Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Plastimodelismo

Demoiselle (dR Design 1/72)
O Demoiselle foi um pequeno avião projetado e voado pelo pioneiro da aviação Alberto Santos Dumont. O aparelho voou pela primeira vez em 9 de março de 1909 e é considerado o primeiro ultraleve de sucesso a existir. Na verdade, este avião teve várias versões (numeradas de 19 a 22) e foi construído em considerável número por uma empresa chamada Dutheil & Chalmers e por particulares, já que seus planos foram colocados em domínio público pelo projetista.
O kit
Este é realmente um plastimodelo? Bem, ele é composto em sua maior parte de metal, mas inclui três pequenas peças em resina e, então, vou chamá-lo de plastimodelo.
O kit do Demoiselle da dRdesign vem em uma pequena e robusta caixa de papelão e se compõe de dois fotogravados (contendo as rodas, algumas estruturas, assento do piloto, pedais, asas e hélice) e três fotogravados adicionais (empenagens horizontal e vertical e treliça da fuselagem). Além disto, há também um motor extremamente simplificado e tanque de combustível em resina, anéis de metal para simular os pneus, um fio fino para simular a amarração da estrutura e uma pequena figura em resina do Sr. Dumont, usando seu famoso chapéu Panamá. Finalmente, há uma folha de papel branco a ser usado para simular a entelagem.
A folha de instruções é simples, mas efetiva, especialmente em relação a onde instalar a amarração da estrutura, que era extensivamente utilizada neste modelo, e também como usar este fio para simular os cabos de comando. Todas as instruções estão em português, já que este modelo foi criado focando principalmente no mercado brasileiro. Contudo, isto não deve ser um problema para quem não entende português, já que a sequência de montagem é facilmente entendida apenas olhando para as ilustrações.Construção
Há duas formas de montar este kit: Montagem “padrão” (seguindo apenas as instruções do kit) ou com melhorias para maior realismo. Eu segui a segunda forma, já que o potencial do kit em gerar um modelo extremamente atraente é enorme. Se você optar por montar de acordo com as instruções, irá obter algo como um “souvenir” mas não um modelo realista. Isto se deve principalmente à treliça da fuselagem em fotogravado (no avião real, a fuselagem era construída em bambu e envernizada), ao papel simulando a entelagem, à hélice simples em fotogravado e ao fio de amarração cuja espessura é fora de escala.
No meu caso, decidi fazer as seguintes melhorias:
A treliça de metal da fuselagem foi usada como referência para construir uma treliça em plástico, feita com “sprue” estirado;
O papel fornecido com o kit foi deixado de lado e ClearFix da Humbrol foi usado, o que, após seco, gera películas muito mais delicadas cobrindo as superfícies das asas e empenagens. Pode posteriormente, ser pintado de branco, simulando as características translúcidas do avião real;
Alguns detalhes foram adicionados ao motor, já que ele era muito simplificado para ser uma representação convincente do Dutheil & Chalmers de 20 H.P. que equipava as primeiras versões do aparelho;
Ao invés de usar o fio fornecido com o kit, um fio fino de Nylon foi usado (retirado de uma meia feminina) o que é muito mais adequado à escala;
O hélice fornecido com o kit é apenas um gabarito bidimensional e teve de ser apropriadamente “tridimensionalisado” com massa putty e lixa. Finalmente, um “spinner” foi feito usinando “sprue” estirado com uma ferramenta rotativa (Dremel) e, depois, cortado no tamanho correto;
O volante que controlava a empenagem horizontal não estava presente no kit e foi adicionado a partir de um dos círculos que serviriam de estrutura para suportar o tanque de combustível. O tanque, por sua vez, foi fixado com finas tiras de alumínio, cortadas e coladas na estrutura da asa.
Conclusão
Este kit é realmente prazeroso de montar e tem características únicas depois de terminado. Não estou certo se ele foi construído na configuração correta, já que o Demoiselle foi um avião com dezenas de versões diferentes, dependendo do construtor e da localidade (analisando o motor somente, poderia ser Dutheil & Chalmers, Antoinette, Darracq, Bayard ou, mais recentemente, VW!).
O modelo, depois de terminado, realmente chama a atenção e certamente vai “fazer bonito” em qualquer encontro de plastimodelismo.
Há outros modelos de aeronaves de Santos Dumont disponíveis do mesmo fabricante e, naturalmente, eu já garanti os meus exemplares para futuras montagens...

Autor: Ramiro C. Carvalho / www.plastimodelismo.org