Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

INCAER

CLUBE DO LIVRO
O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica - INCAER - mantém o Clube do Livro, que visa facilitar o fornecimento de obras literárias aos interessados, estimulando o hábito da leitura. Atualmente este serviço vem sendo prestado pelo Instituto com a apresentação de inúmeras obras de bons autores, adquiridas a baixo preço em editoras como a Biblioteca do Exército (Bibliex), Record e outras. A venda de livros é feita por preço de custo, na sede do INCAER - Praça Marechal Âncora, 15-A - Centro - Rio de Janeiro; pelos telefones (21) 2101-4967 / 2101-4966 ou pelo correio eletrônico clubedolivro@incaer.aer.mil.br 

A COLEÇÃO AERONÁUTICA 
Foi criada pela Portaria n° 252/GM3, de 11 de abril de 1988, e atribuía ao INCAER os encargos de editorar livros, com o objetivo de perpetuar aspectos significativos que houvessem contribuído ou que viessem a contribuir destacadamente para a Cultura e para a História da Aeronáutica brasileira. A idéia de criar a Coleção Aeronáutica nascera da necessidade de estudos e pesquisas para identificar e registrar os fatos e personagens mais significativos no meio aeronáutico; facilitar meios de ampliar o conhecimento sobre o Poder Aeroespacial, pela leitura de autores clássicos e especializados; e estimular o surgimento de escritores sobre Aviação, civis e militares. A Coleção compõe-se de quatro Séries de publicações. 
A primeira Série é constituída atualmente pelos quatro volumes da "História Geral da Aeronáutica Brasileira"

O Volume 1 contém referências aos primórdios da Aviação, prosseguindo até 1920. 

O Volume 2 publicado em 1990, aborda o período seguinte, limitado às vésperas da criação do Ministério da Aeronáutica. 

O Volume 3 prossegue até o fim da Segunda Guerra Mundial. 

O Volume 4 narra fatos ocorridos após o fim da Segunda Guerra Mundial até a posse do Dr Juscelino Kubitschek como presidente da República.

A segunda Série de publicações denomina-se "História Setorial da Aeronáutica Brasileira". Nela são incluídas obras de autores diversos que complementam ou desenvolvem os relatos contidos na História Geral. 

A terceira Série denominada "Arte Militar e Poder Aeroespacial", é constituída por livros de autores nacionais ou traduções de escritores estrangeiros que abordam temas doutrinários. 

A quarta Série da coleção é abrangente. Denominada "Cultura Geral e Temas de Interesse da Aeronáutica", reúne depoimentos, relatos romanceados, biografias e outros trabalhos literários em que o autor faz da Aeronáutica o seu tema básico. 

Para que se torne objeto de publicação pelo Instituto, dentro dessas três últimas Séries, as obras são submetidas ao Conselho Superior, que as aprecia e opina sobre sua adequabilidade, em função dos critérios estabelecidos pelo Diretor do INCAER, que é também o Presidente do Conselho. Paralelamente às publicações da Coleção Aeronáutica, o Instituto edita periodicamente, para distribuição gratuita, a revista "Ideias em Destaque", destinada à divulgação de assuntos de alta relevância e de interesse aeronáutico. Existem também alguns títulos disponíveis em sistema de consignação.

Saiba mais: Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica