Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Museus

Instituto Arruda Botelho recebe o T-28 Trojan
Potência de 1425 cavalos, velocidade superior a 550 km/h, capacidade de operar lançadores de foguetes, bombas leves e metralhadoras. Essas são algumas características de um ilustre visitante recebido, na tarde do dia 17 de fevereiro de 2011, na Base Aérea de Brasília. O avião T-28 Trojan pousou na unidade depois de uma viagem de quase 25 dias. A aeronave foi conduzida de Chicago, nos Estados Unidos, por dois pilotos civis e entusiastas da aviação: Carlos Edo, líder da Esquadrilha de Demonstração Oi, e Fernando Botelho. Os tripulantes foram recepcionados na BABR por militares da Força Aérea Brasileira. De Brasília, o avião seguirá para o museu do Instituto Arruda Botelho, em São Paulo, onde ficará em exposição.
O T-28 foi operado por Forças Armadas de diversos países, inclusive o Brasil.A aeronave era utilizada em porta-aviões e para treinamento de militares.
“Este é o primeiro avião militar a entrar no Brasil para um museu. Tem sido muito importante o apoio que a FAB tem prestado para que possamos trazer esses aviões e esse glamour para a Aviação”, ressalta Fernando Botelho.

Fotos: Tripulantes em Brasília/site da FAB; T28 em Oshkosh, EUA/acervo do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação

Fonte: www.fab.mil.br