Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 26 de junho de 2011

Especial de Domingo

Nos 70 anos, EEAR forma os sargentos da turma 232












A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá, SP, realizou, no dia 22/06/2011, a formatura da 16ª turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento - Verde Jaguar - e da 232ª turma do Curso de Formação de Sargentos - Pégasus Prata. São os primeiros sargentos formados nos 70 anos do berço dos especialistas, completados no dia 25 de março.
O evento teve início na terça-feira (21/06), com a entrega dos distintivos e dos prêmios aos primeiros colocados no geral e em cada especialidade, no Pátio do Comando. A aluna Hellen Rios Antunes Líbano, do Básico em Controle de Tráfego Aéreo, e o aluno Johnny Chaves de Almeida, do Básico em Eletricidade, obtiveram a primeira colocação nas suas turmas.



No dia seguinte, os esquadrões entraram no Pátio de Comando pela última vez ao som da Canção do Expedicionário. A entrega da divisa foi um dos momentos mais esperados. Mães e pais orgulhosos puderam abraçar os seus filhos já formados.
Em meio aos alunos, uma família chama a atenção. Dois irmãos, agora, usam o mesmo uniforme. O mais velho, o Sargento Felipe Luiz Matos de Araujo, coloca a divisa com orgulho no caçula, o Sargento Vander Luiz Matos de Araujo.
“No início, a gente não sabe o que nos espera. Para nós, vem uma surpresa atrás da outra no decorrer do curso. No meu caso, só nas últimas provas eu vi, realmente, que estaria formado e em pouco tempo e deixaria a escola. Eu fui soldado da Força Aérea Brasileira (FAB) por quatro anos e meio e, pelo meu passado, esta conquista vale muito”, disse o Sargento Vander Araujo, da especialidade Serviços Administrativos.
O Sargento Felipe Araujo resume o sentimento da família:
“Para mim, é a realização de um sonho ver o meu irmão formado na FAB e em direção ao oficialato” , afirmou o especialista em Material Bélico, que serve no Primeiro Grupo de Caça (1º GavCa), na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ).
O grito de guerra e a despedida marcaram o final da formatura. Os gestos foram acompanhados de um até breve, na certeza de que os sargentos recém-formados vão se encontrar pelas unidades militares da FAB em todo o país.
“Por tudo o que vivemos na escola, esta vitória vale muito. Ainda terei mais um ano de curso na minha especialidade, mas tenho certeza de que tudo valeu a pena”, enfatizou o Sargento Fábio Dutra Rodrigues, do curso Básico em Controle de Tráfego Aéreo, que segue para o ICEA – Instituto de Controle do Espaço Aéreo, em São José dos Campos, SP, para realizar o curso de operação radar.
A cerimônia, presidida pelo chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente Brigadeiro do Ar Jorge Godinho Barreto Nery, também contou com a presença dos adidos militares da Inglaterra, Chile, Equador, Irã, Paraguai, Rússia, Turquia, Polônia, Japão, Venezuela e Argentina. A novidade da formatura deste ano foi a apresentação da ordem unida auto-comandada, pelo Clube de Ordem Unida da escola.

Disciplina e Coragem
A Escola de Especialistas de Aeronáutica foi criada no mesmo ano que o Ministério da Aeronáutica, em 1941. O berço dos especialistas forma todos os anos cerca de mil alunos em 27 especialidades, de acordo com as necessidades do Comando da Aeronáutica (COMAER).
No início, a escola era localizada nas antigas instalações da Escola de Aviação Naval, na Ponta do Galeão, na Ilha do Governador (RJ). O ano de 1950 marca a mudança da escola do Rio de Janeiro para as salas de aula da Escola Prática de Agricultura de Guaratinguetá (SP). Cerca de 63.000 sargentos já passaram pelas salas de aula da Escola de Especialistas desde a mudança para o Estado de São Paulo.
Atualmente, a escola ocupa um espaço de aproximadamente 10 milhões de metros quadrados, contendo 125 prédios administrativos e 415 residências ocupadas por militares.

A Escola
- As mulheres puderam ingressar na Escola de Especialistas a partir de 2002. A turma "Império Azul" do Curso de Formação de Sargentos recebeu 287 alunos, dos quais 56 eram mulheres.
- São 27 especialidades distribuídas em dois cursos: o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento e o Curso de Formação de Sargentos.
- O Curso de Formação de Sargentos - Modalidade Especial - Básico em Controle de Tráfego Aéreo é o mais novo da escola. Ele foi criado em 2007 para suprir as necessidades relativas ao efetivo de Controle de Tráfego Aéreo.

Fonte: Cecomsaer

Visite: www.fab.mil.br