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Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Transporte Aéreo

TCU veta voos comerciais na Pampulha
O TCU - Tribunal de Contas da União suspendeu portaria do Ministério dos Transportes que reabriria o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, para voos entre Estados, conforme divulgou o Blog do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação em sua edição de 9 de dezembro de 2017. A determinação foi assinada no dia 27 de dezembro de 2017, pelo ministro Bruno Dantas, relator do caso que levou a concessionária do aeroporto de Confins a demandar juridicamente com o governo. Com a decisão do TCU, a Pampulha deverá continuar operando apenas voos executivos e regionais, até que o plenário da corte decida sobre o mérito da questão.

Portaria
O Ministério dos Transportes autorizara a reabertura de voos comerciais no terminal de BH em outubro, derrubando portaria anterior que estabelecia a restrição. Houve protesto entre os acionistas privados de Confins, o grupo CCR e a operadora do aeroporto de Zurique. Eles acusaram o governo de descumprir contrato e desorganizar o setor, criando uma concorrência que colocaria em risco investimentos já feitos. O caso foi, então, levado ao TCU. “A questão extrapola decisão sobre a abertura ou não da Pampulha e diz muito sobre segurança jurídica e ambiente de negócios no país”, pontuou o ministro Dantas.

Saiba mais: Blog do NINJA de 9/12/2017 

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Indústria Aeronáutica

Ozires Silva: Boeing e Embraer juntas atende ao interesse de ambas
O ex-presidente e um dos fundadores da Embraer, Ozires Silva, foi convidado pela direção da fabricante brasileira para avaliar a proposta de uma potencial combinação de negócios feita pela americana Boeing, iniciativa classificada por ele como "muito elegante". As negociações tornaram-se públicas na semana passada. Sem dar detalhes das conversas entre as duas empresas, Silva - em entrevista ao jornal Valor Econômico - afirmou que a Boeing está disposta a encontrar uma solução que atenda aos interesses das duas empresas e, ao mesmo tempo, tenha o aval do governo brasileiro e dos acionistas. O objetivo, segundo ele, é aumentar o poder de competição das duas empresas no mercado mundial de aviação. Silva lembrou que o processo de privatização da Embraer também enfrentou desafios e oposição, mas que se não tivesse sido feito, a Embraer não teria sobrevivido.

Questão mercadológica
O controle não está em discussão, afirmou Ozires. A ideia é continuar como está. Existe um novo posicionamento no mercado de aviação mundial e os grandes fabricantes como a Boeing, Airbus, Bombardier e Embraer têm que responder a isso. A aproximação entre a Boeing e a Embraer também é uma reação natural à compra que a Airbus fez das operações de jatos regionais da canadense Bombardier. O governo brasileiro não é contra essa parceria e os acionistas da Embraer estão conversando com as autoridades, que entendem que a empresa precisa buscar o mercado dela. Segundo Ozires, o que está sendo discutido é a questão mercadológica, que vem mudando bastante e de forma acelerada.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

FLICKR

Seleção escolhe foto da FAB como uma das melhores do ano
Na escolha, foram levados em consideração os comentários, as curtidas e as visualizações

A foto do helicóptero Bell H-13 da Força Aérea Brasileira (FAB), clicada pelo Sargento Johnson Barros, foi escolhida entre as quinze melhores do Flickr Brasil que foram ao ar neste ano. A seleção foi feita, inicialmente, por um algoritmo (programa de computador), levando em consideração as curtidas, visualizações e comentários, e, posteriormente, por uma equipe da rede social que fez a curadoria. O Sargento Johnson fez a foto da aeronave histórica que está exposta no Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro, em julho de 2014. A imagem já teve mais de 25 mil visualizações e 400 favoritos. Para fazer a foto, foi utilizada a técnica de light painting (pintar com a luz) e exposure stacking (empilhamento de fotos para aproveitar as partes iluminadas). "Fico feliz com o reconhecimento do público pelo trabalho ao qual me dedico na FAB e encaro esse fato como um estímulo aos meus colegas fotógrafos", ressaltou o Sargento.

Confira aqui todas as fotos selecionadas.

Confira aqui outras fotos do Flickr da FAB.

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Aeronaves

Maior avião anfíbio faz voo inaugural
O maior avião anfíbio do mundo, o AG600, realizou, no dia 24 de dezembro de 2017, seu voo inaugural na China, um ano e meio depois de completar a sua montagem, informou a agência oficial "Xinhua". O AG600, o primeiro avião anfíbio de grande porte construído na China, decolou do aeroporto da cidade de Zhuhai, sede anual da maior feira de aviação do país. Desenvolvido pela Corporação da Indústria da Aviação da China (AVIC), o aparelho mede 39,6 metros de comprimento e tem 38,8 de envergadura, um tamanho similar ao de um Boeing 737, e tem um peso máximo de 53,5 toneladas. O aparelho foi projetado para missões de resgate marítimo e combate de incêndios.

Saiba mais: Blog do NINJA de 08/05/2017

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Curso para Comissários e Pilotos

Aeroclube de Taubaté abre inscrições para cursos de pilotos e comissários
Estão abertas as inscrições, até 19 de janeiro de 2018, para os cursos de formação de pilotos e comissários de bordo do Aeroclube Regional de Taubaté. As aulas começam, respectivamente, dias 3 e 4 de fevereiro de 2018. No curso teórico para piloto privado as aulas serão aos sábados ou domingos e para o curso de comissários de bordo as instruções serão aos domingos. Os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos e o Ensino Médio e serão, oportunamente, submetidos a exames pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), para obtenção das habilitações técnicas. O Aeroclube Regional de Taubaté está localizado na Estrada Municipal dos Remédios, 2135, Itaim, Taubaté (SP). Sua estrutura está ao lado da pista de pouso, dentro das instalações do Comando de Aviação do Exército, próximo ao Hotel Fazenda Mazzaropi.

Informações: contato@aeroclubedetaubate.com.br
(12) 3621-2277 e (12) 9-9757-8770.

facebook: @aerocluberegionaldetaubateOFICIAL

domingo, 24 de dezembro de 2017

Especial de Domingo

Com alegria, informamos aos leitores do blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação os detalhes sobre o presente que chegou às oficinas do NINJA.
Boa leitura.
Bom domingo.
FELIZ NATAL!!!

Núcleo de Aviação recebe aeronave para fins didáticos
O Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), projeto social que promove cultura aeronáutica para crianças e jovens, sediado e mantido por voluntários em Ubatuba (SP), incorporou ao seu acervo uma aeronave experimental, para dar suporte às atividades pedagógicas proporcionadas nas oficinas do NINJA.

O avião, recebido em doação, é um Teenie Two e requer um programa de reparação pois permaneceu anos ao relento e necessita de consertos, a fim de deixá-lo em condições de apresentação e emprego em tarefas com os meninos e meninas do NINJA, como por exemplo, aulas sobre partes das aeronaves, atuação das superfícies móveis, conhecimentos técnicos e física aplicada.

Reparos
A reparação do avião demandará tarefas, as quais devem mobilizar os alunos do NINJA em observação e interação com voluntários orientadores em recuperação de chapas, limpeza, pintura, solda, mecânica, ativação de comandos e configuração geral.


