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Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 6 de outubro de 2024

Especial de Domingo

Neste primeiro domingo de outubro, mês em que comemoramos o Dia do Aviador, o Dia da Força Aérea Brasileira e a Semana da Asa, publicamos uma síntese de algumas ações do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - desenvolvidas em vários momentos de nossa história. 
Boa leitura.
Bom domingo!

Raid Aéreo e Festa Aérea
Ubatuba-SP, sede do NINJA, recebeu os participantes do 2º Raid Aéreo Costa Esmeralda nos dias 21 e 22 de março de 2015 (sábado e domingo), transformando o encontro numa Festa Aérea, que também valeu para comemorar os 5 anos do Núcleo Infantojuvenil de Aviação. Raid é uma palavra inglesa usada geralmente para definir eventos automotivos, ciclísticos, aéreos, etc., onde os participantes obedecem um percurso pré-estabelecido.

A cidade viveu um final de semana diferente com várias aeronaves de pequeno porte pousando na manhã de sábado e decolando no domingo. Um portão de acesso entre o Centro de Convenções e o Aeroporto foi especialmente implantado para este encontro e, claro, beneficiará outros eventos, permitindo aos visitantes o contato direto com pilotos e aeronaves.

O Raid compreendeu um percurso de sete etapas, partindo de Porto Belo (SC), com destino a Natal (RN), percorrendo oito cidades em aproximadas 35 horas de voo, num total de 6.500 km entre ida e volta. Em Ubatuba a programação contou com voluntários especialistas em aviação e a presença de alunos das redes municipal, estadual e particular, a maior parte acompanhada de suas famílias.

Além do NINJA tivemos a participação dos coordenadores do curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade de Taubaté, dos Escoteiros do Ar de Taubaté, da Guarda Mirim de Ubatuba, do Clube de Castores, do Serviço Regional de Proteção ao Voo (FAB), do Grupo Bless de sobrevivência no mar e selva, do Kerovoar, do Núcleo Memória da Gente do Instituto Salerno-Chieus e do Colégio Dominique, sede do NINJA.

Como parte do evento, foi inaugurada a Rua Lia de Barros, em homenagem à saudosa pioneira Secretária de Turismo de Ubatuba. A via é o principal acesso ao Centro de Convenções, que sediou os estandes das instituições participantes.

Aviõezinhos do Kerovoar
O NINJA adquiriu do Coronel Massuia - idealizador do magnífico Kerovoar - três aviõezinhos para ficar definitivamente em nossa sede. É gratificante ver as crianças brincando nestas máquinas cujo combustível é o amor das famílias, que puxam ou empurram os aviõezinhos, revelando aos pilotos mirins que estão ali, firmes, com eles, nesta aventura infantil que pode abrir novos horizontes. A genialidade do Cel. Massuia tem o nosso apoio e incentivo.

Café Voador e Aeroclube de Ubatuba
O Café Voador é um encontro mensal de entusiastas da aviação promovido pelo NINJA, que deu origem ao novo Aeroclube de Ubatuba. Na edição de 14 de setembro de 2021, os participantes abraçaram o desafio de buscar apoio e viabilizar a primeira Semana da Aviação em Ubatuba, em setembro de 2022, ocasião do centenário da primeira aterrissagem na cidade, por aeronave pilotada pelo capitão chileno Diego Aracena (14/9/1922).



Espaço Cultural Aeronáutico
O NINJA mantém em sua sede, no Colégio Dominique, o Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba (ESCAU) buscando despertar as crianças e jovens para o tema. A ideia é tornar a cultura aeronáutica permanente tema transversal - da educação infantil ao ensino médio - produzindo atividades que despertem os estudantes para as questões tecnológicas que o mundo da aviação contempla. A proposta nasceu durante o Workshop Pedagogia e Cultura Aeronáutica, voltado para os professores e coordenadores da educação básica.

Blog do NINJA
Com mais de 5.200.000 visualizações, o Blog do NINJA atingiu, em 2024, o Ano XV, publicando diversas notícias ligadas a aviação. Dedica especial atenção ao público leitor adulto, buscando conquistar mais aliados. Pais, professores, pesquisadores, empresários podem avaliar as estratégias e objetivos, enriquecendo o projeto com novas ideias; colaborando para levar a cultura aeronáutica para crianças e jovens das famílias integrantes de suas escolas, empresas e cidades. Com uma publicação por dia, o blog consolidou, até hoje, 06/10/2024, 5466 postagens, sem interrupções desde o início, em 17 de abril de 2010.

Expo Macchine
Pela indiscutível beleza natural, pelas diversas opções de lazer e gastronomia e graças a estratégica localização do Centro de Convenções, bem ao lado do Aeroporto Gastão Madeira, o município de Ubatuba-SP, sede do NINJA, foi escolhido para receber a Expo Macchine, encontro e exposição de máquinas, abrangendo Carros, Motos e Aviões. O portão de acesso construído pela Companhia Municipal de Turismo, autorizado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, após solicitação do NINJA, em março de 2015, garantiu a ligação definitiva Aeroporto-Centro de Convenções, estimulando a promoção de atividades afins.

A participação do NINJA nesta 1ª Ubatuba Expo Macchine, no feriado da Independência, em setembro de 2015, rendeu frutos. Apesar do mau tempo, que inviabilizou a visita de aeronaves, o evento contou com a presença de muitos moradores e turistas, ajudando os voluntários do núcleo a levar a cultura aeronáutica para mais crianças e jovens, conquistando novos apoiadores. Na exposição, o estande do NINJA foi bastante visitado, com destaque para o simulador que o voluntário Manuel Graña, o Manolo, nos presenteou.


É um modelo que permite ilustrar aos alunos os movimentos gerados pelos pedais e o manche de um avião. Uma estrutura em madeira, com o auxílio de ganchos e barbantes, revela como se aciona o leme, o profundor, os ailerons. Mais uma ferramenta para que crianças e jovens compreendam com mais clareza os mecanismos de voo.

Encontro de Aeromodelismo

Brindando a Semana da Asa, o NINJA participou da organização do Encontro de Aeromodelismo, em outubro de 2015, que também integrou as comemorações do aniversário de Ubatuba.


Foi mais um evento aeronáutico no Centro de Convenções, ao lado do aeroporto, consolidando mais uma vez a estratégia de atingir o público infantojuvenil com eventos desta natureza.

Estimulando e apoiando novos empreendimentos, o Encontro de Aeromodelismo reuniu, também, entusiastas de segmentos paralelos, sinalizando para um acentuado crescimento da modalidade. O evento somente foi possível graças a colaboração de vários voluntários e instituições comprometidas com a cidade.

Os associados do Aeroclube de Ubatuba participaram ativamente, esclarecendo aos visitantes os objetivos da instituição.

AeroDesign
Os voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - já organizaram visitas às Competições SAE Brasil AeroDesign, em São José dos Campos-SP, acompanhando o empolgante trabalho de centenas de  participantes.

Observar o desempenho de estudantes, professores, orientadores e pilotos de várias instituições de ensino superior, com seus aviões radiocontrolados - em equipes do Brasil e do exterior -  permitiu mais subsídios para o planejamento de novas atividades do NINJA, preparando nossas crianças e jovens para os futuros desafios.

Voluntariado
Desde 2010, voluntários entusiastas do NINJA levam a cultura aeronáutica para crianças e jovens, sensibilizando, também, o público adulto. Aos poucos, com ações diversas, buscam chamar a  atenção para o assunto. Despertar para as possibilidades profissionais que este setor gera não é tarefa simples. Quando boa parte de nossos jovens focar este fascinante mundo - recheado de tecnologia; alicerçado na segurança - estará consolidado um caminho profissional muito promissor. Para chegar lá, temos que mostrar como funciona, mobilizando a garotada, utilizando as mais diversas ferramentas lúdicas e educativas. 

