Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Tráfego Aéreo

Aeronáutica investe no Serviço de Controle no eixo SP-RJ
O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) divulgou, dia 16/07/2010, o planejamento para o Controle do Tráfego Aéreo nas Áreas de Controle Terminal de São Paulo e do Rio de Janeiro, tendo em vista o aumento no movimento de aeronaves em função da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Os reflexos já podem ser sentidos. No início do ano o Controle de Aproximação responsável pela Área de Controle Terminal de São Paulo podia controlar simultaneamente 30 aeronaves. Hoje, a capacidade do órgão já subiu 50% e controla 45 aeronaves simultaneamente. Até 2012, com uma nova estrutura de setores em estudo, além de alocação de frequências, potencialmente será possível controlar 60 tráfegos ao mesmo tempo.
Em entrevista coletiva, o chefe do SRPV-SP, coronel-aviador Frederico José Moretti da Silveira destacou os investimentos feitos desde 2007 para ampliação do fluxo de aeronaves nas terminais de São Paulo e Rio de Janeiro. "Somente na região controlada pelo SRPV-SP, que engloba os aeroportos de Viracopos, Congonhas, Guarulhos, em São Paulo, e Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, já foram investidos 150 milhões de reais e até 2013 esse valor será dobrado", revelou o coronel Moretti.
Todos esses investimentos englobam a aquisição de equipamentos de última geração, como dois ILS categoria III, que serão instalados em Guarulhos e no Galeão. Esses investimentos fazem parte de um plano estratégico para atender a demanda de tráfego aéreo até 2020.
Para saber mais sobre ILS, veja a nota do blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação – Ninja postada em 14/7/10.

Fonte: www.fab.mil.br