Ao final do processo, as crianças terão um instrumento para fixação de conteúdos, experiências sensoriais, simulações, diversão e conhecimento, tendo em vista que o avião apresentará aspectos culturais e também será um monumento.

Tennie Two
O desportivo Tennie Two é um monoposto de asa baixa, cabine aberta, triciclo, motor VW para emprego aeronáutico. Foi desenvolvido nos Estados Unidos, em 1969, para construção experimental particular, usando ferramentas comuns. Inicialmente, foi apresentado na edição de maio de 1971 da revista Popular Mechanics. Os painéis exteriores da asa podem ser retirados para facilitar o transporte ou hangaragem. A fuselagem é monocoque. A empenagem consiste de cauda vertical com um leme articulado. O estabilizador horizontal é fixo e contém o profundor articulado. O trem de pouso é de aço tubular, com molas automotivas e borracha no interior, para absorção de choque. O aileron e controle do profundor são comandados por um stick lateral. Para o movimento de leme é usado uma barra de leme, em vez de pedais individuais. Os controles de voo são acionados com hastes, em vez de cabos. O Teenie Two, com peso vazio de 140 Kg, é construído principalmente em alumínio. Os componentes são fixados com rebite pop de aço em vários tamanhos. Tem o comprimento de 3,91 e envergadura de 5,49 metros. O exemplar ofertado ao NINJA teve a construção iniciada em 1980, em Sorocaba (SP), pelas mãos de Ricardo Apra. Foi o terceiro exemplar do tipo montado no Brasil. Posteriormente, foi repassado para o comandante Agapito Francisco Bicudo, de Pindamonhangaba (SP). Embora não tenha sido testado em voo, passa a ser, a partir de dezembro de 2017, auxílio à instrução em solo para os jovens e crianças do Núcleo Infantojuvenil de Aviação, na cidade de Ubatuba (SP).

sábado, 23 de dezembro de 2017

FAB TV

As formaturas de dezembro dos novos profissionais da FAB
O FAB TV – canal do Youtube da Força Aérea Brasileira - em sua edição do mês de dezembro traz as emocionantes formaturas das principais escolas da FAB em 2017. Em Guaratinguetá, 466 militares das turmas Kairós e Atlas concluíram o Curso de Formação de Sargentos e o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento, respectivamente. A AFA atingiu uma marca expressiva com a formatura de 143 novos aspirantes a oficial, concluintes dos Cursos de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. Em Barbacena, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar realizou a formatura da turma Lancevaque. É o fim de um ciclo de três anos para 150 alunos. Já o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou a Solenidade Militar de Entrega de Espadas aos 132 novos oficiais da Força Aérea Brasileira. Eles são oriundos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE 2016) – Turma Aurum, e do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF 2017) – Turma Hércules, ambos voltados para graduados do efetivo da FAB. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica formou sua maior turma da história: 151 alunos. A cerimônia foi realizada em São José dos Campos e os concluintes obtiveram destaques históricos.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Indústria Aeronáutica

Embraer e Boeing negociam eventual fusão
A fabricante brasileira de aviões Embraer e a americana Boeing negociam uma eventual fusão. As tratativas iniciais foram divulgadas pelo jornal americano "Wall Street Journal", nesta quinta, 21 de dezembro de 2017. As ações da Embraer chegaram a valorizar cerca de 40% durante o dia e fecharam em alta de 22,5%, na Bolsa de Valores de São Paulo. O acerto entre as empresas pode criar uma gigante global de aviação, com atuação nos segmentos de longa distância e na aviação regional, e capaz de fazer frente a uma união similar entre as concorrentes Airbus e Bombardier. "Boeing e Embraer confirmaram hoje que as duas companhias encontram-se em tratativas em relação a uma potencial combinação de seus negócios, em bases que ainda estão sendo discutidas. Não há garantia de que qualquer transação resultará dessas discussões. Boeing e Embraer não pretendem fazer comentários adicionais sobre essas discussões", informaram Boeing e Embraer em comunicado conjunto. Conforme o Wall Street Journal, as empresas aguardam a posição do governo brasileiro sobre o negócio. A União tem uma ação de classe especial, chamada de "golden share", que dá poder de veto em decisões estratégicas da Embraer. Isso ocorre porque a empresa nasceu como estatal e foi privatizada nos anos 90. Uma eventual fusão necessita do aval de autoridades brasileiras e americanas. O acordo envolveria um prêmio alto para os atuais acionistas da Embraer, segundo o Wall Street Journal. Atualmente, a Embraer tem um valor de mercado de cerca de US$ 3,7 bilhões. A Embraer é uma empresa privada, de capital aberto. A maioria dos seus acionistas são donos de ações da empresa negociadas na bolsa de valores de Nova York e de São Paulo. Esses acionistas, que são donos de fatias menores do que 5% da empresa, juntos detêm um total de 64,5% da empresa. O maior acionista individual é o fundo de investimentos americano Brandes, dono de 15% da empresa. As discussões entre Boeing e Embraer acontecem poucos meses após as suas principais concorrentes, a europeia Airbus e a canadense Bombardier, unirem esforços, tendo a Airbus comprado uma participação majoritária na produção das aeronaves C-Series da fábrica canadense, concorrentes diretas dos jatos Embraer. Boeing e Embraer já são parceiras em diversos projetos. Elas anunciaram em 2017 um acordo para venda e suporte técnico do novo cargueiro da Embraer, o KC-390. As duas empresas mantêm um centro de pesquisas conjunto sobre biocombustíveis para aviação em São José dos Campos, desde 2015.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Voo comercial para Ubatuba

Two Flex fará voo charter para Ubatuba no Reveillon
Um voo charter a ser realizado pela empresa Two Flex, neste final de ano, marca o retorno de voos comerciais para o aeroporto de Ubatuba. Operando com o avião Caravan Cesnna 208, a Two fará a rota Jundiaí – São Paulo/Marte – Ubatuba, como voo especial para o Reveillon. Coincide com o novo momento dos aeroportos de Jundiaí e Ubatuba, os quais passaram para a administração privada, por meio do consórcio Voa São Paulo.

Datas das viagens
O avião partirá de Jundiaí no dia 29 de dezembro de 2017, às 15 horas; pousará no Campo de Marte e, às 16 horas, rumará para o aeroporto Gastão Madeira, em Ubatuba, devendo chegar às 17 horas. No dia 01 de janeiro de 2018, o Caravan da Two Flex decola de Ubatuba às 16 horas, seguindo para o Campo de Marte em São Paulo e, depois, para Jundiaí, onde deve aterrissar por volta das 18 horas. O valor da passagem (por trecho/assento) é de R$ 660,00.

Volta da aviação comercial
A experiência anunciada para a virada de 2017 para 2018 enfatiza a retomada de voos comerciais (ainda que do tipo charter) já ocorridos na história da aviação em Ubatuba, como abordado no livro “Sobre o Mar de Iperoig”, ao mencionar os voos regulares dos DC-3 da Vasp, de 1967 a 1970, e registrar os voos da Rio-Sul, entre 1980 e 1982.

