Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Datas Especiais

Aniversário da Aeronáutica Brasileira


ORDEM DO DIA

PALAVRAS DO COMANDANTE DA AERONÁUTICA

Brasília, 20 de janeiro de 2012

O VALOR DAS INSTITUIÇÕES DE UM PAÍS NÃO ESTÁ NO TEMPO QUE ELAS DURAM, MAS NO PAPEL QUE DESEMPENHAM AO LONGO DA HISTÓRIA PARA A EDIFICAÇÃO DE UMA SOCIEDADE HARMÔNICA, INTEGRADA E SINÉRGICA.

TAIS VIRTUDES BALIZARAM OS 71 ANOS DE RELACIONAMENTO DA AERONÁUTICA COM A POPULAÇÃO DA NOSSA PUJANTE NAÇÃO, DISTIGUINDO MARCANTEMENTE A CONVIVÊNCIA TANTO COM AS FORÇAS IRMÃS QUANTO COM OS DEMAIS COMPONENTES DO ESTADO BRASILEIRO.

ANTES MESMO DA EFETIVAÇÃO DA PASTA MINISTERIAL, A AERONÁUTICA JÁ SE IDENTIFICAVA COM OS ANSEIOS MAIS LEGÍTIMOS DOS BRASILEIROS, LOGRANDO ÊXITO AO SE FAZER PRESENTE E ATUANTE NA INTEGRAÇÃO DO PAÍS, PELAS ASAS DOS CORREIOS AÉREOS NAVAL E MILITAR.

À ÉPOCA, LIDERADOS PELO JOVEM OFICIAL EDUARDO GOMES, OS AVIADORES BRASILEIROS VISLUMBRARAM E DEFENDERAM A JUNÇÃO DOS MEIOS AÉREOS DA AVIAÇÃO CIVIL, DO EXÉRCITO E DA MARINHA NUMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL QUE PERMITISSE A CORRETA APLICAÇÃO DOUTRINÁRIA DO PODER AÉREO, UNO E INDIVISÍVEL.

A CRIAÇÃO DA NOSSA INSTITUIÇÃO, NA MESMA DATA DE SEUS INABALÁVEIS ALICERCES – O GABAER E O COJAER – SOB A LIDERANÇA DO SENADOR SALGADO FILHO, MARCOU A AERONÁUTICA COMO UMA DAS PRECURSORAS NAS INTERAÇÕES ENTRE CIVIS E MILITARES.

A SEDIMENTAÇÃO DA PLENA SIMBIOSE ENTRE A SOCIEDADE BRASILEIRA E A FORÇA AÉREA BRASILEIRA, BRAÇO ARMADO DO RECÉM-FUNDADO MINISTÉRIO, OCORRERIA DE FORMA INCONTESTE EM 22 DE AGOSTO DE 1942, COM A DECLARARAÇÃO DE GUERRA ÀS POTÊNCIAS DO EIXO.

MARINHEIROS, SOLDADOS E AVIADORES, RECRUTADOS NO SEIO DO POVO BRASILEIRO, OMBREARAM-SE COM SINERGIA PELA DEFESA DOS IDEAIS DA DEMOCRACIA E DA AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS. AQUILATARAM A ENVERGADURA DESTA UNIÃO AS PALAVRAS DO ENTÃO MAJOR NERO MOURA:

“CUMPRE-NOS TUDO ENFRENTAR, COM FORTALEZA E ÂNIMO, A FIM DE MANTER INTACTO ESSE TESOURO JAMAIS VIOLADO: A HONRA DO SOLDADO BRASILEIRO! E NÓS FAREMOS, CUSTE O QUE CUSTAR!”

AO SEREM ENCERRADOS OS COMBATES, O PODER AÉREO CONTINUAVA A FAZER JUZ AO RÓTULO DE INTEGRADOR, AO ERGUER, EM SINTONIA COM A COMUNIDADE CIENTÍFICA, OS PILARES DE UM DOS MAIS REPRESENTATIVOS PARQUES INDUSTRIAIS DE DEFESA – NASCIA O CTA, O ITA E A EMBRAER.

