Morre o último piloto brasileiro herói da Segunda Guerra
A FAB divulgou nota de luto, referente à morte, ontem, 23 de abril, do major John Buyers, mineiro de Juiz de Fora (MG) e filho de americanos, que lutou na segunda guerra como USAAF, para fazer ligação entre brasileiros e americanos no teatro de operações.
Confira no Especial de Domingo de 26 de abril de 2015 uma matéria dedicada ao herói agora falecido.
Diz a nota da FAB publicada ontem, sábado, 23 de abril:
John Buyers voou com pilotos brasileiros do 1º Grupo de Aviação de Caça.
Um dia após o Dia da Aviação de Caça (22/abril), data que celebra a participação do 1º Grupo de Aviação de Caça na Segunda Guerra Mundial, a Força Aérea Brasileira (FAB) se despede de John Wlliam Buyers. Ele era o último piloto brasileiro veterano do conflito. Faleceu na manhã deste sábado, 23 de abril de 2016, aos 96 anos, no Hospital da Aeronáutica do Recife (PE).
A missa de corpo presente acontece na capela da Base Aérea do Recife, às 9 horas desta segunda-feira, 25 de abril.
"Mesmo sem ter sido da Força Aérea Brasileira, o major John Buyers ajudou a escrever a gloriosa história do 1º Grupo de Aviação de Caça nos seus dias de luta na Itália.", afirmou o Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Nival Rossato.
Nascido em Juiz de Fora (MG), o filho de norte-americanos participou da Segunda Guerra Mundial como militar da Aviação do Exército dos Estados Unidos (USAAF). Por ser brasileiro e dominar os idiomas português e inglês, atuou como oficial de ligação entre o Comando dos Estados Unidos e o Grupo de Aviação de Caça da FAB, entre 1944 e 1945.
Além da sua função burocrática, foi voluntário em 21 missões de combate com os P-47 Thunderbolt. Após o fim da guerra, veio morar no Brasil, onde trabalhou como piloto.