Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 31 de agosto de 2014

Especial de Domingo

Neste espaço, já citamos a exposição sobre o hidroavião JAHÚ, na sede do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA, em Ubatuba-SP. Hoje, voltamos ao tema com mais informações sobre este magnífico momento da história da aviação.
Boa leitura.
Bom domingo!

Com o avião Jahú, brasileiros cruzam o Atlântico antes de Charles Lindbergh
O voo do JAHÚ, no dia 28 de abril de 1927, foi um evento estrondoso no Brasil e repercutiu não só nos locais em que os aviadores pousaram, mas em todo o Território Nacional, tendo sido homenageado de diversas formas, desde nomes de times de futebol até produtos de consumo como bebidas e cigarros. Até estabelecimentos comerciais mudavam seu nome para homenageá-los e ainda aproveitar o momento de divulgação do nome "JAHÚ". Os brasileiros foram os primeiros das Américas a fazerem uma travessia do Atlântico com uma única aeronave, sendo seguidos 23 dias depois por Charles Lindbergh. Como sempre, os norte-americanos ficaram famosos e alegam ser os primeiros. Semelhança com o caso Santos Dumont e os irmãos Wright...

A tripulação do Jahú era formada pelo piloto João Ribeiro de Barros, copiloto João Negrão, navegador Newton Braga e mecânico Vasco Cinquini. Alexandre Ricardo, de São Paulo, SP, pesquisa e coleciona materiais e documentos sobre o JAHÚ e a Travessia do Atlântico, há mais de 15 anos e expõe essa história, por intermédio de uma mostra itinerante em escolas, museus e organizações culturais, mostrando as influências exercidas pelo JAHÚ em diversas áreas.
Um dos seus objetivos é levar, também, para as futuras gerações, o conhecimento da influência que o Voo do JAHÚ exerceu no Brasil inteiro, tornando-se um dos maiores eventos ocorridos na época e que perdurou durante décadas. O Governo do Estado de São Paulo, pela Lei Estadual nº 9.933/98, instituiu a data de 28 de Abril como comemorativa da Travessia do Atlântico.
Em 2013, para comemorar os 86 anos do voo do JAHÚ, Alexandre Ricardo montou a exposição: "JAHÚ - INFLUÊNCIA DE UMA ÉPOCA", no Museu Municipal de Jaú-SP, onde mostrou, por intermédio de itens de sua coleção, as influências exercidas pelo Voo do JAHÚ, na cultura brasileira da época. Devido ao sucesso e interesse do público, a exposição ficou desde o dia 28 de Abril até o dia 28 de Outubro, perfazendo 6 meses. Ficaram expostos cerca de 50 itens e curiosidades, que na época, homenageavam o JAHÚ, como produtos de consumo, tais como cigarros, bebidas, além de medalhas comemorativas; poesias etc. Na área de filatelia, Alexandre possui selos de 1929, 1934 e 1977, este último com editais e envelopes de primeiro dia. Nos esportes , o Jahú também exerceu influências: do futebol, o acervo contempla camisas e emblemas de times que foram batizados em homenagem ao JAHÚ. O jogador “JAHÚ” recebeu o apelido na década de 30, pois quando subia para cabecear, abria os braços e diziam que parecia o JAHÚ. A jogadora de basquete “JAHÚ Miragaia” ganhou o apelido porque nasceu na época em que o JAHÚ chegava ao Brasil.
Revistas em quadrinhos dos anos 1970 também contaram a história da travessia dos primeiros aviadores das Américas a cruzarem o Atlântico sem escalas. A coleção conta, ainda, com filmes que mostram o pouso no Recife, no Rio de Janeiro, em Santos e quando estava exposto no Museu Paulista, além de músicas alusivas gravadas por Francisco Alves, Mário Zan, corais e outros intérpretes. O voo do JAHÚ influenciou pessoas, que posteriormente, foram destaque. Na Aviação: o comandante Severiano Lins (pioneiro na aviação comercial), revelou que foi durante as comemorações da chegada do JAHÚ no Recife que teve o interesse pela aviação. Na Música: o conhecido "Almirante", ganhou o apelido durante os desfiles de comemoração da chegada no Rio de Janeiro.
Nos dias 21 e 22 de agosto de 2014, a exposição foi montada no Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), sediado no Colégio Dominique, em Ubatuba, SP, onde o pesquisador Alexandre reforçou o seu principal objetivo: "Quero deixar uma semente de contribuição com nossa História para que não caia no esquecimento das gerações futuras".

Saiba mais:

http://www.ninja-brasil.blogspot.com.br/2014/08/especial-de-domingo_24.html 

http://tudoporsaopaulo1932.blogspot.com.br/2013/10/exposicao-sobre-o-voo-do-jahu.html 

http://www.youtube.com/watch?v=VNxUSckRffchttp:

www.youtube.com/watch?v=9IMNUNxGnKw 

Contato com o pesquisador Alexandre Ricardo:
colecionadorjahu@gmail.com