Venda de passagens: support@flyflapper.com ; (11) 9-9939-8614

Saiba mais: livro “Sobre o Mar de Iperoig” (Clique aqui

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Embraer

KC-390 atinge capacidade operacional
O jato de transporte militar e reabastecimento Embraer KC-390 completou um marco fundamental , com a demonstração pela Embraer à Força Aérea Brasileira (FAB) do atingimento da Capacidade Inicial de Operação (Initial Operational Capability – IOC). O atingimento da IOC assegura as condições necessárias para o início da operação da aeronave, em conformidade com o escopo acordado com a FAB. Como parte da IOC, a Embraer obteve um Certificado de Tipo Provisório do KC-390 junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), atestando a adequação do projeto aos exigentes requisitos de certificação de aeronaves da categoria transporte. “É com grande satisfação que anunciamos o atingimento deste marco importante para o Programa KC-390”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A campanha de certificação tem avançado conforme o planejado e os testes realizados tiveram grande sucesso, comprovando a maturidade da aeronave e confirmando o desempenho e as capacidades previstas”. Até o presente momento, a campanha de ensaios acumula mais de 1.500 horas de voo nos dois protótipos e mais de 40.000 horas de testes em laboratório dos diversos sistemas da aeronave. A campanha de ensaios estruturais se aproxima do fim, restando apenas o ensaio de fadiga em corpo de prova em escala real. Ao longo de 2018, estão previstos a emissão do Certificado de Tipo final pela ANAC, bem como a realização de ensaios em voo de diversas funcionalidades militares, incluindo testes remanescentes de reabastecimento aéreo, lançamento de cargas e outros, visando o atingimento da Capacidade Final de Operação (Final Operational Capability – FOC), objeto da certificação militar final da aeronave. A entrega da primeira aeronave de série à FAB está programada para acontecer ainda em 2018.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Formatura ITA

ITA forma a maior turma de todos os tempos
A turma recebeu a maior quantidade da principal láurea e, também, formou o aluno com a nota mais alta da história do Instituto

A 68ª turma de formandos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou três feitos inéditos: foi a maior turma de formandos; a que recebeu a maior quantidade da principal láurea e, também, a que formou o aluno com a nota mais alta de todos os tempos. A cerimônia, realizada no último sábado (17/12), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; e contou com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; e do Magnífico Reitor, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, entre outras autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos formandos. "A formação no ITA é diferenciada. São os melhores engenheiros que a gente forma no País. E com esse conhecimento que adquirem aqui, eles são grandes impulsionadores não só da Força Aérea como de toda a indústria nacional", destacou o Comandante da Aeronáutica.
Familiares e amigos prestigiam a formatura
Este ano se formaram 151 alunos, sendo 116 civis e 35 militares. Só para se ter uma ideia, em 2016, foram formados 84 alunos e, em 2015, 91. Eles concluíram o curso de Graduação em Engenharia, nas seguintes modalidades: Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação e Aeroespacial. O aluno Felipe Sampaio Lima, de 23 anos, concluiu o curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica. "É muita felicidade e uma realização pessoal. Agora começa uma nova etapa com novos sonhos e novos desafios", afirmou. "Eu me sinto orgulhoso pelo foco que ele teve, pela determinação e ter alcançado o que alcançou", complementou o pai, o Engenheiro Civil Gualter Marques de Lima Neto.
Seis formandos receberam a Summa Cum Laude, que é a maior honraria do Instituto, outorgada aos engenheiros que obtiveram média geral igual ou superior a nove e meio na escala de zero a dez. Até este ano, apenas 32 alunos haviam obtido desempenho semelhante. Um dos formandos que receberam a honraria foi o Capitão Aviador Pedro Kukulka de Albuquerque, que fez a formação complementar em Engenharia Aeroespacial. "Isso representa toda uma batalha que eu comecei em 2003, quando entrei na Academia da Força Aérea. Agora estou deixando um pouco de lado a aviação porque tenho uma nova missão, principalmente, com a parte espacial, a parte de desenvolvimento de satélite", explicou o militar. E o aluno mais bem classificado dentre todos os formandos da turma ITA 2017 foi o Engenheiro Eletrônico Daniel Schwalbe Koda, que obteve a média geral 9,78, a maior de toda a história do instituto.
Comandante da Aeronaútica entrega honraria ao aluno que obteve a maior nota
"Nós estamos marcando história hoje e estamos entregando engenheiros de elevada competência para trabalhar na Força Aérea, no País e até no exterior. Uma comprovação da qualidade e da excelência do Instituto", ressaltou o Reitor Anderson Ribeiro.

ITA
Criado em 1950, o ITA faz parte das Guarnições de Aeronáutica de São José dos Campos (SP), subordinado ao DCTA, o qual tem por missão "ampliar o conhecimento e desenvolver soluções científico-tecnológicas para fortalecer o Poder Aeroespacial, contribuindo para a soberania nacional e para o progresso da sociedade brasileira, por meio de ensino, pesquisa, desenvolvimento, inovação e serviços técnicos especializados, no campo aeroespacial". Atualmente são oferecidos no Instituto cursos de pós-graduação Stricto Sensu, nos graus de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado; Cursos de Extensão Universitária e de Especialização; e Cursos de Graduação em Engenharia ministrados em regime de tempo integral, em cinco anos.

Fotos: Paulo Roberto

Fonte: FAB

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Aeroportos

DECEA espera sugestões em portaria sobre proteção de aeródromos
A Portaria 957/GC3, de 09 de julho de 2015, que dispõe sobre as restrições aos objetos projetados no espaço aéreo que possam afetar a segurança ou a regularidade das operações aéreas, será modificada. Até o dia 24 de dezembro de 2017, os interessados podem acessar a minuta do novo texto e sugerir mudanças. Alguns dos assuntos tratados nesse documento legislam sobre superfícies de aproximação e decolagem de aeródromos, helipontos e sistemas de iluminação - para citar apenas alguns exemplos. A necessidade de adaptações ao documento original foi verificada pela análise de questionamentos e dúvidas encaminhados pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão. Com o objetivo de atender às solicitações dos usuários, o setor de Aeródromos do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), disponibilizou a minuta com sugestões de adequação propostas ao novo texto da portaria. O conteúdo é resultado do trabalho realizado na primeira reunião do Fórum DECEA de Especialistas em Aeródromos, um mecanismo de atualização e evolução normativa, que contou com a participação de representantes de todos os órgãos regionais. De acordo com o Capitão Jorge Luis Werneck Nunes, da Seção de Normas de Aeródromos, do SDOP, é muito importante que o usuário sugira melhorias justamente por conhecer quais são suas maiores dificuldades. A minuta com alterações trouxe mudanças de definições, como por exemplo as Superfícies de Proteção do Voo Visual e a curva de Superfície de Decolagem. Também houve reformulação dos requisitos de solicitação de parecer do Comando da Aeronáutica e simplificação dos dados para a realização de análise de um obstáculo. “Há ainda diferença em competências e na postura com relação à proteção de um aeródromo, bem como mudanças nos dispositivos das transições e nas figuras e tabelas”, complementou. Aqueles que desejarem sugerir mudanças podem preencher um formulário, indicando o item da norma que deve ser retificado, bem como o texto para ser usado em substituição ao anterior e a justificativa.

