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Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Novas rotas

Azul anuncia expansão com ATR
A Azul Linhas Aéreas anunciou que iniciará a operação de aeronaves turboélice da fabricante francesa ATR para atender aos passageiros de cidades com aeroportos menores, que serão levados aos terminais principais utilizados pela companhia, como Viracopos, em Campinas, base principal da companhia.
Para isso, a empresa, que opera voos regionais para 22 destinos com aeronaves da Embraer, de São José dos Campos, adquiriu 20 unidades do modelo ATR 72-600, com possibilidade de comprar outras 20 unidades, em um negócio estimado em US$ 850 milhões.
De acordo com Pedro Janot, presidente-executivo da Azul, os ATR serão necessários para operação em pistas com curta distância, existentes em terminais instalados em cidades do interior brasileiro, que têm se destacado com alta concentração de riqueza e aumento da demanda.
“Não estamos trocando a Embraer pela ATR. O projeto E-Jet continua em todo o Brasil. Optamos pelos turboélices por serem aeronaves que economizam no combustível, mas que detém o mesmo conforto dos jatos Embraer”, afirmou Janot. A previsão é que os voos iniciem de cidades do interior paulista rumo a Viracopos no segundo semestre de 2011.

E-Jets
Fundada em dezembro de 2008, a Azul deverá fechar 2010 com a operação de 26 aeronaves Embraer, modelos 190 e 195, e espera obter seu primeiro lucro com as atividades. A empresa tem confirmada a entrega 41 jatos, mais 40 opções de compra (em um total de 81 aviões). Segundo Pedro Janot, a Azul tem voltado os olhos para iniciar logo suas operações no aeroporto de São José dos Campos, SP, no intuito de atender ao Vale do Paraíba. A cidade, por sua vez, não seria alimentadora de Viracopos, mas um minipolo, com capacidade de receber até 11 voos diários com destino a grandes terminais como Belo Horizonte e Curitiba.A partir destas cidades, haveria conexões para o Sul e o Nordeste. “Em São José, as aeronaves que operariam seriam da Embraer, o que inviabilizaria voos para Campinas. Por isso, há possibilidade da cidade sediar rotas alternativas, já que há uma grande demanda para isto. A previsão é que em 2011 isso possa acontecer”, disse.

Fonte: texto de Eduardo Carvalho em www.ovale.com.br