Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 5 de novembro de 2013

CBERS-3

Brasil e China definem data de lançamento do novo CBERS
Técnicos trabalham na montagem do satélite CBERS-3 em laboratório do Inpe

Brasil e China marcaram a data de lançamento do CBERS-3, satélite de sensoriamento remoto, parceria do dois países. De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, o lançamento do satélite está programado para as 11h do dia 10 de dezembro, no horário de Pequim (zero hora, em Brasília). O CBERS-3 vai substituir o CBERS-2B, que deixou de operar em 2010. O novo satélite sino-brasileiro será lançado com pelo menos um ano de atraso. A previsão inicial era lançar o CBERS-3 no ano passado, mas Brasil e China enfrentaram dificuldades com o equipamento. Componentes do satélite apresentaram problemas e tiveram que ser trocados. Também ocorreram dificuldades na compra de equipamentos para o satélite nos Estados Unidos. Fernando Morais, vice-presidente do SindCT (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial), relatou que os técnicos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos) conseguiram superar as dificuldades e conseguiram concluir o CBERS-3 para lançamento. “Os chineses reconheceram o esforço do Inpe nessa missão”, afirmou. Sem o CBERS-2B, o Brasil passou a utilizar e comprar imagens de satélites norte-americanos e franceses para monitorar áreas de desmatamento no território nacional.

Importância
Morais destacou que o novo satélite será uma ferramenta importante para o Brasil monitorar o meio ambiente no país. “Ele vai fornecer imagens do território brasileiro que poderão identificar desmatamentos, queimadas, inundações em várias regiões do país”. Morais disse que o satélite é importante porque as imagens são disponibilizadas gratuitamente. “O Brasil pode gerenciar o satélite de acordo com suas prioridades”, disse.

Lançamento
Os preparativos para o lançamento do CBERS-3 já estão em curso.O satélite já foi transportado para o centro espacial de Beijing para a base de lançamento de Taiyuan (TSLC) no dia 18 de outubro. Os técnicos chineses finalizam o equipamento para o lançamento, que será de um lançador tipo Longa Marcha.

Programa CBERS terá mais satélites
Brasil e China já trabalham na construção de um novo satélite de sensoriamento remoto da família CBERS. A previsão é que o CBERS-4 seja lançado em 2015, segundo relatou o vice-presidente do SindCT, Fernando Morais. Ele relatou que esse modelo de satélite permite diversas aplicações e ajudará o país no controle de problemas ambientais.

China e Brasil discutem parceria
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), José Raimundo Coelho, estão na china. Um dos assuntos da missão é uma parceria entre os dois países para o desenvolvimento de satélites meteorológicos. O encontro nesse sentido acontecerá amanhã, com autoridades do governo chinês. 

Texto: Chico Pereira

Fonte: O Vale