Minuta da Portaria: Clique aqui

domingo, 17 de dezembro de 2017

Especial de Domingo

O INCAER - Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, criado pelo Decreto nº 92.858, de 27 de junho de 1986, visa a organizar e disciplinar a preservação da História Aeronáutica Brasileira e divulgá-la para os públicos interno e externo. Desenvolve suas tarefas lidando diretamente com a pesquisa, com o desenvolvimento, a divulgação e a preservação do patrimônio material e imaterial da aeronáutica brasileira. Selecionamos hoje algumas das atividades desenvolvidas pelo instituto.
Boa leitura.
Bom domingo!

Biblioteca Ten Brig Ar Moreira Lima
A Biblioteca do INCAER nasceu, oficialmente, em 30 de outubro de 1989, com a doação de parte da coleção do Tenente-Brigadeiro do Ar Nelson Freire LavenèreWanderley, importante personalidade da Força Aérea Brasileira, e do Dr. Isaac Jackubowsky, funcionário civil da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI), dando início a um braço muito importante do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, já previsto desde sua criação. A partir de então, foi-se estruturando seu acervo, através de doações feitas por militares e seus familiares. Ocupou o andar térreo do prédio sede do INCAER mas, devido a seu crescimento, foi deslocada ao andar superior. Trata-se de uma Biblioteca especializada em história da aeronáutica, guerras e biografias, contendo livros e uma grande quantidade de periódicos, como as revistas Asas dos anos 30 e a Esquadrilha, além de outras raridades. O acervo atual encontra-se informatizado em sistema próprio, SISBIBLIO, criado pela Seção de Tecnologia da Informação do INCAER, disponível para pesquisas por autor, título e assunto, e acessível no site do INCAER. Possui um projeto de digitalização, em andamento, em que estão sendo tratados e digitalizados o acervo de legislação (BMA e BCA), Almanaques de Oficiais da Aeronáutica e separatas. Parte desse acervo já se encontra disponível para pesquisas. Ao longo dos anos, a Biblioteca foi modernizada, com a instalação de arquivos deslizantes, o que proporcionou, além de embelezamento, proteção do acervo e otimização do espaço.
Como forma de reconhecimento, o espaço foi nomeado “Biblioteca Tenente Brigadeiro Moreira Lima”, em 31 de julho de 2014, justa homenagem prestada ao segundo Diretor do INCAER e Ministro da Aeronáutica, quando da criação do Instituto. Muito já foi feito, mas ainda há muito o que se fazer... (Texto: Bibliotecária Nair de Laia)

Atividades e Produções Culturais
O INCAER foi criado com a finalidade de pesquisar, desenvolver, preservar, controlar e estimular as atividades referentes à memória e à cultura da Aeronáutica brasileira. Assim sendo, representam as principais atividades e produções culturais desenvolvidas por este Instituto:

Encontro no INCAER
É um evento tradicional deste Instituto, realizado na última quarta-feira de cada mês, composto de uma palestra, preferencialmente envolvendo temas relacionados à história aeronáutica brasileira, seguido de debates e, por fim, do habitual “Chá INCAER”, momento de confraternização entre o palestrante, a direção e seus convidados.

Prêmio INCAER de Cultura Aeronáutica
Criado em 2006, tem como objetivo homenagear aqueles militares participantes que obtêm o primeiro lugar nos cursos e estágios de formação da Força Aérea Brasileira (ECEMAR, EAOAR, I FAE, AFA, CIAAR, EPCAR e EEAR), bem como pessoas que se destacaram na promoção da cultura aeronáutica brasileira.

FIDEHAE
O Brasil, como membro da Federação Internacional de Estudos Históricos, Aeronáuticos e Espaciais (FIDEHAE), é representado pelo INCAER nos congressos realizados, anualmente, em países filiados. A Federação tem como objetivo promover a interação acadêmica e congraçar estudiosos dos inventos, feitos e fatos da história aeronáutica e aeroespacial ibero-americana.

Olimpíada de História Militar da AFA
A Academia da Força Aérea (AFA) realiza, anualmente, a Olimpíada de História Militar, com o objetivo de fomentar o interesse pela leitura entre seus Cadetes. O INCAER participa desse evento por meio da elaboração de questões, banca examinadora, confecção de medalhas e diplomas e exposição de livros. O evento tem tido ótima repercussão, obtendo a adesão, a partir de 2016, da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da Escola Naval (EN).

Noticiário INCAER
Informativo publicado bimestralmente, desde 1993, com o objetivo de registrar eventos e acontecimentos ocorridos no INCAER, bem como no âmbito do Comando da Aeronáutica ou fora deste, sempre que haja envolvimento deste Instituto.

Projeto Memória
O Projeto Memória tem o objetivo precípuo de colher depoimentos de destacadas personalidades da nossa Aeronáutica, que deram o melhor de si e emprestaram seus vastos conhecimentos, narrando experiências colhidas durante suas marcantes e pródigas passagens pela Força Aérea Brasileira.

Ideias em Destaque
Revista semestral, confeccionada e distribuída gratuitamente pelo INCAER. É elaborada com valiosa contribuição de diversos autores civis e militares, contendo assuntos aeronáuticos, políticos, estratégicos e de cultura geral.

Opúsculos
Publicações do tipo “livretos”, impressas e distribuídas gratuitamente pelo INCAER, que abordam temas ligados à Força Aérea e à biografia de personalidades marcantes do cenário histórico da Aeronáutica brasileira. 

Coleção Aeronáutica
Esta coleção é muito abrangente, sendo composta por quatro séries de publicações. Algumas obras são de autor definido e outras foram compostas por equipes de assessores do INCAER.

Fonte: INCAER

sábado, 16 de dezembro de 2017

Concurso para sargento da FAB

Força aérea tem 183 vagas para técnicos
Inscrições de 08 jan. a 06 fev. 2018

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou as Instruções Específicas para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) para ingresso em janeiro de 2019. As inscrições começam no dia oito de janeiro e terminam no dia seis de fevereiro. Para se inscrever basta acessar o site: ingresso.eear.aer.mil.br. A taxa é de R$ 60,00. As vagas são destinadas a candidatos de ambos os sexos, que atendam às condições e às normas estabelecidas nessas Instruções, para serem habilitados à matrícula no EAGS, não podendo possuir menos de 17 nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2019 e ter concluído, na data da Concentração Final do certame, o Ensino Médio e o Curso Técnico de Nível Médio. O processo seletivo é composto de provas escritas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados (relativos à especialidade a que concorre o candidato), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prática da especialidade e validação documental. As provas escritas ocorrerão no dia 22 de abril de 2018. Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá-SP, no dia 13 de janeiro de 2019, para habilitação à matrícula no curso - que terá duração de um ano. Após a conclusão do estágio com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-sargento e será distribuído e classificado em alguma das organizações do Comando da Aeronáutica localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração. Para obter mais informações, consulte as instruções específicas.

