Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 20 de julho de 2010

20 de Julho

Nascimento de Santos-Dumont
Há 137 anos, em 20 de julho de 1873, nascia o gênio brasileiro Alberto Santos-Dumont, que proporcionou à Humanidade ter um meio de transporte capaz de alçar voos por seus próprios meios e deslocar-se pelos ares, de modo a levar pessoas e cargas: o avião.
Dumont nasceu no sítio Cabangu , município de Palmira em Minas Gerais, que depois seria denominado em sua homenagem como a atual Santos Dumont. Com sua família mudou-se para Ribeirão Preto, SP, onde seu pai, Henrique, adquirira uma fazenda de café. Depois, foi estudar em Campinas e em São Paulo, antes de embarcar para a França.
Com a idade de vinte e um anos seu pai mandou-o para a Europa para aperfeiçoar seus estudos. Seus pensamentos eram dominados pelo campo da mecânica. Era leitor aficionado das obras de Julio Verne. Disse em seu livro O que eu vi. O que nós veremos: “De 1888, mais ou menos, a 1891, quando parti pela primeira vez para a Europa, li, com grande interesse todos os livros desse vidente da locomoção aérea e submarina.” Algum tempo depois dos estudos em Paris, houve um dia que pagou 250 francos para subir em um balão. “Fiquei estupefato diante do panorama de Paris visto de grande altura; nos arredores, campos cobertos de neve ...Era inverno.(...) pareceu-me que nasci mesmo para a aeronáutica (...) Não senti vertigem, nem medo. E tinha subido....”
A primeira invenção de Santos-Dumont foi o balão de nome “Brasil”. No dia 19 de outubro do ano de 1901 ele ganhou o prêmio Deutsch, com o seu balão número 6, no dia 13 de setembro do ano de 1906 usou o biplano “14 BIS” que subiu a uma altura bem elevada do solo. No dia 23 de outubro do ano de 1906, com a idade de 33 anos, ele efetivamente decolou e pousou com o 14 Bis. Havia inventado o avião. Seu aparelho foi, na essência, o primeiro mais-pesado-que-o-ar a decolar com seus próprios meios, isto é, sem ser arremessado por sistema auxiliar.
Santos Dumont foi o primeiro aeronauta a obter os quatro certificados de piloto, homologados pela Federação Aeronáutica Internacional; piloto de balão livre, de dirigível, de biplano e de monoplano. No seu outro avião, chamado de Demoiselle, realizou seu último vôo, como piloto, em 18 de dezembro de 1909. É detentor da patente de marechal-do-ar, pela Força Aérea Brasileira.
No último dia 16/07/10, as organizações militares da FAB reverenciaram a memória de Santos-Dumont. Em sua mensagem alusiva a esta data, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, disse: “A vida de Santos-Dumont foi moldada por intensa busca pelo conhecimento. Desde cedo, empenhou-se nas pesquisas aeronáuticas, criou tecnologias e utilizou materiais, sobrepujando todo o esforço exigido no desenvolvimento dos balões esféricos, dos dirigíveis e, finalmente, o mais-pesado-que-o-ar. Assim, cultuar sua memória e enaltecer a grandeza de seu legado é dever de cada um de nós. Celebrar suas realizações significa manter acesa a chama dos valores de coragem, determinação e perseverança.”