custos adicionais”.
Para arrecadar recursos para as despesas, a jovem lançou a vaquinha online “Maria rumo a Marte”, na qual qualquer pessoa pode contribuir.
Campanha
Em uma campanha aberta, no site Catarse, a “futura astronauta Maria” colocou uma meta de arrecadação de R$ 12.252 para financiar os custos, que foram elencados no texto.
“Fui aprovada com bolsas para o curso de graduação nos EUA na Universidade Sweet Briar College em Virgínia, porém há custos que as bolsas não irão cobrir como seguros, passagens, livros etc”, explica Maria Gisllanny.
Apesar de ainda ser bastante jovem, a aspirante a astronauta brasileira já apresenta uma grande bagagem curricular.
No ano de 2015, a jovem estudante conheceu o astronauta brasileiro Marcos Pontes, atual Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que a indicou o professor Dr. Marcelo Souza como orientador de uma pesquisa.
No ano seguinte, Maria foi convidada para participar do projeto oficial da NASA, “Mission X – Train Like an astronaut”, pelo Dr. Marcelo Souza, líder do projeto no Brasil.
No mesmo ano fiquei entre os três classificados do concurso de redação científica da NASA – “Cassini Scientist for a Day”.
Bandeira brasileira no espaço
Em abril de 2019, a estudante foi classificada como uma dos 24 jovens líderes e inovadores de diversos países vencedores do STEAM e Space Award da ONG The Mars Generation (em português ‘Geração Marte’), informa a revista Galileu.
“Não pretendo parar por aí, nasci em Serra Talhada – PE e pretendo levar a bandeira brasileira para o espaço e expandir meus projetos educacionais no Brasil e no mundo”, completa Maria Gisllanny em sua vaquinha.
Maria classificou a arrecadação como uma “campanha de emergência”. A viagem está programada para janeiro de 2020.
Fonte: www.renovamidia.com.br
Para Contribuir: Clique em Catarse
sábado, 21 de dezembro de 2019
Aeronaves
FAB e Embraer desenvolverão aeronave leve de carga e capaz de operar na Amazônia
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, no dia 19 de dezembro de 2019, o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, para celebrar um Memorando de Entendimentos com o objetivo de formalizar a intenção da Embraer em desenvolver uma aeronave leve para transporte de carga e passageiros, contando com a contribuição da Força Aérea Brasileira (FAB) no que tange ao compartilhamento de expertises e necessidades militares globais para aeronaves dessa classe.
De acordo com o Tenente-Brigadeiro Bermudez, a contribuição da FAB no projeto será na área de desenvolvimento conceitual. "O objetivo desse memorando foi formalizar a intenção da Embraer em desenvolver uma aeronave leve para transporte de carga e pessoal. Esse projeto conta com a participação da Força Aérea no que tange, principalmente, ao compartilhamento de expertises, do que nós já desenvolvemos em parceria, em atendimento às necessidades operacionais da Força Aérea", afirmou.
O presidente da Embraer Defesa e Segurança falou sobre o projeto a ser desenvolvido em cooperação com a FAB. "É mais um passo nessa longa história de relacionamento fraterno entre a FAB e a Embraer, que nasceu dentro da FAB e continua extremamente ligada à FAB. Essa assinatura de hoje é extremamente importante para a Embraer", disse.
Pista curta de ambiente amazônico
Voltado para servir localidades remotas com pistas curtas, estreitas e não pavimentadas, o novo vetor levará em consideração diversas necessidades operacionais, como transporte de carga e pessoal em áreas de selva, alcance a principais aeroportos da América do Sul, lançamento de paraquedistas, extração de pallets e transporte de enfermos. Algumas características da aeronave são a capacidade de decolar com carga máxima útil de ao menos 3 mil quilos, a partir de uma pista de até 1,2 mil metros, e operar em ambiente amazônico.
Motores turboélice e elétrico
A aeronave é conceitualmente híbrida incorporando motores de características turboélice e elétricos, deve ser resistente, econômico e vanguarda tecnológica.
Um dos conceitos a serem implantados no desenvolvimento da aeronave é o da sustentabilidade, como explica o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira: "Será um produto moderno, disruptivo, uma vez que se pretende utilizar dessas tecnologias de sustentabilidade, que hoje estão tão em voga, trabalharmos com o meio ambiente. Uma aeronave que atenda a operação nesses diversos ambientes que temos no nosso país, desde pistas não preparadas até pistas totalmente equipadas."
sexta-feira, 20 de dezembro de 2019
Aeronaves
A-29 Super Tucano completa 16 anos em operações
A aeronave de ataque leve e de treinamento Embraer A-29 Super Tucano foi entregue pela primeira vez para a Força Aérea Brasileira em 18 de dezembro de 2003.
