Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 25 de outubro de 2015

Especial de Domingo

Na última semana, toda publicação do Blog do Ninja foi iniciada com a lembrança de que estávamos na Semana da Asa. Hoje, detalhando o tema, reproduzimos uma entrevista da aviadora Anésia Pinheiro Machado (1904-1999), publicada no jornal A Noite, do Rio de Janeiro, em 16 de outubro de 1954.
Boa leitura.
Bom domingo!

O espírito pioneiro de Santos Dumont e o progresso da aviação no Brasil

"Para mim, tem um significado especial as homenagens prestadas, durante a Semana da Asa, ao grande brasileiro", diz a aviadora Anésia Pinheiro Machado
Como surgiu a ideia da comemoração da Semana

Anésia Pinheiro Machado

Anésia Pinheiro Machado, conhecida aviadora brasileira, membro de numerosas associações aeronáuticas e portadora de vários títulos e condecorações, falando à reportagem do jornal A Noite, a propósito da comemoração da Semana da Asa, a iniciar-se amanhã (17/10/1954), disse que jamais faltou às homenagens que durante ela são prestadas à Santos Dumont. 

Às festas posso faltar - acrescentou - mas não à solenidade em que é homenageado aquele grande brasileiro, pois essa solenidade tem, para mim, um significado especial:

É que conheci Santos Dumont e dele recebi não só as primeiras palavras de louvor e de incentivo, quando em setembro de 1922, fiz o meu voo São Paulo-Rio, como também uma lembrança que conservo como verdadeira relíquia, uma medalha com a imagem de São Bento, igual a que sempre o acompanhava e lhe fora oferecida pela Princesa Isabel.


Como surgiu a ideia da Semana da Asa

Anésia Pinheiro Machado conta como surgiu a ideia da Semana da Asa


A ideia da instituição dessa Semana brotou em 1934, por ocasião do 1º Congresso de Aeronáutica. Sua concretização, no entanto, só ocorreu no ano seguinte, por iniciativa da Comissão de Turismo Aéreo do Touring Clube do Brasil. A partir de então, pode-se verificar o grande impulso que nossa aviação vem tendo.

Santos Dumont, gênio sempre lebrado

A Semana da Asa, criada com a finalidade de estimular o desenvolvimento da mentalidade aeronáutica em nossa terra - continuou a aviadora - sempre inclui, em suas comemorações, uma parte cultural, visando, principalmente, a juventude, mas não é esquecida a nossa aviação atual, nem são esquecidos os pilotos civis.


Durante a Semana é exaltado o trabalho de nossos pioneiros e a figura do genial Santos Dumont é sempre lembrada e homenageada, inclusive por meio de uma romaria ao monumento sob o qual repousam seus restos mortais e que reproduz fielmente o monumento com que a França consagrou nosso patrício.

O Dia do Aviador
A oficialização da Semana da Asa e do Dia do Aviador - disse ainda Anésia Pinheiro Machado - é fruto do trabalho da Comissão de Turismo Aéreo, que reúne entre seus membros aviadores civis e militares, jornalistas e personalidades destacadas de organizações nacionais. Para o Dia do Aviador foi escolhido o 23 de outubro, porque nessa data, em 1906, em Paris, Santos Dumont realizava seu memorável voo.