Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 7 de abril de 2020

Aviação do Exército


As primeiras construções na localidade do 
Forte Ricardo Kirk

Por: Antônio Carlos N. Barbosa*

Primeira foto aérea da região do Forte Ricardo Kirk (CAvEx) (1959)
As primeiras instalações construídas, na área onde hoje é o Forte Ricardo Kirk [Comando de Aviação do Exército, em Taubaté, SP], remontam a meados do século passado quando um Posto Agropecuário, do Ministério da Agricultura, ali se instalou. Seu administrador foi o Engenheiro Agrônomo Antônio Werneck de Carvalho que, em seu discurso de inauguração, fez o seguinte registro, ipsis litteris: [...a lei municipal nº 12, de 31.8.48, autorisou a Prefeitura de Taubaté a adquirir uma gléba (205 hectares) da Fazenda Cembranelli, a ser doada ao Ministério da Agricultura para a instalação do Pôsto Agropecuário; foram os Póstos Agropecuários criados para auxiliar diretamente os lavradores e criadores, colocando ao seu alcance os meios de aumentar, melhorar e defender a sua produção...].
Casa do administrador do Posto. Hoje, residência do Cmt AvEx (1951)
São algumas das construções dessa época os atuais Banco do Brasil e Santander, o Espaço Cultural da Aviação do Exército, e a residência do Comandante da Aviação do Exército. Em 1964, o cineasta e ator Amácio Mazzaropi rodou cenas do seu filme “Meu Japão Brasileiro” se utilizando dessa estrutura.
O cineasta Mazzaropi filmando nas instalações (1965)
O Posto foi extinto por volta de 1975 e o local foi passado ao Ministério do Exército que, por meio do Comando, em Caçapava, enviou para cuidar da nova possessão a família do Tenente Hélio Machado, com sua esposa Martha Hutler, e filhos Élcio e Regina. Esta família permaneceu no local até que o Decreto nº 80.820, de 24 de novembro de 1977, transferisse a sede da 12ª Bateria de Artilharia Antiaérea, da cidade de Barueri-SP, para a cidade de Taubaté.
Construções e plantações do Posto, década de 1950
Um rico acervo fotográfico e documental referente ao Posto Agropecuário foi disponibilizado ao Espaço Cultural da Aviação do Exército, pelos Srs Luiz Antonio de Araújo Werneck e Antônio Celso de Araújo Werneck, filhos do idealizador do Posto, Sr Antonio Werneck de Carvalho, já falecido.

Texto: *Antônio Carlos N. Barbosa é sargento do Exército, historiador e integrante da equipe gestora do Espaço Cultural da Aviação do Exército.