Em agosto de 1995 foi assinado o contrato entre a Embraer e o então Ministério da Aeronáutica para o desenvolvimento de dois protótipos do ALX, aeronave de ataque leve requisitada pelo Estado Maior da Aeronáutica para cumprir missões de treinamento básico e avançado de pilotos, vigilância de fronteiras e missões antiguerrilha.
Origem no T-27
Descendente do T-27 Tucano, o ALX Super Tucano originou-se de um modelo aperfeiçoado, o EMB-312H, projetado para disputar duas concorrências internacionais, o JPATS nos EUA e o NFTC no Canadá.
A partir dessa plataforma, modificada segundo os requisitos da FAB, surgiu o ALX.
O A-29 Super Tucano é o resultado da combinação de um potente turboélice com aviônica, sistemas com filosofia HOTAS (Hands on Throttle and Stick) e armamentos de quarta geração.
O A-29 acabou sendo selecionado também por outras forças aéreas e atualmente é operado ou está prestes a operar no Afeganistão, Angola, Burkina Faso, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, Ghana, Honduras, Indonésia, Líbano, Mali, Mauritânia, Nigéria, Filipinas, Senegal e Estados Unidos.
Fonte: Poder Aéreo
quinta-feira, 19 de dezembro de 2019
Transporte Aéreo
Governo busca trazer dezenas de empresas aéreas para o Brasil
O governo do presidente Jair Bolsonaro está em busca de até 40 empresas estrangeiras para ingressar no mercado de voos domésticos no Brasil. Atualmente, os voos nacionais são concentrados em três empresas: Azul, Gol e Latam.
Concorrência
O objetivo do governo federal é aumentar a concorrência e, consequentemente, baratear o preço das passagens. A abertura para esse tipo de ação foi dada pela medida provisória, convertida em lei, que autorizou áreas com 100% de capital estrangeiro a operarem no mercado doméstico. O chefe da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro Glanzmann, declarou: “Estamos trabalhando para que boa parte dos aviões que estão vindo para a América Latina em 2020, venham para o Brasil.”
quarta-feira, 18 de dezembro de 2019
RPA / Drone
Drone japonês em teste carrega até 30 Kg
Uma empresa japonesa está realizando voos de teste de um drone capaz de transportar cargas pesadas.
A SkyDrive, com base em Tóquio, é a responsável pelo desenvolvimento do drone, capaz de carregar pacotes de até 30 quilos.
A aeronave também é capaz de descarregar sem ter que pousar, utilizando um sistema de cabos.
Representantes da empresa estão esperançosos de que o drone, de grande envergadura, seja utilizado para transportar itens até áreas que não são acessíveis de carro, como subidas íngremes de montanhas.
Testes
Os testes com o drone começaram neste mês (deznembro de 2019) e ele vem sendo utilizado para transportar materiais de construção para uma área montanhosa na região central do Japão.
Outros drones de grande porte são capazes de transportar cargas que pesam alguns quilos, mas a empresa afirma que o seu equipamento é capaz de transportar uma carga ainda mais pesada em razão da sua "tecnologia de controle".
O objetivo final da empresa é que o drone seja capaz de sustentar uma carga de até 100 quilos.
Uma outra empresa, gigante da área de tecnologia da informação, iniciou em 2019 um serviço de entrega por drones de alimentos e outros produtos a turistas que visitam ilhas desabitadas no Japão.
terça-feira, 17 de dezembro de 2019
Esquadrilha da Fumaça
Esquadrilha tem novo comandante
O tenente-coronel Marcelo Franklin Rodrigues, natural de Ituiutaba (MG), é o novo comandante da Esquadrilha da Fumaça.
A passagem de comando ocorreu no dia 13 de dezembro de 2019. O tenente-coronel Marcelo Oliveira da Silva passou o comando em cerimônia militar presidida pelo secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, tenente brigadeiro Marcelo Kanítz Damasceno.
O novo comandante do EDA - Esquadrão de Demonstração Aérea ingressou na equipe em 2009 e, em 2018, foi selecionado para comandar a esquadrilha.
O tenente-coronel Franklin é experiente em voos de demonstração. Possui cerca de 4.900 horas de voo e realizou mais de 260 demonstrações pela "Fumaça".
segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
Aeronaves
Primeiro jato Embraer E175-E2 faz voo inaugural
O jato E175-E2, da Embraer, realizou, dia12 de dezembro de 2019, seu voo inaugural, decolando do aeroporto de São José dos Campos (SP). O E175-E2 é o terceiro integrante da família de E-Jets E2. O primeiro voo inicia uma campanha de testes em voo, nos próximos 24 meses. “O voo inaugural do E175-E2 simboliza a realização de nossa visão de produzir uma família de aeronaves comerciais de nova geração que gera economia de custos incomparável para nossos clientes, conforto excepcional para passageiros e menos gastos para o planeta”, disse John Slattery , Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “O E190-E2 e o E195-E2 já demonstraram um desempenho incrível e o E175-E2 é impressionante. Estamos ansiosos para trabalhar na certificação. Meus sinceros agradecimentos a todos os funcionários da Embraer que ajudaram a tornar esse dia possível.”
