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Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Tráfego Aéreo

CPDLC: a comunicação de pilotos e controladores por mensagem de texto
Pilotos de aeronaves especialmente equipadas já utilizam modernos sistemas de bordo que se conectam digitalmente a novos sistemas de controle de tráfego aéreo. Em vez de depender da às vezes difícil comunicação via rádio, pilotos e controladores empregam mensagens de texto para informação de posição e níveis de voo ao longo de certas rotas. O equipamento é denominado de CPDLC – Comunicação entre Controlador e Piloto por Enlace de Dados (Controler Pilot Data Link Communication). No espaço aéreo brasileiro, o recurso é utilizado por certas aeronaves voando sobre o Oceano Atlântico, nas rotas entre o Brasil e a Europa ou África. A troca de mensagens é entre as tripulações e os controladores do Centro de Controle de Área Atlântico. Além do CPDLC, as aeronaves – principalmente as que não estão equipadas com a tecnologia - se comunicam com o órgão de tráfego aéreo por intermédio de ondas de rádio em Alta Frequência (HF – High Frequency). Embora o imaginário leigo possa deduzir que sejam os comuns torpedos ou SMS dos telefones celulares, a comunicação com mensagens de texto entre pilotos e controladores se realiza em um cenário técnico próprio, que contempla, alta tecnologia e emprego de satélites. O piloto redige mensagens, em texto livre ou a partir de exemplos a serem completados, num computador e as envia para órgãos de controle, por intermédio de um canal de dados embarcado em plataformas satelitais. O sistema tem sido usado em voos internacionais há anos, especialmente sobre oceanos e áreas remotas. O Canadá o adotou, em 2013, também em voos domésticos, isto é, sobre o continente, e os controladores europeus o empregam em duas grandes regiões. 
O Brasil adotou o CPDLC desde 2010.As mensagens de texto já haviam sido o meio de comunicação entre órgãos de tráfego aéreo e tripulações nos tempos da telegrafia com Código Morse. Depois da fase de comunicações orais via radiotelefonia, o CPDLC traz de volta as mensagens escritas, que evitam riscos de interpretação errônea do sentido das frases, principalmente se ditas em idiomas diferentes do falado pelo controlador ou pelo piloto. Além disso, reduz o tempo de diálogos na frequência dos órgãos de tráfego aéreo e evitam falhas de comunicação.Fontes da Eurocontrol, agência que coordena o controle de tráfego aéreo na Europa, afirmam que quando 50% de todos os voos no continente estiverem equipados para se comunicar com mensagens de texto, os controladores poderão lidar com um número de voos 8% maior porque o trabalho deles será reduzido em 16%. Quando 75% dos aviões tiverem este equipamento, uma quantidade 11% maior de aviões poderá voar simultaneamente porque a carga de trabalho dos controladores diminuirá em 22%.As primeiras experiências com troca de dados via CPDLC entre controladores e pilotos nos EUA ocorreram em 2002. A American Airlines equipou vários aviões que realizaram testes com o centro de controle de tráfego da FAA em Miami. 

Texto: Célio Antunes Pereira. Especial para a redação do NINJA.