Alunos com o Diploma Latécoère realizam primeiro voo em Ubatuba (SP)
Um grupo de alunos concluintes do Curso de Iniciação Aeronáutica ministrado em Ubatuba (SP), em outubro de 2018, puderam realizar, em 06 de julho de 2019, o primeiro voo de suas vidas, no chamado voo de batismo, como coroamento da atividade didática então ministrada. O curso foi oferecido pela Associação Aeroclube Pierre-Georges Latécoère, de Toulouse, França, promotora do Raid Latécoère-Aéropostale.

Com suporte do Colégio Dominique e apoio da Escola Aurelina Ferreira, as aulas teóricas sobre navegação aérea, conhecimentos técnicos, meteorologia, teoria de voo e história da aviação foram ministradas pelo piloto francês Jacques Despretz, por voluntários do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação e pela professora Mônica Corrêa, da AMAB – Associação Memória da Aéropostale no Brasil.

Apoio
Os voos, em aeronave Piper PA-28, foram patrocinados pelo piloto Márcio Fazenda e outros voluntários do NINJA. As operações de pouso e decolagem foram conduzidas pelo piloto Rafael Valério, tendo a bordo ansiosos jovens por ver do alto a cidade e os tons de azul do oceano.



Desta forma foram concluídos os pressupostos pedagógicos e atingidos os objetivos do Diploma Latécoère: Permitir aos jovens das escolas parceiras do Raid Latécoère-Aéropostale terem acesso à iniciação aeronáutica; destacar as profissões aeronáuticas; manter relações perenes com os aeroclubes locais, mediante oferta de cursos teóricos e práticos aos jovens de 14 a 17 anos nas entidades parceiras nas diversas rotas do Raid Latécoère na África, na América do Sul e na Europa.


A associação "Aéroclub Pierre-Georges Latécoère” ressalta que a educação representa a chave para o desenvolvimento das identidades pessoais e coletivas, sendo elemento primordial para a construção do futuro. Assim, age de forma concreta pela educação dos jovens e pela valorização da história da linha aérea, aproximando os povos de nove países em três continentes.

Latécoère-Aéropostale
A empresa francesa de correio aéreo, Aéropostale, como ficou conhecida, nasceu de uma empreitada sem paralelo no século XX. Em 1918, o empresário Pierre-George Latécoère resolve transformar uma fábrica de vagões em Montaudran, a 7 km de Toulouse, na sede de uma empresa de aviação. O momento é o fim da Primeira Guerra Mundial, quando muitos jovens pilotos militares e mecânicos ficaram desempregados e buscavam trabalho. A aviação, até então, era de domínio militar. E os aparelhos, ainda rudimentares. O próprio Latécoère, ao desejar fazer a entrega do correio da França (Toulouse) às suas colônias africanas por via aérea, reconhece tratar-se de algo arriscado. A frase que o tornou célebre é “Refiz todos os cálculos. Nossa ideia é irrealizável, só nos resta uma coisa a fazer: realizá-la”. E, de fato, surgiu a Compagnie Générale d’Entreprises Aéronautiques, numa época em que ainda não havia a comunicação por rádio e era preciso atravessar o deserto do Saara. À custa de vida humanas, mas também de atos inomináveis de bravura, a empreitada se impôs. Em 1927, o empresário francês radicado no Brasil, Marcel Bouilloux-Lafont, compra 94% das ações de Latécoère e rebatiza a linha como Aéropostale, estendendo-a até a América do Sul. Somente no Brasil, Lafont instalou 11 escalas, todas equipadas com hangar, casa de pilotos, transmissão telegráfica sem fio e aeródromos.

1933: Aéropostale em Ubatuba
A oportunidade do curso relativo ao Diploma Latécoère para os alunos do NINJA nasceu de entendimentos da AMAB - Associação Memória da Aéropostale no Brasil, presidida por Mônica Cristina Corrêa, que já tinha viabilizado o curso em Florianópolis (SC). A aproximação AMAB-NINJA teve como ponto de partida a pesquisa, da década de 1980, realizada pelo jornalista Luiz Ernesto Kawall sobre o pouso alternativo na orla de Ubatuba, em 1933, de um avião da Aéropostale, em virtude de condições meteorológicas na rota. O inusitado pouso suscitou a lenda, equívoco esclarecido alguns anos mais tarde por Kawall, segundo a qual o piloto teria sido o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor de, entre outras obras, O Pequeno Príncipe.


A história do pouso da Aéropostale em Ubatuba e seus desdobramentos, contada por Luiz Ernesto, está reproduzida no capítulo 3 do livro “Sobre o Mar de Iperoig: a aviação em Ubatuba”.

Raid Latécoère-Aéropostale
O Raid Latécoère-Aéropostale é uma navegação realizada por diversos pilotos, com organização da Associação Aeroclube Pierre-Georges Latécoère, de Toulouse, passando por localidades da Europa, África e América do Sul que serviram às linhas de correio da empresa Latécoère, depois nominada Aéropostale e que deu origem à atual Air France. Nessas localidades os navegadores promovem eventos culturais, distribuição de livros e cursos como o de Iniciação Aeronáutica realizado com jovens ubatubenses, com outorga do Diploma Latécoère.


Há intenção de que, oportunamente, Ubatuba receba uma etapa do Raid Latécoère-Aéropostale, com o apoio do Aeroclube de Ubatuba e do consórcio VoaSP, que administra o Aeroporto Gastão Madeira.

Os instrutores em Ubatuba
No curso ministrado em Ubatuba, os NINJAS tiveram aulas com os professores brasileiros Mônica Corrêa e Cesar Rodrigues e com o professor francês Jacques Despretz.

Os jovens ubatubenses e o professor Jacques
Na organização do curso, uma preocupação natural ocorreu aos voluntários do NINJA: como seria a interação dos jovens estudantes com um professor de outro país? A resposta tranquilizadora veio após a análise do currículo de Jacques Despretz:
Professor de física e química aposentado, lecionou em escolas e universidades, 6 anos em Buenos Aires (Argentina), 6 anos em Pondichéry (Índia), 10 anos em Poitiers (França), 4 anos em Nouméa (Nova Caledônia) e 3 anos em Maiote (deptº ultramarino francês). Um profissional raro, que teve alunos em cinco continentes e que, no caso do Brasil, como pudemos constatar, soube se comunicar em português com bastante eficiência. Jacques Despretz começou mais tarde na aeronáutica, embora tenha feito o seu serviço militar na Força Aérea e com isso efetuado 15 horas em planador (+ voos em fouga magister, Alouette III e Nord 262). Aos 40 anos, obteve seu brevê de piloto privado (Private Pilot Licence), aos 50 anos, o PPH (Private Pilot Helicopter) e, aos 60 anos, o PPULM em Maiote.     Teve a oportunidade de voar na França, mais dois países da Europa (Espanha e Inglaterra), na África (Marrocos, Madagascar, Mauritânia, Maiote), nas Antilhas e América do Sul (Guadalupe, Argentina, Brasil, Uruguai).  Em janeiro e fevereiro de 2018 acompanhou o voo de amigos dos EUA até Mar del Plata, na Argentina, atravessando o Caribe e o Brasil de norte a sul. Desde 2015 faz parte da Direção da l’APGL (Association Pierre-Georges Latécoère) e efetuou 6 raides (3 na Argentina, 2 no Brasil e um em Madagascar) entre 2014 e 2017. Em 2016, foi criado o «Diplôme Latécoère» para os alunos de colégios de cidades por onde passa o Raid Latécoère no Senegal e na Argentina. Em 2017, quatro edições foram organizadas na Patagônia. Em março de 2018, duas novas edições no Senegal (realizadas por Albert Scius, co-autor do curso) e agora no Brasil (Florianópolis e Ubatuba).