Certificação
A Embraer utilizará três aeronaves na campanha de certificação do E175-E2.
O primeiro e o segundo protótipos serão utilizados para testes aerodinâmicos, de desempenho e de sistemas.
O terceiro protótipo será usado para validar tarefas de manutenção.
Em comparação ao E175 da primeira geração, o E175-E2 possui uma parte
adicional de cadeiras, podendo ser configurado com 80 assentos em duas classes ou até 90 na classe única.
O avião economiza até 16% em combustível e 25% nos custos de manutenção por assento em comparação ao E175.
Assim como o E190-E2 e o E195-E2, o E175-E2 terá os intervalos de manutenção mais longos na categoria
de corredor único, com 10.000 horas de voo para verificações básicas e sem limite de calendário para as operações clássicas do E-Jet .
Isso significa 15 dias adicionais de uso da aeronave por um período de dez anos em comparação com os E-Jets
da geração atual.
Motores
O E175-E2 apresenta novos motores Pratt e Whitney GTF PW1700G de alto desempenho,
controles completos fly-by-wire e novo trem de pouso. Comparado ao E175 da primeira geração, 75% dos
sistemas de aeronaves são novos.
Embraer
A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e conta com mais
de 100 clientes. Somente para o programa de E-Jets, a Embraer registrou mais de 1.800 pedidos e 1.500
aeronaves foram entregues. Atualmente, os E-Jets estão voando na frota de 80 clientes em 50 países.
Uma família versátil de 70 a 150 empresas voa com companhias aéreas de baixo custo.
domingo, 15 de dezembro de 2019
Especial de Domingo
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou a formatura de 127 novos Engenheiros das turmas de 2019. Confira a seguir.
Boa leitura.
Bom domingo!
Astronauta Marcos Pontes paraninfa turma de 127 engenheiros formados pelo ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, dia 14 de dezembro de 2019, em São José dos Campos (SP), a formatura de 127 novos Engenheiros das turmas de 2019. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Astronauta Marcos Cesar Pontes, que foi o Paraninfo da turma. Segundo o Ministro Marcos Pontes, que é ex-aluno do ITA, o Comando da Aeronáutica forma líderes para o Brasil. “São talentos que participarão dos diversos setores produtivos do país, o que é muito bom para a nossa Nação”, declarou.
O Comandante da Aeronáutica destacou que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica se consagrou como um grande Centro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento das atividades aeroespaciais no Brasil. “Por isso, parabenizo a todos os novos Engenheiros que receberam seus diplomas, hoje, nessa importante Instituição da Força Aérea Brasileira”, congratulou o Oficial-General.
Em 2019, o ITA formou 82 civis e 45 militares, nos cursos de Engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação e Aeroespacial.
Além da entrega de diplomas dos cursos de Engenharia, foram concedidas menções honrosas a alunos que registraram as maiores notas. E, ainda, foram entregues certificados de formação em disciplinas na área de Engenharia Física aos formandos que concluíram com aproveitamento o Programa de Formação Complementar.
Summa Cum Laude
Em 2019, dentre todos os formandos, houve um registro para a Láurea Summa Cum Laude, a maior láurea do Instituto, que é outorgada aos
Engenheiros que obtiveram Média Geral Louvor (L), isto é, média geral igual ou superior a 9,5 na escala de zero a dez. Apenas 38 alunos obtiveram semelhante desempenho na história do ITA. Nesta turma, o formando laureado nessa categoria foi o Primeiro-Tenente Engenheiro Gabriel Adriano de Melo, do curso de Engenharia de Computação. “Para mim, é uma honra receber do Comandante da Aeronáutica essa Láurea. Meu sonho agora é tornar o Brasil um centro de excelência em inteligência artificial”, contou o Engenheiro.
Foram concedidas, ainda, honrarias a outros quatro militares, na menção Cum Laude – concedida a alunos que obtiveram média geral Muito Bom (MB), acima de 8,5, e nenhuma nota de disciplina inferior a MB; e Magna Cum Laude – concedida a alunos que obtiveram média geral MB, acima de 8,5, com no mínimo 50% de notas de disciplina louvor (L), ou seja, acima de 9,5.
