Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Centenário do Campo dos Afonsos

A MÚSICA CONTANDO HISTÓRIA
A programação, em andamento, das atividades comemorativas do Centenário da História da Aviação no Campo dos Afonsos, sob o título “Campo dos Afonsos – 100 Anos de Aviação”, enfoca vários eventos culturais artísticos, ligados a apresentações musicais. 

Evento 1 - Abertura da Temporada
No dia 19 de setembro foi iniciada a temporada com apresentação do Conjunto Musical do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC), realizada no Auditório Marechal Fontenelle, para toda a guarnição do Campo dos Afonsos. Originalmente, criado com o nome de SOMDOC, o conjunto, formado com base em um quinteto de sopros, iniciou a temporada de atividades, durante a celebração do mês de aniversário da UNIFA. Ao interpretar um repertório de música popular brasileira e internacional, emocionou o efetivo da Guarnição dos Afonsos pelo talento de seus músicos e pela beleza sonora da orquestra.
SOMDOC - Abertura da temporada Musical 

Evento 2 - Dia do Aviador no Ano do Centenário do Campo dos Afonsos 
No dia 17 de outubro de 2012 foi realizado um recital do pianista Artur Moreira Lima, no Clube de Aeronáutica, comemorativo do Dia do Aviador no Ano do Centenário do Campo dos Afonsos.O Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito esteve presente no concerto, acompanhado de várias autoridades, entre elas o General de Exército Eron Carlos Marques, presidente da FHE/POUPEX que prestou apoio cultural ao evento. O pianista Arthur Moreira Lima apresentou um programa, inspirado durante a sua apresentação, que incluiu a Cantata 147 de J. S. Bach, “Jesus Alegria dos Homens”, a “Sonata ao Luar” de L. v. Beethoven, a Polonaise op. 53 de F. Chopin, a “Heróica”, além de peças brasileiras que lembraram Ernesto Nazareth, Radamés Gnattali, Luiz Gonzaga, os dois últimos em transcrições especiais que o próprio Arthur criou para homenagear os compositores nacionais. Os agradecimentos, em nome do Comando da Aeronáutica, foram realizados pelo Coronel Aviador Reformado Ubirajara Carvalho da Cruz, também pianista, que enfocou a importância do momento histórico comemorado naquela noite, numa analogia aos elementos artísticos da música, sintetizando a construção espiritual e temporal do homem numa visão teosófica, inspirando-se no privilégio de uma geração contemporânea ao evento do Centenário do Campo dos Afonsos.
Pianista Arthur Moreira Lima 

Evento 3 - Tarde de Choro
A tarde de Choro ocorrida na Base Aérea dos Afonsos foi protagonizada por um de seus ex-comandantes, Major Brigadeiro do Ar Wilson Freitas do Valle, exímio violonista, integrando com os colaboradores, Sr Cícero Roberto dos Santos, violão de 7 cordas e o Sr. Dary Quinhos Passos, no cavaquinho, o conjunto regional que teve a participação de músicos da Banda da Base Aérea dos Afonsos, regida pelo Maestro, Capitão Jair Brito de Oliveira. No programa, várias composições características desse tipo de música, cuja origem se liga ao folclore carioca, lembrando Pixinguinha, Abel Ferreira, Zequinha de Abreu, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e André Victor Corrêa. Na assistência, o Major Brigadeiro do Ar Stefan Egon Gracza, Comandante da UNIFA, o Brigadeiro do Ar Stevam Júnior, Comandante da V Força Aérea e o Comandante da Base Aérea, Coronel Aviador Marco Aurélio acompanhado dos Comandantes das Unidades Aéreas sediadas na Base Aérea, além de todo o seu efetivo de civis e militares.
BAAF: Tarde de choro. Da esquerda para a direita: Dary Quinhos Passos, no cavaquinho; Cícero Roberto dos Santos, violão de 7 cordas; Maj Brig Ar Wilson Freitas do Valle, violão de 7 cordas; acompanhados no pandeiro pelo Sargento Condal

Evento 4 - Música no Museu
Para atingir a população estudantil, os organizadores do evento propuseram o engajamento do MUSEU AEROESPACIAL (MUSAL) que, inspirado no projeto “Música no Museu”, fará uma apresentação musical em seus hangares, amanhã, dia 21 de novembro, destinada a grupos de estudantes em visita àquela Instituição. O evento será realizado para jovens do ensino médio e fundamental, prevendo-se a participação do Colégio Newton Braga e escolas da rede pública estabelecidas nas vizinhanças do Campo dos Afonsos, entre elas a que leva o nome de Alberto Santos-Dumont. Estima-se uma plateia de 150 lugares, incluindo alunos, professores, responsáveis e representações da Força Aérea envolvidas no evento. O show musical ficará a cargo do Conjunto do CENDOC, agora composto, também, por talentosos instrumentistas, servindo no INCAER. 

Evento 5 - Recital "A Música que Santos-Dumont Ouviu" e os "Anos Dourados"
Encerrando a temporada, no dia 5 de dezembro, às 20 horas, no Clube de Aeronáutica,haverá um recital de piano, com a participação do CelAvRef Ubirajara Carvalho da Cruz, na condição de solista, e da Banda de Música da BAAF. O evento, em sua I Parte, recebe o título de “A Música que Santos-Dumont Ouviu”, considerando-se o repertório de peças para piano que será executado, evocando as obras dos compositores, precursores do advento do nacionalismo na música brasileira; o movimento ocorreu no final do Século XIX até o início do Século XX, servindo, portanto, de tema para o momento histórico objeto da comemoração do Centenário do Campo dos Afonsos. Na II Parte, a Banda de Música da Base Aérea dos Afonsos dará continuidade à linha do tempo musical, apresentando repertório que evoca a primeira metade do século XX, desde o período após a Primeira Guerra Mundial até os anos dourados, período de grandes transformações na jornada histórica do Campo dos Afonsos, quando a Escola de Aeronáutica nele sediada é transferida, gradativamente, para a Academia da Força Aérea em Pirassununga. A programação musical, conta, ainda, com a participação do Major Brigadeiro do Ar Refm Wilson Freitas do Valle que executará o choro “Brasileirinho”, em arranjo para violão e Banda de Música. Finalizando, haverá o encerramento do recital com solo de piano, em peça musical, especialmente transcrita para o evento, com a participação da Banda de Música da Base Aérea dos Afonsos, quando então será executada a “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”, do compositor Louis MoreauGottschalk (1829-1869)que dedicou essa sua peça à Princesa Isabel. Ainda nessa noite, a UNIFA faz o lançamento do livro “Memória do Campo dos Afonsos”, além da exposição promovida pelo MUSAL alusiva ao “CAMPO DOS AFONSOS – 100 Anos de Aviação”. 

Fonte: INCAER