Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 14 de julho de 2020

Tráfego Aéreo

Órgãos de proteção ao voo são ativados em Sorocaba e São Roque
O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) ativou, em julho de 2020, dois órgãos operacionais de proteção ao voo em aeroportos de Sorocaba e São Roque, no interior do estado de São Paulo. O Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP), passa a contar com uma Torre de Controle e o Aeroporto São Paulo Catarina, em São Roque (SP), com uma Estação Rádio.

Torre de Controle Sorocaba
A Torre Sorocaba foi instalada com o propósito de controlar as aeronaves voando nas imediações do aeródromo e se movimentando no solo, na área de manobras. Os pilotos, por meio de comunicações orais numa frequência específica, recebem autorizações de manobras e informações acerca de meteorologia e outros dados significativos para garantir a segurança, a fluidez e economicidade dos voos. A capacitação operacional ficou a cargo dos instrutores do SRPV-SP. Os operadores da entidade civil administradora terão treinamento assistido pela equipe de militares, composta por oito instrutores controladores de tráfego e dois meteorologistas. Além da Torre, a operação contará com uma Estação Meteorológica de Superfície e uma Sala de Informações Aeronáuticas.

Rádio Catarina
Diferentemente de uma Torre de Controle, os operadores de uma estação rádio transmitem, aos pilotos, apenas informações relativas aos posicionamentos de outras aeronaves nas imediações e dados meteorológicos, além de avisos importantes para a segurança das operações, ficando os pilotos responsáveis pela evolução do voo, informando suas posições e intenções na frequência específica da rádio. Neste contexto, os operadores trabalham em uma sala, sem, necessariamente, ter visão das pistas e pátios, diferentemente de uma Torre, guarnecida por controladores de tráfego aéreo. De modo que a Rádio Catarina, em São Roque, tem como finalidade proporcionar avisos e informações úteis para a realização segura e eficiente dos voos.

SRPV-SP
O Chefe do SRPV-SP, Coronel Aviador Chrystian Alex Scherk Ciccacio, destaca a importância do projeto para o desenvolvimento regional da aviação. “É um momento histórico para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Na mesma data, demos um grande passo no provimento da segurança das operações aeronáuticas com a implementação destes dois importantes órgãos. Ambos tornarão mais rápidas as chegadas e saídas das aeronaves. Além disso, torna viável a possibilidade de homologação dos aeroportos para voos por instrumentos, permitindo assim, pousos e decolagens com condições de tempo desfavoráveis e nuvens baixas”, finalizou.

Fonte: FAB

Fotos: SRPV-SP