Crianças e adultos vivenciam cultura aeronáutica com avião T-6, no aeroporto de Ubatuba (SP)
Uma experiência de cultura aeronáutica foi vivenciada em 29 de agosto de 2018, no Aeroporto Gastão Madeira, em Ubatuba (SP), por crianças e adultos. No evento, cerca de 30 alunos do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação revisaram as informações apuradas em pesquisas e em sala de "aula invertida" sobre o lendário avião NA T6 Texan. No aeroporto, tiveram uma experiência sensorial, ao estabelecerem contato com a aeronave e a oportunidade de visualizar sua nacele e vê-la voando. A atividade foi possível com o deslocamento do T-6 operado pelos comandantes Bonatti e Hernani, do Campo dos Amarais, em Campinas, para Ubatuba, com apoio do Hangar Voga Marine, Consórcio Voa-SP e Aeroclube de Ubatuba. Também participaram da atividade alunos do Projeto Namaskar e entusiastas da aviação.

Primeiro voo
Além da vivência em torno do T Meia, alguns alunos tiveram a oportunidade de realizar o primeiro voo de suas vidas, numa aeronave Bonanza, cedida pelo Hangar Voga e pilotada pelo comandante Luiz Bologna. O evento fez parte da ativação do Hangar Voga Marine, para prestação de serviços e facilidades no aeroporto Gastão Madeira. Como resultado da atividade, ficou o conhecimento da experiência didática das crianças e jovens do NINJA, a alegria do contato direto com uma aeronave rara como o T Meia, a emoção do primeiro voo e o entusiasmo de adultos com vontade de compartilhar conhecimento, ao se apresentaram como voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação, para palestras e atividades.

T Meia
O projeto do T6 surgiu, para atender uma solicitação da Marinha dos Estados Unidos à North American Aviation, para instrução dos seus pilotos. O protótipo recebeu a designação de fábrica NA-16, posteriormente foi denominado T-6. O North American AT-6 é um monomotor com capacidade para dois tripulantes, trem de pouso convencional, retrátil, com roda de cauda. Voou pela primeira vez em 1935, sendo produzidos mais de 17.000 aparelhos de vários modelos. Foi usado como caça, interceptador, caça-bombardeiro, controle aéreo avançado e antiguerrilha, na Segunda Guerra Mundial e nas Guerras da Coréia e do Vietnã. A Força Aérea Brasileira operou a versão AT-6D entre 1947 e 1976. Foram fabricadas 81 unidades no Brasil, sob licença, entre 1946 e 1951, na fábrica de aviões de Lagoa Santa, Minas Gerais. O T-6 foi o primeiro equipamento da Esquadrilha da Fumaça. Até 1976, com o T-6, quando foi desativado, a Fumaça fez 1272 demonstrações, completou cerca de 35 mil horas de voo, em 24 anos de atividades. O T-6 tem o motor Pratt & Whitney R-1340-AN-1 de 600 Hp, radial de 9 cilindros; Envergadura de 12,80 m; Comprimento de 8,83 m; Altura de 3,56 m; Peso máximo de 2.404 Kg; Velocidade máxima de 337 Km/h; e Teto de 6.553 m. Foi fabricado nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Austrália e Suécia. Atendeu a 14 forças aéreas.

O que é o NINJA?
O Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) proporciona atividades de cultura aeronáutica para crianças e jovens. É um projeto social para estudantes das redes pública e particular. Não há custo para os alunos, pois todas as ações são desenvolvidas por voluntários que proporcionam: palestras sobre aviação, atividades lúdicas e técnicas, aeromodelismo, visitas, eventos e orientação para carreiras na aviação. Adicionalmente há reforço escolar e prática esportiva, ações também oferecidas gratuitamente. Algumas atividades correlatas podem ser introduzidas na programação. 

Evento destacou o 1º pouso de avião em Ubatuba


A proximidade do Centenário do Primeiro Pouso de Avião em Ubatuba foi lembrada, na noite do dia 14 de setembro de 2021, durante evento no Colégio Dominique, em Ubatuba (SP). O Café Voador foi promovido pelo Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA e reuniu entusiastas da atividade aérea.

Foram abordados temas como uma eventual comemoração, em 2022, dos 100 anos do primeiro pouso de uma aeronave na cidade, apresentação de itens incorporados ao Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba e memória dos eventos anteriormente realizados por voluntários do NINJA.

Centenário
Os diálogos sobre uma programação alusiva ao primeiro pouso de aeronave em Ubatuba, evento com centenário em 14 de setembro de 2022, concluíram que a atividade de interesses cultural, turístico e histórico somente seria viabilizada se houvesse engajamento da administração pública e de entidades privadas, notadamente dos setores cultural e turístico, haja vista demandas externas não comportadas pelas ações voluntárias dos colaboradores do NINJA. A oportunidade ímpar e inadiável refere-se à extensa viagem aérea realizada, em 1922, por aeronaves da aviação do Exército do Chile, atualmente Força Aérea Chilena, cruzando espaços do país de origem, Argentina, Uruguai e Brasil, a fim de comemorar com um reide o então centenário da independência da nação brasileira. Saindo de Santiago, duas aeronaves traziam uma mensagem do presidente chileno, Arturo Alessandri, ao presidente brasileiro, Epitácio Pessoa. Por questões técnicas, uma aeronave ficou em Castellanos, na Argentina. A segunda, de número 92 e batizada de El Ferroviario, seguiu a travessia ingressando no espaço nacional com aterrissagens em Pelotas, Porto Alegre, Torres, Florianópolis, Santos e Ubatuba.


Pilotada pelo capitão Diego Aracena Aguilar, acompanhado do mecânico Arturo Ricardo Seabrook, o avião, com destino ao Rio de Janeiro, pousou em Ubatuba, na orla da praia do Itaguá, no dia 14 de setembro de 1922, fato que se constituiu na primeira vez em que uma aeronave aterrissou na cidade. Uma pane fez com que o avião ficasse no local e os tripulantes foram levados a Capital pelo navio “Amazonas” da Marinha do Brasil. Dias depois, em 25 de setembro, para terminar o reide aéreo Santiago-Rio de Janeiro, o capitão Diego Aracena foi conduzido até a vertical de Ubatuba pelo hidroavião Curtiss HS2L número 11 da Aviação Naval do Brasil, onde assumiu o comando e seguiu para a conclusão da sua planejada navegação, com 38 horas de voo e 12 pousos. O avião El Ferroviario deixou Ubatuba no dia 6 de outubro de 1922, levado para o Rio, a bordo do contratorpedeiro “Halagoas”, da Marinha do Brasil.

Espaço Cultural Aeronáutico
Durante o Café Voador, os participantes viram as recentes incorporações ao Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba, no Colégio Dominique: uma instalação formada por pintura artística de Eduardo Leite em painel integrado com a estrutura básica da aeronave experimental KR-1 doada por Krysia Maria da Costa Cunha; a figuração de um foguete; o painel interativo retratando um avião para ser brinquedo e objeto de atividades interativas com crianças; o mockup (modelo em tamanho natural) de um helicóptero para ser brinquedo e ajuda em atividades lúdicas e instrução para crianças e jovens.

O exemplar dá utilidade à cabine de um avião desativado PA-23 Apache (PA-23-160), fabricado pela Piper Aircraft, Estados Unidos, em 1959, matrícula N10F, número de série 23-1697, desativado dia 13/08/2010, pelo Aeroclube de São José dos Campos, SP, onde voava com a matrícula PT-BFA. A cabine foi doação da Starcraft, oficina de manutenção de aeronaves.

As soluções técnicas para construir o mockup foram realizadas pelos voluntários Cesar Rodrigues, Jorge Rosa da Silva, Celso de Almeida e Celso de Almeida Júnior, entre outros.
 
Integram, ainda, o acervo do Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba, uma aeronave experimental Teenie Two pintada no padrão de cores da Esquadrilha da Fumaça na época, até 1976, em que empregava aeronaves T-Meia; fotografias e livros; maquetes do Balão e do Aviplano do pioneiro da aviação e ubatubense Gastão Madeira; maquetes do 14-bis e do Demoisele, aeronaves construídas por Santos Dumont; e aeromodelos.

