Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Mulheres na Aviação

TV mostra o trabalho de uma Tenente-Aviadora da FAB
A 1º Tenente-Aviadora Juliana Barcellos Silva, 27 anos, é a primeira mulher, a atuar como instrutora de voo na Força Aérea Brasileira, entre os 132 instrutores da Academia da Força Aérea, sediada em Pirassununga, SP. Ela foi personagem de matéria que foi veiculada na noite de domingo, 13 de junho, no Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. As gravações foram realizadas no dia 11 de junho, na Academia da Força Aérea (AFA), onde a militar serve. A reportagem mostrou entrevista com a instrutora, que falou sobre como é ser a única mulher a exercer a função de ensinar os cadetes aviadores a pilotar. O repórter realizou um voo na aeronave T-25 Universal junto à Tenente Juliana.
A militar nasceu no Rio de Janeiro e ingressou na AFA em 2003, com 20 anos. Concluiu o curso de Formação de Oficiais Aviadores em 2006 e foi designada para realizar o Curso de Especialização na Aviação de Transporte no Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV), em Fortaleza (CE). Um ano depois, foi servir no Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA), em Recife (PE). Em 2010, foi designada para ser instrutora na AFA. A Tenente Juliana já voou as aeronaves T-25 Universal, T-27 Tucano, TZ-13 Blanik (planador), U-42 Regente e C-95 Bandeirante.
A FAB conta com a presença feminina em seus quadros desde 1983. Em 2003, recebeu as primeiras mulheres para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Atualmente, a Força Aérea conta, em seu efetivo, com 18 Oficiais-Aviadoras. O concurso para a admissão ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores, turma 2011 da AFA, está com inscrições abertas até o dia 17 de junho. Até esta data, também podem se inscrever os candidatos aos Cursos de Formação de Oficiais de Infantaria e Intendentes.
Juliana tinha 20 anos quando desistiu de ser advogada para experimentar uma profissão que simplesmente não existia no Brasil. Juliana entrou na primeira turma de cadetes mulheres da aviação brasileira, aberta no concurso de 2003.Ela venceu a concorrência de 150 candidatas por vaga e durante quatro anos foi uma aluna exemplar. “Eu me dispus a ser militar, então, estou preparada para qualquer coisa. Não pensei que seria logo a primeira a chegar aqui”, declarou.

*Fonte: AFA, CECOMSAER e G1