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Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 27 de novembro de 2010

Aeronaves

O “Tê-Meia”
O North-American T-6 é um avião monomotor, de trem de aterragem convencional, retrátil, destinado à instrução, ao treinamento de pilotos e ao combate. O primeiro voo aconteceu em 01 de abril de 1935.A denominação T-6 Texan pela qual o avião ficou famoso, só foi adotada pela Força Aérea dos Estados Unidos em 1948. Sob licença, os canadenses fabricaram este tipo de avião, com o nome Harvard. Foi um dos aviões mais utilizados por diversas forças aéreas. A FAB – Força Aérea Brasileira empregou o “Tê-Meia” entre 1947 e 1976. O T-6 também foi fabricado sob licença no Brasil entre 1946 e 1951, na fábrica de aviões de Lagoa Santa, MG. No total, 81 unidades foram produzidas em Lagoa Santa, somando-se ao total mundial de 15.495 aviões.
O T-6 no Brasil foi utilizado em missões de treinamento avançado, tiro, bombardeio e patrulha. Como avião de demonstração aérea equipou a Esquadrilha da Fumaça em cerca de 1.270 apresentações, em 23 anos de serviço ativo. O MUSAL – Museu Aeroespacial tem em seu acervo a aeronave de matrícula FAB1552, voada pelo Coronel Antônio Arthur Braga, recordista mundial de horas de voo em aviões T-6 e comandante da Esquadrilha da Fumaça. Uma prova da robustez e eficiência do T-6 é o fato de até hoje ele ser empregado em demonstrações acrobáticas, executando manobras de precisão e alta performance em vários cantos do planeta. No Brasil, a "Esquadrilha Oi" ainda emprega o NA-T6 em demonstrações acrobáticas.