Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Meteorologia

RVR: um sistema eletrônico medidor de visibilidade
Em certos aeroportos, além da estimativa da visibilidade reinante, executada por um técnico observador meteorologista, existe um aparato eletrônico capaz de medir a distância (no Brasil, dada em metros), a partir da qual o piloto, na cabine de um avião na aproximação final, conseguiria avistar a pista de pouso. Trata-se do Sistema de Alcance Visual Sobre a Pista, apresentado como RVR, sigla oriunda do idioma inglês Runway Visual Range (Alcance Visual da Pista). O sistema RVR inclui um sensor de visibilidade, um medidor de luminância e um computador, que calcula os valores de RVR. Basicamente é composto de um projetor e de um receptor, entre os quais trafega um sinal, geralmente laser, que proporciona a medição da visibilidade.
O sensor de visibilidade pode ser um visibilômetro ou um medidor frontal de dispersão. O computador RVR, a partir de uma interface dedicada, coleta os dados de visibilidade dos sensores, os dados de luminância de fundo e os dados dos parâmetros de luz sobre a pista.Em seguida, o programa computacional calcula os valores de RVR com base nesses dados e apresenta o resultado em monitores de vídeo, gravadores de mapas ou visores digitais. Essa informação é transmitida por radiocomunicação aos pilotos, pelos órgãos de controle de tráfego aéreo. Os técnicos em meteorologia, por sua vez, divulgam a informação nos boletins meteorológicos.
A informação da visibilidade definida por meio eletrônico é importante no caso de visibilidade muito reduzida e é essencial para operações com o sistema de pouso por instrumentos, o ILS (Instruments Landing System).