Vagas
Confira abaixo a quantidade de vagas por especialidade:

SAD - Administração - 40
SEF - Enfermagem - 45
SEL - Eletricidade - 14
BET - Eletrônica - 30
SPV - Pavimentação - 8
SIN - Informática - 20
SOB - Obras - 8
STP - Topografia - 8
SLB - Laboratório - 5
SRD - Radiologia - 5

Total - 183

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

FAB Dimensão 22

Vídeo ilustra missão da Força Aérea
Um vídeo promocional da campanha Dimensão 22, sintetiza a responsabilidade de atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) no cumprimento da sua missão constitucional de Controlar, Defender e Integrar, dentro de um cenário tridimensional de 22 milhões de km², que abrangem o espaço sobre o território nacional e sobre uma parte do Oceano Atlântico, até a longitude 10 graus Oeste.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Embraer

KC-390 testa pouso com vento cruzado
Um protótipo do cargueiro Embraer KC-390 faz testes de pouso com vento cruzado nos Estados Unidos. A programação previa realizar os testes no Texas. Porém, os ventos não atingiram velocidade suficiente e a equipe foi direcionada para o aeroporto de Scottsbluff, em Nebraska. O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), além de operar em ambientes hostis, inclusive a partir de pistas não preparadas ou danificadas. O avião é capaz de executar transporte de carga, lançamento de tropas ou de paraquedistas, reabastecimento aéreo, busca e salvamento, evacuação aeromédica e combate a incêndios, além de apoio a missões humanitárias. As primeiras entregas do KC-390 para a FAB - Força Aérea Brasileira estão programadas para acontecer até o final de 2018. O total de 28 aviões da FAB será completado em 12 anos.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Aviação Naval

Marinha do Brasil terá navio porta-helicópteros
A próxima importante aquisição da Marinha do Brasil para a Aviação Naval será um porta-helicópteros, atualmente servindo, com o nome de HMS Ocean-L2, à Marinha Real inglesa. Em operação há 20 anos, a embarcação tem 203 metros e pesa 21,5 mil toneladas. Com essa aquisição, fica afastada a possibilidade de um eventual programa de recuperação do porta-aviões NAe A-12 São Paulo, desativado há 10 meses. O Ocean ainda está ativo no Reino Unido. Só será recolhido à base de Devonport a partir de março de 2018, quando o contrato bilateral já estará concluído. O navio leva 18 helicópteros de vários tipos, entre os quais os preparados para missões antissubmarino, de ataque e apoio à tropa. Na Marinha inglesa, o L2 é empregado em ações expedicionárias. Pode ser rapidamente modificado para realizar missões humanitárias, por exemplo, em casos de catástrofes naturais. Antes da transferência, o porta-helicópteros passará por um período de preparação no Reino Unido, sob supervisão de oficiais brasileiros, para “revisão de equipamentos e sistemas”, de acordo com nota do Comando da Marinha. Tripulantes, especialistas e técnicos serão submetidos a um ciclo de cursos associados ao treinamento, nos centros de instrução da Royal Navy, “visando à familiarização dos militares com o navio”. Depois disso, já nas instalações navais do Rio, e ao longo de um ano, efetivos da aviação embarcada, dos fuzileiros navais e dos operadores de bordo farão viagens de exercício, “para adaptação à doutrina de operação”.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Aeroportos

São Carlos passa a ser aeroporto internacional restrito
A Agência Na­ci­o­nal de Avi­a­ção Ci­vil (Anac) classificou como in­ter­na­ci­o­nal o Ae­ro­por­to Pe­rei­ra Lo­pes, em São Carlos (SP), restrito pa­ra ser­vi­ços de re­pa­ro e ma­nu­ten­ção. Isto significa que uma aeronave poderá voar diretamente do exterior para o aeroporto, para realização de manutenções. A me­di­da atende à de­man­da de ae­ro­na­ves vin­das do ex­te­ri­or que pro­cu­ram o prin­ci­pal cen­tro de ma­nu­ten­ção de aviões da La­tam Air­li­nes, localizado naquele aeroporto. A liberação restrita veda operações de serviço aéreo regular de transporte de passageiros e postal.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

EMBRAER

Jato número 1400 da Embraer é entregue à American Airlines
A Embraer entregou, no dia 6 de dezembro de 2017, o E-Jet número 1.400, um modelo E175, em cerimônia na unidade da empresa em São José dos Campos (SP). A American Airlines recebeu a aeronave comemorativa e escolheu para operá-la a Envoy Air, subsidiária integral do American Airlines Group Inc. A American Airlines é cliente da Embraer há mais de 20 anos e a Envoy é um dos primeiros operadores da família ERJ, com mais de 100 jatos destes modelos na sua frota. Considerando os pedidos de E-Jets realizados em 2013 e 2017, a American Airlines já encomendou 74 aeronaves do modelo E175, sendo que 54 deles serão operados pela Envoy. A entrega de hoje representa o E175 número 44 da Envoy. A família de E-Jets, lançada em 1999, tem deixado sua marca na história da aviação, uma vez que a Embraer é a única fabricante a desenvolver um portfólio moderno de quatro aeronaves direcionado especificamente para o segmento de 70 a 130 assentos. Com uma taxa média de voos concluídos de 99,9% e mais de 16 milhões de ciclos de voo, a frota de E-Jets superou a marca de 22 milhões de horas voadas. Desde que entrou em operação, em 2004, quando a primeira aeronave foi entregue à LOT Polish Airlines, da Polônia, a família de E-Jets já recebeu mais de 1.800 pedidos firmes e entregou 1.400 aviões. Atualmente, os E-Jets voam nas frotas de 70 clientes em 50 países.

Empresa russa terá mais dois Embraer 195 na frota
A companhia aérea russa Saratov Airlines expandiu seu programa pool de peças de reposição com a Embraer até 2021 para continuar recebendo suporte de componentes reparáveis para a frota de E-Jets da companhia. A Saratov Airlines foi a primeira companhia a operar os jatos Embraer na Rússia, em dezembro de 2013, com duas aeronaves do modelo E195. A companhia aérea também adicionará, por meio de leasing, dois novos E195, que devem ser entregues no início de 2018. O programa pool de peças de reposição da Embraer apoia mais de 30 companhias aéreas. Concebido para permitir às empresas de aviação minimizar investimentos em recursos e estoques de alto custo, o programa conta com a expertise técnica da Embraer e sua rede de provedores de serviços para reparo de componentes. Os resultados são economia nos custos de reparo e estoque, redução no espaço necessário para armazenamento e eliminação de recursos necessários para gerenciamento de reparos.

domingo, 10 de dezembro de 2017

Especial de Domingo

Nestes tempos atuais, em que reality shows tentam forjar heróis, vale um mergulho na história para rememorar as ações daqueles que, de fato, merecem esta designação.
O Especial de Domingo de hoje é dedicado a um destes brasileiros.
Boa leitura.
Bom domingo!

