Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 31 de maio de 2015

Especial de Domingo

Da Revista Galileu selecionamos o conteúdo de hoje.
Boa leitura.
Bom domingo!

6 fatos surpreendentes sobre a aviação...em outros tempos!!!
Alguns podem argumentar que a era de ouro da aviação deixou saudades. Nos anos 1950, quando as primeiras companhias aéreas comerciais tomaram o mercado, voar de avião tinha um status completamente diferente: era uma experiência por si só, não só um meio para te levar até a experiência de verdade. Aviões eram luxuosos, pilotos e atendentes de voo eram profissões com status de luxo no imaginário popular e tudo dentro do avião, das roupas das aeromoças até o espaço entre as poltronas e os tipos de talheres eram escolhidos com cuidado. Só que as vantagens param por aí. Confira:

Turbulências eram violentas de verdade - e você podia quebrar o pescoço
Se hoje você tem medo de voar, nos primeiros anos da avião comercial a coisa era muito pior. Os primeiros aviões comerciais eram muito mais barulhentos e instáveis que as aeronaves de hoje e turbulências eram tão violentas que você podia quebrar o pescoço em uma delas. Além disso, a tecnologia primitiva dos cintos de segurança da época e o próprio interior do avião (com a primeira classe separada da econômica por divisórias de vidro, que poderiam quebrar com turbulência), que não era desenhado com o propósito de ser seguro, mas sim luxuoso, não ajudavam em nada a manter os passageiros intactos em caso de incidentes durante o voo. Na verdade, naquela época, você tinha 5 vezes mais chances de sofrer um acidente aéreo ao voar do que hoje.

AVIÃO SOBREVOA O MONTE KILIMANJARO (FOTO: GETTY)

A econômica era a executiva
Os passageiros da classe econômica voavam com espaço e conforto equivalente aos daqueles que voam na parte da frente do avião nos dias de hoje.

(FOTO: GETTY)

Voar custava muito, muito mais caro
Passagens de ida e volta para distâncias curtas de um estado a outro nos EUA chegavam a custar o equivalente a mais de 1000 dólares atuais. Na verdade, voar era tão luxuoso que os passageiros ganhavam cartões postais assim que embarcavam - a ideia era descrever a exclusiva experiência de voar ali mesmo, durante o voo, pra chegar no destino e contar pra todo mundo em casa como era ter estado dentro de um avião. E era bom escrever bastante, porque isso e ler eram as únicas coisas divertidas pra fazer durante o voo - lembre-se de dar valor pro entretenimento de bordo nas telinhas e pros seus gadgets depois disso!!

FOTO: (GETTY)

Serviço de bordo gourmet pra todo mundo
Talheres, pratos, taças de verdade, bebida à vontade: tudo isso fazia parte da experiência glamourosa de voar. As companhias aéreas serviam refeições completas, com vários pratos, lagosta e whisky à vontade. Na verdade, "beber um monte" era uma das outras diversões possíveis a bordo, junto com ler e escrever, e não era raro ver passageiros desembarcando completamente bêbados.

COMISSÁRIA DE BORDO EM TREINAMENTO (FOTO: GETTY)

Fumar dentro do avião era permitido
Sim, você podia acender um cigarro (vários, na verdade) dentro da aeronave. Mas só depois da decolagem e antes da aterrissagem, porque acreditava-se que a faísca do cigarro poderia entrar em combustão com os fluídos de combustível no terminal.

(FOTO: GETTY)

Aeromoças eram mais que comissárias de bordo
Você já se perguntou porque a maioria dos comissários de bordo é mulher? Isso é uma herança dessa época - em uma era muito mais machista, algumas companhias aéreas usavam abertamente os corpos das aeromoças como atração a parte no voo. Roupas ousadas, salto alto e até limites de peso faziam parte das exigências.

COMISSÁRIAS DE DIFERENTES LINHAS AÉREAS (FOTO: GETTY)