Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Memorial Aeroespacial Brasileiro


Em cinco décadas, o CTA conquistou o reconhecimento da comunidade científica brasileira e internacional, sendo considerado atualmente um dos mais importantes centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial na América Latina e em todo o mundo. Para contar essa história e o nível que alcança a indústria aeroespacial no País, o CTA construiu o Memorial Aeroespacial Brasileiro – MAB. O MAB pretende ser uma referência do polo tecnológico que se tornou São José dos Campos-SP e região, a partir da criação do CTA.
Dotado de completa infra-estrutura, o acervo do Memorial está distribuído nos ambientes Ensino, Aeronáutica, Bélico, Espacial e Pesquisas Associadas.
O Ambiente Ensino apresenta algumas curiosidades de 1950; como o primeiro aparelho de fax utilizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e painéis que contam a história do instituto.
O Ambiente Aeronáutica expõe as primeiras e as principais pesquisas do CTA, incluindo motores, estágio atual dos processos de homologação (aviões e produtos), motor a álcool (veículo Dodge), e maquetes de ensaio em túnel de vento.
O Ambiente Bélico mostra ítens pesquisados e desenvolvidos pelo CTA e pelas empresas Avibras e Mectron, representando a indústria bélica brasileira com bombas, empenas, suporte com lançadores múltiplos e mísseis.
O Ambiente Espacial trás maquetes dos foguetes Sonda e do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites), semicoifas, propulsores, tubeira e protótipo do giroscópio a fibra óptica; entre outros.
O Ambiente Pesquisas Associadas expõe as pesquisas de ponta realizadas pelos institutos do CTA, como o protótipo de urna eletrônica em funcionamento nas eleições, laser de Hélio-Neônio, etc.
A área de exposição externa expõe aeronaves de fabricação nacional e foguetes do Programa Espacial Brasileiro, incluindo uma réplica em escala natural do VLS (Veículo Lançador de Satélites).

Instalado numa área de 75 mil metros quadrados que preserva a fauna e a flora existentes no campus, o Memorial Aeroespacial Brasileiro abriga, além do salão de exposição, sala de multimídia e auditório com capacidade para 100 pessoas.
Visitas Agendadas: De terça-feira à sexta-feira, no horário das 8h30 às 16h, para escolas (ensino fundamental, médio, superior), instituições, grupos, delegações, etc. Sábados, Domingos e Feriados: aberto ao público das 9h às 16h45 - Sem necessidade de agendamento prévio. Entrada franca. Para informações e agendamento de visitas, ligue para +55 Brasil (12) 3947-7844/3947-3046 ou envie um e-mail para mab@cta.br
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, s/nº (acesso para o Aeroporto de São José dos Campos-SP), CEP 12227-000.

*Fonte: Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial-DCTA