Tornando realidade
Os registros acima, publicados em diversas ocasiões no blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), serviram como referência para sensibilizar a Câmara e a Prefeitura Municipal de Ubatuba para tornar real, de 8 a 14/9/2022, a 1ª Semana da Aviação em Ubatuba, comemorando o centenário do primeiro pouso de avião na cidade, ocorrido em 14 de setembro de 1922.


Demonstração aérea, palestra e exposição itinerante do Museu Aeroespacial foram algumas das atrações realizadas no aeroporto Gastão Madeira. O evento também objetivou valorizar a história e as pesquisas aeronáuticas do ubatubense Gastão Madeira. As próximas edições da Semana da Aviação de Ubatuba poderão consolidar-se como atrativos para moradores e visitantes, constituindo-se em fato turístico, histórico e cultural.

ESCAU

Na noite de 27 de março de 2023, uma singela solenidade oficializou a abertura para o público do ESCAU - Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba, no Colégio Dominique, sede do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação. A cessão do espaço pela Diretora Geral e Mantenedora da Escola, a pedagoga Ana Maria Salerno de Almeida, representou o coroamento de mais de uma década de esforços dos voluntários do NINJA para levar a cultura aeronáutica para crianças e jovens. Num ambiente amplo, integrado à rotina da escola, duas aeronaves recuperadas pelos voluntários do NINJA ficarão permanentemente expostas auxiliando na instrução de crianças e jovens, proporcionando diversas atividades lúdicas.


O lançamento do ESCAU ocorreu no Café Voador, atividade promovida pelo NINJA e pelo Aeroclube de Ubatuba para integrar entusiastas em aviação, residentes e turistas.


O acervo do ESCAU conta com expositores, maquetes, componentes de aeronaves, aeromodelos, fotos, documentos, livros e revistas. A história da aviação em Ubatuba é destacada em painéis distribuídos pela escola.

Contato: ninja.aero@gmail.com e WhatsApp (12) 99197-5399

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sábado, 5 de outubro de 2024

FAB em Destaque

Revista eletrônica da FAB com as notícias de 27/09 a 03/10
O FAB em Destaque desta semana apresenta as principais notícias da Força Aérea Brasileira (FAB) no período de 27 de setembro a 03 de outubro. Entre os destaques, está o centésimo voo do KC-390 Millennium em apoio à Operação Pantanal II e o lançamento de mais de 100 mil litros de água na Operação Tucumã, reforçando o combate aos incêndios florestais. A edição também traz a celebração do Dia Nacional da Doação de Órgãos, com destaque para o episódio especial do FABCast sobre o tema. Além disso, você vai ver como foi a partida do KC-30 da FAB em missão de repatriação para Beirute, no Líbano, e o tradicional Mês da Asa, que foi iniciado com cerimônias religiosas na capital federal. O programa ainda apresenta os principais destaques das redes sociais da FAB em setembro.

Fonte: FAB

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sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Portões Abertos

Domingo Aéreo do PAMA-SP recebeu mais de 211 mil visitantes
O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) realizou, no dia 29/09, um dos eventos mais aguardados pela população paulistana: o Domingo Aéreo. Também conhecido como "Portões Abertos", o evento da Força Aérea Brasileira (FAB) tem como objetivo aproximar a Instituição da sociedade, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).
Realizado em São Paulo (SP) desde 1988, o Domingo Aéreo é uma tradição que atrai milhares de entusiastas da aviação. Na edição de 2024, o evento alcançou um marco histórico, com a presença de cerca de 211 mil visitantes, estabelecendo um recorde de público. “É uma imensa satisfação fazer parte dessa grande celebração. Estar próximo da sociedade, mostrando o trabalho dos nossos militares e os valores da Força Aérea é extremamente gratificante. Deixo aqui meu reconhecimento ao efetivo do Parque, pela dedicação e engajamento para garantir que tudo ocorra da melhor forma para o público”, destacou o Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Marcelo Rodrigues dos Reis Pontes.
O evento contou com apresentações da Banda de Música da Base Aérea de São Paulo (BASP) e da Aviação de Caça, representada pela aeronave F-5EM, que decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos e fez passagens pelo Campo de Marte, emocionando o público. Houve também a exibição do T-25 Universal, do Esquadrão Apolo da Academia da Força Aérea (AFA), do helicóptero H-50 Esquilo da FAB, e a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, que proporcionou um verdadeiro espetáculo.
Além das apresentações aéreas, o evento contou com a exposição de aeronaves e outras atrações. 

Inclusão
Seguindo o sucesso de 2023, nesta edição foi novamente preparado um espaço especial para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o apoio de pedagogas do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA). Aproximadamente 300 crianças foram atendidas nesse espaço, pensado para oferecer cuidado e conforto.

Fotos: Cabo M. Lima e Soldados Petronilho e Jonathan Santos / PAMA-SP

Fonte: PAMA-SP, por Tenente Tatiana Quadros

Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet

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quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Operação Raízes do Cedro

KC-30 da FAB decola para Beirute em missão de repatriação
Na madrugada de quarta-feira (02/10), a Força Aérea Brasileira (FAB) deu início à Operação “Raízes do Cedro” com a decolagem de uma aeronave KC-30 da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro. O voo partiu às 00h47 (horário de Brasília) com destino a Beirute, no Líbano, e uma escala em Lisboa, Portugal. A viagem do Brasil até Lisboa teve duração de 9 horas e 20 minutos, e a aeronave pousou na capital portuguesa às 14h10 (horário local), cumprindo rigorosamente o cronograma da missão. O retorno do KC-30 ao Brasil dependerá de coordenações e protocolos adicionais, que serão estabelecidos conforme o desenvolvimento da operação. A FAB continua em alerta para assegurar a eficácia das ações em andamento.

KC-30
Capacidade e Versatilidade
Com a aquisição dos Airbus A330-200, a FAB ampliou significativamente sua capacidade em diversas operações estratégicas, incluindo reabastecimento em voo, apoio logístico e missões humanitárias, tanto nacionais quanto internacionais. Em casos de calamidade pública, como desastres naturais ou emergências médicas, a aeronave também pode realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) para atender a múltiplos pacientes. O KC-30, com 59 metros de comprimento, é a maior aeronave operada pela Força Aérea Brasileira, com capacidade para transportar até 238 passageiros e 45 toneladas de carga, além de um alcance de 14,5 mil quilômetros. A incorporação dessa aeronave ao Esquadrão Corsário representa um incremento significativo na eficiência operacional da FAB, reforçando a defesa do país e o apoio ao desenvolvimento nacional.

Fonte: FAB

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quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Sentando a Pua!

Histórias de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira
Na última segunda-feira, 30/09/2024, mais uma vez o Sentando a Pua! proporcionou uma conversa emocionante com descendentes de veteranos da FEB - Força Expedicionária Brasileira. Descobrimos as incríveis histórias de heróis brasileiros, excelente oportunidade de se inspirar e aprender mais sobre o passado! É neste sentido que o NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação estimula o contato de jovens com conteúdos assim. O Brasil, um país com uma história tão rica, composta por tanta gente comprometida com a nação, precisa despertar para a necessidade urgente de levar às crianças e jovens temas que estimulem o crescimento interior, à reflexão, aos estudos, ao imprescindível respeito ao próximo, aos mais elevados padrões de civilidade. Confira tudo isso presente em mais este vídeo do Sentando a Pua! site que desde 2000 vem difundindo na internet a história do Brasil na Segunda Guerra Mundial.


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terça-feira, 1 de outubro de 2024

Efemérides Aeronáuticas - Outubro

Estimulando o estudo e a pesquisa, o Blog do Ninja reproduz as datas marcantes do mês de outubro, originalmente apresentadas na página do INCAER - Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica.