Heróis Brasileiros
Itália homenageia piloto brasileiro da II Guerra Mundial
O piloto brasileiro Tenente Frederico Gustavo dos Santos foi homenageado na cidade de Spilimbergo, nordeste da Itália, no dia 04 de dezembro de 2017. Ele faleceu em combate durante a Segunda Guerra Mundial, após ter executado 43 missões bem sucedidas. O Tenente Santos era natural de Salvador (BA) e chegou à cidade de Pisa, na Itália, em 04 de dezembro de 1944, vindo diretamente da Escola de Pilotagem nos Estados Unidos. Sempre foi descrito como um apaixonado pela aviação, desenhando aeronaves inventadas por ele mesmo em seus momentos de lazer. No dia 13 de abril de 1945, na sua 44ª missão de guerra, ao destruir um depósito de munições na cidade de Spilimbergo, conseguiu êxito em seu objetivo, mas faleceu ao ser atingido pelos destroços da explosão. Depois de terminada a guerra, uma comissão liderada por dois oficiais foi enviada para tentar localizar seus restos mortais. Próximo ao local do impacto da aeronave havia uma estrada com uma cruz com seus dados e o "dog tag" (pequena placa metálica de identificação) utilizado por ele. Os alemães haviam realizado uma última homenagem a Santos.

Senta a Pua

"É muito importante não deixarmos de lembrar desses exemplos de brasileiros destemidos que aqui vieram dar as suas vidas em prol da liberdade do povo italiano", declarou o Embaixador do Brasil na Eslovênia, Renato Mosca de Souza.

A cerimônia contou com a participação do Prefeito de Spilimbergo, Renzo Francesconi; do Adido de Defesa e de Aeronáutica na Itália e Eslovênia, Coronel Aviador Max Luiz da Silva Barreto; do Adido Naval na Itália, Capitão de Mar e Guerra Bruno de Moraes Bittencourt Neto; do Comandante do Depósito de Spilimbergo, Tenente-Coronel Antonio Boccongelli e de diversas outras autoridades civis e militares. Além de Spilimbergo, as cidades de Tarquínia - primeiro campo de pouso utilizado pelo Esquadrão Senta a Pua na Itália, Pianoro - local do falecimento do Tenente Cordeiro, Rodano - local do falecimento do Tenente Aurélio - e Pistoia - cemitério onde foram depositados os despojos de todos os brasileiros falecidos em combate na Itália, também realizaram homenagens aos guerreiros da Força Aérea Brasileira.

"É uma verdadeira honra poder estar aqui e prestar esta justa homenagem aos nossos predecessores. Nunca deixaremos que os sacrifícios realizados por eles sejam esquecidos. Convido a todos que queiram visitar estes locais a procurarem nosso escritório em Roma", declarou o Coronel Max. Em 2018 deverão ser acrescentadas ainda as cidades de Pisa - aeroporto utilizado pelo 1º Grupo de Aviação de Caça, depois de Tarquinia - e Alessandria - local de falecimento dos Tenentes Medeiros e Dornelles.

sábado, 9 de dezembro de 2017

Transporte Aéreo

Voos comerciais são retomados no aeroporto da Pampulha em BH
O primeiro voo para outras capitais partindo do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, já tem data marcada. A Anac (Agência Nacional de Avião Civil) autorizou a criação da nova rota da companhia aérea Gol, partindo de Belo Horizonte com destino ao terminal de Congonhas, em São Paulo. As viagens começam no dia 22 de janeiro de 2018 e acontecerão de segunda a sábado. Outra rota com destino ao aeroporto de Guarulhos está em análise pelo órgão e, se aprovada, pode começar a operar no dia 8 de janeiro. Serão quatro viagens diárias, sendo duas de ida e outras duas de volta. Os horários dos voos partindo da Pampulha são entre às 9h e às 18h05. A Gol usará na Pampulha os Boeings 737-700 com 138 assentos.

Passaredo
A Passaredo já começou a voar para Uberlândia, decolando da Pampulha. A reabertura do aeroporto para aeronaves de maior porte fez com que boa parte das companhias aéreas brasileiras solicitasse novos voos a partir do terminal. Além da Gol, Azul, Latam e Avianca estão entre as principais companhias que solicitaram operação no aeroporto. Conforme a Anac, a Gol terá 26% da oferta de voos na Pampulha, seguida pela Avianca (25%), Azul (20%), Latam (16%), Passaredo (12%) e Two Flex (1%). As rotas mais solicitadas pelas companhias foram Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo e Goiânia, além outros destinos no interior de Minas Gerais. Fora dos holofotes desde 2005, quando os voos de grande porte foram transferidos para Confins, na Grande BH, o terminal da Pampulha está apto a embarcar, segundo a Anac, 300 passageiros e desembarcar 360 passageiros por hora.

Confins
Contrária ao retorno das atividades na Pampulha, a BH Airport, que administra o Aeroporto Internacional Trancedo Neves, em Confins, entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça, para tentar barrar a retomada de voos domésticos nacionais no aeroporto da Pampulha. A empresa afirma que poderá haver concorrência de voos entre os dois terminais, gerando prejuízos para Confins, que investiu na revitalização e ampliação do aeroporto internacional desde que assumiu as operações.

Fonte: jornal Metro BH

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Tráfego Aéreo

Torres de Viracopos e Santos Dumont trocarão certas mensagens com pilotos via enlace de dados
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) adotará comunicação escrita, via enlace de dados (data link), para certas operações de solo, na prestação de autorizações de tráfego aéreo ATS para os aeroportos de Campinas/Viracopos e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O serviço será para autorização de decolagem (Departure Clearance - DCL) e Serviço Automático de Informação de Terminal (ATIS).

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Busca e Salvamento

Esquadrão Pelicano faz 60 anos
O 2°/10° Grupo de Aviação (2°/10° GAV), conhecido como Esquadrão Pelicano, celebrou 60 anos de criação numa cerimônia militar realizada, no dia 4 de dezembro de 2017, na Ala 5, em Campo Grande (MS). A solenidade foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros, Ministro do Superior Tribunal Militar. "Eu queria me congratular neste dia, com esta Ala 5, e dizer a todos os mais jovens e aos mais antigos que aqui estão para que preservem este espírito de operacionalidade, profissionalismo e tradição. Parabéns aos Pelicanos de hoje, de ontem e de sempre”, disse o oficial-general, em suas palavras. Durante a cerimônia foram homenageados militares com os títulos de Homem-SAR, Destaque Operacional, Pelicano Honorário e Graduado e Praça Padrão. "O Esquadrão nasceu com nome e caráter fortes para cumprir uma missão nobre, levando esperança nas suas asas e a certeza de que o impossível seria feito por uma vida. Acenderam, assim, a chama de algo que não se consegue definir, mas nos impulsiona e faz acreditar: é o Espírito SAR. Esse espírito é o que faz do nosso esquadrão diferente e viver a essência da frase “Por uma vida, a ordem é lutar”", ressaltou o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Jorge Marcelo da Silva Martins. A cerimônia foi finalizada com o desfile militar, que contou com a incorporação de ex-integrantes do 2°/10° GAV à tropa.

Histórico
O 2°/10° GAV é o Esquadrão da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelas missões de Busca e Salvamento e, desde que foi criado, no dia seis de dezembro de 1957, tem realizado inúmeras missões desse tipo. Recentemente, uma aeronave SC-105 Amazonas, com equipamentos específicos, foi incorporada à unidade a fim de ampliar sua capacidade operacional.

