Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Tráfego Aéreo

Controle do espaço aéreo
Revista européia destaca sistema brasileiro
A Revista Airspace – publicação da Civil Air Navigation Services Organization (CANSO) – dedica duas páginas de sua edição de março de 2011 à modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, cujo órgão central é o DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
A matéria, além de esclarecer ao leitor a estrutura organizacional e operacional do Departamento, enfoca o comprometimento da organização com conceito CNS/ATM, abordando uma série de iniciativas já implementadas com sucesso no País.
CNS/ATM é a sigla em inglês para Comunicação, Navegação, Vigilância e Gerenciamento de Tráfego Aéreo (Comunication, Navigation, Surveillance/Air Traffic Management).
A reportagem cita a incorporação das ferramentas ADS-C (Vigilância Dependente Automática por Contrato) e CPDLC (Comunicação Controlador-Piloto através de Enlace de Dados) no Centro de Controle de Área Atlântico (ACC-AO), que permitem atualmente a monitoração de aeronaves (equipadas com o aviônico necessário) por satélites e a comunicação por dados através de palavras-chave entre piloto e controlador.
Outras ações também são descritas, tais como a implantação da Navegação Baseada em Performance (PBN) nas Áreas de Controle Terminal de Brasília e Recife e o início dos testes do Sistema de Aumentação Baseado em Solo (GBAS), no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
Ao final, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso, explica, em entrevista à Airspace, como o DECEA vem modernizando e aprimorando seus sistemas e as novas tecnologias adotadas pelo SISCEAB.

Fonte: www.decea.gov.br