Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 3 de março de 2012

Segurança de Voo

Piloto notificará na internet mau uso de raio laser
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) criou uma ficha em seu endereço eletrônico, para dar celeridade a registros e processamento de casos de uso indevido dos apontadores com mira a laser.O piloto que for alvo de brincadeiras com o uso apontadores com raio laser poderá notificar, pela internet, a ocorrência. Assim, haverá celeridade nos registros e processamento de casos de uso indevido dos apontadores com mira a laser. Em 2011, o órgão recebeu 332 notificações desse tipo nas proximidades dos aeroportos brasileiros.
O lançamento do formulário online também visa a dar informações para ajudar na criação de ações alertando sobre os riscos dessa prática, que é crime, especialmente nas regiões próximas a torres de controle e a aeroportos.
Segundo o CENIPA, a probabilidade de que a incidência de raio laser cause um acidente com uma aeronave é baixa, mas ela pode ser um fator de distração para o piloto, em momentos que exigem concentração, como durante o pouso. A Câmara dos Deputados também está atenta aos riscos do uso dos apontadores de laser. Tramita na Casa projeto que pune o uso indevido do objeto. O projeto prevê que será considerada infração, sujeita a prisão simples de três meses a dois anos e de multa, o uso do instrumento contra torre de controle de tráfego aéreo, cabine de aeronave, ou veículos motorizados.

Visite: www.cenipa.aer.mil.br