Efemérides Aeronáuticas - Outubro

1709
Foi realizada a quarta experiência pública por Bartolomeu de Gusmão, desta vez sem a presença de D. João V e seus fidalgos, atingindo o balão grande altura, e descendo em seguida sem problemas. (03 de outubro)

1853
Nasceu em Campos/RJ, José Carlos do Patrocínio, que viria a construir no Rio de Janeiro, um dirigível com o nome de “Santa Cruz”. (09 de outubro)

1866
O Ministro da Guerra, Conselheiro João Lustosa da Cunha Paranaguá, determinou ao Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro para que fosse construído um balão (“o aeróstato Doyen”, confeccionado sob orientação de um francês chamado Louis Desiré Doyen), por solicitação do Marquês de Caxias, a fim de ser utilizado como balão de observação na busca de informações no Teatro de Operações da Guerra da Tríplice Aliança. (21 de outubro)

1881
Foi outorgada pela França, a patente de invenção a Júlio César pelo projeto do seu balão, tendo sido registrado no Conservatoire National des Arts et Métiers (Patente nº 145.51). (25 de outubro)

A Societé Francaise de Navigation Aérienne, com sede em Paris, promoveu uma sessão especial para ouvir a leitura, por Júlio César, de sua “Memória sobre um sistema de navegação aérea”.(27 de outubro) 

Data da concessão de registro da patente pela Alemanha, a Júlio César. (29 de outubro)

1885
Na sessão do Instituto Politécnico, com a presença de D. Pedro II, o Barão de Tefé discorreu durante uma hora e meia sobre o histórico do Balão de Júlio César. (23 de outubro)

1887
Faleceu em Belém/PA, aos 44 anos de idade, Júlio César Ribeiro. (14 de outubro)

1898
A revista “L'Illustration”, de Paris, depois de descrever o dirigível “Nº 1” e de reconhecer a importância das experiências realizadas por Santos Dumont, reconheceu que “é a primeira vez que esse tipo de motor (a petróleo) é aplicado em aerostatos”.(1º de outubro)

Santos Dumont, com o seu balão “Brasil”, participou da primeira festividade do Aeroclube da França, que reuniu três balões. (23 de outubro) 

Santos Dumont executou uma ascensão com um balão livre. O voo, de quatro horas, iniciou-se em Paris e terminou em Vicarnes, próximo a Chantily. (25 de outubro)

1901
Augusto Severo chegou à França, procedente do Rio de Janeiro, com o projeto de construção do seu segundo balão dirigível, o “Pax”, passando a residir à Rua Galileu 63, Paris. (05 de outubro)

A construção do balão foi encomendada à Casa Lachambre, especializada nesse tipo de trabalho, e os motores, à Firma Buchet. Santos Dumont voou novamente com o “Nº 6” sobre o prado de corridas de Longchamps e, em seguida, pousou em frente ao restaurante “La Cascate”, no Bois de Boulogne, a fim de tomar chá com os amigos. Nesse voo, ele teve problemas com os cabos de comando do leme de direção. (10 de outubro)

Santos Dumont voltou a voar no “Nº 6” e, nessa experiência, rompeu-se o cabo de comando do leme de direção por duas vezes, fato comentado pelo “The Evening Sun”. (11 de outubro)

Santos Dumont conquistou o “Prêmio Deutsch de La Meurthe” com o seu balão dirigível “Nº 6”, tendo percorrido em menos de 30 minutos o itinerário preestabelecido que incluía a circunavegação da Torre Eiffel.(19 de outubro)

1903
Santos Dumont realizou a primeira experiência, em Paris, com o seu balão dirigível “Nº 10”, o maior por ele construído e destinado ao transporte de passageiros, daí ser conhecido como “ônibus”. (19 de outubro)

1906
No Campo de Bagatelle, em Paris, Santos Dumont nos comandos do seu avião “14 BIS”, após uma corrida no solo de cerca de 200 metros, conseguiu deslocar-se em pleno espaço a uma altura calculada de 2 a 3 metros, voando cerca de 60 metros de distância. (23 de outubro)

Foi o primeiro voo, no mundo, com um aparelho mais pesado que o ar, o avião, utilizando-se tão somente os recursos do próprio aparelho. Por este fato, em 23 de outubro é comemorado o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira. O jornal “L'Aérophile” noticiou que “ o dia 23 de outubro de 1906, tornar-se-á uma data memorável. Nesse dia, às 16:45horas, Santos Dumont a bordo do seu aeroplano 14 BIS, impulsionado por um motor Antoinette de 50 HP, levantou-se do solo e percorreu em pleno voo uma distância superior de 50 metros e inferior a 100 metros. (mês de outubro)

1909
Foi realizado em Frankfurt, Alemanha, um voo a bordo do dirigível militar do tipo Parseval por um grupo de oficiais do Exército Brasileiro que contava com a presença do Major Affonso Barouin, o Capitão Leite de Castro, o Tenente Mario Hermes da Fonseca e o Tenente Cruz. (10 de outubro)

1911
Foi fundado, no Rio de Janeiro, o Aeroclube Brasileiro numa reunião realizada na redação do jornal “A Noite”, na época localizado no Largo da Carioca e dirigido pelo jornalista Irineu Marinho. (14 de outubro)

1912
O Tenente Ricardo João Kirk foi brevetado na Escola de Aviação de Étampes, na França. Foi, portanto, o primeiro Oficial do Exército Brasileiro a aprender a pilotar aviões. (22 de outubro)

1913
Foi inaugurado em Saint Cloud, em Paris, sob a égide do Aeroclube da França, o monumento a Alberto Santos Dumont, conhecido como o “Ícaro de Saint Cloud”. (19 de outubro)

1914
Foram iniciadas as obras de construção de três hangares e pista de pouso na localidade de Porto União, como base de operações para a Campanha do Contestado. Os hangares abrigavam os três aviões do tipo Morane-Saulnier, batizado como “General Setembrino”, “Iguaçu” e “Guarany”. (mês de outubro)

Ficou pronto o avião “Alvear”, projeto do inventor carioca João d'Alvear. (mês de outubro)

1916
O “Jornal do Comércio”, do Rio de Janeiro, noticiou a ideia da construção de uma fábrica de hélices para aviões, iniciativa do industrial português Joaquim Pedro Domingues da Silva, o qual era membro da Diretoria do Aeroclube Brasileiro. O referido empresário chegou a construir “algumas hélices experimentais de boa qualidade”. (14 de outubro)

1917
Durante a Primeira Guerra Mundial, os navios brasileiros "Tijuca", "Macau", "Tupi", "Acari" e "Guaíba", foram torpedeados pelo submarino alemão. Tal ato levou o Brasil a declarar guerra. (26 de outubro)

Por iniciativa dos deputados Augusto de Lima e Coelho Neto, foi criado o “Serviço de Defesa das Costas e Fronteiras do Brasil por meio de Engenhos Aéreos”, tendo a Câmara votado um crédito especial de 500 contos de réis para implantação do mencionado Serviço. (27 de outubro)

O principal objetivo do novo órgão era “o patrulhamento aéreo, visando a repelir ataques de submarinos alemães aos navios brasileiros em águas nacionais”.

1918
Foi dada a primeira concessão para o serviço de transporte aéreo no Brasil. O Governo do Presidente Wenceslau Braz Pereira Gomes concedeu permissão ao engenheiro João Teixeira Soares e Antônio Rossi para organizarem o serviço de transporte aéreo ligando as principais cidades do país. (23 de outubro)

1919
Foi realizada a Convenção de Paris (Versalhes), onde foram assentados os alicerçes da Aviação Civil, pelos representantes de treze potências aliadas,entre as quais figurou o Brasil. (13 de outubro)

Na mesma Convenção, foi criada a Comissão Internacional de Navegação Aérea - CINA, colocada sob a autoridade da Sociedade das Nações. Foi realizado o reide Ilha das Enxadas-Santos/SP, com o hidroavião Curtiss HS-2L, Nº 13, pilotado pelo Ten Virginius Brito de Lamare, auxiliado pelo Ten Fileto Ferreira da Silva Santos e tendo como passageiro o Deputado César Vergueiro. (17 de outubro)

O voo teve a duração de 04 horas e 20 minutos e a missão principal, a de estabelecer a primeira rota aérea para uma futura base naval de aviação a ser construída naquela cidade.

