Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

KC-390 Millennium

Portugal adianta pagamento de cinco KC-390
O ministro da Defesa de Portugal estimou, no dia 03 de novembro de 2020, poupar 3,5 milhões de euros com o pagamento adiantado de uma parcela dos 827 milhões de euros devidos à brasileira Embraer pelos cinco aviões KC-390, substitutos dos Hércules C-130. “O processo de fabricação está adiantado. Podíamos fazer duas coisas: avançar no pagamento ou respeitar aquilo que estava inicialmente contratado, que é, conforme determinados marcos no processo, ir pagando ‘X’”, explicou Gomes Cravinho, em declarações aos jornalistas, no parlamento.

Cinco aviões
O contrato de aquisição das cinco aeronaves, um simulador de voo e a manutenção dos aviões por 12 anos foi assinado pelo primeiro-ministro, António Costa, em agosto de 2019 e prevê o pagamento em várias prestações até 2030. A decisão de adiantar o pagamento foi tomada na reunião do Conselho de Ministros de 29 de outubro de 2020. “Estudamos e vimos que temos uma vantagem de 3,5 milhões de euros em adiantar, utilizando outras verbas da Lei de Programação Militar. Há economias por duas vias: o contrato prevê um escalonamento anual, portanto, pagando agora, em vez de março de 2021, pagamos menos € 1,5 milhões, e temos também um bom momento cambial dólar/euro, que significa menos dois milhões de euros”.

O primeiro em 2023
O primeiro destes aviões de carga e transporte tem entrega prevista à Força Aérea Portuguesa para março de 2023, seguindo-se mais um a cada ano, até fevereiro de 2027. O KC-390 é produzido maioritariamente no Brasil, mas há componentes fabricados no Parque da Indústria Aeronáutica de Évora, em Portugal

Fonte: Agência Lusa