O
ITA
O ITA é uma instituição de Educação e Ensino Superior, sob jurisdição do Comando da Aeronáutica. Foi criado em 1950 e integra o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A missão do ITA é ministrar o ensino e a educação necessários à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse para a aviação em geral, e, em particular, à Força Aérea Brasileira; além de manter cursos de extensão universitária, de pós-graduação e de doutorado.
sábado, 14 de dezembro de 2019
Ação Cívico Social
Helicóptero da FAB apoia vacinação na Amazônia
Com apoio de helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), cerca de 1,2 mil pessoas do Amapá deverão ser vacinadas durante a Operação Gota, que prossegue até o dia 21 de dezembro de 2019. A mobilização acontece em comunidades localizadas em regiões de difícil acesso no Brasil.
São 9 localidades, sendo 5 aldeias indígenas dos Waiãpi, no município de Pedra Branca do Amapari, mais 4 vilarejos: Vila Velha e Vila Brasil, em Oiapoque, e distrito do Sucuriju e Bom Jesus, no município de Amapá.
A Operação Gota é do Ministério da Saúde e tem parceria com o governo estadual e Força Aérea Brasileira (FAB). A iniciativa, que faz parte do Programa Nacional de Imunização, está na 26ª edição e busca levar todas as doses que atendem ao Calendário Nacional de Vacinação. A FAB contribui com um helicóptero para carregar as vacinas até as localidades. Existe comunidade em que se leva oito dias para chegar por terra e se for de barco a partir de Macapá, são três dias. Em época de seca fica impossível chegar em algumas delas, a não ser por meio aéreo.
Fonte: FAB
sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
Aeroportos
Ministro inaugura modernização do aeroporto de Salvador (BA)
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, inaugurou, dia 11 de dezembro de 2019, em Salvador (BA), a ampliação e modernização do aeroporto local, após reformas de cerca de US$ 180 milhões.
O aeroporto passou por uma significativa renovação durante 18 meses, que incluiu a reforma da pista principal, um novo píer com seis pontes de embarque, nova infraestrutura comercial e um novo sistema de manuseio de bagagem e inspeção de segurança. “Entrega rigorosamente em dia. Usuário perceberá de imediato salto em estrutura, serviço e as vantagens do programa de concessões”, escreveu o ministro Tarcísio na rede social Twitter.
Concessão
O grupo francês Vinci Airports, que obteve em 2018 a concessão do nono maior aeroporto brasileiro por 30 anos, espera desenvolver o potencial dessa plataforma, até então vista como de baixa performance.
“O novo aeroporto de Salvador está lindo. Prova do sucesso do programa de concessões e do fortalecimento de nossa regulação no Governo Jair Bolsonaro”, acrescentou o ministro, por meio de rede social.
Fonte: www.renovamidia.com.br
quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
Tecnologia
Carro voador da Volocopter recebe aprovação inicial da EASA
A companhia Volocopter recebeu a aprovação, da Organização de Design (DOA) da agência europeia de aviação civil (EASA), a aprovação inicial do projeto de seu carro voador. Fundada em 2011, a empresa Volocopter da Alemanha, se especializou na construção de aeronaves elétricas para utilização em regiões urbanas e já produziu quatro protótipos diferentes.
Passo para certificação
Jan-Hendrik Boelens, chefe da Organização de Design da Volocopter, declarou: “Receber este selo de aprovação da EASA é uma prova de nossos processos rigorosamente profissionais, equipe de classe mundial e devoção à segurança aqui na Volocopter.”
Florian Reuter, CEO da Volocopter, acrescentou:
“A aprovação da organização de design é um passo crucial para receber a certificação comercial e nos aproxima dos táxis aéreos!”
Embora ainda seja uma empresa novata na indústria e relativamente desconhecida, a Volocopter é a fabricante mais adiantada no desenvolvimento de táxis voadores.
Fonte: www.renovamidia.com.br em 11/12/2019
Saiba mais: Blog do NINJA de 13/04/2016 Clique aqui
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
Mercado de Aviões
Congo Airways encomenda dois jatos Embraer E175
A Embraer e a Congo Airways assinaram, dia 10 de dezembro de 2019, um pedido para dois jatos
E175, com direitos de compra de duas outras unidades usadas do mesmo modelo. O contrato está avaliado em US $ 194,4 milhões. O
pedido entra na carteira da Embraer no quarto trimestre de 2019.
As aeronaves serão configuradas em duas classes, com um total de 76 assentos, sendo 12 na classe executiva.
As entregas começam no quarto trimestre de 2020.