1920
O aviador norte americano Orthon William Hoover inaugurou em Indianápolis/SP, uma Escola de Aviação. (mês de outubro)

1922
O 1º Ten Raymundo Vasconcelos de Aboim, da Aviação Naval, foi matriculado no College of Science and Technology of London, a fim de cursar Engenharia Aeronáutica. (05 de outubro)

O Governo Brasileiro ofereceu aos aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, um prêmio no valor de 50 contos de réis (Decreto 4.596). (18 de outubro)

Foi lançada a pedra fundamental do Centro de Aviação Naval de Santos, em terrenos localizados em Bocaina, doados à União pelo Presidente de São Paulo, Washington Luiz, que esteve presente prestigiando a concorrida cerimônia. (22 de outubro)

Posteriormente, devido ao sítio Conceiçãozinha ter sido considerado um local impróprio para a construção do Centro, foi efetuada a primeira desapropriação no bairro da Bocaina, na Ilha de Santo Amaro (Decreto 16.062, de 06 de junho de 1923). A denominação de Base Aérea de Santos só se tornaria corrente após 1930.

1924
O Destacamento de Aviação (Esquadrilha de Aperfeiçoamento e a Cia de Parque de Aviação), deixou o Campo dos Afonsos para participar de outras operações no interior dos Estados de São Paulo e Paraná, ainda em consequência da revolução de 05 de julho. (mês de outubro)

1925
A Companhia Brasileira de Empreendimentos Aeronáuticos foi autorizada a explorar o tráfego aéreo no território nacional, através do Decreto 17.055. No entanto, essa empresa não pôde iniciar suas operações, por não ter sido a autorização governamental aprovada pelo Tribunal de Contas, conforme exigência constante no decreto acima. (1º de outubro)

Foram aprovadas as instruções para a organização do Serviço de Superintendência e Fiscalização da Navegação Aérea (Portaria s/nº do Ministério da Viação e Obras Públicas). (06 de outubro)

Foi fundado o Aeroclube do Pará, com sede em Belém. (27 de outubro)

1926
Otto Ernst Meyer-Labastille deu entrada, no Palácio do Governo, em Porto Alegre/RS, a um pedido de isenção de imposto estadual pelo prazo de 15 anos, para sua futura empresa, a qual passaria a ser conhecida mundialmente, como VARIG – Viação Aérea Rio Grandense. (06 de outubro)

Decolou de Gênova, na Itália, o hidroavião “Jahú”, de propriedade do aviador civil paulista João Ribeiro de Barros, para realizar o reide aéreo Gênova-Santos. (18 de outubro)

O ex-piloto da Força Aérea Alemã (depois naturalizado brasileiro), Otto Ernst Meyer-Labastille, conseguiu do Governo do Estado do Rio Grande do Sul uma isenção de impostos estaduais para a empresa que ele pretendia construir. (30 de outubro)

Representantes credenciados de 21 países, reunidos na capital da Espanha, reconheceram Bartolomeu Lourenço de Gusmão como “o precursor da aeronáutica”, consagrando-o numa placa que foi depositada, por eles próprios, na nave da Igreja de San Roman, em Toledo. (31 de outubro)

Assumiu o cargo de Diretor Técnico da Escola de Aviação Militar, o Ten Cel Henri Jauneaud (francês). (mês de outubro)

1927
O 1º Ten Carlos Saldanha da Gama Chevalier, da Aviação Militar, realizou o primeiro salto de paraquedas sobre o Campo dos Afonsos. Para esse salto, foi utilizado um avião Breguet 14, pilotado pelo 1º Ten Aroldo Borges Leitão, tendo observado o Capitão Átila Silveira de Oliveira. (1º de outubro) 

Pousaram no Campo de Parnamirim os aviadores franceses Dieudonné Costes (piloto e hábil navegador) e Joseph Marie Le Brix (Tenente da Marinha), os quais estavam realizando uma viagem ao redor do mundo. (17 de outubro)

Ocorreu grave acidente no Campo dos Afonsos: o avião Breguet 14, Nº 1856, da Escola de Aviação Militar, tendo a bordo o Capitão Átila Silveira de Oliveira e os Tenentes Salustiano Franklin da Silva e Tomaz Menna Barreto Monclaro, precipitou-se ao solo e explodiu, matando seus tripulantes. (17 de outubro)

1928
Foi promulgado o “Acordo sobre Transportes Aéreos entre o Brasil e o Chile”, firmado no Rio de Janeiro em 04 de julho de 1947 (Decreto nº 31.536). (03 de outubro)

“O Jornal”, do Rio de Janeiro, publicou um longo artigo do Major Lysias Augusto Rodrigues, da Aviação Militar, com o título: “Uma premente necessidade – o Ministério do Ar”. (07 de outubro) Foi o primeiro propagandista, pela imprensa, da ideia da criação, no Brasil, do Ministério do Ar, “atualmente a maior aspiração de todos os pilotos militares, navais e civis de nossa terra”.

Foi criada a Comissão de Construção da Escola de Aeronáutica em Pirassununga (Decreto nº 31.671). (29 de outubro)

1931
Foi criado o Corpo de Aviação da Marinha “para atender às necessidades da Esquadra e à Defesa Aérea do Litoral”. Foi ainda criado o Quadro de Aviadores Navais, sendo o efetivo inicial fixado em 81 Oficiais (Decreto 20.479).

O Corpo de Aviação ficou assim estruturado:

- 1ª Flotilha de Aviões de Esclarecimento e Bombardeio (sede: Centro de Aviação Naval do Rio de Janeiro )
- 18 aviões Fairey Gordon;

- 1ª Flotilha de Aviões de Observação (sede: Centro de Aviação Naval do Rio de Janeiro e parte do Centro de Santa Catarina)
– 12 aviões Vought Corsair;

-1ª Flotilha de Aviões de Bombardeio e Patrulha
– 2 aviões Martin PM e 5 aviões Savoia-Marchetti (pertencentes à Força Aérea da Esquadra);

Divisão de Aviões de Combate
– 8 aviões de caça Boeing 256;

Divisão de Aviões de Treinamento
– 8 aviões Waco CSO. (02 de outubro)

Inauguração da linha Rio de Janeiro – Goiás, do Correio Aéreo Militar – CAM. (12 de outubro)  Decolou do Campo dos Afonsos o avião Curtiss Nº K-272, tripulado pelos Tenentes Joelmir Campos de Araripe Macedo e Nelson Freire Lavenère-Wanderley, inaugurando a linha Rio – Goiás, do Correio Aéreo Militar, com as seguintes etapas: Rio-São Paulo-Ribeirão Preto-Uberaba-Uberlândia-Araguari-Leopoldo Bulhões-Goiás. O pouso final ocorreu em 21 do mesmo mês.

