
As provas escritas serão aplicadas no dia 19 de junho nas cidades de Belém, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Campo Grande, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Manaus. Para se inscrever, o candidato deve possuir nível superior, comprovar – conforme especificado nos editais – a formação na especialidade a qual concorre e não vir a completar 36 anos até o dia 31 de dezembro de 2012. O processo seletivo é composto de provas escritas (língua portuguesa e conhecimentos especializados), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prático-oral e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no Curso.
Se aprovados em todas as fases os candidatos farão o curso no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), durante 18 semanas. Após a conclusão do curso com aproveitamento, os alunos serão nomeados Primeiro-Tenentes, sendo designados para servir em Organização Militar (OM) da localidade escolhida no ato da inscrição, respeitando a sua classificação no concurso.
Para a médica intensivista Clarissa Francisca Valdez, que ingressou na FAB em 2010, a possibilidade de servir à Pátria e de adquirir conhecimentos de diferentes áreas fizeram com que decidisse ingressar no Quadro de Oficiais Médicos da FAB. “O que mais me chama a atenção no fato de ser médica intensivista da FAB é não apenas ser médica intensivista. Podemos atuar em outras localidades e em outras áreas, como administração, ensino e logística, o que é muito estimulante. Vejo tais possibilidades como um processo de crescimento e diversificação profissional. Espero também, mediante minha dedicação proativa, poder realizar cursos de especialização nacionais e internacionais para agregar valor à FAB e poder devolver a ela os benefícios deste investimento. Não vejo meu crescimento sem poder retribuir à FAB", disse.
O edital e o formulário para inscrição encontram-se disponíveis no site http://www.ciaar.com.br/concursos.html. A taxa é de R$ 120,00. Locais das provas: Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Manaus (AM).
Fonte: DEPENS /CIAAR
Pesquise: Blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA do dia 29/08/10
Visite: www.fab.mil.br e www.ciaar.com.br