Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 29 de dezembro de 2013

Especial de Domingo

Neste último domingo do ano, reproduzimos uma rápida retrospectiva das recentes ações da Força Aérea Brasileira na ajuda humanitária às vítimas das enchentes no Espírito Santo. Vale como uma pequena homenagem aos integrantes da FAB, sempre prontos para defender o Brasil e os Brasileiros. Com estes exemplos, o Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - aproveita para desejar um ano novo em que a prática de boas ações se faça presente, sempre!
Feliz 2014!

Helicóptero da FAB auxilia no socorro às vítimas das enchentes no Espírito Santo
Um helicóptero Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB) atua desde sexta-feira (20/12) no auxílio às vítimas das enchentes provocadas pelas chuvas no estado do Espírito Santo. A aeronave, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV), está empenhada no resgate de vítimas e transporte de mantimentos. Na sexta-feira (20/12) o helicóptero da FAB foi acionado e decolou para o município de Pancas, distante 120 km de Vitória, para resgatar uma criança de um ano e dois meses de idade. Ela havia passado por uma cirurgia nos rins e devido a complicações precisava ser transportada com urgência para um hospital da capital. “O tempo ruim e o terreno montanhoso dificultaram a navegação e a localização da cidade. Pousamos em um campo de futebol e transportamos a criança e a mãe para o aeroporto de Vitória”, ressalta o comandante da aeronave, Tenente Aviador Thiago Maurício Marins de Barros.
No domingo (22/12), a aeronave da FAB transportou duas toneladas de mantimentos para Linhares, principal cidade do norte capixaba, localizada a cerca de 100 quilômetros da capital. Mais de 25 mil pessoas estão fora de casa por causa das chuvas no Espírito Santo. Já são 50 cidades atingidas pelas enchentes.

FAB resgata 162 vítimas das enchentes no Espírito Santo
Em quase uma semana de atuação, a Força Aérea Brasileira (FAB) já resgatou 162 pessoas, vítimas das enchentes provocadas pelas chuvas no estado do Espírito Santo. Além disso, transportou cerca de oito toneladas de suprimentos, entre medicamentos, alimentos e água potável. A FAB está empenhada na missão de ajuda humanitária com dois helicópteros Black Hawk, um Super Puma e mais três aviões. A FAB opera em duas frentes. Uma a partir da cidade de Linhares e outra em Vitória, capital capixaba, onde foi criado um centro de coordenação conjunto com o Corpo de Bombeiros. “As informações de pedido de socorro são recebidas nesta central e repassadas para as aeronaves em forma de coordenadas geográficas. Este sistema agiliza muito a localização dos pontos a serem socorridos”, explica o Tenente Aviador Vinícius Monteiro de Barros Whebe Salum, piloto da FAB. Nos dias 24 e 25 de dezembro, os militares da FAB realizaram o resgate de 88 pessoas. Nesta quinta (26/12), os helicópteros haviam resgatado mais 74 vítimas das enchentes.
“Tivemos de fazer o procedimento com guincho para retirar as pessoas. Havia muitas crianças, mulheres grávidas com recém-nascidos, alguns idosos, pessoas doentes ou com alguma deficiência que exija medicação contínua”, ressalta o Tenente Salum.
"Estamos muito empenhados em ajudar toda a população. O tempo deu uma trégua possibilitando realizarmos muitas decolagens e resgates. Estamos mapeando a região para facilitar a coordenação com os bombeiros em suas embarcações", complementa o militar.

FAB resgata família inteira no município de Baixo Guandu (ES)
Um helicóptero Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou na quinta-feira (26/12) quatro pessoas da mesma família que estavam isoladas na região de Lages, na cidade de Baixo Guandu, distante 180 quilômetros de Vitória, capital capixaba. A aeronave do Esquadrão Puma (3º/8 ºGAV) pousou em uma região montanhosa de difícil acesso e resgatou uma senhora de 75 anos com os dois netos e a mãe das crianças. "Deus ilumine esses anjos que apareceram para salvar a gente. Lá estava muito perigoso", ressaltou a mãe, Eandra Batista. Os moradores ficaram assustados com a intensidade da chuva. "Faz 50 anos que eu moro aqui e nunca vi uma chuva dessas. A água tomou conta da casa e perdemos tudo", disse Jaciara Bimba, a avó de 75 anos.



Para esse tipo de missão, os militares planejam a rota, preparam a aeronave com o material para resgate e primeiros socorros. A tripulação mínima é de dois pilotos, um mecânico, um operador de equipamentos especiais e dois "resgateiros". Para o Tenente Infantaria André Luis Silveira, a imprevisibilidade da missão é o principal obstáculo. "O maior desafio dessas missões é ir sem saber o que vai encontrar. Tudo pode evoluir conforme as condições do tempo, do local e do estado das pessoas que vão ser resgatadas", explica o militar. Na manhã de sexta-feira (27/12), uma aeronave Bandeirante da FAB decolou da capital Vitória com medicamentos para a cidade de Linhares. De lá helicópteros vão distribuir o material, composto por antibióticos, hipoclorito de sódio (utilizado para descontaminar água), analgésicos e ataduras para os municípios de São Mateus e Colatina.

Fonte: FAB