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Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Navegação Aérea

ICEA capacita oficiais para elaboração de procedimentos Baro-VNAV
A Força Aérea Brasileira (FAB) capacitou mais um grupo de oficiais controladores de tráfego aéreo a elaborarem o procedimento Baro-VNAV, que auxilia pilotos a fazerem aproximações e pousos em condições de baixa visibilidade. O curso teve duração de três semanas e foi oferecido pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). Todos os aeródromos possuem parâmetros de teto e visibilidade para que ocorram operações de pouso, de acordo com os recursos técnicos disponíveis. Os procedimentos de aproximação por instrumentos permitem que o piloto conduza, de maneira segura, o avião até uma altitude que permita avistar a pista. Nos aeródromos com procedimentos Baro-VNAV, o teto, isto é, a altura da base da camada de nuvens, pode ser ainda menor, em relação a outros procedimentos de aproximação. Na hipótese de indisponibilidade de sistemas baseados em transmissores no solo, como o VOR e o ILS, no aeroporto de Brasília, por exemplo, o teto é de 500 pés (cerca de 152 metros) para aproximação somente com recursos satelitais, dito RNAV. "Com o procedimento Baro-VNAV, é possível diminuir esse valor para 400 pés (121 metros), aumentando a acessibilidade ao aeródromo. Se não fosse o procedimento, o avião teria que arremeter e aguardar melhora das condições meteorológicas”, explica o Tenente Marques, que atua no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Após a conclusão, os militares estão aptos a criar cartas aeronáuticas com procedimentos Baro-VNAV em certos aeródromos, que orientarão os pilotos a realizar esse tipo de aproximação. Os documentos levam em conta diversos aspectos, como a temperatura média da região e a altitude do aeroporto em relação ao nível do mar. Segundo o coordenador do curso, Major da reserva José Carlos Coelho, o ICEA é a única organização da América do Sul e Caribe capaz de oferecer esse tipo de formação, o que resulta em uma equipe de controladores qualificados e em melhores condições de segurança à aviação brasileira. "O grande benefício do Baro-VNAV em relação a outros procedimentos semelhantes é o fato de que não há necessidade de equipamentos em solo para ser executado e praticamente todas as aeronaves já vêm de fábrica com o sistema", destaca.