Substitui turboélices
“Esses novos itens substituem nossa frota atual de turboélices e nos permitem servir rotas tanto
na República Democrática do Congo, quanto regionalmente para a África Ocidental, Central e Sul a a partir da nossa base em Kinshasa”,
disse Desire Bantu, CEO da Congo Airways. “É ótimo receber outra companhia aérea na família de operadores
da Embraer, especialmente na África, onde a demanda por viagens regionais está crescendo fortemente”,
disse Raul Villaron, Diretor de Vendas Embraer para Oriente Médio e África.
terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Espaço
Dois satélites brasileiros serão lançados, neste mês, a partir da China
Dois satélites brasileiros, no dia 20 de dezembro de 2019, serão lançados, a partir de uma base da China: o satélite CBERS-4A e o nanossatélite FloripaSat. Montado no INPE, com parte de tecnologia nacional, o CBERS-4A faz parte de um acordo de cooperação com a China desde 1988. Já o Floripasat é um cubesat (acrônimo das palavras em Inglês: Cube e Satellite), o primeiro satélite desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como parte de suas atividades acadêmicas.
FloripaSat-1
Desenvolvido por alunos de graduação, mestrado e doutorado dos cursos de Engenharia Elétrica, Automação e Mecânica, o FloripaSat-1 é um cubeSat de pesquisa tecnológica construído em parceria com o programa Uniespaço da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Um cubeSat é um tipo de satélite miniaturizado (nanossatélite), medindo múltiplas unidades cúbicas de 10cm (formato 1U) e pesando não mais do que 1,33 kg por unidade.
O projeto possui, ainda, entre suas finalidades a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia para a área espacial; a capacitação para tecnologias espaciais, por meio da integração de alunos de graduação, pós-graduação e professores no desenvolvimento de pesquisas
Satélite sino-brasileiro
O foguete chinês Longa Marcha-4 também fará o lançamento do CBERS-4A – projeto da AEB e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), executado pelo Inpe. QO CBERS-4A é o sexto satélite construído a partir de uma cooperação com a China, que completou 30 anos.
O satélite fornecerá imagens para monitorar o meio ambiente, identificar desmatamentos, desastres naturais e para a expansão sustentável da agricultura e das cidades, entre outras aplicações.
segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Espaço
Ministro prevê mudança positiva na base de Alcântara
O astronauta Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia, esteve na Câmara dos Deputados, dia 5 de dezembro de 2019, para falar sobre a expansão do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
O acordo de salvaguardas tecnológicas entre Brasil e Estados Unidos aprovado em novembro de 2019 permite a exploração comercial da base, possibilitando a qualquer país, mediante pagamento ao Brasil, lançar engenhos espaciais, mesmo que contenham componentes americanos. Alcântara está em excelente localização para lançamento de veículos espaciais.
Mudança positiva
Pontes destacou que a expansão da base será discutida com a população local: “É natural as pessoas terem medo. Medo da mudança. Mas o fato é que a gente quer prosseguir e ter sucesso em alguma coisa, a gente vai precisar provocar a mudança.”
E acrescentou: “Se a gente continuar fazendo as coisas da mesma maneira, a gente vai ter o mesmo resultado. Então a gente precisa provocar a mudança. E a mudança vai ser grande lá, mas vai ser positiva.”
Fonte: www.renovamidia.com.br
domingo, 8 de dezembro de 2019
Especial de Domingo
No Blog do NINJA de 10/08/2019 já comentávamos sobre os estudos do Exército Brasileiro para a possível aquisição de aeronaves C23-B Sherpa. Veja a confirmação desta opção e a repetição da publicação que voluntários do NINJA fizeram durante a AirVenture 2019, realizada de 22 a 28 de julho de 2019, na cidade de Oshkosh.
Boa leitura.
Bom domingo!
Aprovado o programa de incorporação do bimotor Sherpa à Aviação do Exército
Foi aprovado o programa de incorporação da aeronave de asa fixa C-23B Sherpa à Aviação do Exército. A decisão ocorreu na Reunião de Alto Comando do Exército, dia 02 de dezembro de 2019.
O programa segue com os procedimentos para capacitação de pilotos, mecânicos e pessoal de apoio.
Estima-se o investimento de 18 milhões de dólares para incorporação dos aparelhos.
8 aeronaves
A previsão de entrega do primeiro exemplar é para 2021. Serão seis exemplares operacionais, a serem baseados no 4º Batalhão de Aviação do Exército em Manaus (AM). Outras duas aeronaves servirão ao processo de logística de manutenção.
Como consequência da aquisição do primeiro modelo de asa fixa na mais recente fase de emprego da aviação no Exército, em Manaus serão realizadas obras para a construção de um novo hangar, para manuseio de carga e embarque nas aeronaves.
Com os Sherpa, a Aviação do Exército ampliará a capacidade logística da Força Terrestre na Amazônia, integrando com maior agilidade várias organizações militares, principalmente os remotos pelotões de fronteira.
Blog do NINJA de 10/08/2019
Entre as cerca de 10 mil aeronaves estacionadas na AirVenture 2019, realizada de 22 a 28 de julho de 2019, na cidade de Oshkosh, estado de Wisconsin (EUA), era possível ver e acessar o interior de um cargueiro Sherpa, fabricado pela Short Brothers, empregado pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos. Este tipo de aeronave poderá operar no Brasil.
