Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 4 de outubro de 2015

Especial do Domingo

Confira matéria desenvolvida pela equipe de voluntários do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação - com texto e fotos do evento Portões Abertos DCTA 2015, em São José dos Campos - SP.
Boa domingo!

Portões Abertos DCTA 2015

O evento de cultura aeronáutica Portões Abertos DCTA 2015 - iniciado ontem, 03 de outubro de 2015, e terminando hoje - reúne público de todas as idades no aeroporto de São José dos Campos (SP), nas instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).



Entre tantas atrações, com exposição de aeronaves e divulgação de entidades relacionadas à aviação, chama a atenção a maquete em tamanho natural do futuro caça supersônico da Força Aérea Brasileira, o Gripen NG, e o novo formato do show de acrobacia aérea da Esquadrilha da Fumaça, agora equipada com o A29 Super Tucano, nas cores do pavilhão nacional.


A apresentação dura 35 minutos, com aproximadamente 50 manobras, incluindo a volta do Lancevaque. No show de ontem, o major Pimentel fez sua primeira demonstração como membro da EDA - Esquadrão de Demonstração Aérea, nome oficial da esquadrilha.


O evento 2015 traz como tema 70 anos da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Neste contexto, com a participação de duas entidades culturais de preservação e divulgação da história da participação do Brasil no conflito contra o nazifascimo: Grupo de Preservação Histórica da Força Expedicionária Brasileira e Grupo de Reencenação Histórica Monte Castelo.Esses grupos de voluntários apresentam farto acervo com material da Segunda Guerra e se apresentam circulando entre o público trajando uniformes de época, gerando interesse de crianças e adultos.

Outras entidades também divulgaram seus objetivos, como a Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, Grupo 180 dos Escoteiros do Ar, escolas de aviação, Escola de Especialistas de Aeronáutica e os institutos de ensino, pesquisa e fomento tecnológico instalados no campus do DCTA.

Texto e fotos: redação do NINJA.