A Embraer realizou em 28/12, com sucesso, o primeiro voo do novo jato executivo Legacy 450. O teste foi feito ao meio-dia com decolagem do aeroporto de São José dos Campos-SP.
Os pilotos de teste Eduardo Camelier e Eugênio Cará e o engenheiro de ensaios em voo Carlos Kobayashi voaram a aeronave por 1 hora e 35 minutos, realizando avaliação de características de controle e de desempenho.
"Além de estabelecer uma nova referência no mercado de aviação executiva, trazendo inovações que refletem nossa visão, nosso compromisso com os clientes e nossa paixão pela excelência, parabenizo todas as pessoas da Embraer por cumprir essa importante etapa do programa Legacy 450 no prazo previsto", disse Frederico Fleury Curado, diretor-presidente da Embraer.
"O Legacy 450 será o melhor jato executivo da categoria mid-light, atendendo às necessidades e expectativas de clientes ao redor do mundo", disse Marco Túlio Pellegrini, Vice-Presidente de Operações da Embraer Aviação Executiva.
Em seu voo inaugural, a aeronave realizou manobras para avaliação das características de voo e executou uma variedade de testes de sistemas, tendo sido beneficiada por uma campanha avançada de simulações de voo e de extensivos testes em solo.
"O voo foi um sucesso. O sistema full fly-by-wire, com manches laterais de controle, proporcionou um voo muito tranquilo. Com um avançado sistema de aviônicos, a operação da aeronave foi muito fácil e intuitiva", disse o comandante Camelier.
O avião
O Legacy 450 é um jato executivo da categoria mid-light com uma cabine de passageiros de 1,82m de altura e piso plano. Quatro poltronas totalmente reclináveis podem ser convertidas em dois leitos para repouso completo em uma altitude de cabine máxima de 6.000 pés.
O sistema de entretenimento a bordo inclui um sistema de vídeo de alta definição, som surround e várias opções de entrada de áudio e vídeo. Sistemas de comunicação de voz e dados também são opções disponíveis. A cabine de passageiros possui um refreshment center (armários para armazenamento de bebidas, alimentos e outros utensílios) na entrada, um lavabo privativo ao fundo e uma área interna para bagagem de mão. O espaço total para bagagem é o maior da categoria.
O Legacy 450 é o primeiro jato executivo de sua categoria equipado com sistema de comandos de voo eletrônico full fly-by-wire, manche lateral de controle (sidestick) e a suíte de aviônicos Rockwell Collins Pro Line Fusion, completamente digital, que conta com quatro telas planas LCD de alta resolução de 15,1 polegadas, cartas e mapas eletrônicos Jeppesen e sistema de visão sintética (SVS). Recursos opcionais incluem o E2VS (Embraer Enhanced Vision System), que contém o Compact HUD (Head-Up Display) e o EVS (Enhanced Vision System), ambos sistemas de última geração da Rockwell Collins.
A aeronave é equipada com dois modernos motores Honeywell HTF 7500E, de baixo consumo de combustível. Com quatro passageiros e reservas NBAA IFR, o Legacy 450 é capaz de voar, sem escalas, de Los Angeles a Boston, nos Estados Unidos, ou de São Paulo a Lima, no Peru.
Especificações do Legacy 450
Alcance (reservas NBAA, 200nm de alternado, LRC, 4 passageiros)
4.630 km
Cruzeiro de alta velocidade
Mach 0,82
Distância de decolagem (MTOW, ISA, nível do mar)
1.219 m
Altitude máxima de operação
13.716 m / 45.000 pés
Configuração dos assentos
2 + 6/9
Altura máxima da cabine
1,82 m
Largura máxima da cabine
2,08 m
Comprimento da cabine
7,31 m
Capacidade total de bagagem
4,24 m³
4.630 km
Cruzeiro de alta velocidade
Mach 0,82
Distância de decolagem (MTOW, ISA, nível do mar)
1.219 m
Altitude máxima de operação
13.716 m / 45.000 pés
Configuração dos assentos
2 + 6/9
Altura máxima da cabine
1,82 m
Largura máxima da cabine
2,08 m
Comprimento da cabine
7,31 m
Capacidade total de bagagem
4,24 m³