Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Escotismo

Fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, o Escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores, da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre. Exemplos de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina permitem ao jovem assumir o seu próprio crescimento.


Modalidades
Existem três vertentes do Escotismo, diferenciando somente no foco de suas atividades:

Modalidade Básica
A Modalidade Básica, caracterizada pelo escoteiro típico, tem maior número de integrantes, com formação geralmente mais voltada para a atividade excursionista, campismo e montanhismo.

Modalidade do Mar
O que caracteriza o Escotismo Modalidade do Mar são as atividades preferencialmente na água, onde ela exista em quantidade e profundidade suficientes para que uma embarcação possa navegar. Sendo assim, podem existir Escoteiros do Mar também em águas de rio, lago, lagoa ou pantanal. Procura desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação à vela e a motor, pelas viagens e transportes marítimos, pela pesca, pelo estudo da oceanografia, pela exploração e pelos esportes náuticos; incentiva o culto das tradições da marinha.

Modalidade do Ar
O Escotismo Modalidade do Ar procura desenvolver nos jovens, além dos valores da Modalidade Básica, o gosto pelo aeromodelismo, aeroplanos, pelos problemas de aeroportos, aeronavegação, aeropropulsão, paraquedismo, esportes aéreos, pelo estudo da meteorologia e da cosmografia, pelo mundo aeroespacial e pela cosmonáutica, incentivando o culto das tradições da aeronáutica do país.
A Modalidade do Escotismo do Ar nasceu no Brasil.
Dia 28 de abril de 1938 foi oficializado o Grupo Escoteiro do Ar Tenente Ricardo Kirk, tendo como responsáveis o Major Aviador Godofredo Vidal, o Tenente Coronel Aviador Vasco Alves Secco e o Primeiro Sargento Telegrafista Jayme Janeiro Rodrigues, na época servindo no 5º Regimento de Aviação, atual CINDACTA II, em Curitiba.
Em 19 de abril de 1944 foi criada a Federação Brasileira de Escoteiros do Ar, que congregava todos os Grupos Escoteiros da Modalidade, na época se restringindo aos Estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
O Brigadeiro Nero Moura, em 26 de julho de 1951, então Ministro da Aeronáutica, reconhecendo a expansão registrada e seus valiosos objetivos, entre eles o de incentivar o interesse dos jovens pela aeronáutica, determinou que todas as unidades da Força Aérea Brasileira dessem total apoio à Modalidade do Ar, através da Portaria 262.
Esta portaria foi reconfirmada em 1981 pelo Ten. Brig. do Ar Délio Jardim de Mattos e reformulada e substituída pela portaria 914 de 29 de Setembro de 2003 pelo Ten. Brig. do Ar Luis Carlos da Silva Bueno.

Enviado por Luiz Carlos dos Santos-Taubaté-SP

Saiba mais: www.escoteiros.org.br