PELAS MÃOS DO MARECHAL CASIMIRO MONTENEGRO, A AERONAÚTICA PROVEU O AMBIENTE ADEQUADO, PARA QUE A SAUDÁVEL INQUIETAÇÃO DE JOVENS MENTES BRILHANTES DESSEM FORMA AOS PROJETOS DOS AVIÕES PRECURSORES DOS MODERNOS E VERSÁTEIS – LEGACY, A-29 E KC-390.

JÁ NO ÂMBITO DA SEGURANÇA DE NOSSAS FRONTEIRAS, FRENTE ÀS NOVAS AMEAÇAS DO CENÁRIO DE DEFESA GLOBAL, O TRABALHO EM EQUIPE NOVAMENTE IRIA SE FAZER PRESENTE DESDE OS PRIMÓRDIOS DA DEFESA AÉREA NACIONAL.

COM A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INTEGRADO, SELÁVAMOS O COMPROMISSO DA INSTITUIÇÃO COM A INVIOLABILIDADE DOS CÉUS DO PAÍS, ASSIM COMO TRANSFORMÁVAMOS EM REALIDADE O PRIMEIRO COMANDO COMBINADO PERMANENTE EM TEMPO DE PAZ – O COMDABRA.

ADEMAIS, INICIATIVAS AGLUTINADORAS SIMILARES PERMEARAM TANTO A CONCEPÇÃO DA ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA NACIONAL, COM O ADVENTO DA INFRAERO, QUANTO A ADMINISTRAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA, PELOS ESFORÇOS DO ANTIGO DAC.

NESSA TRAJETÓRIA AGREGADORA, PASSAMOS PELO ANO DE 1999, NASCIAM O MINISTÉRIO DA DEFESA E O COMANDO DA AERONÁUTICA. MANTIVEMOS FIRME A NOSSA PROA RUMO AO ALVISSAREIRO FUTURO DE INCREMENTO NAS RELAÇÕES DOS ENTES PÚBLICOS.

HOJE, OS HOMENS E MULHERES DE AZUL, BENS MAIS PRECIOSOS DA NOSSA FORÇA AÉREA, CONTINUAM A PERSONIFICAR PARA O CIDADÃO BRASILEIRO A IMAGEM DE GUARDIÃES DE NOSSA DEMOCRACIA E SOBERANIA, ALÉM DE REPRESENTAREM O EFICAZ SUPORTE À INCLUSÃO DAS COMUNIDADES MENOS FAVORECIDAS, SOBRETUDO, QUANDO ATINGIDAS POR CALAMIDADES.

INTEGRANTES DA AERONÁUTICA DO TERCEIRO MILÊNIO!

QUE O ESPÍRITO CONCILIADOR E ABNEGADO PRESENTE NA NOSSA TRAJETÓRIA HISTÓRICA SIRVA DE NORTE PARA AS ATITUDES DE CADA UM DOS VIRTUOSOS MILITARES E CIVIS PERTENCENTES AO COMANDO DA AERONÁUTICA.

BUSQUEMOS INSPIRAÇÃO NOS EXEMPLOS DO PASSADO, PERMANECENDO COESOS NO PROPÓSITO DE SEGUIR INABALÁVEIS NA CONSOLIDAÇÃO DE UMA FORÇA AÉREA MODERNA, FORTE, CAPAZ E, SOBRETUDO, DIGNA DA NOBRE RESPONSABILIDADE DE MANTER INCÓLUMES AS RIQUEZAS DESSE PAÍS E A DIGNIDADE DE NOSSOS CIDADÃOS.

REVIVAMOS, NA NOSSA ROTINA DIÁRIA, OS IDEAIS E AS CONVICÇÕES DE QUE A SOMA DO TRABALHO DE CADA UM DE NÓS FAZ DESTA PATRIÓTICA INSTITUIÇÃO AS VERDADEIRAS ASAS QUE PROTEGEM O BRASIL.
PARABÉNS A TODOS.

Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica