Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 17 de março de 2012

Biblioteca Ninja

Transporte Aéreo: Economia e Políticas Públicas
Aviação é paixão, ainda mais no país de Alberto Santos Dumont. Por trás do sonho de voar e de transportar passageiros e cargas, há um setor que tem uma organização econômica complexa, bastante peculiar. É uma indústria que faz parte do cotidiano de milhões de brasileiros e é o negócio de muita gente. Essa indústria é o tema de Transporte Aéreo: Economia e Políticas Públicas, obra de Alessandro Vinícius Marques de Oliveira, professor do ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica; publicação da Pezco Editora.
Embora mais pesado que o ar, o livro traduz com leveza a complexidade econômica do setor. Seus capítulos começam sempre com a decolagem, fazendo escalas até o pouso. O destino final é a satisfação do leitor através do conhecimento. Só não abre mão de um forte embasamento teórico e analítico, aspectos marcantes do trabalho do professor Alessandro.
A obra começa com as características econômicas desta cadeia produtiva que é vital para o país, passando pela mão-de-obra, os preços e os modelos de negócios; navega pela regulação setorial no Brasil, incluindo a flexibilização, a regulação e a desregulação; estuda os mercados aéreos sob as lentes da concentração e da competitividade; e ainda apresenta três estudos de caso. Finalmente, oferece dez princípios balizadores da regulação e das políticas públicas do Transporte Aéreo.
TAEPP oferece subsídios para todos e tende a se tornar uma das principais referências para a compreensão do funcionamento e da organização do setor de transporte aéreo no Brasil.

Alessandro Oliveira
Economista (FEA/USP, 1994), Livre-Docente em Gestão de Marketing (EACH/USP, 2008) e PhD em Economia pela University of Warwick (2004). Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA. Diretor-Executivo do Núcleo de Economia dos Transportes, Antitruste e Regulação (NECTAR/ITA). Ex-Diretor de Política Regulatória da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa e Presidente-Fundador da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA). Autor de diversos artigos científicos publicados em âmbito internacional e nacional na área de economia e regulação do transporte aéreo. Vencedor de prêmios concedidos por ANPEC, CNI, CNT/ANPET, Instituto Liberal, Instituto de Engenheiros da Grã-Bretanha, Ministério da Fazenda, dentre outros. Trabalhou na área de custos de produção e controladoria em empresas como Kellogg, Parker-Hannifin e Monsanto do Brasil. Presta serviços de consultoria e assessoria em regulação, antitruste e transportes para diversas instituições.

Transporte Aéreo: Economia e Políticas Públicas
Autor : Alessandro Oliveira
ISBN : 978-85-62305-00-9
Brochura, 197 páginas, 17x24cm
1a Edição: 2009
Pezco Editora & Desenvolvimento Ltda.
Telefone/Fax : (11) 3582-5509
E-mail : pezcoeditora@pezco.com.br

Fonte: Aviation & Cruising