Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Sesquicentenário de Gastão Madeira

Jovens de Núcleo de Aviação terão atividades pedagógicas com a aeronave Christen Eagle em Ubatuba (SP)
Tendo como auxílio à instrução uma aeronave acrobática Christen Eagle, crianças e jovens alunos do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), sediado em Ubatuba (SP), terão atividades pedagógicas no aeroporto local, no dia 08 de junho de 2019, sábado. O evento faz parte da programação do Núcleo para comemorar os 150 anos de nascimento do inventor e pioneiro da aviação, o ubatubense Gastão Galhardo Madeira, nascido em 20 de junho de 1869.

Aula ao ar livre
A disponibilização do aparelho foi feita pelo comandante Hernani Dippolito que, juntamente com outros pilotos, como o presidente do Aeroclube de Ubatuba, Tiago Rizzi, ministrarão aula ao ar livre, com explicações sobre o avião, comentando suas particularidades e as características do voo acrobático, ao mesmo tempo em que avaliarão o conhecimento prévio dos alunos acerca de partes dos aviões, classificação de aeronaves e fundamentos de voo. Em complemento à instrução, os alunos assistirão aos voos do Christen Eagle. No dia 17, segunda-feira, às 19 horas, outra atividade aberta ao público alusiva ao Sesquicentenário de Gastão Madeira ocorrerá no Teatro Municipal de Ubatuba, com palestra sobre a produção do inventor.

O Christen Eagle
O Christen Eagle é um avião biplano com capacidade acrobática, comercializado na forma de kit, para que o adquirente o monte “em casa”. A forma de distribuição completamente documentada revolucionou a indústria de construção própria de aeronaves, as chamadas “homebuilts”. Em 2011 já existiam mais de 350 Eagles voando pelo mundo e podendo atingir a velocidade máxima de 337 quilômetros por hora.