O Sistema SAR

Um vídeo sobre o trabalho dos profissionais do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SISSAR) foi produzido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) , com a finalidade de mostrar como são realizadas as operações que salvam vidas, além de destacar a campanha de conscientização sobre a importância do registro das balizas de emergência (ELT e EPIRB), pelos proprietários de aeronaves e embarcações, e dos localizadores pessoais (PLB). O cadastro dos "equipamentos localizadores" deve ser feito pelo sistema INFOSAR, um serviço simples, rápido e gratuito. Desde janeiro de 2016, quando o sistema entrou em funcionamento, cerca de 4000 usuários registraram suas balizas. “Quando o equipamento encontra-se cadastrado, rapidamente é identificada a natureza do sinal transmitido e, por meio de uma ligação telefônica, agilizamos o envio dos recursos de salvamento, quando se trata de acionamento real”, explica o operador do Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), Sargento Renato Marques Monteiro.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Tráfego Aéreo

Plano de voo agora pode ser apresentado por smartphone
A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou um aplicativo que facilita as tarefas de pilotos civis e militares no Brasil. Agora é possível apresentar um plano de voo de qualquer lugar, utilizando o smartphone, sem a necessidade de se deslocar até uma sala de Serviço de Informação Aeronáutica (AIS, por sua sigla em inglês). O aplicativo FPL BR possibilita a elaboração, validação, o envio e a atualização dos dados do plano de voo em tempo real. A nova ferramenta está disponível gratuitamente para download nas lojas App Store e Google Play, para as plataformas iOS e Android. O FPL BR foi elaborado por encomenda do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão gestor do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, em parceria com uma empresa brasileira do grupo Embraer, com o objetivo de otimizar o atendimento nas salas AIS nos aeroportos brasileiros. “O Brasil tem um fluxo de 8.500 voos diários. Esse é o número de planos de voos que chegava todos os dias nas salas de tráfego e nas salas AIS de todo o Brasil. Era necessário acompanhar a modernização e garantir a praticidade para melhorar a fluidez do sistema”, explicou o Brigadeiro do Ar da FAB Luiz Ricardo de Souza Nascimento, chefe do subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA.

Praticidade
O aplicativo garante praticidade, precisão e mais qualidade ao plano de voo. “Existem alguns campos que não deixam o piloto enviar o plano de voo se não estiver adequado. Na hora de preencher o campo aeródromo, por exemplo, o aplicativo já faz uma consulta se o aeródromo informado pelo piloto está operando normalmente e só permite a finalização se o código estiver correspondente”, disse o chefe do SDOP. O FPL BR está integrado aos sistemas utilizados pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, além de outros órgãos fiscalizadores, como a ANAC, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeronáutica e a Assessoria para Assuntos de Tarifas de Navegação Aérea. “Podem ser consultados dados de meteorologia, aeródromos, definição do nascer e pôr do sol em cada canto do país, garantindo mais segurança nas operações e, consequentemente, facilitando o controle do espaço aéreo”, reforçou o Brig Luiz Ricardo. A interface disponibiliza a consulta de plano de voo completo, plano de voo simplificado, bem como mensagens de atualização relacionadas à modificação, cancelamento e atraso, como também do recebimento de notificações sobre a aprovação ou reprovação das mensagens enviadas.

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Carreiras na Aviação

EEAR forma 466 especialistas em aeronáutica
A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), realizou, no dia 01 de dezembro de 2017, a formatura de 466 novos sargentos da Força Aérea Brasileira (FAB) e de nove sargentos de outros países. A EEAR é o maior centro de formação técnica da América do Sul. Ao longo de 76 anos, já formou mais de 70 mil sargentos para a Aeronáutica. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, o qual destacou que os novos profissionais serão muito importantes para as unidades da FAB. "Espero que eles sigam o juramento, honrem a FAB e se dediquem ao trabalho com motivação e empenho", disse. O grupo de formandos é constituído por duas turmas: a Kairós com sargentos do Curso de Formação de Sargentos (CFS) e a Atlas por militares do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS). Os novos sargentos desempenharão suas funções em diversas Organizações Militares da FAB em todo país.

Primeiros colocados
Natural de Belém (PA), o terceiro sargento Wilker da Costa Magalhães, foi o primeiro colocado do CFS. Emocionado, ele conta que essa é a primeira de muitas conquistas. “Meu sentimento é de satisfação e orgulho de me tornar um militar da FAB. Acreditei no meu sonho e hoje estou realizado. Isso só me faz querer alçar voos cada vez mais altos”, afirmou o primeiro colocado da turma Kairós. O terceiro sargento da Turma Atlas, Carlos Henrique de Moura, do Rio de Janeiro (RJ), foi o primeiro colocado do EAGS. Ele descreve a emoção de receber as divisas de sargento. “Um turbilhão de emoções, como a alegria, ansiedade, saudade dos que irão, toma conta nesse momento. A espera pela tão sonhada divisa nos faz querer cada dia mais aproveitar a escola e os amigos, mas, ao mesmo tempo, exercer a profissão que tanto lutamos para conseguir. Não há palavras certas que resumam esse sentimento, mas uma frase pode dizer muito: serei um sargento especialista.” Os primeiros colocados receberam os prêmios Honra ao Mérito e o Prêmio Força Aérea Brasileira. Os militares das Forças Estrangeiras (Togo, Cabo Verde e Paraguai) receberam o certificado de conclusão do Curso de Formação de Sargentos.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Indústria Aeronáutica

Fabricantes precisam de destrave burocrático para venda de ultraleves
A senadora Lídice da Mata chamou a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos fabricantes de aviões de pequeno porte, para que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) faça as vistorias nas aeronaves que já estão prontas para ter a comercialização liberada. - Na Bahia, temos hoje três empresas deste ramo: a Paradise, a Montaer, ambas de Feira de Santana, e a Aero Centro, de Barreiras. Esta última já produziu mais de 60 aeronaves. Há três anos, no entanto, está com cinco aviões prontos para entrega parados aguardando vistoria da Anac para que estas sejam entregues aos proprietários. Além disso, disse a senadora, devido à falta de investimentos e incentivos fiscais, muitas empresas não conseguem atender aos prazos estabelecidos pelo programa iBR 2020, que fomenta este setor. Para a parlamentar, o Brasil precisa incentivar a indústria aeronáutica e não colocar empecilhos ao seu desenvolvimento.

domingo, 3 de dezembro de 2017

Especial de Domingo

Um pouso histórico nas montanhas de Piquete, SP


Os fatos históricos da aviação brasileira ocorrem, às vezes, de maneira inusitada. Um sobrevoo, uma demonstração, uma operação não regular marcam uma localidade, mesmo que ela não conte com um aeroporto, um aeródromo...

É o caso de Piquete, SP.
Nesta cidade, nasceram muitos integrantes da Força Aérea Brasileira e da aviação civil. Outros, de alguma forma, fazem parte do universo da aviação, como é o caso da professora Márcia Ferreira de Souza, especializada em inglês aeronáutico e que atua como consultora no ICEA – Instituto de Controle do Espaço Aéreo.

