O Esquadrão Adelphi, o 1º/16º Grupo de Aviação, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, que opera aeronaves AMX A-1, além de missões de ataque ao solo também poderá fazer interceptações. O primeiro voo de treinamento de interceptação do esquadrão foi realizado no dia 05 de março de 2013. Especializada em missões de ataque ao solo, a unidade aérea poderá, eventualmente, cumprir missões de policiamento do espaço aéreo.
A nova missão inserida na operacionalidade das unidades aéreas que operam a aeronave A-1 será empregada, quando necessária, para defesa aérea em eventos nacionais de grande vulto, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Ou, a critério do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro - COMDABRA.
AMX modernizado
Um dos protótipos da aeronave AMX A-1 modernizada (A-1M) pousou pela primeira vez na Base Aérea de Santa Cruz (BASC) no dia 04 de março de 2013, onde fará testes no seu sistema de armamento. Os equipamentos de última geração instalados no avião devem proporcionar um ganho operacional na precisão dos sistemas de navegação, ataque e comunicação criptografada.
A entrega do primeiro A-1M para a Força Aérea Brasileira está prevista para abril deste ano. O Esquadrão Adelphi (1º/16º Grupo de Aviação) da BASC será o primeiro a receber a aeronave. Enquanto isso, seus militares se prepararam em cursos ministrados em São José dos Campos, SP, pela EMBRAER, que faz a modernização do A-1.
Fonte: Agência Força Aérea