Amazônia
Há, no âmbito do Exército Brasileiro, estudos para uma eventual aquisição de aeronaves do tipo C23-B Sherpa, para dar suporte logístico às unidades na selva amazônica, notadamente nos pelotões de fronteira, onde militares brasileiros permanecem guarnecendo posições para alerta, com vistas na defesa do território. Se e quando incorporadas, as primeiras aeronaves de asa fixa da atual fase da aviação da força terrestre, operarão a partir de Manaus (AM) e serão guarnecidas pelo 4º Batalhão de Aviação do Exército.
Carga
O Sherpa, avalia-se, teria capacidade de carga adequada para suprir os militares em áreas remotas da selva e a robustez necessária para operação em pistas simples, inclusive para missões humanitárias. O C23-B, movido por dois motores Pratt & Whitney PT6A-5R, possui capacidade para transporte de 30 passageiros, dois pilotos e um mecânico de voo.
Seu alcance nominal é de 1.907 quilômetros, com peso máximo de decolagem de 11.999 Kg, incluindo 3.765 Kg de carga. Pode fazer operações de pouso e decolagem em pista de 600 metros.
sábado, 7 de dezembro de 2019
Carreiras na Aviação
Aeronáutica forma duas turmas com 246 novos oficiais
Na AFA
Os 140 cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), da Turma Asterion, foram declarados, no dia 06 de dezembro de 2019, Aspirantes a Oficial, encerrando um período de quatro anos de formação. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a solenidade. "Jovens Aspirantes, juntamente com seus familiares, sejam felizes e honrem o que aqui aprenderam, bem como a sua família e sua Pátria”, declarou o Presidente, em seu discurso.
No CIAAR
O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), realizou, no dia 5 de dezembro de 2019, a solenidade militar de formatura de 106 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles são oriundos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) – Turma Orion, e do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) – Turma Genesis, ambos voltados para graduados do efetivo da FAB.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que foi recebido pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa. "A formatura representa o fim de um ciclo. Esses novos Oficiais serão os futuros líderes da nossa Força. Tenho plena convicção de que cada um deles cumprirá com bastante entusiasmo o compromisso aqui assumido, perante a Bandeira Nacional. Meus cumprimentos aos formandos e que sejam muito felizes nas suas novas funções”, disse o Comandante da Aeronáutica.
sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
Indústria Aeronáutica
Aerobras lança, em Rondônia, sua primeira aeronave
A empresa Aerobras, de Ariquemes, Rondônia, lança sua primeira aeronave de série, que foi aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O avião é fabricado em Ariquemes e algumas peças são importadas. A aeronave faz 16 Km com 1 litro de combustível, voando a uma velocidade aproximada de 210 Km por hora. Estima-se que o custo operacional da aeronave chegue a 30% do custo operacional de uma caminhonete.
O aparelho é fabricado em alumínio aeronáutico. Além de fabricar as aeronaves, a empresa de Ariquemes também oferece a manutenção.
Fonte: www.planetafolha.com.br em 05/12/2019
quinta-feira, 5 de dezembro de 2019
Voo na Fronteira
FAB faz voos para suprir destacamento do Exército de defesa na fronteira
O Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1° ETA), Esquadrão Tracajá, sediado na Ala 9, em Belém (PA), realizou, entre 20 de novembro e 1 de dezembro de 2019, sua primeira missão internacional, operando no aeródromo de Camopi, na Guiana Francesa, com o objetivo de fornecer apoio aéreo para a troca do efetivo e ressuprimento de materiais ao Destacamento Especial de Fronteira de Vila Brasil do Exército Brasileiro (EB), posicionado no município de Oiapoque, Amapá.
Fronteira
Vila Brasil e Camopi são áreas fronteiriças entre Brasil e França, separadas pelo rio Oiapoque, no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Tendo em vista o período de seca na região, o rio Oiapoque fica impróprio para as embarcações de suprimento, razão pela qual o acesso por via aérea, se torna imprescindível.
Pouso técnico
O aeródromo de Camopi, localizado no território da Guiana Francesa, foi utilizado para pouso técnico, onde ocorreu o desembarque do pessoal e do material. A operação inédita sintetiza a cooperação Brasil-França e ajudará a diminuir os riscos na complexa logística.
O apoio aéreo é fundamental para que os militares do Exército possam se revezar e receber os suprimentos necessários. Entre os meses de agosto e dezembro, em virtude da escassez de chuvas na região, o Rio Oiapoque diminui a sua vazão de água, tornando-se quase intrafegável, pois há muitas pedras que dificultam o movimento dos barcos e oferecerem perigo à travessia.
“É muito gratificante para nós do Esquadrão Tracajá poder cumprir essa missão e cooperar com os militares do Exército”, disse o Capitão Aviador Julian Dias Moreira, piloto que faz parte da tripulação da missão.