Foi fixado o prazo de dois anos para que “as aeronaves nacionais fossem tripuladas com aeronautas brasileiros” (portaria s/nº, do MVOP). (31 de outubro)

1933
Chegou ao Rio de Janeiro, procedente de Recife, o dirigível alemão LZ-127, o conhecido Graf Zeppelin, conduzindo como passageiro, o Presidente Getúlio Vargas. (05 de outubro)

No Campo dos Afonsos foi realizada uma grande parada militar e um desfile aéreo em homenagem ao Gen Agustin Justo, Presidente da Argentina, em visita ao Brasil. O Cel Newton Braga, Comandante do 1º Regimento de Aviação, liderou o desfile da Aviação Militar. (09 de outubro)

1934
Pelo Parque Central de Aviação foi construído o planador “Brasil nº 01”, invenção do Cabo-Artífice da Aviação Militar, Norival Anastácio Alves. (mês de outubro)

1935
O periódico “Asas” iniciou a publicação de uma série de artigos de autoria do Ten Cel Lysias Augusto Rodrigues, da Aviação Militar, a respeito da “Evolução da Aeronáutica Nacional”,enfatizando a criação de um “Ministério do Ar”, organização de bases aéreas e organização da Força Aérea (reunindo a Força Aérea de Batalha e a Frota Aérea de Cooperação). (1º de outubro)

O Serviço de Saúde da Aviação Militar passou a reger-se por um regulamento próprio (Decreto 361). (03 de outubro)

Ocorreu o primeiro voo, no Campo dos Afonsos, do biplano Muniz M-7, projeto de Antônio Guedes Muniz, com o Cap Geraldo Guia de Aquino e o próprio Muniz aos comandos do avião, o qual recebeu rapidamente sua homologação, em razão de suas satisfatórias qualidades de voo. Para a fabricação em série dessas aeronaves, o industrial Henrique Lage criou a “Fábrica Brasileira de Aviões”, na Ilha do Viana, Baía de Guanabara. Foram fabricados 27 exemplares e vendidos tanto à Aviação Militar como a aeroclubes nacionais. Essa data passou a ser considerada “Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira”(Portaria Ministerial de 23 de agosto de 1980). (17 de outubro)

Por iniciativa do Aeroclube do Brasil, foi instituída para ser comemorada anualmente, a “Semana da Asa” (normalmente festejada no período de 16 a 23 de outubro), sendo a data mais importante a de 23, que registra o primeiro voo de Santos Dumont com o seu avião “14 BIS”, na França, em 1906. (20 a 27 de outubro)

Reuniram-se no Campo dos Afonsos numerosas autoridades, representantes do Touring Clube do Brasil, aviadores, elevado número de convidados, para assistirem à chegada dos aviões procedentes de São Paulo, que formavam a primeira “Revoada Turística”. (20 de outubro)

Ocorreu a demonstração oficial do avião Muniz M-7, no Campo dos Afonsos. O piloto desse voo foi o Cap Geraldo Guia de Aquino. (25 de outubro)

Foi inaugurado o “Santos Dumont Planador Clube”, com sede à Rua Passo d'Areia, nº59, em Porto Alegre/RS. (mês de outubro)

Foi fundada a Liga Internacional dos Aviadores, com sede no Rio de Janeiro, “associação destinada a reunir todos os pilotos, civis e militares, que trabalham sob os céus do Brasil”. (mês de outubro) 

Chegou o primeiro lote de 08, de um total de 30 novos aviões Waco CPF F-5, destinados ao Correio Aéreo Militar – CAM e às esquadrilhas de treinamento das Unidades Aéreas. (mês de outubro)

1936
Os aeroportos localizados na Ponta do Calabouço/RJ, em Santa Cruz/RJ e em Recife/PE receberam, respectivamente, as denominações de “Santos Dumont”, “Bartolomeu de Gusmão” e “Augusto Severo” (Decreto 1. 150). (16 de outubro)

1937
Foi fundado o Aeroclube de São Lourenço/MG. (27 de outubro)

Chegaram ao Brasil duas aeronaves Lockeed 12A, adquiridas para o transporte do Presidente da República e de autoridades.(mês de outubro)

1938
Foi aprovado o novo Regulamento para a Escola de Aviação Naval (Decreto 3.136). (07 de outubro)

Foi fundado o Aeroclube de Campo Grande/MS. (13 de outubro)

Foi programado o Circuito Aéreo Nacional, como sendo um circuito fechado, com decolagem e pouso no Distrito federal e sobrevoo de Vitória, Belo Horizonte e São Paulo.(25 de outubro)

Foram inauguradas as novas instalações do Aeroclube do Brasil, no Campo de Manguinhos, pelo Ministro da Viação e Obras Públicas, Mendonça Lima. (28 de outubro)

A sede do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) está instalada no prédio onde funcionou a Estação de Passageiros de Hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont. O edifício foi construído pelo Governo às margens da Baía de Guanabara e inaugurado pelo Presidente Getúlio Vargas. (29 de outubro)

Foi realizado o “Circuito Aéreo do Distrito Federal”, em sobrevoos da Ponta do Galeão, Campo dos Afonsos, Jacarepaguá, Joá, Copacabana (circuito fechado, com 05 passagens em cada ponto de controle) (30 de outubro)

Foi publicada a primeira edição do livro “Os meus balões”, de autoria de Alberto Santos Dumont, traduzido do idioma francês por Artur de Miranda Bastos, cujo original recebeu o título “Dans l'Air”, em 1904. (mês de outubro)

1939
Foi baixada legislação acerca da organização dos aeroclubes (Decreto 1.683). (14 de outubro) 

Foram determinadas as zonas interditas à navegação aérea (Decreto-Lei 1.687). (17 de outubro)

Foram aprovadas as instruções para o transporte de aparelhos fotográficos e cinematográficos em aeronaves nacionais e estrangeiras (Portaria 509/MVOP). (17 de outubro)

Em solenidade programada no Aeroclube do Brasil, o Presidente Getúlio Vargas fez a entrega de uma “caderneta de voo” à jovem aviadora Joana Martins Castilho, brevetada com apenas 14 anos de idade. (20 de outubro)

1940
Chegou ao Rio de Janeiro, a primeira esquadrilha de cinco aviões North American NA-44, de treinamento avançado, adquiridos nos Estados Unidos para a Aviação Militar e tripulados pelos seguintes oficiais, além de três sargentos: Maj José Sampaio Macedo (CMT), 1º Ten Ricardo Nicoll, Roberto Faria Lima, Manoel Borges Neves Filho, Hermes Ernesto da Fonseca e Aloysio Hammerly. (13 de outubro)

1941
A primeira organização do Ministério da Aeronáutica foi criada através do Decreto no 3.730 (18 de outubro). A sessão inaugural de fundação do Clube de Aeronáutica foi realizada. (23 de outubro)

Por determinação do Ministério da Aeronáutica, as primeiras Zonas Aéreas (1a, 2a, 3a, 4a, 5a) foram criadas por intermédio do Decreto 3.762 . (25 de outubro)

1942
Por meio do Decreto-Lei no 4.848, o Serviço de Saúde da Aeronáutica foi criado. (20 de outubro).

O Presidente da República Getúlio Vargas inaugurou, com uma grande solenidade, a estátua em homenagem a Santos Dumont. De autoria do escultor Amadeu Zanio o monumento foi colocado na praça na entrada do aeroporto Santos-Dumont. (23 de outubro).

A história da Engenharia da Aeronáutica confunde-se com a da própria Força Aérea Brasileira, pois após a criação do Ministério da Aeronáutica, também foi criada a Diretoria de Obras, primeira unidade responsável por centralizar a gestão das atividades de engenharia. (28 de outubro)

- No ano seguinte, um Tenente-Coronel Aviador e Engenheiro foi aos Estados Unidos conhecer o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o famoso MIT. Surgia daí um sonho visionário que, através da academia, impulsionaria a Força Aérea em direção ao futuro.

Estava fecundado na mente daquele que veio a tornar-se o Patrono da Engenharia da Aeronáutica, Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, o Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), que teria seu nascimento poucos anos depois, em 1950, com a criação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), e em sequência, todo o complexo aeroespacial que hoje compõe o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Fica criado no Ministério da Aeronáutica, para instalação imediata, o Depósito de Aeronáutica do Rio de Janeiro, com sede nesta Capital, por meio do Decreto-lei nª 4.881. (29 de outubro).
• Esse estabelecimento terá uma organização provisória idêntica à prevista para o extinto Depósito de Aeronáutica dos Afonsos, e na sua constituição inicial serão aproveitados, a critério do Ministro da Aeronáutica, todos os recursos e demais elementos em pessoal e material dos extintos Depósitos de Aeronáutica dos Afonsos e do Galeão.

