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Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Aeronaves

Japão apresenta seu 1º jato de passageiros, desde a II Guerra Mundial
Com a ajuda dos especialistas do trem-bala, o Japão está finalmente pronto para mostrar ao mundo o primeiro jato de passageiros fabricado pelo país desde a Segunda Guerra (1939-45). O avião chega com quase quatro anos de atraso. A Mitsubishi Aircraft Corp. apresentará em Nagoya, no sábado, 18 de outubro de 2014, o Jato Regional Mitsubishi, seu avião de pequeno porte, após três adiamentos. À espera estão clientes como All Nippon Airways (ANA) e SkyWest. Depois da II Guerra, o Japão havia fabricado o Samurai YS-11, turboélice para 60 passageiros, entre 1962 e 1973. O Samurai também foi lançado pela Mitsubishi, em parceria com outras empresas. Também fabricou, em parceria com a Fuji Heavy , o caça Zero, que operou na II Grande Guerra. A Mitsubishi está construindo aviões de 78 ou 92 assentos, e planeja fazer o voo de estreia até o final de junho de 2015. O modelo de 92 lugares será lançado primeiro. O Japão e a China lideram a corrida asiática para tentar quebrar o domínio da Embraer e da Bombardier no mercado de aviões de passageiros de pequeno porte. O avião chinês também está atrasado. Com isso, o jato da Mitsubishi será como um teste para saber se um novo participante conseguirá entrar no restrito grupo de fabricantes de aviões. A Boeing e sua rival Airbus bloquearam o mercado para aviões de grande porte. "O lançamento é um passo positivo, especialmente útil para o marketing", disse Richard Aboulafia, vice-presidente da Teal Group, uma consultoria com sede em Fairfax, na Virgínia. "A carteira de pedidos do jato regional da Mitsubishi mostra um bom começo para uma nova fabricante." Porém, segundo ele, "a empresa precisa provar que pode ser competitiva mesmo contra a líder do mercado".

Mercado
A Mitsubishi Aircraft quer abocanhar metade do mercado mundial de aviões de menor porte nos próximos 20 anos. A Bombardier foca em seus novos jatos CSeries, com capacidade para transportar até 160 passageiros. O projeto da Bombardier também está atrasado. A frota mundial de jatos que comportam entre 70 e 130 passageiros deve passar de 3.850, no ano passado, para cerca de 6.580, até 2033, segundo estimativas da Embraer. A empresa brasileira também está atualizando seus jatos com novos motores para tirar proveito desse aumento na procura. A China e a Rússia também estão na disputa por encomendas de aviões menores. A China deve entregar seus primeiros aviões ARJ21-700 para a Chengdu Airlines até o final deste ano, se conseguir as certificações necessárias, informou o jornal "China Daily" em dezembro. O Sukhoi SuperJet 100, da Rússia, construído em parceria pela Sukhoi, com sede em Moscou, e a unidade da italiana Finmeccanica, começou a voar comercialmente com a OAO Aeroflot em 2011.