Foi utilizada uma aeronave C-98A Grand Caravan para cumprir a missão. Foram transportados 61 militares e cerca de 4.200 kg de material de apoio, incluindo gêneros alimentícios, combustível, materiais de limpeza e de manutenção das instalações. "A logística dessa atividade envolve, também, o transporte de itens de manutenção da aeronave, que porventura sejam necessários. A coordenação com o Exército é crucial para a definição da quantidade de material e pessoal que transportaremos”, esclareceu o Sargento Diogo Tavares Furtado, mecânico que atuou nos voos.
Fontes: FAB e EB
quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
Gripen F-39
FAB participa de conferência de operadores do jato Gripen
A Força Aérea Brasileira (FAB) participou, entre os dias 25 e 29 de novembro de 2019, na cidade de Phuket, na Tailândia, da 2ª Conferência do Gripen User’s Group (GUG) do ano de 2019. O evento contou com a participação de representantes das Forças Aéreas dos países membros, bem como da empresa SAAB e da Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV).
Estiveram presentes na reunião um Oficial-General e cinco Oficiais Superiores da FAB, que compõem o Grupo de Aquisição e Desenvolvimento e o Grupo de Trabalho Operacional, assim como os Subgrupos Operacional e Técnico.
Durante a conferência, houve apresentações de todos os participantes, nas quais foi mostrada a situação atual das frotas de Gripen dos países operadores. A delegação brasileira apresentou o status atual do Gripen NG, denominado F-39 na FAB, detalhando as fases de construção das aeronaves e o voo da primeira versão brasileira, além dos principais equipamentos e armamentos que integrarão o novo caça.
GUG
O Gripen User’s Group (GUG) é uma iniciativa intergovernamental entre as Forças Aéreas que, atualmente, operam a aeronave Gripen, de fabricação sueca. Representantes das Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul, Tailândia e Brasil realizam conferências semestrais em um dos países membros para compartilhar suas experiências no uso operacional do caça supersônico.
Essas conferências visam facilitar a troca de informações relativas ao emprego do sistema Gripen, a fim de estabelecer uma cooperação mútua entre os participantes, focando na eficiência operacional e nos aspectos técnicos do projeto. O objetivo é, também, explorar as possibilidades de futuras atividades em cooperação, além de programas de aquisição conjunta, relacionados com o emprego da aeronave Gripen.
Fonte: FAB
terça-feira, 3 de dezembro de 2019
KC-390 Millennium
KC-390 da FAB faz ensaio inédito de lançamento de chaff e flare
A Ala 3, em Canoas (RS), foi o local de um ensaio inédito da aeronave multimissão KC-390 Millennium com Chaff e Flare, que são recursos que irradiam partículas de infravermelho, como medida defensiva da aeronave em espaço com atuação de inimigo. Os três lançamentos de chaff e flare, o primeiro parcial e os dois últimos com carga completa, foram realizados no final de outubro de 2019, em dois voos com imagens registradas a partir da rampa do C-105 Amazonas. “O objetivo do ensaio foi realizar todas as manobras nos limites do ‘envelope’ da aeronave para garantir que, em termos de segurança, o avião possa empregar todos os chaffs e flares da melhor maneira possível”, explica o Tenente Engenheiro Rafael Macedo Trindade, do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), um dos militares que acompanha os ensaios do KC-390 Millennium pela Força Aérea Brasileira (FAB).
A Ala 3, em Canoas (RS), foi o local de um ensaio inédito da aeronave multimissão KC-390 Millennium com Chaff e Flare, que são recursos que irradiam partículas de infravermelho, como medida defensiva da aeronave em espaço com atuação de inimigo. Os três lançamentos de chaff e flare, o primeiro parcial e os dois últimos com carga completa, foram realizados no final de outubro de 2019, em dois voos com imagens registradas a partir da rampa do C-105 Amazonas. “O objetivo do ensaio foi realizar todas as manobras nos limites do ‘envelope’ da aeronave para garantir que, em termos de segurança, o avião possa empregar todos os chaffs e flares da melhor maneira possível”, explica o Tenente Engenheiro Rafael Macedo Trindade, do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), um dos militares que acompanha os ensaios do KC-390 Millennium pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Registro
O C-105 e o KC-390 Millennium foram nivelados a cerca de 10.000 pés de altitude e a uma distância de 25 milhas – aproximadamente 40 quilômetros – da costa gaúcha, permitindo a captação das imagens.
Além disso, o próprio KC-390 Millennium foi equipado com câmeras que registraram o ensaio para análise. E, ainda, outra aeronave – um Phenom – foi utilizada para que houvesse captação de imagens da lateral do avião.
Despistando radar e aeronaves
Segundo o Gerente Operacional do Projeto KC-390 Millennium no Comando de Preparo (COMPREP), Major Aviador Reinaldo Alves da Silva, os dispositivos irradiadores de infravermelho chamados de chaff e flare são contramedidas defensivas essenciais a uma aeronave militar. “O KC-390 é uma aeronave multimissão e, em algum momento, podemos ter que entrar em território inimigo. Então, esse sistema autônomo de defesa é utilizado para despistar armamentos, radares e outras aeronaves”, ressalta o Major.
O primeiro KC-390 Millennium foi entregue à FAB em setembro de 2019 e está sediado na Ala 2, em Anápolis (GO). Ao todo, 28 aeronaves comporão o acervo da Força Aérea. Após cada certificação, as tripulações passam a operar as diversas funcionalidades do avião até atingir a capacidade final de operação (Final Operational Capability – FOC), que estará disponível em todos os KC-390 Millennium da FAB.
Fotos/Fonte: Sargento Bianca Viol e Soldado Felipe Coelho / CECOMSAER
segunda-feira, 2 de dezembro de 2019
RPA / Drone
Pilotagem de drones se torna opção profissional
A sensação de estar nas alturas sem precisar tirar os pés do chão fez com que os drones - tecnicamente denominados de RPA, Aeronave Remotamente Pilotada - rapidamente se multiplicassem no Brasil. O hobby foi impulsionado pela tecnologia, mas os equipamentos já têm voado pelo mundo desde a década de 80. Do uso em ações militares às imagens mostradas na tevê, o drone transformou a curiosidade de enxergar além em profissão. “O mercado está em um período de maturação. Os equipamentos foram evoluindo e hoje embarcam câmeras muito potentes e sensores para análise de dados de alta precisão. São utilizados nas mais diversas áreas, da produção audiovisual à engenharia”, conta Alexandre Scussel, supervisor do curso de Pilotagem Profissional de Drones do Centro Europeu, de Curitiba (PR).
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) endossam a potência desse mercado. Em 2018, houve crescimento de 100% no número de solicitações de registro de drones para uso profissional. No mesmo ano, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) recebeu 80 mil solicitações de operações com drones. Juntos, os dois órgãos são responsáveis por regulamentar e fiscalizar a utilização do equipamento no céu brasileiro.
Profissionalização
Neste contexto entra um elemento crucial para que o mercado possa voar mais alto: a profissionalização. Quem quer usar o drone por hobby precisa de licença específica e de conhecimentos básicos sobre a legislação – nesses casos, são permitidos voos de até 120 metros de altura e a 30 metros de distância de outras pessoas. O objetivo é reduzir riscos e evitar acidentes cada vez mais comuns, como quedas dos equipamentos em lugares inadequados e interferência na operação da aviação comercial.
Da tevê ao campo
Não é raro que alguém utilize o drone para fins recreativos e logo perceba um grande potencial de negócios. Somente em 2019, os serviços prestados por aeronaves remotamente pilotadas devem movimentar R$ 1,5 bilhão na economia brasileira, de acordo com a MundoGeo. Scussel aponta pelo menos três grandes mercados para empreender na área: o audiovisual, a engenharia e a agricultura. “O drone tomou completamente o segmento de fotos e vídeos aéreos. É utilizado para marketing, publicidade, reportagens, filmes e séries. Na engenharia, cresceu bastante o uso para inspeções, coleta de dados cartográficos e topográficos”, detalha. Ainda de acordo com o supervisor do curso, a agricultura é um dos segmentos mais promissores. “O Brasil tem uma extensão territorial imensa e o agronegócio precisa de soluções de alta precisão. Com boas câmeras e bons sensores é possível analisar a saúde de uma plantação e até identificar pragas no campo”, comenta.
Profissão do futuro
O curso do Centro Europeu segue a tendência de mercado e reúne desde jovens que buscam entrar no mercado até profissionais em atualização. “O drone é um equipamento muito versátil, por isso a procura pela formação tem crescido, com pessoas das mais diversas áreas: bombeiros, engenheiros, peritos, advogados e autônomos. Há um grande networking potencializado em sala de aula, a demanda por pilotos capacitados é maior do que a mão de obra disponível atualmente”, sinaliza Scussel.
Sala de aula, aliás, é um termo relativo no curso de Pilotagem Profissional de Drones, já que boa parte dos encontros acontece ao ar livre. “Temos uma estrutura pedagógica de construção do conhecimento, para que o aluno tenha a melhor capacitação possível. Ele vai aprender a parte técnica, esmiuçar o equipamento, estudar todo o escopo da legislação. E, claro, terá aulas práticas que vão dos princípios básicos de pilotagem até o mapeamento de grandes terrenos”, encerra o supervisor.
Saiba mais: www.centroeuropeu.com.br