1943
Foram organizadas as bandas de música nas Bases Aéreas de Salvador, Natal e Fortaleza, com o Aviso nº 136. (08 de outubro)

1944
São criadas as seguintes unidades de aviação, por meio do Decreto-lei nº 6.926 (05 de outubro).

Na 2ª Zona Aérea:
– O 4º Grupo de Bombardeio Médio, com sede normal na Base Aérea de Fortaleza.
– O 1º Grupo Misto, com sede normal em Natal e constituído de esquadrilhas de Caça e de Bombardeio Médio.

Na 3ª Zona Aérea:
– O 1º Grupo de Transporte, com sede normal no Aeroporto Santos Dumont, subordinado ao Ministro da Aeronáutica.
– O 2º Grupo de Transporte, com sede normal no Campo dos Afonsos, subordinado à Diretoria de Rotas Aéreas.

Na 4ª Zona Aérea:
– 1º Grupo Misto de Instrução, com sede normal na Base Aérea de São Paulo e destinado à instrução dos alunos da Escola Técnica de Viação de São Paulo, da qual é parte integrante.
– O 2º Grupo de Bombardeio Leve, com sede normal na Base Aérea de São Paulo.

Na 5ª Zona Aérea:
– 5º Regimento de Aviação, com sede normal na Base Aérea de Curitiba.
– O 3º Grupo de Bombardeio Picado, com sede normal na Base Aérea de Curitiba.
• O 5º Regimento de Aviação ficará constituído do 1º Grupo de Caça, já existente, e do 3.º Grupo de Bombardeio Picado, ora criado.
• O 2º Grupo de Caça tem sua sede transferida da Base Aérea de Natal para a Base Aérea de Santa Cruz a fim de integrar o 1º Regimento de Aviação (art. 2º do Decreto-lei nº 6.796, de 17 de agosto do corrente ano).

O 1º Grupo de Aviação de Caça chegou ao Teatro de Operações da Itália, desembarcando do navio “Colombie”, no Porto de Livorne. (06 de outubro).

Foi hasteada, pela primeira vez, em território inimigo, a bandeira do 1o Grupo de Aviação de Caça Brasileiro, em Tarquínia, na Itália. (14 de outubro)

Chegada do primeiro P-47 em Natal, com destino à Escola Técnica de Aviação, em Cumbica, atual Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR). (16 de outubro)

Foi criado o Estandarte da Escola de Aeronáutica. (17 de outubro)

O Presidente da empresa aérea Panair do Brasil, Dr Paulo Sampaio, entregou ao Ministro da Aeronáutica, Dr. Salgado Filho, o coração de Santos Dumont. Guardado em um artístico escrutínio de ouro erguido por Ícaro, ele se encontrava exposto no Salão Nobre da Academia da Força Aérea Brasileira - AFA. Atualmente, encontra-se exposto no Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro. (24 de outubro)

Após a declaração de guerra do Brasil aos países do Eixo na 2ª Guerra Mundial, foram designados para comandar as unidades aéreas na Itália, os seguintes militares: o Major Aviador Nero Moura, o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), e o Capitão Aviador João Affonso Fabrício Belloc, a Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª ELO). (mês de outubro) 

1945
Foi extinta a Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª ELO), através do Aviso nº 75. (11 de outubro)

1949
Por meio do Decreto nº 27.353, foi criada, no Ministério da Aeronáutica, a Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI), subordinada diretamente ao Ministro, e que substitui, para todos os efeitos, a Comissão a que se refere a Portaria nº 46, de 23 de fevereiro de 1948. (20 de outubro)

1952
Foi criada, pelo Decreto nº 31.671, a Comissão de Construção da Escola de Aeronáutica em Pirassununga, diretamente subordinada ao Ministro da Aeronáutica, com a finalidade de intensificar a construção da futura Escola. (29 de outubro)

Foi reorganizado, como elemento constitutivo do Q.G. da 3ª Zona Aérea, o 1º Esquadrão de Controle e Alarme, pela Portaria nº 335. (29 de outubro)

1953
Foi aprovado o acordo sobre Transportes Aéreos regulares entre o Brasil e a Espanha, firmado no Rio de Janeiro, a 28 de novembro de 1949, por meio do Decreto Legislativo nº 73. (08 de outubro)

A Escola Técnica de Aviação foi extinta, pelo Decreto nº 34.095, em que o Ministério da Aeronáutica determinou o aproveitamento das instalações e do material pertencentes à referida Escola. (07 de outubro)

1955
Foi criado o Curso de Pilotos Comerciais, pelo Decreto nº 38.089, com a finalidade de preparar pilotos para a aviação comercial brasileira, funcionando, provisoriamente, anexo à Escola de Especialistas de Aeronáutica. (13 de outubro)

1956
Foi criada na cidade de São Paulo a “Fundação Santos-Dumont”. (03 de outubro)

Foi aprovado o “Acordo sobre Transportes Aéreos entre o Brasil e o Peru”, firmado no Rio de Janeiro em 28 de agosto de 1953 (Decreto Legislativo nº 52). (25 de outubro)

1958
O certificado de homologação das aeronaves construídas no Brasil foi organizado, por meio da Portaria nº 844-GM4, sendo expedido pelo Centro Técnico da Aeronáutica. (07 de outubro)

Teve início o IV Congresso Brasileiro de Aeronáutica em São Paulo na Sede do Instituto de Engenharia de São Paulo, sob o patrocínio da Fundação Santos-Dumont. (20 de outubro)

1959
Foi incorporado ao patrimônio das Forças Armadas, por intermédio da Lei nº 3.645, sob a direção e administração do Ministério da Guerra, o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. (15 de outubro) 

1960
Inauguração do Destacamento Precursor da Nova Escola de Aeronáutica (DPEAER), em Pirassununga/SP. (17 de outubro)

1965
Inauguração do então Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno (CLFBI), atual Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), sediado próximo à cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. (mês de outubro) Primeiro centro de lançamentos de foguetes espaciais da América do Sul, o CLBI tem por finalidade, executar e prestar apoio às atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, além de executar testes, experimentos, pesquisa básica ou aplicada e outras atividades de desenvolvimento tecnológico de interesse da Aeronáutica.

1968
Primeiro voo do Bandeirante, avião bimotor que representa um marco na história da indústria aeronáutica nacional e que levou à criação da EMBRAER em 1969, para a produção em série e comercialização do produto. (26 de outubro)

1971
Inauguração da Base Aérea de Santa Maria, com a presença do Presidente da República Emílio Garrastazu Médici. Foi criada com a finalidade de proporcionar o apoio necessário às unidades aéreas e unidades da Aeronáutica que nela operem ou que nela estejam sediadas. (15 de outubro)

1976
Inauguração do Museu Aeroespacial. A importância dessa criação deve-se à necessidade de preservação e divulgação do material aeronáutico e documentos históricos para as futuras gerações. (18 de outubro) 

1984
Foi inaugurada a Base Aérea de Porto Velho, com a presença do Presidente da República João Batista de Oliveira Figueiredo, sendo um importante ponto de apoio logístico para a consolidação do processo de planejamento na defesa aeroespacial da Amazônia. (31 de outubro)

1989
O Esquadrão Adelphi recebeu, oficialmente, a sua primeira aeronave A-1 (FAB 5500), com a presença do Sr. Ministro da Aeronáutica, membros do Alto-Comando, Diretor-Presidente da EMBRAER e parlamentares do Congresso Nacional. A cerimônia incluiu um voo de demonstração local na aeronave A-1, na Base Aérea de Santa Cruz. (17 de outubro)

2003
Foi iniciado o processo de reestruturação da Área de Tecnologia da Informação (TI) do COMAER, com o Aviso Interno nº 12/GC3/18 e, posteriormente, com a Portaria nº 1.241/GC3, de 19 de dezembro de 2003, que instituiu o Sistema de Tecnologia da Informação do Comando da Aeronáutica. (20 de outubro)

Fonte: INCAER

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