Além da sua mais recente ocupação com inglês aeronáutico, ela guarda, com carinho, material divulgado pelo jornal de Piquete O Estafeta, edição de abril de 1998, que retrata um fato histórico ocorrido naquela cidade: o primeiro pouso de aeronave em Piquete, apesar da evidente dificuldade, advinda do relevo intensamente ondulado da serra da Mantiqueira. No evento teve participação especial seu avô, Zeca Ferreira, que cedeu suas terras para a construção de improvisado campo de pouso, onde operaram num momento histórico três aeronaves. Duas possuíam as matrículas PP-RKB e PP-HDZ.


O registro da operação de três aeronaves do Aeroclube de Guaratinguetá, no ano de 1950, em Piquete, é o tema da matéria de O Estafeta reproduzida abaixo:

Um Domingo Inusitado
Foi num domingo ensolarado de 1950 que, pela primeira vez, um avião pousou em terras piquetenses.
Sob grande expectativa e curiosidade, a população, desde cedo, tinha os olhos voltados para o Santo Cruzeiro e tentava ouvir sons que denunciassem alguma aeronave. De repente foi um corre-corre: apareceu o primeiro aeroplano. Eram três. Sobrevoaram a cidade fazendo evoluções, aguçando ainda mais a curiosidade da população.
Anichado aos pés da Mantiqueira, o nosso município, visto do alto, parece um mar de morros, o que não oferece condições de segurança para perfeitas aterrissagens e decolagens. Mas não é que, após evoluções pelo espaço piquetense, o primeiro avião pousou no morro do cemitério, seguido do segundo e do terceiro, para espanto dos céticos e alegria dos intrépidos pilotos.
Tudo começou com um desafio feito ao jovem Agenor Ferreira, piloto no Aeroclube de Guaratinguetá, que constantemente sobrevoava nossa cidade. Certa vez, após ter narrado uma viagem ao sul de Minas, onde pousara em lugar de geografia semelhante à nossa, foi convidado a repetir a façanha em Piquete. Procurou o secretário da Câmara, José Salomão e após anuência do Prefeito Municipal, Sr. Luiz Vieira Soares, saíram à procura de terreno que menos riscos oferecesse a aterrissagens. O nosso piloto optou pelo morro contíguo ao cemitério, terreno de acentuado aclive, propriedade do Sr. Zeca Ferreira, que, de imediato, concordou com o evento.
A edilidade e o povo aguardavam, ansiosos, o grande dia.
Providenciou-se o preparo da pista: roçou-se o pasto e sinalizou-se o campo de pouso. Birutas indicavam a direção do vento.
No dia determinado lá estavam autoridades civis e eclesiásticas: o Sr. Prefeito Municipal, os vereadores Christiano Alves da Rosa, Luiz Arantes Júnior, José Penha de Andrade e José Moreira da Silva; o capelão do Hospital da FPV – Fábrica Presidente Vargas, Padre Romeu, e o Sr. Zeca Ferreira. Centenas de pessoas se acotovelavam para presenciar o espetáculo.
Aos mais corajosos foi proporcionada a oportunidade de uma viagem de poucos minutos sobre a cidade. Logo uma longa fila formou-se; todos queriam contemplar do alto a nossa paisagem.
A cada aterrissagem ou decolagem, uma nuvem de poeira envolvia os espectadores, que não arredavam pé e ovacionavam os denodados pilotos.
A todos foi oferecido suculento churrasco. Foi tanta carne, que muitos levaram bons nacos para casa. Esse dia ficou perenizado em oito fotografias, expostas, durante bom tempo, no bar do Sr. José Moreira da Silva. Elas são o registro de um domingo inusitado que alterou a vida rotineira do nosso povo.


Na foto, da esquerda para a direita: Christiano Alves da Rosa, um Padre visitante, Luiz Vieira Soares,Pe. Romeu (capelão do Hospital), Zeca Ferreira, Lulu Meirelhes, Luiz Arantes Jr, José Penha de Andrade, José Moreira da Silva, ( Zé do Bar), Reginato de Carvalho, (menino). De cócoras, quarto da esquerda para a direita, Agenor Ferreira e seus companheiros do aeroclube de Guaratinguetá. A menina da foto é Célia Aparecida Rosa, Presidente da Fundação Christiano Rosa (Foto arquivo Pro-Memória)


Esquadrilha da Fumaça: 
outro marco da aviação em Piquete

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da FAB, a conhecida Esquadrilha da Fumaça, teve o encerramento de sua primeira fase de existência exatamente em Piquete.
A Fumaça realizou sua primeira aparição pública no dia 14 de maio de 1954, em Mogi Mirim, SP. Iniciava-se, assim, a fase da esquadrilha equipada com os aviões T-6, com motor radial de ruído inconfundível. Esta fase terminaria no dia 31 de janeiro de 1976, com um show aéreo na cidade de Piquete, SP.
A Esquadrilha da Fumaça voltaria a operar somente em 1980, com o nome de Cometa Branco, com aviões T-25, na Academia da Força Aérea – AFA. A partir de 8 de dezembro de 1983, o esquadrão continuaria sua história, empregando aeronaves Tucano T-27. E, a partir de julho de 2015, a Esquadrilha da Fumaça passou a ser equipada com os Super Tucano A-29, ostentando pintura com a Bandeira Nacional na empenagem.

Fonte/Texto: O Estafeta (Piquete, abril 1998) e Redação Ninja.

sábado, 2 de dezembro de 2017

Embraer

Super Tucano é escolhido pela Força Aérea das Filipinas
A Embraer anunciou, dia 30 de novembro de 2017, um pedido de seis aviões de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano para a Força Aérea das Filipinas (PAF, na sigla em inglês). Após um abrangente processo de licitação pública, que contou com a participação de vários fabricantes de todo o mundo, cumprindo os mais rigorosos processos de avaliação, o Super Tucano foi selecionado como parte do plano de modernização da PAF. A aeronave será utilizada em missões de apoio aéreo tático, ataque leve, vigilância, intercepção e contra-insurgência. As entregas começarão em 2019. O A-29 Super Tucano é um avião turboélice robusto, versátil e poderoso, capaz de realizar uma ampla gama de missões, mesmo operando a partir de pistas não preparadas. O Super Tucano já foi selecionado por 14 forças aéreas.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Transporte Aéreo

Aviação civil crescerá 5% ao ano nos anos 2020
O transporte aéreo no Brasil deve crescer cerca de 5% ao ano em média na próxima década, segundo projeção da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). Um outro estudo, da Airbus, prevê que em duas décadas o mercado doméstico deve ser 2,6 vezes maior em volume de tráfego. Esse crescimento deve ser puxado por ganhos de eficiência na operação das companhias aéreas, que planejam uma importante modernização de frota, com a chegada da nova geração de aeronaves estreitas, com apenas um corredor, da Boeing e da Airbus –os 737 MAX e os A320neo. Juntas, Avianca, Azul, Gol e Latam encomendaram 300 aviões dessa nova geração, que chegam principalmente em substituição a aeronaves mais antigas. Esses aviões são em média 20% mais eficientes do que os da geração anterior.