Os tipos de ensaio executados neste laboratório e suas principais características são:
Ensaio de rolagem em roda
Ensaio estático em rodas

O equipamento utilizado é basicamente uma prensa constituída de uma base rígida com um suporte para a fixação do conjunto roda e pneu, e um carro móvel que se desloca entre duas colunas e é capaz de aplicar carga no sentido vertical (radial) e horizontal (lateral) sobre o conjunto ensaiado.
Ensaio de torque dinâmico em freios e rodas

O equipamento utilizado é composto de um conjunto de aplicação de carga constituído de um carro ajustável com um atuador hidráulico que aciona um cabeçote basculante, onde é acoplada uma ponta de eixo em balanço para se montar o conjunto a ser ensaiado.
Possui também, um conjunto rotativo constituído por um eixo, volante e discos de inércia, acionados por um motor de corrente contínua, que permite variar a velocidade do ensaio.
Ensaio de queda livre de trens de pouso

O equipamento de queda livre é composto de duas colunas verticais com guias, pelas quais corre um carro, onde é fixado o conjunto trem de pouso.
A queda livre pode ser feita com as seguintes configurações:
- Queda sobre volante rotativo, com medição de esforços nas fixações do trem de pouso
- Queda sobre mesa dinamométrica, com pré rotação da roda e medições simultâneas de esforços nas fixações do trem de pouso e nos transdutores da mesa
- Queda sobre superfície rígida (solo), com medições de esforços nas fixações e a pressão nas câmaras do trem de pouso
Na execução de um ensaio de queda livre são adquiridos os seguintes dados:
- Cargas no solo (vertical, horizontal e lateral)
- Cargas na fixação do trem (vertical, horizontal e lateral)
- Deslocamento do carro
- Velocidade de rotação da roda e do volante
- Força de sustentação
- Velocidade de queda
- Pressão do amortecedor e do pneu
- Deslocamento do amortecedor
- Deflexão do pneu
- Tensões no corpo de prova
Ensaio de estouro de pneus e de rodas
Simula os esforços agentes em rodas quando estas são submetidas a um aumento de pressão no pneu. O ensaio é executado em um fosso, para garantir a segurança de todos os envolvidos no ensaio, quando do estouro do pneu ou da roda.
O equipamento utilizado neste ensaio é composto de uma bomba hidráulica com capacidade de 690 x 109 Pa (690 bar) de pressão, vazão de 2,78 x 10-5 m3/s (100 l/h) e utiliza água para amenizar o impacto de um eventual estouro do pneu ou da roda.
*Fonte: www.iae.cta.br