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domingo, 14 de julho de 2019

Especial de Domingo

Conheça os avanços que as comunicações por enlace de dados controlador-piloto (CPDLC) oferecem ao tráfego aéreo.
Boa leitura.
Bom domingo!

FAB faz primeiro teste de contato por texto entre piloto e controlador, em voo sobre o continente

Os pilotos de aeronaves voando sobre o Oceano Atlântico nas rotas entre o Brasil e países da Europa e África trocam mensagens por radiotelefonia em HF (Alta Frequência), quando voando no espaço aéreo de responsabilidade do Brasil, com os operadores do Centro Atlântico.

CPDLC
Nos aviões equipados com o sistema CPDLC (Comunicação entre Controlador e Piloto via Enlace de Dados - do inglês Controler Pilot Data Link Communication), preferencialmente, os aeronavegantes podem, em vez de usar mensagens orais via rádio, empregar o CPDLC para troca de mensagens em texto com o órgão de controle de tráfego aéreo. Os dados digitais das mensagens transitam entre piloto e controlador de tráfego aéreo passando por plataformas satelitais. Este método de comunicação já é usado na Região de Informação de Voo Atlântico (FIR-AO), desde 2009. Agora, a Força Aérea faz os primeiros testes para estudar a viabilidade de emprego do método CPDLC também no espaço aéreo sobre o continente, com vistas na eventual substituição das comunicações orais em VHF .

Primeiros testes
Conforme o noticiário da FAB na internet, os primeiros testes utilizando as comunicações por enlace de dados controlador-piloto (CPDLC), no espaço aéreo continental brasileiro, foram realizados no dia 20 de junho de 2019. A aeronave Legacy 500, matrícula FAB 3602, decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), com destino a Recife (PE). Os testes ocorreram com a participação do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), organização militar responsável pela aferição de auxílios à navegação aérea, aproximação e pouso, além de procedimentos de navegação aérea de precisão. A operacionalização da utilização da CPDLC como meio complementar de comunicação para prestação do serviço de tráfego aéreo no espaço aéreo continental brasileiro para aeronaves que utilizam o sistema datalink de primeira geração (FANS 1/A+ - Future Air Navigation System) é o objetivo do Projeto intitulado LANDELL.

Mensagens
De acordo com o piloto inspetor Capitão Leonardo Souza Von Dollinger Moura, o controle por meio de mensagens escritas (datalink) diminui a carga de trabalho para pilotos e controladores, bem como a ocupação das frequências de radiofonia. Durante o teste, foram utilizadas mensagens predefinidas para situações usuais, como instruções de subida e de descida, alteração de proa e autorização de nível em um voo em rota, por meio das quais, basicamente, o piloto aceita ou solicita ao controlador alguma instrução ou mudança no plano de voo. "O sistema também permite o envio de textos editáveis para situações anormais, dentro do script normal de um voo”, explicou o Capitão Von Dollinger. Ao ingressar na Região de Informação de Voo de Recife (FIR-RE), foram iniciados os testes e a coleta de dados para posterior análise da equipe do Projeto LANDELL, para estabelecimento do tempo de latência máximo do sistema e para o teste da cobertura das estações de enlace de dados por frequências muito altas (VHF).

Avaliação
Logo após o contato com o Centro de Controle da FIR Recife (ACC-RE), o Legacy do GEIV estabeleceu o enlace de dados e, por meio da comunicação por voz, recebeu a informação para o início da troca das mensagens CPDLC. Então, foi iniciada sequencialmente a comunicação utilizando um grupo de mensagens não críticas, definidas para o emprego da CPDLC na fase 1. O envio e a recepção de cada mensagem, downlink (DM) ou uplink (UM), foram coordenados e os momentos registrados, assim como as condições de retransmissão e a quantidade de vezes que foram utilizadas. Também foi avaliada instantaneamente a distância percorrida pela aeronave e as estações que cobriram esse deslocamento antes de reiniciar a segunda rodada de testes. Foram utilizadas estações datalink diferentes para estudar o comportamento da comunicação em diferentes porções do espaço aéreo.

Próxima etapa
A próxima etapa será o resgate dos registros dos servidores de transmissão e tratamento de mensagens, que serão cruzados com a revisualização e identificação da localização espacial para cada momento de trâmite de mensagens, a fim de que sejam feitos os cálculos de latência de forma precisa. “Isso representa não só um importante avanço na maturidade para a operacionalização segura da CPDLC no Brasil, como também informações relevantes que serão apresentadas no próximo Painel de Operação Datalink [OPDLSWG], que contribuirão com decisões a respeito do emprego da CPDLC em ambiente continental em nível mundial”, explicou o gerente do Projeto LANDELL, Capitão Especialista em Comunicações Marcelo Mello Fagundes.

Saiba mais sobre CPDLC: Publicações do Blog do NINJA de 06/02/2019;  07/06/2018;   05/09/2017;  15/04/2015; e  24/05/2013